A conquista da classe também é nossa conquista


Com vistas de valorizar a classe contábil, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás tem dado ênfase em formar novas parcerias visando realizar seminários, cursos e palestras que promovam o desenvolvimento profissional e que acompanhem as constantes atualizações nas Leis que são vitais na rotina do contabilista.

O I Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis e o IX Encontro de Estudantes de Ciências Contábeis, que acontece no próximo dia 22 de agosto,  valerão como oportunidade de reunir grandes profissionais que têm o objetivo de avaliar o processo de aprimoramento da contabilidade nos últimos anos, além de discutir a qualidade do ensino, as tendências da profissão e apontar quais são as principais demandas atuais no dia-a-dia do profissional de contabilidade.

O crescimento da contabilidade nos últimos anos se deu pela aproximação do profissional contábil com a classe acadêmica. A presença do Conselho Regional de Contabilidade neste momento é determinante para o sucesso dessa interação. A garantia da valorização da classe contábil também se dá pela participação de coordenadores e professores na exposição dos desafios mais recentes do educador, em parceria com as ações realizadas pelas classes representantes.

Ciente de que os alunos do curso de Ciências Contábeis são o futuro da profissão no Estado, o Conselho se vê pronto e à disposição para qualquer esclarecimento referente às ações de registro, fiscalização e promoção da educação continuada, que porventura os estudantes de contabilidade possam ter.

Essa interação com a juventude contábil não se faz interessante apenas aos alunos, como também para o próprio Conselho. É a chance de uma intensa troca de experiências em um ambiente onde o contabilista precisa estar preparado para qualquer demanda estabelecida pela sociedade em geral.

Exemplo dessa aproximação são as colações de grau às quais o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás tem participado com extrema satisfação. Somente nesta semana, duas instituições de ensino de Goiás (Faculdade Padrão e Cesuc) convidaram o CRC-GO para fazer parte desse momento de vitória e regozijo da parte dos novos bacharéis em ciências contábeis e de suas famílias.

Sentimos que fazemos parte dessa conquista e frisamos a importância de mantermos a união com os novos profissionais de contabilidade. São homens e mulheres que têm o apoio do CRC-GO para o processo de defesa da classe contábil em todas as suas instâncias. 





O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, esteve presente no dia 18 de agosto no programa “Momento Sindilojas”, na PUC TV, ao lado da apresentadora Lila Nascimento. O diretor da Associação de Jovens Empresários de Goiás, Rafael de Almeida, também foi convidado para participar do programa.
O tema central desta edição, que vai ao ar nesta quarta-feira, às 23h com reprise no próximo sábado, às 23h30 na PUC TV (sintonize 24UHF ou 22NET), é a Nova Lei Geral do Simples e a carga tributária. Com a sanção pela presidente Dilma Rousseff da Lei Complementar 147/2014, o Simples Nacional foi universalizado, ao mesmo tempo em que alterou a Lei 123/2006. Além da TV o programa será exibido pela internet no site da PUC e reproduzido no site do Sindilojas.

Leia Mais





Por iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, o presidente e o vice-presidente administrativo, Elione Cipriano da Silva e Edson Bento, estiveram reunidos na manhã do dia 15 de agosto com representantes de entidades do segmento contábil para tratar da Lei de Responsabilidade Solidária Contabilista (Lei n° 17.519/11) que altera o Código Tributário do Estado de Goiás (Lei n° 11.651/91). A alteração do código trata da responsabilização do contabilista junto ao contribuinte que, por seus atos e omissões, concorram à prática de infração e legislação tributária. Essa responsabilização do contabilista se dará no caso de dolo ou fraude, apurada mediante o devido processo legal.

Leia Mais





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), por meio da Comissão Jovens Lideranças Contábeis, realizou no dia 14 de agosto uma palestra para mais de 100 alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc). Estiveram presentes o vice-presidente administrativo do CRC-GO, Edson Bento dos Santos, e o vice-presidente de registro do CRC-GO, Rangel Francisco Pinto.


Leia mais






Marcando o início de uma série de quatro eventos, o município de Itaberaí recebeu na quarta-feira (13) o 1º Seminário de Contabilidade Rural, resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). O objetivo foi reunir contabilistas, profissionais de recursos humanos, acadêmicos de ciências contábeis e empresários do agronegócio para aperfeiçoarem conhecimento acerca da Atividade Rural – Pessoa Física e Pessoa Jurídica.


Leia mais




IBC-Br cai 1,48% em junho e fecha 2º tri com recuo de 1,20%
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 1,48 por cento em junho sobre maio, fechando o segundo trimestre deste ano com queda de 1,20 por cento e indicando que a economia brasileira pode ter entrado em recessão no primeiro semestre do ano.
Leia mais


Aplicativo da Receita facilita consulta de atos tributários
Um novo aplicativo para usuários de tablets e smartphones, que facilita e torna mais rápida a pesquisa de atos tributários e aduaneiros, está disponível para aplicativos que rodam com os sistemas Android e iOS. Batizado de Normas, o aplicativo oferece uma interface adaptada para consulta dos textos.
Leia mais


Quem ganha menos paga mais impostos

Os mais pobres são os que mais pagam impostos no Brasil. É o que comprova estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação)
Leia mais


Parcelamento da Lei nº 12.996/2014 - complexidade prejudica adesão
Profissionais e contribuintes correm contra o tempo, para não perder o prazo de adesão ao Refis autorizado pela Lei nº 12.996/2014, mas este não é o único desafio. O prazo para ingressar nesto parcelamento e também pagamento a vista vence no próximo dia 25/08
Leia mais

 


I Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis e IX Encontro de Estudantes
Data: 22 de Agosto de 2014, das 8h às 18h
Local: Sede do CRC-GO - Rua 107 nº 151 Setor Sul - Goiânia - GO
Investimento: 05 Kg de alimentos não perecíveis


Palestra: Classificação Nacional de Atividades Econômicas- CNAE
Data:
27 de Agosto de 2014
Local: Auditório CRC-GO
Investimento: Doação de 01 brinquedo

 

Curso Planejamento Tributário-Conceitual e Prático
Data: 28 de Agosto de 2014, das 8h30 às 17:30hs-Carga horária:8hs
Local: Sala de Treinamento do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul - Goiânia - GO
Investimento: R$ 100,00 (cem reais)


IV Seminário Goiano de Regulação

Data: 01 de Setembro de 2014
Horário: das 08h às 12h
Investimento: Alimento não perecível

 

ENCONTROS REGIONAIS 2014

05/09 - GOIATUBA - Auditório da FAFICH – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba - Rodovia GO 320 KM 01 – Jardim Santa Paula – Goiatuba-GO


12/09 - PIRES DO RIO - Salão de Eventos da OAB – Subseção de Pires do Rio - Rua Coronel João Rincon, nº 55, Centro - Pires do Rio-GO

 

19/09 - CERES - ACICER – Associação Comercial Industrial de Ceres e Rialma - Av. Brasil nº 703 Centro – Ceres-GO


03/10 - JATAI - Auditório da ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jataí - Rua José Manoel Vilela nº 483 Centro  - Jatai-GO


10/10 - TRINDADE - Cine Teatro Aphonsiano -  Avenida Manoel Monteiro nº 55 Bairro Santuário - Trindade-GO