topo_info.jpg
Edição 096 - Terça-Feira 14/01/2014


info96-001.jpg

Caro Profissional,

Com imensa satisfação damos início aos trabalhos da gestão 2014-2015, cônscio dos compromissos assumidos na caminhada até chegar à Presidência do nosso CRC-GO. Nossa meta principal é a valorização do profissional contábil, haja vista a nossa importância na sociedade como um todo.

Afirmo que todos os Conselheiros, Delegados, Funcionários e demais Colaboradores deste Regional, estão afinados e compromissados em dar o melhor de si para que nossa meta seja alcançada. Deste modo, convidamos você também a interagir com o seu com o nosso Conselho de Contabilidade, para que juntos possamos fazer melhor.

Como você bem sabe 2013 foi designado o ano da Contabilidade no Brasil. Inúmeras ações foram desenvolvidas para que a sociedade percebesse a importância desta profissão secular. Para o ano de 2014 esperamos colher os frutos de destas ações. De acordo com as estimativas, a contabilidade está entre os setores de maior destaque no país.

De acordo com estudos da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Goiás (ABRH-GO), o ramo contábil tende a ter um destaque maior devido à alta necessidade e demanda das empresas por estes profissionais. Estão em evidência diversas áreas como fiscal, tributária, auditoria, recursos humanos, controladoria e consultoria de projetos.

Durante alguns anos, nós os profissionais mais otimistas, costumávamos dizer que a contabilidade seria a profissão do futuro, enquanto que alguns alardeavam que não haveria futuro para a profissão que passava por tantos desafios e o mundo por tantos avanços.

É com imensa alegria que lhes digo que não só há futuro como ele é alvissareiro e suas benesses já se fazem sentir!

Nosso segmento está em alta relevância no mercado de trabalho, pois ele é estratégico e essencial no meio corporativo. As novas exigências legais e eletrônicas, ao contrário do que se imaginava, fazem com que a demanda por profissionais contábeis cresçam cada vez mais.

É certo que existem intempéries, mas se em tempos de tempestade optarmos por construir moinhos ao invés de apenas buscar abrigo na inércia, certamente teremos uma profissão cada dia mais forte e valorizada.

Precisamos cada vez mais nos aprimorar, já que o mercado é cada vez mais exigente. Leia, estude, faça cursos, palestras, troque experiências: Construa o seu moinho!

Elione Cipriano
Presidente do CRC-GO

Profissionais!
Participe e tire suas dúvidas. Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!

info96-002.jpg

linha.jpg 1º Exame de Suficiência de 2014

As inscrições para a primeira edição de 2014 do Exame de Suficiência poderão ser feitas a partir das 10h do dia 2 de janeiro. De acordo com o edital nº 01/2014, publicado hoje (19/12), no Diário Oficial da União (DOU) – Seção 3, páginas 221 e 222 –, o período de inscrições permanecerá aberto até o dia 30 de janeiro.

PARA INSCRIÇÕES --> Acesse AQUI

As provas para bacharéis em Ciências Contábeis e para técnicos em contabilidade serão aplicadas no dia 6 de abril, das 8h30 às 12h30 – horário de Brasília. Os locais de realização das provas serão divulgados aos candidatos, a partir do dia 24 de março, via sistema de acompanhamento de inscrição.

As inscrições poderão ser feitas somente nos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (www.fbc.org.br) e ou do CFC (www.cfc.org.br). A taxa de inscrição será de R$100,00, devendo ser recolhida em guia própria, em favor da Fundação. Os candidatos que tiverem respaldo na legislação específica, conforme previsto no item 3 do edital, poderão pedir isenção da taxa, no ato de inscrição, por meio do sistema eletrônico, somente no período de 2 a 6 de janeiro.

O Exame de Suficiência é um dos requisitos para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (Lei nº 12.249/2010).

De acordo com edital, somente poderá se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis o candidato que esteja cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis. Para a prova de Técnico em Contabilidade, pode se inscrever apenas o examinando que tenha efetivamente concluído o curso.


EDITAL

Acesse AQUI o edital – com o detalhamento do conteúdo programático das provas.

linha.jpg Primeiro JUCEG Drive Thru será instalado em Aparecida de Goiânia


Com o sistema, é possível protocolizar documentos sem sequer descer dos veículos. A proposta visa trazer agilidade aos processos da JUCEG.

Por Priscilla Rodrigues e Hélia Maria – Comunicação do CRC-GO



info96-003.jpg


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Elione Cipriano se reuniu dia 09/01, juntamente com o Presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás, Alexandre Veiga Caixeta, com o Prefeito de Aparecida Luiz Alberto Maguito Vilela. O objetivo do encontro foi tratar de assuntos relacionados à implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), no município de Aparecida.

Leia Mais

linha.jpg Diretoria do CRC-GO se reúne com representantes da classe contábil em Rio Verde

Por Hélia Maria – Comunicação do CRC-GO


info96-004.jpg


Na manhã desta sexta-feira, 10, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano e os vice-presidentes Edson Bento e Marciel Augusto de Lima estiveram na cidade de Rio Verde para tratar de assuntos de interesse da classe contábil da região.

