topo.jpg
edicao5.jpg
fotopalavra.jpg

Caro Profissional,


Este início de semana certamente foi bastante movimentado no Regional. Realizamos, como dito em nosso informativo anterior, o 1º Seminário de Conselheiros e Delegados CRC-GO, nesta segunda e terça-feira.

Durante o seminário, os vice-presidentes e eu pudemos dividir experiências e repassar orientações como o funcionamento do CRC-GO, as principais diretrizes emanadas do CFC, a estrutura das vice-presidências e nosso plano de trabalho para o próximo biênio.

É fundamental que conselheiros e delegados regionais, que são os representantes do Conselho em todo o estado, estejam familiarizados com os procedimentos e normas que nos regem. Esta é a maneira de assegurar que uma de nossas principais metas seja alcançada: estar próximo do profissional contábil goiano e contribuir com o desempenho eficaz de seu ofício onde quer que ele se encontre através de nossas 43 delegacias.

Neste sentido, temos também buscado junto aos demais CRCs conhecer suas melhores práticas para aplicá-las em Goiás. Como exemplo disto, em recente visita ao CRC-SP, iniciamos as tratativas que permitirão uma ampla troca de informações entre as vice-presidências de Desenvolvimento Profissional, o que nos permitirá oferecer cursos, palestras e seminários de maneira ainda mais abrangente.

Outra maneira de levar informação aos profissionais de todo estado, que são os cursos à distância, já está sendo estudada e as discussões com os parceiros já foi iniciada.

Para fechar com chave de ouro, realizamos na noite de terça-feira a solenidade de apresentação dos novos conselheiros e diretoria à sociedade e autoridades.

O encerramento do Seminário deixou-nos com a certeza de estamos no caminho certo, porém, que este foi apenas o primeiro passo de um longo caminho que teremos o prazer de trilhar, sabedores que ele se faz imprescindível para que nossa classe e profissão alcancem o reconhecimento e valorização a que faz jus.

Elione Cipriano da Silva
Presidente do CRC-GO


titulo5-006.png

recesso.png

pesq-satisfacao.jpg

titulo5-001.png

info05-001.png


Com o propósito de integrar os novos conselheiros e delegados do Regional foi realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro o 1º Seminário de Conselheiros e Delegados do CRC-GO.

Os presentes assistiram à palestra do ex-presidente do CRC-SP, Contador Sérgio Prado que trouxe elucidações sobre as diretrizes do CFC. Em seguida, conheceram a estrutura do CRC-GO detalhadamente, assim como o funcionamento e princípios das vice-presidências através da palestra de seus titulares e também dos principais departamentos como Registro, Fiscalização e Desenvolvimento Profissional com os gerentes de setor.

A programação se iniciou com o lançamento do Selo Comemorativo de 65 anos do CRC-GO e terminou com a realização do minicurso “Práticas de falar em Público”, ministrado pelo Professor João Batista.

O objetivo do seminário é preparar conselheiros e delegados para os constantes compromissos de representação à que comparecem, bem como deixá-los ainda mais aptos para o atendimento ao profissional contábil.


titulo5-002.png

info05-002.png


Na noite desta terça-feira, 25, os conselheiros do CRC-GO receberam autoridades, representantes do Conselho Federal de Contabilidade e Conselhos Regionais de todo o país para a solenidade de apresentação à sociedade da nova composição de seu plenário.

Diante dos presentes, os conselheiros efetivos e suplentes foram oficialmente empossados e prestaram juramento comprometendo-se a honrar e dignificar o cargo então assumido.

Em seu discurso de posse, Elione Cipriano lembrou sua trajetória que culminou com a eleição ao cargo máximo da entidade e reiterou o compromisso de trabalhar incansavelmente pela categoria. Aproveitando a presença das autoridades, inclusive do representante do governador do estado, reivindicou soluções para problemas como a deficiência no quadro funcional da JUCEG, que tem trazido bastante transtorno para os profissionais contábeis.

Compuseram a mesa diretiva o ex-presidente Henrique Ricardo Batista, o atual presidente Elione Cipriano da Silva, o vice-presidente de Administração do CFC, Luiz Henrique de Souza, representando o presidente da entidade, José Martonio Coelho, o secretário de estado, Joaquim Castro, representando o governador Marconi Ferreira Perillo, Edilberto de Castro, Controlador Geral do Município e representante do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, presidente do CRC-TO, Sebastião Célio Costa Castro, o presidente da Fecomércio e representante do FEMEP, José Evaristo dos Santos e o vice-presidente do Sescon-Sudoeste, Denimárcio Borges.

