Um semestre de conquistas à classe contábil

Quando assumimos esta diretoria, dissemos que “nunca é demais dizer que precisamos lutar incansavelmente para tornar a classe contábil goiana cada vez mais forte e valorizada”. E foi exatamente isso que fizemos neste primeiro semestre de gestão.

Ao longo destes seis meses buscamos preparar o profissional contábil através da Educação Continuada e autovalorização para que pudesse desfrutar do bom momento que vive a Contabilidade e suas atribuições.
Inúmeros cursos, palestras e seminários fizeram parte das ações que alcançaram não apenas os profissionais instalados na capital, mas fomos até aqueles que exercem suas atividades no interior do Estado. E ainda nestas cidades nos reunimos com a classe para discutirmos suas necessidades, desejos, problemas e vivências, visando maior proximidade e integração com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás.

Vimos novos nichos de mercado surgirem com a atuação do contabilista na administração judicial, conforme prevê o artigo 21 da Lei 11.101/2005, sobre Legislação Falimentar que expressa preferência aos advogados, economistas, administradores de empresas, contadores ou pessoa jurídica especializada. Ainda, por meio da Resolução nº 23.406, publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tivemos a exigência do profissional de contabilidade em todas as fases da prestação de contas eleitorais. O art. 33, §4º da Resolução assegura que “O candidato e o profissional da contabilidade responsável deverão assinar a prestação de contas, sendo obrigatória a constituição de advogado”.


Nossas parcerias e atuação constante junto aos diversos entes da sociedade, sobretudo junto às entidades de relacionamento, entre elas Junta Comercial, Secretaria de Estado da Fazenda, Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Agência Goiana de Municípios, Associação Comercial Industrial e de Serviços, Federação do Comércio, Federação da Indústria, Federação da Agricultura/Senar nos trouxeram a possibilidade de darmos grandes passos rumo ao reconhecimento da classe contábil e do trabalho da categoria para o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado. Atingimos nosso objetivo e muitas de nossas propostas foram atendidas.

Porém, é sempre bom lançarmos mão da constante atualização para estarmos aptos a embarcar no trem da modernidade, que já traz consigo uma parafernália tecnológica que devemos desvendar e converter em aliada para o exercício profissional cada vez mais eficaz e digno de reconhecimento e valorização.
Almejamos novas e importantes ações para o segundo semestre. Já desenvolvemos uma rica agenda de eventos. Em agosto teremos o I Seminário Regional de Contabilidade Rural, em Itaberaí, dia 13, o I Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis e o IX Encontro de Estudantes, dia 22, além dos encontros regionais.

Se nós contabilistas hoje alcançamos o respeito profissional, foi graças à atuação incansável de homens e mulheres que se empenharam em demonstrar a importância do profissional contábil para o crescimento consistente e duradouro das organizações e da sociedade.

Elione Cipriano da Silva
Presidente do CRC-GO





Uma parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, órgão ligado à Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, irá proporcionar a realização do I Seminário Regional de Contabilidade Rural, em Itaberaí, no dia 13 de agosto, no Sindicato Rural da cidade.

Leia Mais





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) compareceu no dia 17 de julho a um evento em Itumbiara, no interior do estado, onde foi divulgado oficialmente o projeto do governo federal denominado eSocial. Os órgãos que coordenam o eSocial, como a Caixa Econômica Federal, o Ministério do Trabalho, a Previdência Social, e a Receita Federal do Brasil também estiveram presentes.
O evento em Itumbiara ocorreu com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Itumbiara (ACII), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itumbiara (CDL), a faculdade ULBRA, e a Associação de Contabilistas de Itumbiara e Região Sul.

Leia Mais






Em reunião, no dia 15 de julho, com o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), José Taveira, o presidente e o vice-presidente administrativo do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva e Edson Bento, colocaram em pauta algumas reivindicações referentes à profissão contábil.