Na pauta da reunião que contou com as presenças da conselheira Silvana Carneiro, da delegada regional, Marina Jacinto, do presidente do Sescon-Sudoeste, Sidenil dos Santos, do vice-presidente Denimarcio Borges e do diretor de assuntos técnicos e jurídicos, Edson Alves, assuntos como a realização de cursos e eventos e a criação de uma Comissão de Estudos Técnicos em Legislação que deverá ter representantes da entidade rio-verdense.

A principal reivindicação do Sescon foi quanto ao combate, por parte da fiscalização do CRC-GO à concorrência desleal e ao aviltamento de honorários.

Antes do retorno à capital, as duas entidades visitaram a área onde será construída a sede da delegacia regional daquela cidade.


linha.jpg Despacho do Tribunal de Justiça favorece peritos judiciais

Por Hélia Maria – Comunicação do CRC-GO


O CRC-GO alcançou uma vitória memorável junto ao Tribunal de Justiça do estado de Goiás.

Atendendo a solicitação do Regional, o Desembargador Ney Teles de Paula, acatando parecer do juiz auxiliar, determinou que fosse expedido ofício-circular recomendando aos magistrados a liberação do pagamento os honorários dos peritos contábeis logo após a juntada do laudo pericial aos autos.

Antes da recomendação, os peritos contábeis precisavam aguardar a conclusão do processo para receber os honorários que já se encontravam depositados, o que poderia demorar um longo tempo para ser liberados.

Leia aqui a íntegra do despacho n.º 3139/2013.

linha.jpg CRC-GO e ACIEG reafirmam parceria e lançam obras em conjunto

Por Hélia Maria – Comunicação do CRC-GO


info96-005.jpg


O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, se reuniu com a presidente da Acieg, Helenir Queiroz nesta última quinta-feira, 9.

Os presidentes reafirmaram a parceria entre as entidades que trouxe diversos benefícios para as classes contábil e empresarial que tem uma conhecida relação de interdependência e colaboração mútua.

Desta frutífera parceria surgiram duas publicações de suma importância para profissionais contábeis e empresários: O livreto “Gerindo seu negócio com a Contabilidade”, traz orientações para que o empresário possa utilizar seguramente os relatórios contábeis como ferramenta de gestão e ter então um negócio cada vez mais bem sucedido. A obra foi elaborada por diversos autores e teve a coordenação de Roberto Martins.

A segunda publicação trata de um assunto que diz respeito a todos os cidadãos goianos: “Um novo olhar para a relação Fisco-Contribuinte – De acordo com o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte no estado de Goiás.” Elaborada por Alexandre Limiro, esta obra traz comentários e explicações para cada artigo do novíssimo código que entra em vigor no mês de janeiro.

As entidades estão programando o lançamento conjunto das obras para o final deste mês. No site do CRC-GO é possível acessar o arquivo pdf dos dois livretos.

linha.jpg Vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização concede entrevista sobre constituição de empresas

Por Hélia Maria – Comunicação do CRC-GO


Em entrevista à Fonte TV, o vice-presidente Wagner Felipe Filho falou sobre o excesso de burocracia existente nas esferas Municipal, Estadual e Federal, excesso este que não traz nenhum benefício aos processos da classe empresarial e contábil. É possível afirmar que a mais burocrática e morosa é a esfera Municipal.

Atualmente, segundo Wagner, o tempo gasto para a constituição completa de uma empresa é de 45 dias em média, mas documentos como o Alvará de Localização e Funcionamento podem levar até 90 dias para ser expedido.

Durante a entrevista que irá ao ar no programa “Nossa Gente” daquela emissora, foram explicados os processos atuais de constituição das diferentes figuras jurídicas como Sociedades, EIRELI e Empresário Individual.

O vice-presidente lembrou ainda que a implantação da REDESIM trará maior agilidade aos processos, reduzindo drasticamente o tempo de espera para a constituição de uma empresa para no máximo sete dias.

linha.jpg CRC-GO e representantes da classe contábil leva reivindicação à Secretaria de Regulação Urbana de Aparecida

Por Hélia Maria – Comunicação do CRC-GO


info96-006.jpg


O conselheiro do CRC-GO, Djalma Arantes de Ávila, o delegado regional do CRC em Aparecida e representante da Associação Comercial e Industrial de Aparecida - ACIAG, Elias José da Silva, e o Diretor do Sindicato dos Contabilistas de Goiânia - SCESGO, Otávio Martins Júnior, se reuniram na última sexta-feira, 10, com a equipe da Secretaria de Regulação Urbana de Aparecida de Goiânia.

Os visitantes solicitaram providências quanto à demora na liberação dos processos de Uso de Solo e Numeração Predial, o que causa um prejuízo em cadeia para a abertura de novas empresas dentro no município, comprometendo o início das atividades produtivas.

Durante a reunião com o superintendente Nilton Dias Colatina, a diretora de Análise Raquel Inatomi e a diretora de Fiscalização, Cilene Alves, eles colocaram o CRC-GO, o SCESGO e a ACIAG à disposição para a busca de uma solução para o problema.


