topo_info.jpg
Edição 097 - Terça-Feira 21/01/2014

Pres.Elione.jpg

Caro Profissional,

Tenho a grata satisfação de lhes apresentar o selo comemorativo de 65 anos do CRC-GO que se completam em 2014. A partir de hoje ele será colocado em todas as publicações do CRC-GO. Ele representa o nosso Jubileu de Platina!

Em uma breve retrospectiva percebemos que em pouco mais de meio século alcançamos excelentes patamares de crescimento e reconhecimento.

Claro que não sem luta e dedicação, mas hoje já não somos mais os “Guarda-Livros” relegados aos porões das empresas. Tampouco somos os profissionais do “jeitinho” cujo estereótipo indicava uma índole duvidosa que não hesitava em moldar resultados pela conveniência da ocasião.

Se hoje alcançamos o respeito profissional foi graças à atuação incansável de homens e mulheres que se empenharam em demonstrar a importância do profissional contábil para o crescimento consistente e duradouro das organizações. Profissionais que migraram das últimas salas do corredor para os conselhos administrativos, oferecendo importantes ferramentas de gestão e orientando a tomada de decisões.

E também graças a Técnicos e Contadores que se mobilizaram nas atividades classistas, defendendo a categoria diretamente junto ao CRC-GO como conselheiros, dando voz às reivindicações dos colegas de profissão.

Lembrar os feitos do passado traz-nos ainda mais nítida a responsabilidade que temos em manter as conquistas que já obtivemos, mas também em preservar o ritmo contínuo de valorização e crescimento que a nossa categoria faz por merecer.

De nossa parte, não envidaremos esforços para que os mais de 12 mil profissionais contábeis goianos e os milhares de estudantes de Ciências Contábeis se orgulhem de pertencerem a esta nobre classe.

Elione Cipriano da Silva
Presidente do CRC-GO

linha.jpg Classe contábil goiana comparece em peso ao Tira-Dúvidas REDESIM

info97-001.jpg

Promovido pela JUCEG e CRC-GO, o evento Tira-Dúvidas REDESIM foi realizado na última quarta-feira, 15 com auditório lotado.
Profissionais da capital e algumas cidades do interior puderam conhecer melhor o mecanismo do novo sistema de abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas adotado pela JUCEG através da palestra do Gerente de Registro Mercantil, José Oscar Estevão.
Desde o dia 13 de janeiro, a consulta de viabilidade, o preenchimento da FCN/RE e a emissão de CNPJ no estado de Goiás já são feitas obrigatoriamente pela REDESIM.
A pedido do presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, feito diretamente ao presidente da JUCEG, Alexandre Caixeta, o Tira-Dúvidas será realizado também nas cidades de Anápolis e Rio Verde.
Para o CRC-GO é fundamental que os profissionais tenham o máximo de orientações possíveis para facilitar o desempenho de suas atividades de forma cada vez mais eficaz.
O evento foi prestigiado pelos vice-presidentes Edson Bento, Marciel Augusto, Rangel Francisco e Wagner Felipe Filho, pelos conselheiros Júlio César Carlos, Josenilda Ribeiro e Djalma Ávila e também pelos delegados regionais de Aparecida de Goiânia, Elias José, e de Trindade, José Maria Vieira.

linha.jpg Presidente do CRC-GO visita o CRCMG


info97-002.jpg


Com o objetivo de trocar informações e experiências relevantes para a classe contábil, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, esteve no último dia 17 em Belo Horizonte, visitando a sede do CRCMG.
Recebido pelo presidente daquele Regional, Marco Aurélio Cunha de Almeida, Elione conheceu os procedimentos e processos internos do CRCMG.
Ao final da visita o presidente do CRC-GO firmou que: “É sempre positivo conhecer métodos de gestão que estão dando certo. Muitos processos que tive a oportunidade de conhecer aqui podem ser adaptados e aplicados em Goiás, o que deve trazer ainda mais excelência à gestão.”.

linha.jpg Presidente do SINROUPAS visita o CRC-GO



info97-003.jpg


O presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas em Geral de Goiânia (SINROUPAS), Edilson Borges da Silva, visitou o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, na última quarta-feira, 15.
Na ocasião, o visitante solicitou o apoio do Conselho no sentido de orientar os profissionais contábeis quanto ao recolhimento da Guia de Contribuição Sindical Patronal do SINROUPAS.
Em recente levantamento feito pelo Sindicato, constatou-se que 95% das empresas optantes pelo Simples Nacional deixaram de recolher a contribuição, deixando a entidade em sérias dificuldades financeiras.
De acordo com seu presidente, o SINROUPAS empregou todos seus recursos para impedir que a Secretaria da Fazenda suspendesse a isenção do ICMS para as indústrias de confecções, facções e lavanderias, optantes e não optantes pelo Simples Nacional. A isenção foi conquistada através de projeto de lei encabeçado pela entidade, razão pela qual faz jus ao recebimento da contribuição.
Os presidentes estudam a possibilidade de realizarem em conjunto cursos sobre recisão e licenças trabalhistas.

linha.jpg CRC-GO nomeia novos Ouvidores


info97-008.jpg

A partir de hoje, 21 de janeiro, o CRC-GO tem novos Ouvidores. Os nomeados foram o Conselheiro Djalma Silva Arantes de Ávila, como Ouvidor e o Contador Otávio Martins de Oliveira Júnior, como Ouvidor Assistente.

