O investimento em parcerias garante a visibilidade da classe contábil

 

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) vive um momento importante ao estabelecer novas parcerias com demais entidades no Estado. A ação fortalece a classe contábil, colaborando para que a sociedade esteja mais participativa nas decisões que impactam diariamente a rotina do cidadão, e principalmente a do contabilista.

Em julho, o CRC-GO firmou acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para a concretização da contabilidade no segmento, permitindo o esclarecimento ao empreendedor rural sobre a importância de um trabalho conjunto entre o contabilista e o produtor rural.

Outra ocasião de relevância é a luta engajada do CRC-GO, e demais parceiros do setor produtivo, como Acieg, Fieg, e Fecomércio, no desenvolvimento de atividades que permitem o crescimento das micro e pequenas empresas, sem que estas sofram o peso de cargas tributárias, por muitas vezes comprometedoras ao futuro do micro empreendedor, como frisa a lei de substituição tributária, fato este que pode ser observado pela importância da edição do projeto de Lei número 389/2014, que tem como objetivo limitar as hipóteses de substituição tributária relativas ao ICMS, em relação ao recolhimento único do Simples Nacional, vedando a possibilidade de exigência de obrigações acessórias adicionais.

Vale ressaltar, ainda, a participação de diversas áreas de atuação da contabilidade, em um contexto econômico e social vivenciado atualmente, como a prestação de contas eleitorais para a campanha de 2014 e o vínculo da atuação contábil no meio falimentar. Outro fator foi a participação do CRC-GO em uma reunião com o Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas-GO), com a finalidade de discutir o “Projeto Contribuinte do Futuro”, que visa zerar a alíquota do ICMS em Goiás para empresas com faturamento de até R$ 360 mil/ano.

A contabilidade tem ganhado o seu espaço merecido, mostrando à sociedade a importância da participação do contabilista em diversas vertentes vividas pela população. Este é o resultado de uma voz ativa, com maior representatividade, autonomia e combate a burocracia.

O desenvolvimento profissional tem sido uma das ações promovidas pelo CRC-GO que não cessam. Além do Seminário de Contabilidade Rural, em Itaberaí, que acontece em parceria com o Senar no dia 13 de agosto, o CRC-GO irá realizar no dia 22 de agosto o I Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis de Goiás e o IX Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis de Goiás. Acreditamos que assumir o compromisso de levar adiante a profissão na área da contabilidade exige esforço desde o período de estudante. A dinâmica das informações contábeis devido às mudanças na legislação nos obriga a estarmos em constante aperfeiçoamento. Ainda em agosto teremos também uma palestra, em parceria com a Juceg, que abordará como é formada a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Em setembro e outubro realizaremos os encontros regionais pelo interior do Estado, que passarão por Goiatuba, Pires do Rio, Ceres, Jataí e Trindade.

Por ser uma profissão dinâmica, o que nos impulsiona é superar desafios, pois os resultados são sempre gratificantes.




A Juceg lançou um novo procedimento para requerimento de autenticação de livros. Agora, depois de requerer a autenticação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) - no site da Receita Federal - e anexar o arquivo com a contabilidade da empresa, o usuário deve apresentar à Junta Comercial o comprovante do pagamento, do requerimento de autenticação e do recibo de entrega.  Para obtenção do serviço, o usuário deve pagar DARE no valor de 43 reais.


Leia Mais





Pensando na qualificação do contabilista e no comprometimento com o bom exercício da profissão, o CRC-GO realizou na manhã do dia 5 de agosto o curso de Escrituração Fiscal – Capacitação Básica e Fundamental ministrado pelo contador e consultor Pedro Roberto Silva Pinto. Segundo ele, dada a quantidade de legislação que deve ser acompanhada pela área contábil e a atualização constante do profissional, o curso se torna imprescindível para o bom desempenho das ações dos contabilista. “Por se tratar de uma área de alto risco nas empresas, em que está diretamente ligada ao fluxo de caixa, o profissional deve estar preparado e o conhecimento faz com que ele se sobressaia no trabalho”, assegura.

 

Leia Mais






Representantes de entidades do setor produtivo, juntamente com o governador de Goiás, Marconi Perillo, se reuniram no dia 4 de agosto no auditório da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), para tratar do projeto de lei número 389/2014, que tem como objetivo limitar as hipóteses de substituição tributária relativas ao ICMS, em relação ao recolhimento único do Simples Nacional, vedando a possibilidade de exigência de obrigações acessórias adicionais.
O relator do projeto, deputado federal Valdivino José de Oliveira, destacou a necessidade de se discutir uma ação que incentive as micro e pequenas empresas a produzirem mais, sem o peso da substituição tributária.


Leia mais





Durante a 9ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas (Femep), que aconteceu no dia 1º de agosto, ações da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC-GO) e da Junta Comercial de Goiás (Juceg) foram colocadas em destaque pelo assistente da Secretaria Nacional das Micro e Pequenas Empresas, Marcelo Pacheco Barros, que na ocasião representou o ministro Afif Domingos. Ele ministrou palestra sobre Universalização do Simples e também apontou dados significativos da economia goiana, entre eles que Goiás apresenta um crescimento na abertura de empresas acima da média nacional.

