Elas ganharam espaço! A maioria masculina já não é tão maioria como antes...


Hoje quero me dirigir especialmente às mulheres contabilistas do Estado de Goiás. Em uma profissão onde os homens são maioria, é preciso parabenizar as contabilistas pelo trabalho prestado com tamanha eficiência, responsabilidade e dedicação, esta última característica essencialmente feminina.

No Brasil, a participação da mulher no mercado de trabalho iniciou-se apenas no final do século XX, ainda nas atividades agrícolas, passando ao trabalho nas pequenas empresas manufatureiras e comerciais. Em seguida, tal participação foi reduzida no início da industrialização e urbanização, sendo retomada de forma mais intensa a partir da década de 80.

A crescente participação da mulher no mercado de trabalho também é observada na Ciência Contábil. E já nesta segunda década do século XXI, a maioria masculina já não é tão maioria como antes: atualmente, as mulheres representam mais de 41% dos profissionais da contabilidade em plena atividade.

Por isso, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) promoverá no dia 16 de maio, o IX Fórum da Mulher Contabilista. Com o tema Empreendedorismo na Era Digital, o objetivo do evento é discutir a valorização da mulher dentro de uma profissão cada vez mais exigente e inserida num contexto tecnológico que está sempre em avanço.

A programação segue das 8 às 18 horas, no Buffet Imperial, em Goiânia, com as palestrantes Deb Xavier, Denise Nascimento Silva, Maria Julia Costa, Patrícia Machado de Souza, Fátima Lopes e, ainda, o palestrante Fábio da Silva e Almeida. Eles abordarão assuntos como o empreendedorismo feminino, eSocial, a autoestima feminina e o Talk Show Ser mulher - A vista do ponto: mulher, mãe e profissional.

O IX Fórum da Mulher Contabilista reflete a atenção do CRC-GO à contribuição do desenvolvimento tecnológico-cultural e empreendedor da contabilista no nosso Estado. A programação completa pode ser conferida no site do conselho .

 

 

Elione Cipriano da Silva
Presidente do CRC-GO



Em comemoração ao Dia do Trabalho, na quinta-feira, 1º de maio, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO) estará fechado. E excepcionalmente na sexta-feira, o CRC-GO desligará o servidor central de suas instalações, em decorrência do acréscimo de um aparelho de ar condicionado no departamento de informática, e não funcionará também na sexta-feira, dia 02, já que não conseguirá oferecer os serviços de rotina à população. As atividades do CRC-GO voltam à normalidade na segunda-feira, dia 05.





O Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), com o apoio do CRC-GO, realizou no dia 22 de abril, a Comemoração ao Dia do Contabilista, no auditório Ademir Rodrigues dos Anjos. Na ocasião, foram ministrados curso e palestra sobre Oratória, com o tema O Segredo para vencer o medo de falar em público e CRC Jovem – Liderança aos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, Pedagogia e Direito da instituição, com os profissionais Jean Jardim e Silvana Aparecida Carneiro.


Leia mais





O vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização do CRC-GO, Wagner Felipe Filho, foi convidado pelo Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc) para ministrar palestra sobre conduta profissional e rotinas de escritório no último dia 23 de abril, em comemoração ao dia do Contabilista.

 

Leia mais








Em solenidade realizada no dia 23 de abril, no auditório Alcedino Gomes Barbosa, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, 23 contabilistas receberam a carteira profissional e agora estão habilitados para o exercício da profissão.

A entrega foi feita pelo presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, e os vice-presidentes Administrativo, Edson Bento dos Santos, de Registro, Rangel Francisco Pinto e de Desenvolvimento Profissional, Marciel Augusto Raimundo Lima.




Leia mais






Visando reconhecer os trabalhos prestados à classe contábil e os benefícios que os mesmos proporcionaram aos profissionais contabilistas, durante sessão plenária ocorrida no dia 24 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) homenageou dois de seus ex-presidentes, Liviel Floresta e Alexandre Francisco e Silva.




Leia mais



A recente implantação do Exame de Suficiência aos recém-formados em Contabilidade é motivo de grande discussão no meio acadêmico. E para orientar seus alunos, o Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Unidesc), pediu orientação ao CRC-GO. No dia 24 de abril, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, ministrou palestra aos discentes de contabilidade com o tema Exame de Suficiência: rumos e perfil do profissional contábil.


Leia mais




O CRC-GO marcou o dia 25 de abril com uma série de palestras em comemoração ao Dia do Profissional de Contabilidade. Mais de 100 contabilistas estiveram presentes nas palestras sobre eSocial, de José Alfredo do Prado Júnior e Sensibilizando para Mudanças: Maximizando Potenciais e Talentos, de Paulo Bento, no período da manhã.





Leia mais







No último sábado, dia 26, o Parque Areião o foi o escolhido para receber a 1ª Caminhada de Contabilidade de Goiás, promovida pelo CRC-GO. Cerca de 80 contabilistas e conselheiros deram duas voltas no parque com a supervisão dos profissionais da Unimed Goiânia, que também realizaram teste de glicemia e pressão arterial.





Leia mais





A “Relevância do planejamento tributário dentro das empresas” foi tema principal do VI Congresso Aphonsiano de Contabilidade (VI Conacon), ministrado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Raimundo Lima.