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o CRC-GO, os profissionais contábeis, as entidades de classe (Associações e Sindicatos) e a sociedade em geral. Seu objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de atendimento e prestação de serviço à Classe Contábil.

Através dela é possível encaminhar e acompanhar denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre a atuação do Regional e dos profissionais da Contabilidade no exercício da função.

linha.jpg Conheça mais alguns conselheiros do CRC-GO:

Christian Abrão de Oliveira
info97-004.jpg

Claudson Rodrigues de Almeida
info97-005.jpg


Sou Contador e Perito Contábil, Especialista em Auditoria e Análise de Balanço, Mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Territorial. Sou ainda Professor, Advogado no Núcleo de Práticas Jurídicas da PUC-GO e Empresário na área de Educação.

Nos próximos anos a contabilidade será consolidada como uma das maiores profissões responsáveis pelo desenvolvimento do Estado de Goiás, resultado do esforço repetitivo do trabalho dos profissionais, que vem superando todas as mudanças técnicas ocorridas. Espero, juntamente com O Conselho Regional de Contabilidade participar também desta consolidação, apoiando o profissional em seu ofício.


Sou Técnico em Contabilidade, Acadêmico no Curso de Ciências Contábeis, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciência da Religião.
Atuo como Empresário Contábil, especialista em Escrita Fiscal, Departamento De Pessoal e Assessoria Contábil.

Minha expectativa é unir a classe contábil, fazendo com que todos trabalhem com dignidade e ética profissional e valorizar a categoria, com o apoio de todos os colaboradores do CRC-GO.
Espero contribuir em todos os aspectos com uma administração compartilhada com a presidência e todo o Conselho Diretor.

Deusdete Cardoso Belém
info97-006.jpg

Djalma Silva Arantes de Ávila
info97-007.jpg

Sou Perito Contador, Auditor, Empresário e Docente do Ensino Superior. Tenho amplo conhecimento em Orçamento Público e Contabilidade Pública atuando como Contador do Gabinete Militar.
Com conhecimento na gestão de Contratos e Convênios em empresas do Terceiro Setor, bem como empresas do Agronegócio.

Como Conselheiro do CRC-GO desejo continuar atuando como membro do Comitê de Estudos relacionados à Perícia Contábil. Pretendo ainda, desenvolver estudos junto ao Comitê de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, buscando uma valorização e aperfeiçoamento contínuo dos profissionais envolvidos. Espero assim, contribuir para uma boa gestão da Presidência do Conselho e de toda equipe, visando uma gestão eficaz, em prol da classe contábil.


Sou Contador, Pós Graduado em Auditoria e Análise de Balanço, Ex-Contador do Carrefour, Empresário Contábil.

Anseio desempenhar um bom trabalho em prol da classe contábil, promovendo a interação dos profissionais contábeis com o CRC. Pretendo buscar o apoio das repartições públicas e melhorar o canal entre a categoria e empresários através da ACIEG e SINAT.

linha.jpg CRE divulga lista de auditores para o programa 2014


A lista dos Auditores selecionados para o Programa 2014 do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE) está disponível no endereço --> Leia Mais

linha.jpg Ampliado alcance da Nota Avulsa pela internet do produtor rural


Os produtores de carvão e criadores de suínos já podem emitir a Nota Fiscal Avulsa pela Internet (NFA-web), pelo site da Secretaria da Fazenda www.sefaz.go.gov.br. De abril de 2013 – quando foi implantada a Nota Fiscal Avulsa pela internet do produtor rural – até o final de dezembro do mesmo ano, foram emitidos mais de 6.700 documentos, segundo o coordenador de Documentário Fiscal da Sefaz, Antônio Godoi.


Fonte: SEFAZ

--> Leia Mais

linha.jpg Pequena empresa terá que ampliar estrutura para o e-Social


As micro e pequenas empresas serão as mais afetadas quando o governo federal colocar em operação o e-Social – plataforma digital que vai unificar as informações previdenciárias, trabalhistas e tributárias sobre o negócio.

Fonte: Portal da Classe Contábil

--> Leia Mais

linha.jpg Calendário fiscal de 2014 já está no site


A Secretaria da Fazenda divulga em seu site o calendário para pagamento do ICMS deste ano. Não houve alterações significativas com relação ao último calendário. Foram remanejadas algumas datas para não coincidir com finais de semana e feriados. Para o comerciante, prestador de serviço, industrial e substituto tributário, a parcela única do imposto vence no décimo dia após o período de apuração, que é mensal.


Fonte: SEFAZ



--> Leia Mais

linha.jpg CURSOS CRC-GO

Curso eSocial
Data 30 de janeiro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento100,00 (Cem reais)

Curso eSocial - ANÁPOLIS
Data 31 de janeiro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local Auditório da Sefaz Av.Senador José Lourenço Dias Nº 1459- Centro-Cep 75.020-160- Anápolis-GO
Investimento100,00 (Cem reais)

linha.jpg Convênios
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás fechou vários convênios para beneficiar a classe contábil.

Veja abaixo as vantagens de cada empresa e faça parte você também!

Click no logo:


affego.jpg
apice.jpgCefis.jpgfgv.jpgIpecon.jpgIpog.jpg

ortoclinica.jpgucdb.jpgalfredonasser.jpg