O encontro ocorreu durante a 10ª edição da Feira do Empreendedor, no Centro de Convenções em Goiânia. O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, e os conselheiros Júlio Cesar Carlos e Mario Wilson Oliveira de Aguiar, estiveram presentes na reunião e acompanharam a apresentação realizada pelo representante do ministro. “Vivenciamos um momento importante para o desenvolvimento das atividades dos micro e pequenos negócios. O empresário está tendo maior facilidade não apenas no gerenciamento, mas também nas atividades do dia a dia com a redução tributária, incentivos e menos burocracia”, afirma o presidente do CRC-GO.

Leia mais




 

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, se reuniu no dia 31 de julho, com a diretoria do Observatório Social de Goiânia, a vice-presidente de Controle Social do Observatório, Josenilda Ribeiro, o vice-presidente de Controle Administrativo e Financeiro do Observatório, Júlio César Carlos, além do coordenador do Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás (Gefe-GO), José Humberto Corrêa de Miranda. Na oportunidade, o presidente analisou as demandas da organização sem fins lucrativos.

 

Leia mais




O Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas-GO) realizou na manhã do dia 31 de julho uma reunião com representantes da classe contábil para tratar do “Projeto Contribuinte do Futuro”, o qual visa zerar a alíquota do ICMS em Goiás para empresas com faturamento de até R$ 360 mil/ano e transformar o micro e pequeno empresário, por meio de técnicas e capacitação, em médio e grande porte. O projeto é uma proposta a ser apresentada ao governo goiano semelhante ao modelo já praticado no Paraná.

 

Leia mais



O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva, se reuniu na sede do Conselho, no dia 29 de julho, com os coordenadores e subcoordenadores das Comissões do CRC-GO. Estiveram presentes no encontro a Ouvidoria CRC-GO, a Comissão das Jovens Lideranças Contábeis de Goiás, a Comissão de Projetos Sociais do CRC Solidário e o Comitê de Estudos Relacionados a Perícia Contábil.

Leia mais





A parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), órgão ligado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), foi tema de entrevista concedida pelo presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, para o jornalista Libório Santos, no dia 28 de julho. A conversa focou a realização de encontros regionais no interior do Estado que abordarão a “Contabilidade Rural”. Os seminários, resultados da parceria entre as duas entidades, têm início em Itaberaí, no dia 13/08, e seguem para outras cidades como Itumbiara, com data prevista para dia 15/10, Rio Verde, 12/11 e Jataí, 26/11.

 

CLIQUE AQUI e ouça entrevista sobre Contabilidade Rural.

 

Leia mais



Receita muda Novamente regra DCTF
Através da Instrução Normativa RFB 1.484/2014, a Receita Federal do Brasil novamente veio alterar as regras para apresentação da DCTF. As constantes alterações nas regras deste demonstrativo tem trazido muita confusão aos contribuintes.

Leia mais


Maioria das empresas ainda desconhece a Lei do Bem
A chamada Lei do Bem (11.196 de 2005) já está em vigor há quase dez anos, mas ainda é pouco usada pelos empresários brasileiros como um incentivo fiscal em investimentos para inovação. Segundo especialistas, e até para o próprio governo, fatores para isso são desconhecimento da lei e insegurança jurídica.
Leia mais


Amanhã é o Dia D
O projeto de lei que atualiza o Simples Nacional será sancionado amanhã (6 de agosto) pela presidente Dilma Rousseff em cerimônia no Palácio do Planalto. Resultado de um amplo acordo entre o governo federal, estados, municípios e o Congresso Nacional, o projeto dá o sinal verde para a entrada de mais de 140 atividades ligadas à área de serviços no regime tributário voltado às micro e pequenas empresas.

Leia mais


Não assinar carteira de trabalhador doméstico vai render multa
O tempo está correndo para quem tem empregados domésticos e ainda não assinou a carteira de trabalho. Na próxima quinta-feira, 7 de agosto, começa a fiscalização (e as multas) do Ministério do Trabalho para patrões que, além de não regularizarem a relação de trabalho, descumprirem obrigações como limite de carga horária ou pagamento de 13º salário.

Leia mais


Reforma tributária é prioridade de candidatos
Já está diminuindo, vai diminuir ou não aumentará a alta carga tributária do Brasil, uma das maiores do mundo que hoje está na casa dos 37,5% do Produto Interno Bruno (PIB), a soma das riquezas produzidas no País.
Leia mais


Simples Nacional deve ser sancionada sem vetos nos pontos essenciais
O projeto de lei que universaliza o Simples Nacional deve ser sancionado sem vetos nos pontos essenciais, afirmou nesta quarta-feira o ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência.
Leia mais


Alta carga tributária pode prejudicar o Dia dos Pais

Os preços de produtos como eletroeletrônicos e perfumes, que em geral pesam mais no bolso do consumidor, principalmente quando são importados, podem restringir a compra de presentes no Dia dos Pais
Leia mais

 


I Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis e IX Encontro de Estudantes
Data: 22 de Agosto de 2014, das 8h às 18h
Local: Sede do CRC-GO - Rua 107 nº 151 Setor Sul - Goiânia - GO
Investimento: 05 Kg de alimentos não perecíveis


Curso Planejamento Tributário-Conceitual e Prático
Data: 28 de Agosto de 2014, das 8h30 às 17:30hs-Carga horária:8hs
Local: Sala de Treinamento do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul - Goiânia - GO
Investimento: R$ 100,00 (cem reais)