Prestigiaram ainda a solenidade os representantes dos CRCs de São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso e Distrito Federal e de diversos órgãos e entidades de Goiás.

Diversas manifestações de sucesso à nova diretoria foram encaminhadas, dentre elas a do Deputado Federal Vilmar Rocha, que devidos a compromissos profissionais não pode comparecer à solenidade. Parceiro antigo da classe contábil, o Deputado reiterou seu apoio ao CRC-GO e a seu novo presidente Elione Cipriano.


titulo5-003.png

info05-003.png


Tomou posse na última quinta-feira, 20 a nova diretoria da Associação Industrial e Comercial de Aparecida de Goiânia, tendo como presidente o empresário Osvaldo Zilli.

O presidente Elione Cipriano prestigiou a solenidade acompanhado do conselheiro Djalma de Ávila, que integra o Conselho Fiscal da ACIAG e do delegado Regional do CRC-GO em Aparecida, Elias José da Silva, que é também diretor jurídico da entidade.


titulo5-004.png


Na última sexta-feira, 21, foi empossada a nova diretoria do CRC-SP, tendo à frente o presidente Claudio Filippi.

O presidente Elione Cipriano prestigiou a solenidade e aproveitou para conhecer alguns procedimentos daquele Regional.


titulo5-005.png

info05-005.png


Foram realizadas duas palestras gratuitas de assuntos importantes para a profissão contábil na sede do Regional na última semana.

No dia 20, a palestra “e-social: reestruturando o DP das empresas” proferida por Dante Barini e realizada em parceria com a Alterdata, reuniu 192 pessoas.

Já no dia 21, os 152 participantes assistiram à palestra de Israel Ferreira sobre ECF – Escrituração Contábil Fiscal e Atualização para 2014/2015 e MP 627/2013, que foi feita em parceria com a empresa Correia Cursos Empresariais.

Com as palestras foram arrecadados alimentos que serão doados à instituições filantrópicas da Capital.


info05-006.png


Subtitulo_Noticias-01.png

Plenário do CFC aprova CTA sobre MP 627

O Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em reunião ordinária realizada no dia 21 de fevereiro, aprovou a Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) Comunicado Técnico de Auditoria (CTA) 19 – Orientação aos auditores independentes sobre o entendimento a respeito dos procedimentos da administração na avaliação dos assuntos contidos na MP 627/13.

Fonte: CFC

Leia Mais


Uma proposta para simplificar o Sped

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) solicitou ontem, por meio de ofício encaminhado ao ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, a criação de uma versão simplificada do eSocial – sistema que vai unificar o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias –, adequada à realidade das micro e pequenas empresas.

Fonte: Diário do Comércio – SP

Leia Mais

Compensação a Pedido disponível no portal do Simples Nacional

Aplicativo permite ao contribuinte realizar a compensação de créditos apurados no Simples Nacional com débitos do mesmo regime.

Fonte: Sistema Fenacon

Leia Mais

Suspensão do Protocolo 21 beneficia empresas e consumidores

Liminar do Supremo Tribunal Federal descaracteriza cobrança de ICMS no estado de origem para o e-commerce.

Fonte: Jornal do Comércio

Leia Mais


Subtitulo_cursos-01.png


Curso Preparação para o e-SOCIAL e Desoneração da Folha de Pagamento - GOIÂNIA
Data
28 de Fevereiro de 2014, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)

Tira Dúvidas REDESIM - LUZIÂNIA

Data 06/03/2014
Horário 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local Auditório da Câmara Municipal de Luziânia- Travessa Nirson Carneiro Lobo, nº 34- Luziânia - GO, 72800-060
Investimento 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

Curso Preparação para o e-SOCIAL e Desoneração da Folha de Pagamento - IPORÁ

Data 07 de março de 2014, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Auditório da Câmara Municipal de Iporá, Rua São José nº 01 Bairro São Francisco- Iporá-GO Cep-76200-000
Investimento R$ 100,00 (cem reais)

Curso Imposto de Renda das Pessoas Físicas 2014 - GOIÂNIA

Data14 de março de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento 100,00 (Cem reais)

Tira Dúvidas REDESIM - GOIÂNIA
Data 19/03/2014
Horário 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

Tira Dúvidas REDESIM - CALDAS NOVAS
Data 25 de março de 2014
Horário 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local Auditório da ACICAN-Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas - Rua Prof Josino Bretas n°350, Centro Cep 75.690-000 -Caldas Novas-GO
Investimento 05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)


rodape.jpg