Caro Profissional,


A partir de hoje nosso informativo está de cara nova, com outro formato para deixá-lo ainda mais interessante para os leitores. Junto com esta mudança vem também a alteração da numeração cuja contagem será reiniciada.

Propomos tais modificações porque entendemos que este é um canal legítimo de comunicação entre os profissionais e seu Conselho e para tanto este tem que acompanhar as tendências para que atenda com eficiência ao propósito de promover a interatividade com os profissionais e estudantes goianos da área contábil.

Ao trazer semanalmente as notícias do CRC-GO, suas representações, a interlocução com as entidades de relacionamento, as reivindicações, os eventos realizados e as principais notícias relacionadas à nossa profissão, procuramos mantê-lo inteirado sobre as ações que são desempenhadas para garantir que o desempenho de nossa profissão seja facilitado e sua relevância cada vez reconhecida.

Desejamos tornar este informativo cada vez mais lido e para isto, peço que comente com os colegas que por ventura não o recebem ou simplesmente não o leem ainda, que o faça, pois a boa comunicação é um fator preponderante para o fortalecimento que tanto desejamos.


Boa leitura!




O contador da empresa Orca Construtora, José Lázaro Arraes da Silva, visitou o CRC-GO nesta terça-feira (20). Representando o Senador Wilder Morais, o contador colocou o gabinete do senador a disposição dos contabilistas, para que enviem sugestões de melhoria na legislação tributária, questões que o profissional atua referentes ao Simples Nacional, buscando novos projetos para a classe contábil e a sociedade em geral. Os pareceres serão encaminhados ao senado, que irá contribuir para aprimorar a atual imagem da nossa profissão. A opinião do contabilista é essencial para beneficiar nossa classe.




Dando continuidade à bem sucedida parceria entre o CRC-GO e JUCEG, foi realizada na noite de ontem, 28, em Rio Verde mais uma palestra Tira-Dúvidas REDESIM.

Os profissionais da região ouviram do gerente mercantil da Junta Comercial de Goiás, José Oscar Estevão Alves, orientações para operacionalização e utilização do REDESIM.

Realizado no auditório da ACIRV, o evento contou com a presença do presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, do presidente da JUCEG, Alexandre Caixeta, presidente do Sescon Sudoeste, Sidenil José dos Santos, dos conselheiros do CRC-GO, Júlio César Carlos, Adilson Oliveira da Silva e Silvana Aparecida Carneiro e da delegada regional do CRC-GO, Marina Jacinta da Costa.

A palestra Tira-Dúvidas será realizada também nas cidades de Anápolis, Caldas Novas, Luziânia e Uruaçu.


Responsabilidade Social

Para participar da palestra era necessária a doação de 5 kilos de alimentos não perecíveis que são sempre doados à entidades sem fins lucrativos e de assistência social da cidade onde o evento é realizado.
Os alimentos arrecadados na noite de ontem, no total de 225 Kg, foram doados para a Casa da Sopa do Menino Jesus e recebidos por Décio Kleber Goulart que é profissional contábil e diretor da entidade.




O conselheiro do CRC – GO, Djalma Arantes de Ávila e delegado regional, Elias José da Silva, participaram da reunião com o presidente da JUCEG, Alexandre Caixeta, o secretário de Fazenda de Aparecida de Goiânia, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, e a equipe de Cadastro e Fiscalização daquele município.

A reunião teve por objetivo a apresentação dos procedimentos que serão necessários para viabilizar a implantação da REDESIM na Prefeitura. O sistema deve estar em pleno funcionamento no mês de fevereiro.


Solicitamos que encaminhe suas sugestões, reivindicações para a presidência do CRC-GO, através do e-mail: presidência@crcgo.org.br para que possamos tomar as providências devidas e fazer valer a voz do profissional contabilista.



O advogado Alexandre Limiro acaba de ser designado pelo Ministro da Fazenda para exercer o mandato de Conselheiro representante dos Contribuintes, junto à Primeira Turma Especial da Terceira Câmara da Primeira Seção de Julgamento do CARF.

O CARF é órgão integrante da estrutura do Ministério da Fazenda e tem por finalidade julgar recursos que versem sobre tributos federais administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Alexandre Limiro é o autor do livro “Um novo olhar para a relação Fisco-Contribuinte – De acordo com o novo código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte no Estado de Goiás” editado pelo CRC-GO.


Sou Técnico Contábil especializado em contabilidade pública, Advogado Tributarista e Administrativista, Gestor Fazendário da SEFAZ-GO e Professor universitário (UNIFAN), sendo Especialista em Gestão Empresarial Estratégica USP (2005), Especialista em Direito Público pela PUC/MG (2007), Especialista em Direito do Consumidor pela FACETED (2009), Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural pela PUC/GO(2006) e Mestrando em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela PUC/GO.

Como Conselheiro do CRC-GO tenho a expectativa de que o biênio de 2014-2015 será de muito labor, consolidação das conquistas já iniciadas nos biênios anteriores e avanço no sentido de profissionalização e aperfeiçoamento das estruturas desse Conselho, maximizando suas possibilidades dentro do Sistema CFC/CRCs. Particularmente, tenho a determinação de colaborar com nossa experiência no desempenho de nossas funções na Câmara de Controle Interno e como Diretor de Planejamento e Transparência, de forma a somar aos esforços dos demais membros do Conselho na construção da mencionada visão de futuro do CRC-GO.


Sou Contador, Pós-Graduado Em Auditoria, Perícias Contábeis, Análise de Balanço e Tributária, Empresário Contábil, ex- Delegado Regional e Conselheiro do CRC-GO representando a cidade de Uruaçu e região em meu segundo mandato.

