Caro Profissional,

 

A valorização profissional que tanto desejamos começa em cada um de nós. Por isso, nossas ações estão alicerçadas na proximidade com a classe, registro e fiscalização da profissão, além da constante atualização e aperfeiçoamento do conhecimento.

Vale ressaltar que as metas trabalhadas de forma conjunta resultam em reconhecimento e consequentemente concessão de honorários justos.

Uma conquista recente, fruto de uma antiga reinvindicação do Sistema CFC/CRC’s, foi a publicação da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) n. 23.406/2014, a qual exige que as prestações de contas dos candidatos sejam realizadas por PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE devidamente habilitado. Trata-se, portanto, de mais uma frente de trabalho efetiva para os profissionais de contabilidade onde temos que exercê-la com ÉTICA, orientando e executando-a com responsabilidade perante à profissão e à sociedade.

Isto significa mais campo de trabalho para os profissionais da contabilidade e neste sentido, o CRC-GO estará empenhado em oferecer cursos que proporcionem capacitação de prestação de contas de campanha eleitoral para seus profissionais.

No dia 8 de março,  comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Cada mãe, filha, esposa, avó ou neta merece ser homenageada pela sua extrema importância na nossa sociedade.

Pensando na mulher contabilista, promovemos uma palestra interativa “Nada é mais importante que a mulher”, ministrada por Patrícia Machado. O evento, mais uma vez, foi um sucesso e reuniu participantes, em sua maioria mulheres, para tratar de assuntos relacionados ao comportamento feminino no cenário pessoal e as transformações no âmbito profissional.

 

Elione Cipriano da Silva
Presidente do CRC-GO






Após passar por Goiânia, Rio Verde e Anápolis, foi a vez dos profissionais da contabilidade de Luziânia e região receberem, no dia 6 de março, o Tira Dúvidas REDESIM. O programa, promovido pelo CRC-GO e JUCEG, aconteceu na Câmara Municipal da cidade e contou com 17 participantes.

A palestra, ministrada pelo servidor da Junta Comercial de Goiás, José Oscar Estevão Alves, abordou a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – REDESIM, sistema integrado que permite a abertura, fechamento, altercação e legalização de empresas em todas as Juntas Comercias do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia.

Como em toda novidade, ainda existem dúvidas sobre o funcionamento do Sistema  e por essa razão o CRC- GO tem se empenhado para manter os profissionais informados, por meio de cursos e palestras. “Profissionais atualizados garantem sempre os melhores resultados para si”, afirma o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, que esteve presente no evento.

Para participar do Tira Dúvidas REDESIM, cada profissional realiza a doação de cinco quilos de alimentos não-perecíveis, que são repassados às entidades assistenciais. O programa será realizado também em outras cidades, a fim de levar informação e facilitar o desempenho profissional.



O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, recebeu no dia 6 de março representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Goiânia (Sindigoiânia), entre eles, a diretora Rosedália Marçal. A reunião abordou assuntos relacionados a parcerias e convênios entre Conselho e Sindicato, referentes a cursos de capacitação, como pós-graduação, e ainda opções de lazer aos profissionais da contabilidade devidamente cadastrados no CRC-GO, como clubes, pousadas e acampamentos em determinadas localidades do Estado, como Aruanã e Caldas Novas.

Ficou decidido que o Sindicato encaminhará à presidência uma prévia do convênio, para que sejam tomadas providências quanto à parceria.



 

O CRC-GO realizou,  no dia 7 de março, mais um curso preparatório para o eSocial e Desoneração da Folha de Pagamento, ministrado pelo contador Edione dos Santos. Desta vez foram os contabilistas e acadêmicos de Iporá e região que puderam passar por um dia de aperfeiçoamento e capacitação profissional. O curso aconteceu na Câmara Municipal e reuniu 38 participantes.

Elione Cipriano da Silva, presidente do CRC-GO, esteve no evento e enfatizou a importância da participação de cada profissional e estudante, uma vez que o curso foi uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre o projeto.

O eSocial é um projeto do Governo Federal que vai unificar o envio de informação pelo empregador em relação aos seus empregados.  O instrutor,  Edione José dos Santos,  abordou o conceito do e-social, sua legislação, objetivos e premissas, os órgãos participantes e as principais mudanças relacionadas aos eventos trabalhistas, dentre outros pontos. Ele apresentou também a relação dos registros das tabelas de eventos, com informações sobre a Desoneração do INSS da folha de pagamento.

No decorrer deste ano, o curso também foi ministrado para profissionais das cidades de Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Catalão, Uruaçu, Caldas Novas e Valparaízo.





O CRC-GO firmou convênio com a rede de postos de combustível Xodó, que conta com 10 unidades em Goiânia. Os profissionais da contabilidade devidamente cadastrados junto ao Conselho terão descontos nos produtos: etanol comum e gasolina comum, no pagamento à vista em dinheiro ou cartão de débito.

