Em foco: Os prazos do eSocial

Desde o início do projeto, o eSocial gerou impaciência e críticas por sua complexidade cultural e organizacional. Trata-se do maior de todos os projetos do SPED, prometendo grande impacto no ambiente corporativo e na sociedade, no que tangue o universo da Contabilidade.

Como sabemos, o eSocial transporta para o ambiente digital diversas obrigações que já são cumpridas pelas empresas. É importante frisarmos que substituir não é eliminar. O que de fato mudará será a periodicidade e existem novas informações cadastrais sobre os colaboradores que passarão a ser obrigatórias, como, por exemplo, a comunicação dos eventos (ocorrências) de Atestados de Saúde Ocupacional, início e término dos períodos de Estabilidade Provisória, Atividades Desempenhadas pelo Trabalhador, Aviso Prévio, e várias outras.

Em função dos prazos para enviar estes eventos para a Receita Federal se torna estritamente necessário maior planejamento e profissionalismo por parte das organizações. O eSocial marca então uma nova era das relações de trabalho e subestimar seu impacto social é uma demonstração de falta de profissionalismo.

Os prazos foram postergados, por essa razão, vamos ficar atentos. As empresas tributadas pelo lucro real deverão se cadastrar até 30 de abril de 2014, com o envio de eventos mensais de folha e apuração de tributos em até 30 de maio do mesmo ano.

Já a substituição da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência (GFIP) a partir de julho. As tributadas pelo lucro presumido e empresas do Simples Nacional, deverão se cadastrar até 30 de setembro de 2014, e o envio de eventos mensais de folha e apuração de tributos deve iniciar até 30 de outubro do mesmo ano. Já a substituição da GFIP a partir de novembro.

Porém, vale ressaltar que se a Caixa Econômica Federal (CEF) não disponibilizar o link para que o contador possa ter acesso aos dados até o final de março, fica inviável o cumprimento dos prazos. Ainda assim, conclamo que os empresários estejam atentos às mudanças pelas quais estamos passando. Considerando que as informações estão com as empresas, e estas precisam disponibilizá-las aos contabilistas para que estes tenham acesso aos dados com maior agilidade e presteza.

A troca de informações entre as empresas e os contadores é vital para o bom funcionamento do projeto e suas mudanças. Por isso se faz necessário o engajamento de toda classe contabilista, tanto no aprimoramento quanto na atualização do conhecimento. E Goiás, mais uma vez, caminha em paralelo ao Sistema CFC/CRC's, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento profissional, tendo realizado vários cursos sobre este e outros assuntos direcionados à classe contábil.

A valorização profissional se dá, principalmente, com a constante atualização. Nosso trabalho é tão importante e reconhecido que estivemos apresentando o tema Entendendo as Mudanças da Nova Contabilidade Pública durante o II Congresso Goiano de Municípios da AGM, que segue até o dia 20 de março. O evento é, mais uma vez, um sucesso e leva novos conhecimentos aos participantes além de sanar várias dúvidas. Isso demonstra que nossos objetivos como representantes desta Autarquia vem sendo alcançados perante a classe que não se sacia em se aperfeiçoar profissionalmente.

Elione Cipriano da Silva
Presidente do CRC-GO





 

Mulheres contadoras e colaboradoras do CRC-GO estiveram reunidas na manhã do dia 12 de março, no auditório do Conselho, para um café da manhã especial e uma agradável palestra interativa que abordou “Nada é mais importante que a mulher”, ministrada pela empresária Patrícia Machado. O evento fez parte da comemoração ao Dia da Mulher, 8 de março.

 

Leia mais




Contabilistas estiveram reunidos durante todo o dia 14 de março, no auditório do CRC-GO, para aprimorarem seus conhecimentos sobre Imposto de Renda Pessoa Física 2014.


Leia mais





Aconteceu no dia 13 de março a solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT), biênio 2014/2015 e dos conselheiros eleitos para o quadriênio 2014/2017, em Cuiabá.


Leia mais



 

O CRC-GO realizou no dia 12 de março, a doação de mais de 1,7 mil quilos de alimentos não-perecíveis a entidades carentes de Goiânia.


Leia mais

 




O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, esteve presente na Colação de Grau dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Faculdade Alfredo Nasser, dia 12 de março, e Faculdade Anhanguera, em Anápolis, dia 14 de março.


Leia mais

 


 


Na última sexta-feira (14), o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano e representantes do segmento contábil se reuniram com o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Alexandre Veiga Caixeta, a fim de discutir melhorias nos atendimentos dos serviços prestados pela Junta.


