Versão Web    Recomendar
topo.jpg
edicao08.jpg
fotopresidente.jpg

A informação à serviço de todos

Desde o início de nossa gestão usamos este canal como ponte entre o CRC-GO e o profissional contábil. Buscamos manter esta comunicação com a classe visando dar continuidade ao trabalho que aqui realizamos. E por meio deste Informativo levamos ao profissional as informações mais relevantes inerentes ao segmento.

Sabendo da necessidade de estarmos sempre informados e do acompanhamento das principais notícias do setor, abordaremos nesta Palavra do Presidente três assuntos importantes que circularam nas mídias.

Muito tem se falado das alterações da Medida Provisória 627, que muda a tributação sobre lucros das empresas obtidos no exterior. O texto da MP, que deve ser votado ainda nesta semana, fixa em oito anos o prazo para que as companhias recolham o imposto. No primeiro ano, elas terão de recolher 12,5% do lucro. Originalmente, a Medida previa prazo de cinco anos e alíquota de 25% no primeiro ano. Mas as multinacionais reclamaram tanto com o governo quanto com o Congresso. Isso demonstra que com uma classe unida e coesa é possível ajustarmos os critérios à nossa realidade.

Outro assunto de merecedor destaque é a quinta revisão da Lei das Micro e Pequenas Empresas, que estabelece novas regras para adesão ao Supersimples.

Uma das novidades que serão apreciadas na tramitação da matéria é o aumento de 20%, de R$ 3,6 milhões para R$ 4,2 milhões – no limite de faturamento anual – hoje para ingresso no Supersimples, cuja vantagem é a redução da carga tributária em cerca de 40%.

Em a Palavra do Presidente da edição passada, esclarecemos alguns pontos do eSocial. Porém, no decorrer da semana a Receita Federal realizou a alteração dos prazos e afirmou que é possível alterar o período inicial sem prejudicar as diversas integrações do sistema, como guias de recolhimento, substituição das obrigações atuais, unificação dos procedimentos. Com isso, a mudança no cronograma que fora noticiado anteriormente irá afetar todas as empresas, alterando para que as empresas do Lucro Real iniciem a transmissão do eSocial a partir do mês de outubro de 2014, substituindo as guias de recolhimento a partir de janeiro de 2015. Todas as empresas menores passarão a ter que informar o eSocial apenas em janeiro de 2015. Não consideramos essa mudança um adiamento, mas sim o resultado de um debate com a sociedade para finalizar a elaboração e publicar o ato normativo que vai instituir o eSocial no âmbito de todos os órgãos participantes.

Uma classe bem informada é rica em argumentação. Nosso maior objetivo com este meio de comunicação é atualizar o profissional com notícias semanais que pretendem enriquecer e atualizar o conhecimento da classe contábil goiana.


Boa leitura!


Elione Cipriano da Silva
Presidente do CRC-GO


titulo-008-001.png

info08-001.png


O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, e o conselheiro, diretor de Planejamento e Transparência, Einstein Almeida Ferreira Paniago, receberam na manhã do dia 17 de março a Comissão de Direito Empresarial da OAB-GO, representada pelo presidente Marco Túlio Elias Alves, que atua como advogado empresarial e falimentar, e a advogada Sheila Chagas Rufino, para tratar sobre o estudo acerca da necessidade de criação de varas empresariais especializadas em Goiânia e Câmaras Privadas no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
Leia mais

Leia mais


titulo-008-002.png

info08-002.png


Ainda na tarde do dia 17 de março, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, juntamente com o vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização, Wagner Felipe Filho, esteve reunido com os coordenadores do Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás (Gefe-GO), José Humberto Corrêa de Miranda, Lucirene Ferreira Santana e o auditor fiscal estadual, Orismar Parreira, para discutir sobre a impacto social dos trabalhos de formação em Educação Fiscal e Contabilidade, além da necessidade de um Observatório Social atuante.


Leia mais


titulo-008-003.png

info08-003.png

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) esteve presente no dia 18 de março, no II Congresso Goiano de Municípios promovido pela Associação Goiana de Municípios (AGM). O evento seguiu até o dia 20 de março no Centro de Convenções, em Goiânia. Com o tema “Boas Práticas para Melhoria na Gestão”, o evento promoveu palestras, salas temáticas com simpósios, debates e apresentações sobre temas diversos que visam a eficiência de gestão e resultados favoráveis para um público seleto de prefeitos, vices, vereadores, secretários e técnicos municipais que atuam em setores jurídicos, tributários, administrativos, financeiros, dentre outros.


info08-004.png

Leia mais


titulo-008-004.png


info08-005.png


Membros do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e do Sindicato dos Contabilistas no Estado de Goiás (SCESGO) estiveram reunidos no dia 18 de março para tratarem de questões referentes ao fortalecimento e às causas relacionadas a categoria contábil.


Leia mais


titulo-008-005.png

info08-006.png


Após o curso sobre Imposto de Renda Pessoa Física 2014, ministrado no dia 14 de março, pelo vice-presidente administrativo do Conselho, Edson Bento, foi a vez do CRC-GO realizar no dia 19 de março a Palestra Tira Dúvidas IRPF, ministrada pelo supervisor da Receita Federal em Goiânia, Jorge Francisco Martins.


Leia mais


titulo-008-006.png

info08-007.png


Aconteceu no dia 19 de março, no auditório do CRC-GO, mais um Tira Dúvidas REDESIM. O programa promovido pelo CRC-GO e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) tem o objetivo de manter os profissionais atualizados e sempre bem informados sobre o Sistema Integrado REDESIM, o qual já percorreu várias cidades do Estado.


