topo_info.jpg
Edição 095 - Quarta-Feira 08/01/2014


Profissional Contábil,


Tomou posse na última quinta-feira, 2, a nova diretoria do CRC-GO. Os novos conselheiros, eleitos em novembro, se unem aos conselheiros remanescentes – nos quais me incluo, na luta pela constante valorização e reconhecimento da classe contábil goiana.

Ainda durante esta primeira plenária fui eleito presidente com mais cinco conselheiros que ocupam as vice-presidências, responsáveis por departamentos vitais do Regional.

O plenário do CRC-GO conta com trinta profissionais contábeis entre efetivos e suplentes, homens e mulheres, contadores e técnicos, todos empenhados nas conquistas e no crescimento da categoria.

Quero que conheça o perfil do Conselho Diretor que é formado pelo Presidente e por cinco Vice-Presidentes e cuja função é deliberar nas questões de gestão do Regional:

Elione Cipriano da Silva

Presidente

elione-presidente.jpg

Quem sou: Contador, Perito Judicial Contábil atuante na Justiça Estadual de Goiás e Justiça Federal, e também Administrador Judicial, Especialista em Auditoria, Análise Contábil, Perícia e em Controladoria e Finanças.

Professor de Graduação e Pós-Graduação, Bacharelando em Direito pela PUC-GO, e Diretor da Associação de Peritos Contadores do Estado de Goiás – Aspecon.

Sou membro atuante do CRC-GO, com dois mandatos como conselheiro. Exerci a Vice-presidência Administrativa no biênio 2012/2013, tendo adquirido ao longo deste período experiência e conhecimento do sistema que muito me auxiliarão na condução desta gestão.

O que pretendo realizar: Nunca é demais dizer que precisamos lutar incansavelmente para tornar a classe contábil goiana cada vez mais forte e valorizada. Entendo que há muitas formas de fortalecer e valorizar.
De nossa parte buscaremos preparar o profissional através da Educação Continuada e autovalorização para que possa desfrutar deste excelente momento em que vive a Contabilidade.

A atuação constante junto aos diversos entes da sociedade, sobretudo junto às entidades de relacionamento, pleiteando o justo reconhecimento do trabalho da categoria para o desenvolvimento econômico e social de nosso estado, será também uma de nossas frentes.

Precisamos de constante atualização para estar aptos a embarcar no trem da modernidade, que já traz consigo uma parafernália tecnológica que devemos desvendar e converter em aliada para o exercício profissional cada vez mais eficaz e digno de reconhecimento e valorização.

Edson Bento

Vice-Presidente Administrativo

Vice-Edson.jpg

Quem sou: Contador, pós-graduado em Auditoria e Análise de Balanço, formado em Teologia e Mestre em Ciência da Religião.

Atuo como Professor Universitário, Empresário Contábil, Sócio da empresa Consenso Auditoria e Assessoria Contábil.

O que pretendo realizar: A expectativa é de atuar nas ações para melhor atender aos contabilistas de Goiás, com o apoio de todos os colaboradores do CRC-GO.

Espero contribuir com uma administração compartilhada com a presidência e todo o Conselho Diretor.

Através de um plano de trabalho amparado pelas propostas apresentadas em campanha e de muito trabalho, vamos contribuir para o legítimo reconhecimento da classe contábil goiana.

Ranniel Martins

Vice-Presidente de Controle Interno


vice-ranniel.jpg


Quem sou: Contador e Especialista em Auditoria, Controladoria e Tributos, Gestão e Políticas Públicas, Mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Tenho vasta experiência em Contabilidade Pública atuando como Contador na Diretoria de Contabilidade e Administração Financeira, da Prefeitura Municipal de Goiânia e em trabalhos de Auditoria interna e externa, realizados em diversos segmentos de entidades brasileiras pela DCA Auditores Independente S/S. Sou também coordenador e professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Delta.

O que pretendo realizar: É com satisfação que na gestão da vice-presidência de Controle Interno e convicto do bom trabalho, em prol da valorização da contínua busca dos interesses e anseios da classe contábil, assessoraremos, além das prestações de contas dos demonstrativos contábeis, como também no planejamento, controle e avaliação da execução orçamentária e financeira do CRC-GO. Esperamos assim, contribuir com instrumentos de relacionamento social e gestão transparente, nos moldes das legislações vigentes.


Rangel Francisco

Vice-Presidente de Registro



veice-registro.jpg


Quem sou:
Contador, Auditor, Empresário Contábil e Professor Universitário.