Para participar da promoção é necessário que o interessado retire o adesivo do Convênio  nas unidades do Posto Xodó 1 (Av. Assis Chateaubriand) e Posto Xodó 2 (Av. 85) ou na sede do CRC-GO (Av. 107, nº 151, Setor Sul). Cada profissional tem direito a dois adesivos, sendo este obrigatório para que o desconto seja concedido, ao longo do ano de 2014. Com o adesivo fixado no carro, o profissional do CRC-GO poderá abastecer quantas vezes quiser.

Vale lembrar que o preço mais barato é oferecido em uma bomba exclusiva e sem filas. Por essa razão, o profissional deve ficar atento para se dirigir a bomba correta. Uma vez abastecido na bomba errada, não é possível conceder descontos.

Informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone: 3240-2211 e e-mail: conveniocrc@postoxodo.com.br.


Confira os endereços das 10 unidades:



O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, prestigiou a cerimônia de posse da nova diretoria CRC-CE, que aconteceu no dia 10 de março. A solenidade empossou a contadora Clara Germana Gonçalves Rocha como presidente do CRC-CE, primeira mulher a assumir a presidência daquele Conselho.

Em votação unânime, sua chapa foi eleita para o biênio 2014/2015, em sessão plenária ocorrida no dia 3 de janeiro, com a composição: presidente Clara Germana Gonçalves Rocha, e vice-presidentes Lourival Alves Cavalcante, Adalberto Ferreira de Sousa, José Batista Maciel Neto, Francélio Arlindo de Souza Cavalcante, Samuel Leite Castelo, Francisco Orlando Silveira Pereira, Francisco Coutinho Chaves e Pretextato Salvador Quaresma Gomes Oliveira Mello.




O Conselho Regional de Economia do Estado de Goiás (CORECON-GO) realizou no dia 27 de fevereiro, no auditório da Associação Comercial de Goiás (Acieg), a cerimônia de posse da nova presidência, vice-presidência e conselheiros.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Raimundo Lima, esteve presente no evento que reuniu estudantes, autoridades locais, professores e representantes do órgão e órgãos públicos.

Durante a solenidade tomaram posse o presidente Antônio Eurípedes de Lima, o vice-presidente Gesmar José Vieira; os conselheiros efetivos – Edilson Gonçalves Aguiais, Mônica de Souza, Joaquim da Cunha Bastos Junior; conselheiros suplentes – Régina das Graças Moreira, Danilo Orsida Pereira, Adriano de Carvalho Paranaíba.




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, no dia 5 de março, no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), a Resolução 23.406/14, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros e, ainda, sobre a prestação de contas nas Eleições de 2014. A norma traz, no Art. 33, uma grande conquista para a classe contábil: “§ 4º O candidato e o profissional de contabilidade responsável deverão assinar a prestação de contas, sendo obrigatória a constituição de advogado”.

As regras para a prestação de contas das eleições deste ano estão estabelecidas no Capítulo I – Da Obrigação de Prestar Contas. Conforme o Art. 33, deverão prestar contas à Justiça Eleitoral o candidato e os diretórios partidários, nacional e estaduais, em conjunto com seus respectivos comitês financeiros, se constituídos. O Art. estabelece ainda que o candidato deve fazer, diretamente ou por intermédio de pessoa por ele designada, a administração financeira de sua campanha (Lei nº 9.504/97, art. 20). O candidato, continua o Art. 33, é solidariamente responsável com a pessoa indicada pela veracidade das informações financeiras e contábeis de sua campanha (Lei nº 9.504/97, art. 21).

Para o coordenador-adjunto de Desenvolvimento Institucional do CFC, conselheiro Joaquim de Alencar Bezerra Filho, essa Resolução do TSE representa um reconhecimento da Justiça Eleitoral ao imprescindível trabalho realizado pelos profissionais da Contabilidade, uma vez que a correta prestação de contas dos candidatos é uma ferramenta de transparência e de lisura das campanhas eleitorais. “Essa decisão do Tribunal Superior Eleitoral corrobora com a missão institucional do Sistema CFC/CRCs, que é servir de instrumento de proteção à sociedade”, afirma.

O conselheiro lembra que o CFC tem feito, desde as últimas eleições, um amplo trabalho para orientar os profissionais da Contabilidade, os candidatos e os partidos políticos sobre a prestação de contas das campanhas. “Realizamos capacitação em vários estados, nas eleições de 2008 e de 2010, e conseguimos treinar cerca de dez mil profissionais”, ele recorda, acrescentando que o CFC também editou Manual de Prestação de Contas Eleitorais. Nas próximas semanas, o CFC vai definir um novo programa de capacitação, para ser aplicado em todos os estados, visando à prestação de contas das eleições deste ano.

De acordo com Joaquim Bezerra Filho, a importância desse trabalho realizado pela Contabilidade, prestando serviço à sociedade e à democracia brasileira, fez surgir um novo ramo para os profissionais da área: a Contabilidade Eleitoral.