O evento aconteceu no último dia 27, no cineteatro das Faculdades Aphonsiano de Trindade, e contou, mais uma vez, com o apoio do Conselho.

Leia mais

 






O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, se reuniu na manhã desta segunda-feira, 28, com o presidente da Juceg, Alexandre Caixeta para tratar da implantação do Projeto Integrar nas prefeituras goianas.

 

Leia mais

 


Abertura de empresas em Aparecida de Goiânia será realizada obrigatoriamente pela internet a partir do dia 5
A partir do dia 5 de maio, a consulta de viabilidade para abertura de empresas na cidade de Aparecida de Goiânia deverá ser realizada obrigatoriamente por meio da REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. A cidade de Aparecida será a primeira do estado a implantar o novo sistema disponível no site da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). A novidade que beneficia diretamente a todos os empreendedores da região será lançada em evento que será realizado no dia 5 de maio, às 17h, na sede da Aciag – Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia.

Leia mais


Juceg abre canal de relacionamento no Facebook
Para estar mais próximo dos contadores e empresários, a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) disponibiliza no Facebook informações essenciais para quem necessita abrir uma empresa no estado de Goiás. “Além de divulgarmos inovações da Junta Comercial, a rede social permite que tenhamos contato direto com o nosso cliente que nunca fica sem resposta”, afirma o presidente da Juceg, Alexandre Caixeta. 

Leia mais


Celg e Saneago atendem no Vapt Vupt Empresarial
Os usuários de registro mercantil podem comparecer ao Vapt Vupt Empresarial para resolver qualquer demanda relacionada à prestação de serviços de energia elétrica ou fornecimento de água. A Celg e a Saneago atendem na unidade localizada no setor Oeste, em Goiânia, desde o início do ano. A medida garante mais comodidade ao cliente da Juceg. Segue o endereço do Vatp Vupt Empresarial: Rua João de Abreu, 116 - Edifício Euro Working Concept, Setor Oeste, em Goiânia.


Leia mais


Reabertura do Refis: o país inteiro ganhará com isso
O Sistema Fenacon aguarda, do Governo Federal, a sanção da MP 627/2013. A matéria foi aprovada no último dia 15 e contempla a emenda de autoria do senador Paulo Bauer (PSDB/SC) que reabre o Refis da Crise (leis 11.941/09 e 12.249/10) para dívidas que venceram até 30 de junho de 2013. O parcelamento em andamento incorporou dívidas existentes até 2008.


Leia mais


Câmara pode aprovar em maio créditos tributários para empresas exportadoras
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar até 14 de maio o Projeto de Lei 6530/09, do Senado, que propõe mudanças na legislação tributária para introduzir o princípio da não cumulatividade em tributos que incidem sobre a indústria e empresas exportadoras (IPI e contribuições ao PIS/Pasep e Cofins).


Leia mais


 

Fim da substituição tributária para MPEs
O Plenário do Senado aprovou ontem o PLS 323/2010, que alivia a carga tributária das microempresas e empresas de pequeno porte, e estabelece limite ao poder dos estados de adotar a substituição tributária - mecanismo de arrecadação que obriga o contribuinte a pagar antecipadamente imposto devido por seus clientes ao longo da cadeia de comercialização.


Leia mais

 

Projeto pode ampliar número de categorias incluídas no Supersimples
Pelo projeto, o único critério para que uma empresa seja enquadrada no Supersimples passa a ser o faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano.


Leia mais

Simples: votação vai para dia 6
Foi adiada para a próxima terça-feira (6), na Câmara dos Deputados, a votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 221, que atualiza a Lei do Simples Nacional - ou Supersimples (LC 123/06).


Leia mais


Contribuinte encontra mais informações no site Sefaz
A Secretaria da Fazenda ampliou em seu site www.sefaz.go.gov.br as informações aos contribuintes nas seções Perguntas/Respostas e Consultas/Pareceres, na área de atuação Receita Estadual, na página inicial. No fim do ano passado, a primeira seção tinha 749 perguntas/respostas e em abril foram incluídos mais 180 itens totalizando 929. Os pareceres começaram a ser publicados no início de abril e já somam 305.


Leia mais


Código do Contribuinte vigora integralmente

O Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte no Estado de Goiás, em vigor desde a semana passada, dia 23 deste mês, traz mudanças que foram aprovadas pela Assembleia Legislativa e sancionadas pelo governador Marconi Perillo. Entre as mudanças está a ampliação do prazo para a realização dos procedimentos de fiscalização pelo fisco.

 

Leia mais

 

Micros são as que mais avançam em serviços
A expansão do número de pequenas e médias empresas no setor de serviços tem contrapartida no segmento de franquias. No ano passado, as microfranquias, negócios focados principalmente em serviços e com investimentos abaixo de R$ 80 mil, apresentaram índice de crescimento três vezes superior ao do mercado de franquias em geral, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).


Leia mais


Receita libera IR sobre desapropriação

Com base em uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em recurso repetitivo, a Receita Federal reformou seu entendimento e reconheceu que não incide Imposto de Renda (IR) sobre os valores pagos a título de indenização decorrente de desapropriação por utilidade pública ou interesse social.


Leia mais



 

Iº Simpósio de Perícia Contábil de Goiás - GOIÂNIA
Data: 05 e 06/06/2014
Estudantes 30,00 (Trinta reais)
Profissionais e Outros 100,00 (Cem reais)