De acordo com o superintendente, a Secretaria irá realizar um mutirão que promete agilizar os processos já abertos e concluí-los até o final desta semana.

Outras mudanças serão implementadas para que os processos sejam adequados a REDESIM.

linha.jpg Conheça mais sobre os conselheiros do CRC-GO

info96-007.jpg

info96-008.jpg
info96-009.jpg

Sou Contador, Pós Graduado em Perícia e Auditoria Contábil, empresário contábil e professor universitário e conselheiro suplente pela cidade de Jataí, compondo o plenário desde 2012.

Acredito na força desta classe e na capacidade de instituições como o CRC-GO de realizar cada vez mais por nossa categoria. Meu desejo é contribuir com o fortalecimento do profissional em todo o estado.

Sou Técnico em Contabilidade, Bacharel em História e empresário contábil e conselheiro efetivo do CRC-GO desde 2012, representando a cidade de Anápolis no plenário do Regional.

Atuo no CRC-GO como subcoordenador da Câmara de Ética, Disciplina e Fiscalização, onde espero poder continuar contribuindo com a análise justa e cuidadosa dos processos dos colegas profissionais.

Sou Contador, Pós Graduando em Auditoria e Análise de Balanço, Tecnólogo em Cálculo Trabalhista e Previdenciário, Técnico Contábil Ex-Analista contábil do SENAC e Empresário Contábil.

Para mim, ter a oportunidade de ser conselheiro do CRC-GO é uma grande satisfação, espero suprir as expectativas daqueles que me confiaram este cargo. Farei grande empenho em ajudar no que for possível a melhorar nossa classe quanto a ética e a união de nossos profissionais.

info96-010.jpg


Sou Técnica em Contabilidade e Bacharel em Direito.

Atuo como membro da Comissão de Licitação da GOIASINDUSTRIAL e Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

Um dos meus objetivos como Conselheira é buscar um avanço na relação entre o profissional contábil e a Receita Fazendária. A expectativa é de mudanças na Política Fiscal do Governo para conter o aumento da carga tributária, e ainda, aprimorar e facilitar o processo de abertura e encerramento de empresas.

linha.jpg CFC: Audiência Pública


O Conselho Federal de Contabilidade oferece à Audiência Pública as minutas da NBC TA 220 – Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstrações Contábeis e da NBC TA 260 – Comunicação com os Responsáveis pela Governança.

As sugestões e os comentários devem ser enviados até o dia 20 de janeiro de 2014 ao Conselho Federal de Contabilidade - endereço eletrônico: ap.nbc@cfc.org.br ; ou correspondência para – SAS, Quadra 5, Bloco J, edifício CFC, Coordenadoria Técnica – Brasília – DF – CEP 70070-920, fazendo referência à minuta.


Fonte: CFC


--> Leia Mais

linha.jpg Empresas têm até dia 31 para aderir ao Simples Nacional


O primeiro passo é saber se o empreendimento entra na categoria de micro (faturamento anual de até R$ 360 mil) ou pequena empresa (R$ 3,6 milhões). Dentro desses limites, praticamente todas as atividades de comércio e indústria podem aderir ao Simples. No entanto, existe um grande número de restrições para o setor de serviços.

Fonte: Terra

--> Leia Mais

linha.jpg INSS: dois empregos dão direito a desconto


O contribuinte que possui dois empregos com carteira assinada deve conferir os valores recolhidos para garantir a sua aposentadoria. Isso porque, se a soma das contribuições previdenciárias ultrapassar o limite de valor pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é o teto do benefício, o excedente pago ao órgão não trará adicional quando o trabalhador ‘pendurar as chuteiras’.

Fonte: Diário do Grande ABC

--> Leia Mais

linha.jpgSubstituição de livros contábeis já autenticados

Márcio Tonelli


A Instrução Normativa DNRC nº 107/09 vedava expressamente a substituição de livros autenticados, obrigando os empresários, em caso de extrema necessidade, recorrer ao Judiciário. DEPARTAMENTO DE REGISTRO EMPRESARIAL E INTEGRAÇÃO – DREI, órgão que sucedeu o DNRC, pela Instrução Normativa 11/2013, passou a admitir a substituição de livros já autenticados em duas hipóteses.


Fonte: Sistema Fenacon



--> Leia Mais

linha.jpg CURSOS CRC-GO

Curso eSocial
Data 30 de janeiro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento100,00 (Cem reais)

Curso eSocial - ANÁPOLIS
Data 31 de janeiro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local Auditório da Sefaz Av.Senador José Lourenço Dias Nº 1459- Centro-Cep 75.020-160- Anápolis-GO
Investimento100,00 (Cem reais)

linha.jpg Convênios
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás fechou vários convênios para beneficiar a classe contábil.

Veja abaixo as vantagens de cada empresa e faça parte você também!

Click no logo:


affego.jpg
apice.jpgCefis.jpgfgv.jpgIpecon.jpgIpog.jpg

ortoclinica.jpgucdb.jpgalfredonasser.jpg