Parcerias que são chaves para a desburocratização


O sucesso dos Encontros Regionais de Contabilidade de Goiás tem refletido o esforço da classe contábil em participar de um evento que até o fim de sua edição, terá percorrido cinco cidades goianas. O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás teve a satisfação de levar o Encontro às cidades de Goiatuba e Pires do Rio.

O próximo município a sediar o evento será Ceres, no 11º Encontro de Contabilidade do Norte e Nordeste Goiano, a ser realizado no dia 19 de setembro. Entraremos no mês de outubro com mais participações, na cidade de Jataí, dia 03/10, e finalizando com Trindade, no dia 10/10. O CRC-GO preza pela participação ativa de toda a classe contábil para esse momento de troca de experiências e debates sobre os novos desafios do contabilista.

Em nossa gestão, temos tido a satisfação de firmar muitas parcerias com entidades classistas, instituições, associações e demais segmentos. Entre os nossos parceiros, está a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). As atividades realizadas pela Juceg impactam de forma direta e positiva a classe contábil. Um dos acontecimentos mais recentes foi a queda da exigência das certidões negativas nas Juntas Comerciais de todo País. Esta foi uma medida estabelecida por meio das Instruções Normativas 25 e 26 do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, e tem a finalidade de tornar mais simples o ato de registro nas Juntas Comerciais.

São vantagens que beneficiam tanto o empresário quanto o contabilista. Em um país onde o fechamento de uma empresa torna-se uma peregrinação para o usuário, que por sua vez sofre inevitavelmente com a burocracia, a medida surge em um momento oportuno em que as certidões não serão mais obrigatórias em ações de extinção, incorporação, transferência de controle ou desmembramento. Caso haja um débito tributário nas empresas que se encerram, os sócios ficarão responsabilizados pelo processo.

A redução de custos para os empreendedores e a facilitação do trabalho para o profissional de contabilidade são os eixos diferenciais a partir dessa ação, que se concretizou por meio da nova norma baseada na Lei 147/2014. Em breve, a operação deve se estender para todo o Brasil, e o CRC-GO se coloca mais uma vez à disposição da Juceg e de toda a classe contábil, para que em todas as instâncias, possamos auxiliar na operação das novas atividades que surgirem.




A qualidade do ensino, as tendências da profissão e os principais desafios atuais dos cursos de Ciências Contábeis foram os principais assuntos que estiveram na pauta do IX Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, que aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).

O conselheiro do CRC-GO, Júlio César Carlos, participou do evento e apontou a relevância da aproximação entre o CFC e as demais instituições para contribuir com a formação profissional dos contadores brasileiros, além de conhecer de perto a realidade das Instituições de Educação Superior que ministram o curso de Ciências Contábeis.


Leia mais





O Conselho Federal de Contabilidade realizou no domingo (14/09), em todo o País, a segunda edição de 2014 do Exame de Suficiência. Na ocasião cerca de 47 mil candidatos, entre bacharéis e técnicos em contabilidade, realizaram a prova para obtenção do registro profissional, documento necessário para a atuação profissional na área contábil. Sua exigência foi instituída pela Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010.


Leia mais








A cidade de Pires do Rio foi a segunda a sediar os Encontros Regionais de Contabilidade de Goiás, evento que acontece a cada dois anos, promovido pelo CRC-GO. Na oportunidade, realizou no dia 12 de setembro o 8º Encontro de Contabilidade do Sudeste Goiano, que reuniu mais de 60 contabilistas. Com o objetivo de aproximar os profissionais da região, o encontro trouxe à tona temas relevantes para a sociedade, como os procedimentos do eSocial, os impactos da Lei 12.973/2014 na apuração de tributos, a contabilidade e a tomada de decisão, e o empreendedorismo.


Leia mais






O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO) realizou, na noite de 11 de setembro, a solenidade de posse dos novos membros do plenário e diretoria para o biênio 2014/2016, realizada na Mansão Cristal, no Jardim Goiás, em Goiânia. Na ocasião, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, prestigiou a solenidade de posse e reforçou a parceria com a entidade de classe. “Não tenho dúvidas que o profissional odontólogo em Goiás tem recebido merecido atendimento e defesa da parte do Conselho de Odontologia, tendo em vista que o cumprimento de sua atividade merece total apoio e incentivo”, disse Elione ao presidente do CROGO, Jean-Jacques Rodrigues.


