O conhecimento a serviço do profissional

 

Temos levado aos profissionais goianos, durante todo este mês, informações do Programa de Incentivo à Regularidade Fiscal, o REGULARIZA, que vão desde o lançamento até as informações pontuais sobre o funcionamento do programa.

Com a aproximação do dia 30, prazo final para obtenção dos maiores descontos, vale lembrar a importância do profissional contábil para a divulgação junto aos seus clientes das vantagens de aderir ao programa, sobretudo, porque somos nós o principal elo entre o Fisco e a classe empresarial que, não raro, desconhece os trâmites legais e burocráticos do meio fiscal.

A regularização é de grande valia para o contribuinte, visto que a inadimplência se torna bastante onerosa para sua empresa à medida que limita sua competitividade e a ampliação de mercados. E, de certa forma, a condição irregular de nossos clientes traz alguns prejuízos para o bom andamento de nossos trabalhos.

Com algumas novidades em relação a programas anteriores de redução de débitos, como a remissão de débitos e aproveitamento de crédito acumulado, o REGULARIZA é bastante atraente, oferecendo descontos reais e prazos de parcelamento dilatados o que certamente é uma ocasião favorável para a classe produtiva de nosso Estado.

Falando em oportunidade, temos um cenário bastante favorável para a classe contábil com a aproximação das eleições presidenciais, para o governo do Estado, deputados e senadores, com a normatização, mediante Resolução 23.406/14, imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que exige a assinatura de profissional contábil na prestação de contas eleitorais. Diante disto, firmamos parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para juntos levarmos as informações necessárias aos profissionais e representantes legais dos partidos, assunto que trataremos com mais profundidade nos informativos que seguirão.

E sobre a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, nesta semana, dia 29, teremos uma palestra sobre Administração Judicial em Falências e Recuperação de Empresas para Contabilistas. O objetivo da palestra é apresentar ao contador um exercício da categoria que é pouco explorado, o de auxiliar o Judiciário de acordo com a Lei 11.101/05, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária. E nesta área o contador pode obter ganhos consideráveis. A nossa intenção é divulgar essa outra possibilidade da carreira contábil juntamente à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento acontece na sede do CRC-GO, às 19 horas. O investimento da palestra é 5 kg de alimentos não perecíveis e as inscrições podem ser feitas no nosso site: www.crcgo.org.br.

Uma função que necessita de constante aprimoramento, a Perícia Contábil vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de Contabilidade. O perito contador, contratado pelas partes ou indicado pelo juiz para fazer laudos sobre um determinado caso, é essencial para a solução de litígios na Justiça. Pensando no aprimoramento do profissional contabilista que atua nesta área, o CRC-GO irá realizar nos dias 5 e 6 de junho o I Simpósio de Perícia Contábil no Estado de Goiás, com o tema O Contador e a Prova Pericial no Poder Judiciário. Participe!






O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, esteve na abertura do I Congresso Acadêmico da Faculdade FIBRA, em Anápolis, que aconteceu no dia 21 de maio, no espaço Lune Eventos. O congresso abordou, de 21 a 23 de maio, temas relacionados aos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Farmácia, Administração e Ciências Contábeis, por meio de palestras, minicursos e debates.

Elione destaca que “a evolução humana está justamente na evolução do conhecimento, que se recicla, se soma, se modifica, mas nunca acaba”, apontando que eventos semelhantes é a iniciativa da qualidade e excelência acadêmica, com vistas às consequências do exercício profissional.






Os assuntos eSocial e SPED Fiscal foram temas da palestra Inteligência Fiscal – Reestruturando o DP das empresas em Itapuranga e Iporá, nos dias 21 e 22 de maio, ministrada por José Luiz Fondacaro.

 

Leia mais






O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) entregou nesta segunda-feira, dia 26, quase uma tonelada de alimentos não perecíveis às instituições Educandário Espírita Casa do Caminho e Centro Espírita Raio de Luz.


Leia mais









O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, esteve ontem, 27, em Anápolis, juntamente com o delegado fiscal do Estado, Jânio Lúcio Lamounier, Oribaldo Ribeiro, representando a prefeitura municipal, e Alessandro Rodrigues Polonial, conselheiro do CRC-GO para apresentar o programa Regulariza, da Sefaz, a um público de contabilistas e empresários do município.

 

Leia mais




O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Elione Cipriano, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 27, os presidentes das Comissões de Direito Tributário e de Direito Empresarial da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO), Thiago Miranda e Frederico Pinheiro.

 

Leia mais





A Receita Federal permite que qualquer contribuinte emita procuração eletrônica, mesmo que não possua certificado digital, para uso por um procurador certificado junto ao e-CAC.

Leia mais





Visando construir um relacionamento mais próximo com o profissional contabilista, o CRC-GO retomou suas atividades no Facebook. Com atualizações diárias, a entidade de classe está usando este canal para levar informações relevantes à classe, entre elas, cursos, palestras e eventos realizados pela Instituição.

Curta a página e fique por dentro das novidades da classe contábil.





