Parcerias que nos permitem grandes avanços


O contador é tão importante para a abertura e a formalização do negócio, quanto para a continuidade das atividades. E a parceria que temos com a Junta Comercial de Goiás nos permite mais que aproximação entre as entidades, mas também menos burocracia nos trâmites de documentação. Com a modernização dos sistemas e implantação da informatização, nossas ações ganham mais agilidade e o resultado disso é que facilitamos ao empresariado o acesso aos serviços da Junta.

A REDESIM, por exemplo, – sistema que possibilita a abertura de empresas por meio da internet – foi um esforço mútuo do Conselho e da Junta. Levamos informações sobre o programa aos quatro cantos do Estado. Agora o sistema já é realidade em Aparecida de Goiânia, e cidades como Goiânia e Anápolis se preparam para a sua implantação. Até o final deste mês, outros 10 municípios de Goiás também receberão a REDESIM, que além de integrar todos os órgãos de registro mercantil na internet, viabilizará a integração nacional de todas as informações contidas em cada banco de dados das juntas comerciais. A expectativa é que o sistema também ajude a agilizar o fechamento de empresas em todos os órgãos, processo que é dificultado pelo cumprimento de várias exigências.

E avançar para garantir mais qualidade técnica às atividades desempenhadas pelos seus servidores e sofisticar os aparatos tecnológicos para dar mais segurança aos documentos armazenados nos arquivos são metas traçadas e cumpridas por esta Junta goiana.

Com o lançamento do Sistema de Indicadores, o Estado sai à frente mais uma vez. O sistema, pioneiro no País, permite pesquisa e geração de dados, colocando não somente a Juceg, mas Goiás em um novo patamar de geração de índices que embasam seu processo de crescimento econômico. Esses dados fundamentam análises e pesquisas socioeconômicas, acadêmicas, mercadológicas, entre outros usos. Eles apontam, por exemplo, quais empresas, de quais segmentos estão se instalando nos municípios goianos.

Não tenho dúvidas de que esta iniciativa será exemplo para outros estados, assim como o Drive Thru, que vai proporcionar ganho tempo tanto para os empresários como para os contabilistas. Agora a pessoa não precisa nem sair do carro. Imaginem só. Basta trazer os documentos e pegar o número do protocolo para acompanhar o andamento do processo pela internet e retirar os papéis em uma das nove unidades sugeridas do Vapt-Vupt em Goiânia, onde temos o funcionamento da Junta.

Os trabalhos não param por aí. Com os recentes avanços, o processo de abertura de uma empresa na Juceg já pode ser feito em apenas 24 horas, quando toda documentação é entregue no Vapt Vupt Empresarial do Setor Oeste. E a partir do segundo semestre de 2014, também não será mais necessário encaminhar três vias da documentação para abertura de empresas em Goiás. Com o VIA ÚNICA o cliente só precisa trazer uma via do processo protocolado para análise, aprovação e arquivamento na Junta Comercial.

Chega ao fim o procedimento comum de três vias e deslocamento mais de uma vez à Junta para trazer e buscar documentos.

As parcerias com a Juceg não acabam por aí. Sensibilizado com as demandas dos municípios do entorno do Distrito Federal e reinvindicações da classe contábil da região, estivemos trabalhando conjuntamente para atender empresários e profissionais ali instalados. O resultado é que até o final deste ano iremos ter acesso às instalações do Vapt-Vupt Empresarial em Luziânia, tudo graças também a uma parceria com o prefeito da cidade, Cristóvão Tormin.

A classe contábil está satisfeita com tais iniciativas e se coloca ao dispor da Juceg para o que for necessário para melhorar ainda mais os processos. Acredito sempre a união dos conhecimentos e das experiências é que nos leva a uma gestão de resultado, estamos no caminho.




No início de junho, representantes de empresários e da classe contábil de Luziânia estiveram reunidos com o CRC-GO e a Juceg para tratarem sobre o funcionamento do posto da Junta naquela cidade. Sensibilizados com a demanda de solicitações do entorno do Distrito Federal, ontem, 17 de junho, foi a vez dos presidentes Elione Cipriano (CRC-GO) e Alexandre Caixeta (Juceg) irem até o município para firmarem uma parceria com o prefeito Cristóvão Tormin, onde acertaram a instalação de uma unidade do Vapt-Vupt Empresarial até o final deste ano.


Leia mais






As informações e esclarecimentos do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal de Empresas (Regulariza) foram levadas às cidades de Porangatu, Goianésia e Anápolis, nos dias 11, 13 e 16 de junho.
Nesta segunda etapa, os contribuintes inscritos na dívida ativa até dezembro de 2007 terão desconto de 99% de juros e multas, e de 69% na correção monetária no pagamento à vista até o dia 30 de junho. Para os devedores de ICMS até dezembro de 2013, o prazo estende-se até 3 de julho com descontos de 100% dos juros e multas, e 50% da correção monetária.


