Uma gestão que vai além das atividades de gabinete


Completamos, em setembro, nove meses de gestão. Durante este período estivemos sempre engajados em oferecer ações que melhor auxiliam a classe contábil, principalmente no que diz respeito a valorização profissional.

No que se refere às atividades de desenvolvimento profissional, foram mais de 50 cursos que atingiram quatro mil participantes, resultando em contabilistas capacitados e atualizados sobre os principais assuntos relacionados aos diversos campos de atuação da Contabilidade.

A inovação e o conhecimento desencadeiam-se muito rápido. A partir do momento em que o mundo evolui nessa lógica, precisamos avançar muitas ondas em pouco tempo. Estamos redimensionando essa questão, de que o trabalho se faz em conjunto e com o apoio de todos, e que o reconhecimento profissional só acontece em via de mão dupla, a partir do momento em que ouvimos os anseios, analisamos e atendemos às demandas.

Por essa razão, não mantivemos uma diretoria fixa, de escritório, “indoor”. Fomos além da gestão de gabinete, pensamos “fora da caixa”. Além de buscarmos diversas parcerias com outras entidades de classe e instituições ligadas a economia do Estado, promovemos assistência ao profissional instalado no interior. Estivemos em diversas cidades do interior de Goiás para ouvir os anseios da categoria.

Nesta última semana atendemos ao convite de Cristalina, município que concentra grandes propriedades agrícolas que empregam milhares de pessoas, além de uma economia que integra a industrialização da própria produção. Lá estão em torno de 100 profissionais de contabilidade e 28 escritórios contábeis, entre sociedades e empresas individuais, que atuam na cidade, onde possui uma delegacia regional do CRC-GO, que está sob a administração do delegado regional Hélio Carlos de Rezende.

Em nossa reunião, no dia 25, tivemos mais de 50 contabilistas que apresentaram suas propostas, observações, experiências... Foi um momento rico em troca de informações, além de podermos viver a descentralização das atividades do CRC-GO, que busca esta aproximação com o profissional. Pude constatar que a realidade é que, para sobreviver em um mundo em rápida mudança, o que precisamos é de ideias novas. O pensamento crítico tem sido considerado como a habilidade essencial para o sucesso, mas não é o suficiente. “Habilidades de processo” são algumas das estratégias para reformular desafios que extrapolam e transformam as informações, além de lidar com a ambiguidade de certos resultados.

Outra ação de sucesso tem sido as visitas às regiões do Estado de Goiás, por meio dos Encontros Regionais de Contabilidade, que têm proporcionado um aprendizado teórico e prático aos contabilistas. Até o momento, o CRC-GO já percorreu a região sul, ao visitar a cidade de Goiatuba e fazer um evento para as demais cidades vizinhas. Também houve presença na região Sudeste, no município de Pires do Rio, e na região Norte e Nordeste, com o Encontro realizado em Ceres. O CRC-GO ainda percorrerá as regiões sudoeste, com evento na cidade de Jataí no dia 03/10, e finalizando na região centro-oeste, com o Encontro de Contabilidade em Trindade, no próximo dia 10.

Mais uma vez, ressalto que nosso trabalho é atuar de forma parceira. Por isso contamos com a participação de cada um. E que os caminhos a serem percorridos trilhem para o bem comum: o sucesso de todos!



 

Em busca de convênio com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, e a coordenadora de desenvolvimento profissional, Marianne Mori, estiveram no dia 30 de setembro em Brasília, para se reunirem com o diretor de operações da FBC, Luiz Mateus Grimm.


Leia mais






A delegada regional do Conselho de Contabilidade de Goiás, Sinara Gomes, representou o CRC-GO em uma palestra concedida no dia 29 de setembro pelo empresário José Luiz Fondacaro, no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no campus da cidade de Jaraguá, com foco na estrutura do eSocial e o seu impacto nos departamentos pessoais das empresas do município. O palestrante já havia proferido uma apresentação sobre Fisco Digital ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).


Leia mais






A Assembleia Legislativa realizou, na noite da última segunda-feira, 29, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial para entrega de Título Honorífico de Cidadão Goiano e certificados. Por iniciativa do deputado Bruno Peixoto (PMDB), foram agraciados com o Título de Cidadão Goiano o empresário José Carlos Ribeiro e o representante comercial João Dimas Thomas. Na ocasião, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Marciel Augusto Raimundo Lima, esteve na solenidade de homenagem e parabenizou o presidente do Sindilojas Goiás, José Carlos Palma Ribeiro.