Em mais este mandato espero continuar contribuindo para a representatividade e o reconhecimento da importância do profissional contábil para a sociedade.
Entendo que para estreitar ainda mais o relacionamento entre profissionais e os diversos órgãos como Receita Federal, Junta Comercial, INSS, Estado e Prefeituras, seria fundamental ter um profissional de nossa área que conhece nossas necessidades e nossa forma de atuação. Assim, muitos problemas de entendimento quanto às obrigações a serem cumpridas seriam minimizadas.


Sou Contador, Bacharel em Direito, Mestre em Gestão e Produção Agroindustrial. Especialista em Finanças Corporativas. Especialista nas áreas de Valluation, Auditoria Contábil, Direito Tributário e em Gestão de Tributos. Atuo como Conselheiro Titular do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) do Ministério da Fazenda, CEO da holding financeira ZAHAV INVESTMENTS e Diretor Executivo do Grupo Gennesys Consulting.

Era um sonho, hoje realidade, ser Conselheiro do CRC-GO. Defender nosso espaço, lutar pela valorização da nossa profissão, essa será minha busca e minha luta incessante. A Contabilidade está a cada dia nos desafiando a sermos melhores. O conhecimento e a busca da informação são fundamentais para alcançarmos o sucesso. Saber empreender é o nosso desafio. Por fim, gostaria de agradecer a todos os colegas e amigos contabilistas que depositaram em nós o direito de representá-los nessa tão importante e nobre tarefa de Conselheiro do nosso CRC-GO, muito obrigado a todos.


Sou Técnico em Contabilidade, Empresário Contábil há mais de 26 anos, ex-presidente, tesoureiro e secretário da Associação dos Contabilistas de Itumbiara-GO.

Quero trabalhar pela união dos contabilistas, entregar a reforma da sede da Delegacia do CRC-GO em Itumbiara, trazer cursos para nossa região e ajudar o trabalho pelo reconhecimento de nossa tão importante profissão. Assim, estarei representando o meu colega profissional, que diuturnamente enfrenta ao mais diversos desafios mas se supera para desempenhar seu trabalho com retidão e excelência.


Novas atividades estão aptas a entrar no Simples Nacional

Os profissionais que trabalham como personal trainer já podem requerer enquadramento como Microempreendedor Individual.

Fonte: Sebrae

Leia Mais

Micro e pequena indústria também não conseguem repassar aumento

Se as grandes empresas já estão com dificuldades de repassar os aumentos dos custos, nas micro e pequenas essa situação é ainda pior.

Fonte: DCI-SP

Leia Mais

Comprei, quebrei

Nos últimos dois meses, surgiram pelo menos duas associações de ex-franqueados que se sentem lesados por franqueadoras. Donas das marcas negam 'vender ilusões’.

Fonte: Folha de S. Paulo

Leia Mais

Justiça condena Caixa a reajustar FGTS pela inflação

A Caixa Econômica Federal, que é ré em 29.350 ações solicitando correção nos valores depositados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela inflação, sofreu as primeiras perdas na Justiça neste mês.

Fonte: Jornal do Comércio

Leia Mais

MP que altera regras tributárias recebe mais de 500 emendas

Editada no fim de 2013 para promover alterações na legislação contábil e tributária brasileira, a Medida Provisória 627 será um desafio para o Congresso neste início de ano. Quinhentas e treze emendas foram apresentadas ao texto, que começará a trancar a pauta a partir de 6 de fevereiro, conforme seu cronograma inicial de tramitação.

Fonte: Agência Senado

Leia Mais


TIRA DÚVIDAS REDESIM - RIO VERDE (Clique no link para inscrição)
Data
28/01/2014
Horário 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local ACIRV-Associação Comercial e Industrial de Rio Verde, Rua Dona Maricota, Nº 199
Investimento 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)


Curso eSocial
- GOIANIA
Data 30 de janeiro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento100,00 (Cem reais)


Curso eSocial - ANAPOLIS

Data 31 de janeiro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local Auditório da Sefaz Av.Senador José Lourenço Dias Nº 1459- Centro-Cep 75.020-160- Anápolis-GO
Investimento100,00 (Cem reais)


TIRA DÚVIDAS REDESIM
- ANAPOLIS
Data: 06/02/2014
Horário: 08h30m às 11h30m - Carga Horária 03 horas
Local: Auditorio da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 - Anápolis-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)


Curso: Preparação para o eSOCIAL e DIRF -Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte - ITUMBIARA

Data: 11 de Fevereiro de 2013, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local: Auditório da ULBRA - Avenida Beira Rio n°1001 Bairro Nova Aurora- Cep 75522-330 - Itumbiara-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)


Curso Preparação para o e-SOCIAL e Desoneração da Folha de Pagamento - URUACU

Data 18 de Fevereiro de 2013, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Associação Comercial e Industrial de Uruaçu-ACIAU, Rua 04 Qd 07 Lt01 Setor Copacabana Cep 74.400-00-Uruaçu-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)


Curso Preparação para o e-SOCIAL e Desoneração da Folha de Pagamento - VALPARAIZO

Data 25 de Fevereiro de 2013, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Secretaria da Educação de Valparaíso Rua 17 QD 47 Lt 18/20 Jardim Oriente-CEP 72.870-215-Valparaíso-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)



Curso: Preparação para o eSOCIAL e DIRF -Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte - CATALAO

Data 13 de Fevereiro de 2013, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Associação Comercial e Industrial de Catalão-ACIC-CDL,aV.Raulina F.Paschoal,nº2773 Centro-CEP 75.701-480-Catalão-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)