O que pretendo realizar: É com muita satisfação que recebo esta vice-presidência de registro para a gestão 2014/2015. Sinto-me preparado para trabalhar pela classe contábil neste período e venho com muita vontade de contribuir para um Conselho ainda melhor. A ideia é aproximar o CRC-GO dos profissionais e dos estudantes de contabilidade.

Sendo o Registro um departamento vital no Regional, vamos buscar maior agilidade nos processos da área, além de contribuir com o Conselho Diretor e com a presidência na tomada de decisões. Meu desejo é que ao final da gestão tenhamos correspondido à altura a confiança que nos foi dada entregando para a classe contábil goiana um Conselho mais forte e mais representativo.

Wagner Felipe Filho

Vice-Presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização


vice-fisc.jpg

Quem sou: Contador, Consultor, MBA em Gestão Empresarial, Empresário Contábil e estou em meu segundo mandato como conselheiro do CRC-GO.

O que pretendo realizar: Tive a grata satisfação de ser reconduzido à vice-presidência de Ética, Disciplina e Fiscalização e, portanto, para este biênio manteremos o trabalho de acompanhamento in loco, com a visita às delegacias regionais de todo o estado, porém de maneira mais efetiva.

Trataremos de aumentar a abrangência das cidades visitadas pela fiscalização, incluindo as cidades menores para que onde quer que o profissional se encontre possa receber orientação e esclarecimento através da Fiscalização Preventiva, bem como possamos coibir com firmeza o exercício ilegal da profissão.

Marciel Augusto R. de Lima

Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional


vice-desenvprof.jpg


Quem sou: Contador, Advogado Tributarista, Especialista em Auditoria, Análise Contábil, Professor de Pós Graduação da PUC/IPECON e UFG e Palestrante nas áreas Contábil e Tributária e Consultor de empresas, especialista em tributos federais e estaduais, Editor do Informativo OBJETIVA.

O que pretendo realizar: Quando se fala em Desenvolvimento Profissional, não existe fórmula milagrosa. É preciso que se empregue tempo na construção de aprendizado e aprimoramento constantes. Dando continuidade ao trabalho junto a esta vice-presidência por mais um biênio, traremos cada vez mais eventos instrucionais e convido todos a estudar e participar de uma forma muito efetiva dos cursos e palestras que o CRC-GO promoverá durante todo o ano de 2014. Acredito que esta seja a fórmula, não milagrosa, porém, eficaz e que nos colocará aptos a enfrentar todos os desafios que esta digna e nobre profissão exige de cada um de nós.

linha.jpg 1º Exame de Suficiência de 2014

As inscrições para a primeira edição de 2014 do Exame de Suficiência poderão ser feitas a partir das 10h do dia 2 de janeiro. De acordo com o edital nº 01/2014, publicado hoje (19/12), no Diário Oficial da União (DOU) – Seção 3, páginas 221 e 222 –, o período de inscrições permanecerá aberto até o dia 30 de janeiro.

PARA INSCRIÇÕES --> Acesse AQUI

As provas para bacharéis em Ciências Contábeis e para técnicos em contabilidade serão aplicadas no dia 6 de abril, das 8h30 às 12h30 – horário de Brasília. Os locais de realização das provas serão divulgados aos candidatos, a partir do dia 24 de março, via sistema de acompanhamento de inscrição.

As inscrições poderão ser feitas somente nos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (www.fbc.org.br) e ou do CFC (www.cfc.org.br). A taxa de inscrição será de R$100,00, devendo ser recolhida em guia própria, em favor da Fundação. Os candidatos que tiverem respaldo na legislação específica, conforme previsto no item 3 do edital, poderão pedir isenção da taxa, no ato de inscrição, por meio do sistema eletrônico, somente no período de 2 a 6 de janeiro.

O Exame de Suficiência é um dos requisitos para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (Lei nº 12.249/2010).

De acordo com edital, somente poderá se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis o candidato que esteja cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis. Para a prova de Técnico em Contabilidade, pode se inscrever apenas o examinando que tenha efetivamente concluído o curso.