Leia mais





Para estudo de toda a classe contábil, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) publica o artigo Direito, Contabilidade e Probidade: a visão tridimensional de uma gestão pública eficiente e transparente, de autoria dos escritores Wellington de Oliveira Teixeira e Cláudia Luiz Lourenço.


Leia mais





O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, atendendo ao convite dos profissionais daquela região, realizou uma visita à classe de contabilistas do município de Cristalina no dia 25 de setembro. Durante a reunião, que contou com mais de 50 profissionais de contabilidade, o presidente do CRC-GO destacou as parcerias que vêm sendo realizadas com os órgãos estatais para aproximação e melhor atendimento ao contabilista em Cristalina e abordou, ainda, diversos assuntos, entre eles o funcionamento da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), e Corpo de Bombeiros.


Leia mais





O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Marciel Augusto Raimundo Lima, concedeu uma palestra no dia 25 de setembro, para os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Anicuns, com o foco sobre Planejamento Tributário.


Leia mais





A nova contabilidade pública, adequada às normas internacionais, foi tema de palestra ministrada no último dia 25 na Faculdade Anhanguera Educacional, em Anápolis, pelo contador do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Petrônio Pires de Paula. A ação foi uma iniciativa do CRC Jovem, o qual tem coordenação do vice-presidente de Registro do CRC-GO, Rangel Francisco Pinto.


Leia mais




No dia 24 de setembro, os integrantes do conselho diretor do CRC-GO, o presidente, Elione Cipriano da Silva, e o vice-presidente de Registro, Rangel Francisco Pinto, estiveram reunidos com os contadores Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) André Pinheiro de Magalhães, Marcelo Augusto Sabbatini Passos e Miguel Gualberto de Cerqueira Junior, para tratarem sobre uma parceria que envolve o Terceiro Setor.


Leia mais




A delegada regional do CRC-GO de Valparaíso de Goiás, Luciana Rodrigues Pereira, recebeu no dia 24 de setembro uma homenagem da Câmara de Vereadores do município em razão dos serviços prestados à sociedade.


Leia mais



O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, esteve presente no dia 24 de setembro em um encontro com os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Fibra, em Anápolis, para dar uma palestra sobre as perspectivas da profissão contábil, os desafios impostos pelo mercado atual aos profissionais recém-formados, além da função do CRC-GO na defesa dos contabilistas no Estado.


Leia mais



Crédito fotos: A. C. Volponi


O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, acompanhado do delegado de Catalão, Marcelo Cordeiro, e do conselheiro do CRC-GO Mazurckyvz Bernardes dos Santos, esteve na solenidade de posse do novo delegado da Delegacia Fiscal do Estado, Guilherme Lopes de Moraes, que aconteceu na manhã do dia 23 de setembro, na Associação Comercial e Industrial de Catalão (ACIC/CDL). O superintendente da Sefaz, Glaucus Moreira, também compareceu ao evento representando o secretário estadual da Fazenda José Taveira.


Leia mais


No dia 22 de setembro, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva e o presidente do Sindilojas, José Carlos Palma Ribeiro, estiveram reunidos com o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), José Taveira, para apresentarem o “Projeto Contribuinte do Futuro”, o qual visa zerar a alíquota do ICMS em Goiás para empresas com faturamento de até R$ 360 mil/ano e transformar o micro e pequeno empresário, por meio de técnicas e capacitação, em médio e grande porte. O projeto é uma proposta goiana semelhante ao modelo já praticado no Paraná.


Leia mais





Em referência à data: 22 de setembro, Dia do Contador, a Faculdade Padrão, de Aparecida de Goiânia, organizou o evento Contabilidade: A profissão do futuro, que reuniu acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis. Na ocasião, o vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização do CRC-GO, Wagner Felipe Filho, ministrou palestra sobre as perspectivas da profissão contábil para aproximadamente 60 participantes.


Leia mais


ENCONTROS REGIONAIS 2014

03/10 - JATAI - Auditório da ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jataí - Rua José Manoel Vilela nº 483 Centro  - Jatai-GO

10/10 - TRINDADE - Cine Teatro Aphonsiano -  Avenida Manoel Monteiro nº 55 Bairro Santuário - Trindade-GO



Curso de Escrita Fiscal (Direto no Validador SPED FISCAL ICMS/IPI
– Visão teórica e  prática de como escriturar os documentos corretamente para não cair na malha fina fiscal)


Data: 12 de novembro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 100,00 (Cem reais)