Leia mais






O Código de Defesa do Consumidor completou no último dia 11 de setembro 24 anos de existência. Autoridades e representantes dos segmentos bancário, empresarial e entidades classistas se reuniram na manhã da quinta-feira, na sede do Procon-Goiânia para comemorar a legislação. O vice-presidente de ética, disciplina e fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Wagner Felipe Filho, esteve no evento e ressaltou a importância dos contabilistas estarem atentos às normas de fiscalização e código de ética, bem como a legislação que envolve o contratante/contratado, uma vez que este profissional atua como prestador de serviços e o seu produto é o seu trabalho. “É muito importante que todos tenham um exemplar do CDC, conheçam os seus artigos e exija o seu cumprimento”, aconselha Wagner.


Leia mais





O vice-presidente administrativo do CRC-GO, Edson Bento dos Santos, esteve na tarde do dia 10 de setembro, no Paço Municipal participando da segunda audiência pública para discutir o novo Código de Parcelamento do Solo do Município, que cria regras para os loteamentos abertos e fechados, urbanos e rurais na capital. O documento será discutido em uma terceira audiência pública e depois enviado à Câmara Municipal para apreciação.


Leia mais


Desde o dia 11 de setembro, as empresas estão dispensadas de apresentar nas juntas comerciais certidões negativas de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas.  Com isso, elas passam a pedir a baixa de seus registros e inscrições imediatamente após o encerramento das suas operações. Caso sejam identificados débitos tributários nas empresas encerradas, os sócios serão responsabilizados como já previsto na regra atual.


Leia mais


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) abriu o cadastramento dos Fundos municipais, estaduais e distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo é atualizar a lista de fundos aptos a receber as doações efetuadas pelos contribuintes por meio da Declaração Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. Os contribuintes podem doar até 6% do imposto sobre a renda apurada na declaração.


Leia mais


A Secretaria da Fazenda registrou crescimento de quase 5% no número de notas fiscais eletrônicas (NF-e) emitidas de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos oito primeiros meses de 2014 foram emitidas 64,2 milhões de notas contra 61,2 milhões do ano anterior.


Leia mais


Atividade fraca no Brasil contamina expectativas para 2015

A forte desaceleração da economia brasileira neste ano surpreendeu economistas e vem contaminando ainda mais as expectativas de crescimento para 2015, mas a perspectiva de aumento ainda maior dos preços administrados evitará que o crescimento lento se traduza em menos inflação.


Leia mais


Metade das empresas está inadimplente, diz Serasa

Das 7 milhões de empresas operando no país, 3,5 milhões estavam com alguma dívida em atraso durante o mês de julho, segundo a Serasa Experian. O número é recorde desde que o registro começou em 2012, quando 2,99 milhões de empresas estavam nessa situação.

 

Leia mais


"Saída" do Simples pode ter mudança

O governo federal prepara um estudo que visa tornar mais "suave" a saída de uma empresa do chamado Supersimples para o Lucro Presumido, regime mais complexo e com maior carga tributária. Na opinião do ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, essa é uma das propostas que devem ser avaliadas no próximo mandato, portanto, entre 2015 e 2018.


Leia mais


ENCONTROS REGIONAIS 2014

19/09 - CERES - ACICER – Associação Comercial Industrial de Ceres e Rialma - Av. Brasil nº 703 Centro – Ceres-GO

03/10 - JATAI - Auditório da ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jataí - Rua José Manoel Vilela nº 483 Centro  - Jatai-GO

10/10 - TRINDADE - Cine Teatro Aphonsiano -  Avenida Manoel Monteiro nº 55 Bairro Santuário - Trindade-GO


Curso de Escrita Fiscal (Direto no Validador SPED FISCAL ICMS/IPI – Visão teórica e  prática de como escriturar os documentos corretamente para não cair na malha fina fiscal)


Data: 23 de setembro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 100,00 (Cem reais)

Palestra e-Social -SPED Reestruturando o DP das Empresas


Data: 29/09/2014
Horário:19h às 22h
Local: Auditório UEG (Campus Jaraguá)  Av. Diva de Freitas Rios Qd 22 Lt 04 Cep. 76.330-000 -Jaraguá-GO
Investimento: 02 kg alimentos não Perecíveis