Leia mais


 

Durante evento no dia 14 de julho em um restaurante de Goiânia, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano, se encontrou com representantes de entidades empresariais e de registro de empresas para tratar de projetos que têm impulsionado a agilidade de processos e a quebra da burocracia.
Estiveram presentes no encontro o diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Paulo César Zumpano, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Pedro Alves, o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) Alexandre Caixeta, além do chefe de gabinete Gilberto de Castro (Juceg), o conselheiro do CRC-GO Júlio César Carlos, e o superintendente executivo da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio (SIC), Rafael Lousa.


Leia mais



 

A abertura de empresas em Goiás ficou mais simples e acessível desde o dia 14 de julho quando tornou-se obrigatória a apresentação de apenas uma via do ato de registro mercantil. Com o novo sistema, o procedimento de registro de atos empresariais vai ficou mais ágil e seguro. Até então, o usuário fazia uso de três vias e precisava se deslocar mais de uma vez à Junta Comercial para levar e buscar documentos. Com o Via Única, ele agora vai se dirigir à JUCEG apenas para dar a entrada no processo, podendo consultar a aprovação e efetuar a retirada do documento através de download pelo portal de serviços.

Leia mais



A contínua mudança no quadro de funcionários de uma empresa não é vista de forma positiva, de acordo com especialistas na área. Uma matéria veiculada no jornal O Popular, e que teve a contribuição do presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano, mostra que os pequenos e médios empresários estão preocupados com a alta rotatividade no mercado de trabalho.
Na matéria, o presidente Elione Cipriano revela que o prejuízo gerado vale tanto para o empregado como para o empregador, este último que, por sua vez, tem custos com treinamentos e aprendizagem dos processos.

 

Leia mais



A exigência do profissional de contabilidade em todas as fases da prestação de contas eleitorais consta do art. 33, §4º da Resolução número 23.406 das Eleições de 2014, publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 27 de fevereiro deste ano.
Visando levar informações sobre a mudança com a nova resolução do TSE e suas consequências, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goiás (OAB-GO), promoveu no dia 10 de julho o primeiro Seminário Estadual de Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais, na sede do CRC-GO.

Leia mais


Economistas reduzem projeção de crescimento do PIB a 0,97%
Economistas de instituições financeiras passaram a ver expansão econômica no Brasil abaixo de 1 por cento neste ano após novos sinais de fraqueza, ao mesmo tempo em que melhoraram ligeiramente a perspectiva


Leia mais

Empresas perdem 2.600 horas por ano com burocracia
Quase metade dos empresários (42%) apontam a alta carga tributária como principal entrave para o crescimento, de acordo com uma enquete realizada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo
 

Leia mais

Serviços vão pagar menos tributos em 2015
O próximo ano contemplará os pequenos negócios de serviços no País com a redução da carga tributária, porque poderão aderir ao regime fiscal do Super Simples

Leia mais

Redução tributária pode ser boa
A redução da carga de impostos com a entrada de algumas categorias no Supersimples pode ser considerável, destaca o contador e delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), em Sorocaba


Leia mais


Super Simples pode provocar novas discussões na Justiça
Especialistas avaliam que se o texto atual do projeto de lei Super Simples for sancionado pela Presidência da República sem quaisquer modificações, pode gerar discussões judiciais

Leia mais

Melhor artigo da Revista Brasileira de Contabilidade em 2013 receberá Prêmio
O Prêmio Olivio Koliver, que tem por objetivo fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil, irá premiar, nos próximos meses, o melhor artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade

Leia mais

Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs passa por revisão
O Manual de Contabilidade do Sistema CFC/CRCs, instrumento de uniformização e padronização dos procedimentos orçamentário, financeiro e contábil dos Conselhos de Contabilidade, está em processo de revisão e atualização

 

Leia Mais


Auditoria Interna já é uma realidade para as organizações brasileiras
Ao longo dos últimos anos a área de Auditoria Interna vem conquistando mais importância como uma ferramenta para avaliação e a mitigação de riscos e para o aperfeiçoamento das operações das organizações

Leia Mais

Pesquisa aponta vácuo de conhecimento profissional sobre eSocial
Com a participação de 838 contadores, levantamento também indica baixo investimento em TI Embora cerca de 80% dos profissionais contábeis já tenham se deparado de alguma forma com o eSocial


Leia mais