Leia mais






O CRC-GO, em parceria com a Consulcamp, realizou no dia 13 de junho, na Associação Comercial de Rio Verde (Acirv), uma palestra sobre eSocial, ministrada pelo coordenador da Área de Especialidades Tributárias da Consulcamp, Rodrigo Romanato. O evento, que durou mais de 4 horas, reuniu um público formado por mais de 50 pessoas, em sua maioria, contabilistas da cidade.


Leia mais






O empresariado goiano e os contadores podem contar, a partir de agora, com o serviço Drive Thru da Junta Comercial de Goiás (Juceg), com o objetivo de entregar os documentos necessários para a abertura de uma empresa sem ao menos sair do carro. Para utilizar o serviço, o usuário deve entregar os documentos, pegar o número de protocolo e ainda escolher, por meio da numeração, em qual das nove unidades disponibilizadas do Vapt Vupt da capital ele poderá pegar o processo.

Leia mais






Pela primeira vez, o Conselho Regional de Economia (Corecon) de Goiás estará representado no Conselho Administrativo Tributário (CAT) da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O escolhido pela entidade e nomeado pelo governador foi economista e contador Nivaldo José Mendes, que visitou, no dia 12 de junho, o secretário José Taveira para tratar detalhes da posse. Com ele estavam o presidente do Conselho, Antônio Eurípedes de Lima e o ex-coordenador da OVG, Afrêni Gonçalves, que foi o autor da lei de inclusão dos contadores e economistas no Conselho.

Leia mais






A Junta Comercial de Goiás (Juceg) lançou no último dia 11 de junho o Sistema de Indicadores que permite a consulta e geração de dados do número de empresas abertas a partir de 2013 por atividade jurídica, municípios e setor econômico. Pioneiro no País, o novo sistema coloca não somente a Juceg, mas o estado de Goiás em um novo patamar de geração de índices que embasam seu processo de crescimento econômico. Esses dados fundamentam análises e pesquisas socioeconômicas, acadêmicas, mercadológicas, além de matérias jornalísticas, entre outros usos. Eles apontam, por exemplo, quais empresas, de quais segmentos estão se instalando nos municípios do Estado, além de informar o tipo societário, se é composto por pessoa jurídica ou física, além da porcentagem de empresas abertas por homens e mulheres. Numa segunda fase, mais informações serão disponibilizadas, como quantidade de sócios e filiais da empresa.

 

Leia mais






O vice-presidente administrativo do CRC-GO, Edson Bento, esteve reunido no dia 11 de junho com o superintendente e a gerente especial de análise de projetos da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC), Benedito Laureano e Régina das Graças Moreira, e o presidente do Conselho Regional de Economia de Goiás (Corecon), que também é superintendente de suprimentos e logística da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Antônio Eurípedes de Lima, para tratar sobre a divulgação das informações do programa Produzir.

 

Leia mais




A busca por um bom padrão proposto pelo governo de Goiás ao transferir a gestão dos hospitais estaduais para Organizações Sociais (OS’s) pode ser constatado em avaliação proposta pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e realizada pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). Dois anos e três meses após a transferência do Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) para a OS Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), ele recebeu, no dia 11 de junho, a certificação de qualidade e excelência, e se tornou o primeiro hospital da Região Centro-Oeste a obter a referida classificação e ser acreditado no nível 1.

 

Leia mais




Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os profissionais contábeis do interior do Estado, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, o vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização, Wagner Felipe Filho, e o coordenador de fiscalização, Louis de Oliveira e Silva, se reuniram em Ipameri no dia 10 de junho com a delegada do Conselho, Clenice Cesário Troncha e contabilistas do município para tratarem sobre diversos assuntos inerentes à contabilidade, entre eles o aviltamento de honorários praticados por alguns profissionais.

 

Leia mais


Cresce número de empresas ativas no Brasil
De 2007 a 2012, o número de empresas ativas no Brasil cresceu 4,8%, bem acima da média de 1,1% verificada nos países membros do G7, mas abaixo dos...


Leia mais


Investimentos em petróleo e gás podem crescer durante Copa
Para Cícero Alencar, sócio da RSM Brasil, em 2014 a Copa terá reflexos positivos na criação de empresas...


Leia mais


Novo relatório divulgado pelo CFC é disponibilizado
A Vice-presidência Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – que tem a responsabilidade, entre outras, de elaborar, analisar e emitir as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs)...


Leia mais


Trabalho voluntário de contadores é incentivado por CRC-DF
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRD-DF), Sandra Batista, e a procuradora-geral do Ministério Público...


Leia mais



Em 2015, estabelecimentos industriais e atacadistas devem digitalizar documentos para Sped Fiscal
A partir de janeiro de 2015, os estabelecimentos industriais e os atacadistas deverão informar seus estoques e produção por meio digital ao Sped Fiscal...

Leia mais


Exames do CFC já estão com inscrições abertas
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está com inscrições abertas para os dois exames que realiza: o Exame de Suficiência, aplicado semestralmente, e o Exame de Qualificação Técnica (EQT)...

Leia mais