EDITAL

Acesse AQUI o edital – com o detalhamento do conteúdo programático das provas.

linha.jpg OVG tem nova coordenador-geral

Hélia Maria – Comunicação do CRC-GO com informações da OVG


info95-001.jpg


A pedagoga Eliana Maria França Carneiro é a nova coordenadora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Ela assumiu a função no lugar de Afrêni Gonçalves, durante solenidade realizada nesta segunda-feira, 6.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, prestigiou a solenidade e fez questão de cumprimentar o ex-coordenador, Afrêni Gonçalves, parceiro de longa data da classe contábil e também de parabenizar a nova coordenadora, reiterando que o CRC-GO é um legítimo apoiador das causas sociais.

Parceria


O CRC-GO tem um constante envolvimento com as questões sociais, seja através das ações do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, que atua em diversas frentes de contribuição com a sociedade, seja através do CRC-Solidário ou mesmo empreendendo ações pontuais como a arrecadação de gêneros alimentícios durante a realização de palestras e cursos.

No ano passado uma significativa quantidade de gêneros alimentícios arrecadados foi doada à OVG para contribuir com o importante trabalho desempenhado pela instituição.

Em conversa com a nova coordenadora Elione Cipriano afirmou que o Regional estará sempre à disposição, mantendo e estreitando tão importante parceria.

info95-002.jpg
linha.jpg Conselheiros tomam posse e Plenário elege nova Diretoria

Por Maristela Girotto


A nova Diretoria do Conselho Federal de Contabilidade, responsável por gerir o CFC no biênio 2014/15, foi eleita neste dia 7 de janeiro, durante a 60ª Reunião Plenária Extraordinária – específica para posse dos novos conselheiros e eleição da Diretoria. Em votação unânime, o conselheiro pelo estado do Ceará, José Martonio Alves Coelho, foi eleito para o cargo de presidente do Conselho Federal de Contabilidade.

Fonte: CFC

--> Leia Mais

linha.jpgeSocial: site disponibiliza importantes informações


O portal de serviços do eSocial disponibilizou a versão 1.1 do Manual de Orientação do eSocial e um questionário com perguntas e respostas referentes ao tema.

De acordo com o site, o manual aguarda aprovação por meio de ato normativo dos Ministérios da Fazenda, da Previdência Social e do Trabalho e Emprego. O mesmo se encontra em fase final de tramitação, e tão logo publicado no Diário Oficial da União o status do manual que se encontra em "minuta em elaboração" passará à vigente.

Acesse:
Manual de Orientação do eSocial

Perguntas e respostas


Fonte: Sistema Fenacon


--> Leia Mais

linha.jpg Trabalhador vai pagar menos IR


O governo reajustou em 4,5% as faixas de salário da tabela com as alíquotas do Imposto de renda retido na fonte.

Com a nova divisão, os trabalhadores terão uma redução no Desconto mensal entre R$ 6,93 e R$ 24,99 por mês, na comparação com a tabela em vigor até dezembro de 2013. Ou seja, até o final de 2014, o trabalhador terá economizado entre R$ 90,90 e R$ 382,77 com os descontos do Leão, considerando também o 13º salário.

Fonte: Diário de São Paulo

--> Leia Mais

linha.jpg Caixa aprova o leiaute do eSocial referente aos eventos aplicáveis ao FGTS


Foi publicada no Diário Oficial de 7 de janeiro, a Circular 642 Caixa, de 6-1-2013, que declara aprovado o leiaute dos arquivos que compõem o eSocial - Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, referente aos eventos aplicáveis ao FGTS.

Fonte: COAD

--> Leia Mais

linha.jpg Receita Federal promete mais rigor ao fiscalizar empresas


O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, avisa que o foco da fiscalização em 2014 será o cerco às operações de planejamento tributário agressivo, prática usada por empresas para pagar menos impostos. Depois das críticas dos empresários às multas bilionárias lançadas em 2013 e que mexeram com o mercado financeiro - a maior delas, de R$ 18,7 bilhões, foi aplicada no Itaú -, o secretário diz que a Receita está segura tecnicamente das autuações.

Fonte: Estadão

--> Leia Mais

linha.jpg Contribuição sindical para Transportadores Rodoviários Autônomos

O Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de Goiás – Sindicam-GO, lançou edital sobre a contribuição sindical. A partir de 2014 a mesma deverá ser recolhida para o Sindicam-GO.


Acesse o Edital.

linha.jpg Convênios
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás fechou vários convênios para beneficiar a classe contábil.

Veja abaixo as vantagens de cada empresa e faça parte você também!

Click no logo:


affego.jpg
apice.jpgCefis.jpgfgv.jpgIpecon.jpgIpog.jpg

ortoclinica.jpgucdb.jpgalfredonasser.jpg