Leia mais



Doação ao ECA até abril será deduzida já no IR deste ano

Os contribuintes que fazem a declaração usando as deduções legais (o chamado modelo completo) e que quiserem reduzir o IR devido têm até o dia 30 de abril para fazer doações em dinheiro ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Essa forma de doação, feita diretamente na declaração, é vantajosa porque permite que o contribuinte possa calcular (e aproveitar) exatamente os 6% do IR devido (máximo permitido).


Leia mais


Tecnologia facilita a declaração do Imposto de Renda

Entre as mudanças na declaração deste ano, consta o aumento das deduções por dependente.


Leia mais


Governo mudará MP que altera tributação de empresas brasileiras no exterior

O governo criou um Regime Tributário de Transição (RTT) para essas empresas, que vigorará até 2015, mas as empresas reclamam que o novo regime aumenta a carga tributária.

 

Leia mais

 

Leão faz pente-fino em dedução de previdência
Desconto de contribuições inexistentes a plano privado de aposentadoria entra na lista dos principais motivos de incidência em malha fina.


Leia mais


Planejamento é a chave para fugir da malha fina da Receita

Valores de rendimentos tributáveis diferentes dos informados pelas fontes pagadoras e omissão de rendimentos de dependentes e de aluguéis são os principais motivos para cair na malha do Imposto de Renda.


Leia mais


Previdência privada reduz IR

Planos são indicados para o contribuinte que declara tanto no modelo completo quanto no simplificado.


Leia mais

 

Renúncia fiscal ainda cresce muito em 2014
Mesmo com a decisão do governo de não fazer novas desonerações tributárias, o total da renúncia fiscal neste ano será maior do que a estimada para 2013.


Leia mais

 

Governo aceita cinco mudanças na MP 627
O governo concordou em fazer cinco mudanças na Medida Provisória 627, que trata da tributação de empresas brasileiras no exterior.


Leia mais

 

Anuidades aos CRCs devem ser pagas até o dia 31 de março
As anuidades devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) têm vencimento previsto para o dia 31 de março. As anuidades aos CRC estão estabelecidas nos Art. 21 e 22 do Decreto-Lei nº 9.295/1946 – alterado pela Lei nº 12.249/2010.


Leia mais

 

Prazo para a entrega das declarações da RAIS 2013 termina no dia 21
As retificações de informações e as exclusões de arquivos poderão ocorrer até o dia 21.


Leia mais

 

Supersimples sem restrições pode começar em 2015
A ideia em estudo é graduar a implantação do fim das restrições nos próximos três anos. No primeiro ano, entretanto, a maioria dos empreendimentos excluídos já teria acesso.


Leia mais


 

Tira Dúvidas REDESIM - URUAÇU - Adiado em breve divulgaremos nova data

Data: 18/03/2014
Horário: 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local: Auditório da Câmara Municipal de Uruaçu-GO, Av.Araguaia QD 08 Lts 31 e 33 Centro-Cep 76400-000-Uruaçu-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Tira Duvidas IRPF/2014 - GOIÂNIA

Data: 19/03/2014
Horário: 09h às 12h - Carga Horária 03 horas
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Tira Dúvidas REDESIM - GOIÂNIA
Data: 19/03/2014
Horário: 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local: Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Tira Dúvidas REDESIM - CALDAS NOVAS
Data: 25 de março de 2014
Horário: 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local: Auditório da ACICAN-Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas - Rua Prof Josino Bretas n°350,  Centro Cep 75.690-000 -Caldas Novas-GO
Investimento: 05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)

 

Tira Dúvidas IRPF/2014 - ANÁPOLIS

Data: 26/03/2014
Horário: 09h às 12h - Carga Horária 03 horas
Local: Auditório da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 - Anápolis-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

SPED/FISCAL - Curso de Escrita Fiscal (Direto no Validador SPED FISCAL ICMS/IPI – Visão teórica e  prática de como escriturar os documentos corretamente para não cair na malha fina - GOIÂNIA

Data: 28 de março de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local:  Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 100,00 (Cem reais)

 

Tira Dúvidas IRPF/2014 - IPORÁ
Data: 28/03/2014
Horário: 19h30m às 22h- Carga Horária 03 horas
Local: Auditório da Câmara Municipal de Iporá, Rua São José Nº 01 Iporá-GO Cep-76200-000
Investimento: 5kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Tira Dúvidas REDESIM - CATALÃO
Data: 10/04/2014
Horário: 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local: Asssociação Comercial e Industrial de Catalão-ACIC-CDL,aV.Raulina F.Paschoal,nº2773 Centro-CEP 75.701-480-Catalão-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)