Por Comunicação CFC/Maristela Girotto


 

eSocial: governo estuda período de adaptação
Depois de três prorrogações, o governo deverá publicar nos próximos dias as normas e o cronograma para implantação do eSocial, o Sistema de Escrituração Fiscal Digital, que reunirá em uma só plataforma o recebimento das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores. O eSocial vem sendo testado desde o ano passado, mas ainda provoca temores pela falta de regras claras e por possíveis erros de informação em sua fase de implantação.


Fonte: Fenacon


Leia Mais


 

Liminar do Supremo reacende discussão sobre ICMS no comércio eletrônico
Ministro Luiz Fux decidiu que a arrecadação do imposto deve ficar com o estado de origem da mercadoria. Já a Câmara dos Deputados analisa proposta que distribui os recursos do ICMS entre os estados de origem e de destino.

Fonte: Agência Câmara

Leia Mais

 

Receita publica nova norma sobre tributação de remessas ao exterior
A Receita Federal editou uma nova norma sobre a incidência do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) em rendimentos pagos ou remetidos para empresas domiciliadas no exterior. A Instrução Normativa no 1.455, publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, traz algumas mudanças em relação à norma anterior – n 252, de 2002 -, que foi revogada.


Fonte: CFC



Leia Mais

 

 

Frente quer aumento da adesão irrestrita ao regime Super Simples
Se o governo não destravar a pauta da Câmara dos Deputados, trancada por medidas provisórias e projetos do Executivo com urgência constitucional, a aprovação da quinta revisão da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas corre o risco de ficar engavetada neste ano. A proposta tramita na casa desde agosto de 2012.


Fonte: DCI- SP


Leia Mais

 

Companhias têm segurança comprometida com norma
A medida que permite às companhias abertas divulgar seus atos relevantes somente em portais de notícias pode gerar impasses legais com a possibilidade de as empresas terem suas informações alteradas. A informação foi dada ontem pelo presidente da Comissão de Estudos de Direito Societário do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), professor Modesto Souza Barros Carvalhosa.


Fonte: DCI- SP


Leia Mais

 

OAB pede ao STF correção da tabela do Imposto de Renda
Defasagem da tabela penaliza, sobretudo, os contribuintes de mais baixa renda, que poderiam 'escapar' do Fisco caso a correção acompanhasse a inflação.


Fonte: Estadão


Leia Mais

 

 

Curso   Imposto de Renda das Pessoas Físicas 2014 - GOIÂNIA
Data14 de março de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento 100,00 (Cem reais)

 

Curso Preparação para o  e-SOCIAL e Desoneração da Folha de Pagamento - POSSE

Data 18 de março de 2014, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Auditório da Câmara Municipal de Posse- Av.Robson Ricardo Rodrigues Barbosa Centro nº 440 Cep 73900-000- Posse-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)

 

Tira Dúvidas REDESIM - URUAÇU
Data18/03/2014
Horário 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local Auditório da Câmara Municipal de Uruaçu-GO, Av.Araguaia QD 08 Lts 31 e 33 Centro-Cep 76400-000-Uruaçu-GO
Investimento 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Tira Duvidas IRPF/2014 - GOIÂNIA

Data 19/03/2014
Horário 09h às 12h - Carga Horária 03 horas
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Tira Dúvidas REDESIM - GOIÂNIA
Data 19/03/2014
Horário 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Curso-MP 627/2013 -  Tributação das Pessoas Jurídicas pelo Lucro Real e Presumido atualizado com as alterações da MP 627/2013 e Extinção do Regime Tributário de Transição – RTT (PIS, COFINS, IRPJ E CSLL) - CALDAS NOVAS
Data 21 de março de 2014, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Auditório da ACICAN-Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas - Rua Prof Josino Bretas n°350,  Centro Cep 75.690-000 -Caldas Novas-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)

 

Curso Preparação para o e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento - IPAMERI

Data 24 de março de 2014, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Auditório da Prefeitura Municipal de Ipameri, Av Pandiá Calogeras nº84 Cep 75.780-000-GO
Investimento  R$ 100,00 (cem reais)

 

Tira Dúvidas IRPF/2014 - ANÁPOLIS

Data 26/03/2014
Horário 09h às 12h - Carga Horária 03 horas
Local Auditório da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 - Anápolis-GO
Investimento 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Tira Dúvidas REDESIM - CALDAS NOVAS
Data 25 de março de 2014
Horário 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local Auditório da ACICAN-Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas - Rua Prof Josino Bretas n°350,  Centro Cep 75.690-000 -Caldas Novas-GO
Investimento 05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)

 

Curso MP 627/2013 - Tributação das Pessoas Jurídicas pelo Lucro Real e Presumido atualizado com as alterações da MP 627/2013 e Extinção do Regime Tributário de Transição – RTT (PIS, COFINS, IRPJ E CSLL) - GOIÂNIA
Data 27 março de 2014, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)

 

SPED/FISCAL - Curso de Escrita Fiscal (Direto no Validador SPED FISCAL ICMS/IPI – Visão teórica e  prática de como escriturar os documentos corretamente para não cair na malha fina - GOIÂNIA

Data 28 de março de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local  Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento 100,00 (Cem reais)