Leia mais

 

titulo-008-007.png


info08-008.png


Membros do conselho diretor do CRC-GO, entre eles o presidente Elione Cipriano, e os vice-presidentes Administrativo, Edson Bento; de Controle Interno, Maria Luzia Rodrigues; de Ética, Disciplina e Fiscalização, Wagner Felipe Filho; de Registro, Rangel Francisco, registraram presença, no dia 21 de março, na solenidade de posse da nova diretoria do CRC-MG, presidida pelo contador Marco Aurélio Cunha de Almeida, eleita para o biênio 2014/2015 e dos conselheiros eleitos para o mandato de 2014/2017.


Leia mais


titulo-008-008.png

info08-009.png


O Conselho Federal de Contabilidade e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis informam, com pesar, sobre o falecimento ocorrido no último domingo (23/3/2014) do Professor Hugo Rocha Braga, ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (Gestão 1990-1991) e ex-conselheiro Federal (Gestão 2004-2007).

Neste momento de dor, as palavras pouco confortam, mas ficam eternamente as memórias e as infindáveis recordações do Contador Hugo Rocha Braga, que foi um dos maiores nomes da Contabilidade brasileira nas últimas décadas.

Aos familiares os nossos sinceros desejos de que Deus conforte seus corações.


Subtitulo_Noticias-01.png

Receita adia para outubro o temido eSocial
A Receita Federal cedeu aos pedidos das empresas e adiou novamente a implantação do programa de Escrituração Fiscal Digital Social (eSocial), que estava prevista para junho.

Leia mais


Obrigatoriedade do SPED Contábil a partir de 2014 para as empresas do Lucro Presumido distribuidoras
Perfeita união entre a inteligência fiscal e a valorização da contabilidade.

Leia mais


Imposto de Renda: 7 deduções que pouca gente conhece
Mensalidade da escola e gastos com consultas médicas são deduções conhecidas no Imposto de Renda, mas há algumas outras menos usadas, como cirurgias plásticas, massagens e dentaduras.

Leia mais


Fisco reabre prazo do parcelamento das coligadas
Os contribuintes que optaram por usar créditos decorrentes de prejuízo fiscal e de base negativa da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) para compensar dívidas inscritas no parcelamento especial para controladas e coligadas no exterior têm até o dia 16 de junho para regularizar sua situação.

Leia mais


STJ mantém penhora de contribuinte no Refis
Os contribuintes que aderiram ao Refis da Crise devem continuar com bens e dinheiro bloqueados nos processos de execução que corriam antes da entrada no parcelamento.

Leia mais


Vem aí o Simples Trabalhista
Em até dois meses, o governo vai lançar uma espécie de Simples Trabalhista para micro e pequenas empresas (MPEs).

Leia mais


Governo fecha acordo em MP de imposto sobre lucro no exterior
Após semanas de negociação com o setor privado e o Congresso, o governo conseguiu ontem um acordo sobre a Medida Provisória (MP) 627, que muda a tributação sobre lucros das empresas obtidos no exterior.

Leia mais


Normas tributárias viram livro de 41 mil páginas e 7,5 toneladas
O advogado mineiro Vinicios Leoncio, 54, planeja colocar hoje em frente ao Congresso, em Brasília, um livro de sua autoria sobre a legislação tributária brasileira. É uma publicação de peso: tem 7,5 toneladas.

Leia mais


Governo não vê risco à votação do Simples até maio
A votação está marcada para o dia 29 de abril "ou no mais tardar até 6 de maio", segundo Afif

Leia mais



Subtitulo_cursos-01.png

Tira Dúvidas IRPF/2014 - ANÁPOLIS

Data: 26/03/2014
Horário: 09h às 12h - Carga Horária 03 horas
Local: Auditório da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 - Anápolis-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)


SPED/FISCAL - Curso de Escrita Fiscal (Direto no Validador SPED FISCAL ICMS/IPI – Visão teórica e prática de como escriturar os documentos corretamente para não cair na malha fina - GOIÂNIA

Data: 28 de março de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 100,00 (Cem reais)


Tira Dúvidas IRPF/2014 - IPORÁ
Data: 28/03/2014
Horário: 19h30m às 22h- Carga Horária 03 horas
Local: Auditório da Câmara Municipal de Iporá, Rua São José Nº 01 Iporá-GO Cep-76200-000
Investimento: 5kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)


Tira Dúvidas REDESIM - CATALÃO
Data: 10/04/2014
Horário: 19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local: Asssociação Comercial e Industrial de Catalão-ACIC-CDL,aV.Raulina F.Paschoal,nº2773 Centro-CEP 75.701-480-Catalão-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)


Curso- Recolhimento do INSS na Construção Civil - CALDAS NOVAS
Data
14 de Abril de 2014, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Auditório da ACICAN-Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas - Rua Prof Josino Bretas n°350, Centro Cep 75.690-000 -Caldas Novas-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)


Curso de Formação de Gestores de RH - GOIÂNIA
Data 16 abril de 2014, das 8h30min às 17h30min - Carga horária:8h
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento R$ 100,00 (cem reais)



rodape.jpg



Esta mensagem foi enviada para (o email do destinatário aparecerá aqui) por crcgo@crcgo.org.br
Rua 107 nº 151 SETOR SUL 74085-060 Goiânia GO Brasil

Recomendar    Editar subscrição    Remover
!printbutton