Esta obra foi escrita de acordo com as normas contábeis emanadas das IFRS/CPC, em linha com as modificações introduzidas na Lei Societária Brasileira (Lei nº 6.404/76), pelas Leis nº 11.638/07 e nº 11.941/09, no processo de harmonização com as normas internacionais de contabilidade produzidas pelo IASB.
A metodologia do livro contempla exposição teórica, exemplos práticos, casos programados para estudo e suas resoluções. O texto, além de apresentar temas que contribuem para conhecimento da teoria contábil, tem a finalidade de permitir a elaboração das demonstrações contábeis, ainda em forma introdutória, incluindo o balanço patrimonial e as demonstrações do resultado, do resultado abrangente e das mutações do patrimônio líquido.
Este volume integra um conjunto de quatro livros de contabilidade em IFRS/CPC, abordando os temas das normas internacionais de contabilidade em sequência e por grau crescente de complexidade. Este primeiro livro, projetado para o 1O ano dos Cursos de Ciências Contábeis, pode ser usado também nos Cursos de Administração e de Economia e contempla os seguintes principais temas:
• Panorama da adoção das IFRS no mundo.
• Metodologia contábil, com enfoque nos conceitos emanados das IFRS/CPC para ativo, passivo, patrimônio líquido, receitas e despesas.
• Critérios gerais de avaliação e classificação das contas patrimoniais e de resultado.
• Aspectos societários das contas do patrimônio líquido.
• Reconhecimento de receitas.
• Contratos de construção.
• Apresentação das demonstrações contábeis.
Livro-texto para o primeiro ano dos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Economia.


Aprovada MP que prorroga Refis da Crise
Originalmente, a medida apenas permitia às empresas do programa Inovar-Auto importar softwares sem similar nacional. Esse ponto permanece no texto aprovado.


Leia mais


Agenda tributária deve ser retomada só no ano que vem

Existe uma agenda tributária que, para especialistas, poderia ser realizada em etapas no curto prazo, mas é atrapalhada pelas eleições. Para os profissionais e até para representantes dos estados, mudanças no sistema seriam importantes neste momento porque ajudaria no crescimento econômico, cujo ritmo está fraco.


Leia mais

 

CFC publica edital do EQT
Os contadores que pretendem seguir a carreira de auditor independente podem começar a se preparar para o Exame de Qualificação Técnica de 2014. O Conselho Federal de Contabilidade publicou o edital do 14º processo de avaliação que possibilita o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e habilita os profissionais para a atuação no mercado de valores mobiliários, financeiro e de seguros privados.


Leia mais

 

Recuperação Judicial: Ferramenta contra falência
Micro e pequenas empresas podem contar com uma medida para evitar a falência e reorganizar os negócios. Advogado falimentar explica os benefícios do recurso para o empresário se recuperar de uma crise econômico-financeira


Leia mais


 

Abertas inscrições para Exame de Suficiência 2/2014
Já estão abertas as inscrições para segunda edição de 2014 do Exame de Suficiência para Bacharel em Ciências Contábeis e de Técnico em Contabilidade. O prazo segue até o dia 26 de junho e as provas serão aplicadas no dia 14 de setembro, em todos os Estados e no Distrito Federal.


Leia mais

 

Ministro do Trabalho estende prazo do eSocial
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, apresentou novo cronograma para a implantação do eSocial, em evento realizado no dia 21 de maio, pela Fenacon. Segundo o ministro, após o fechamento do layout, que deverá durar perto de três meses, o Grupo de Trabalho e o Comitê de Gestor terão seis meses para trabalhar na proposta.

Leia mais


Governo estuda mudar jornada de trabalho

Ministro Gilberto Carvalho afirma que mudanças nas regras trabalhistas que poderão permitir contratações com carga horária flexível não serão definidas "de cima para baixo" e o assunto ainda está em discussão.

Leia mais


Prazo para entregar declaração anual do MEI termina neste sábado (31)
Esta é a última semana para que os microempreendedores individuais (MEIs) do Brasil efetuem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), já que o prazo se encerra neste sábado (31). Os 4 milhões de MEIs do país devem declarar o faturamento do ano anterior para evitar o pagamento de multas e a perda de benefícios comoaposentadoria, auxílio doença e licença maternidade.

Leia mais


Profissionais da contabilidade e advogados são imprescindíveis na Prestação contas eleitorais
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia aprovou, no dia 15 de maio, a Resolução n.º 23 que dispõe sobre a indispensabilidade da constituição de profissional da contabilidade e de advogado nos processos de prestação de contas eleitorais de candidatos e de partidos políticos, no âmbito da Justiça Eleitoral de Rondônia.

 

Leia mais


Carta aos presidenciáveis terá participação de contadores
Documento, que será proposto por diversas entidades, terá participação do Conselho Federal de Contabilidade. Simplificação do sistema tributário é um dos principais pontos

 

Leia mais


 

Palestra-Administração Judicial em Falências e Recuperação de Empresas para Contadores - GOIÂNIA
Data 29/05/2014
Horário19h às 22h - Carga Horária 03 horas
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Iº Simpósio de Perícia Contábil de Goiás - GOIÂNIA
Data: 05 e 06/06/2014
Estudantes 30,00 (Trinta reais)
Profissionais e Outros 100,00 (Cem reais)