Versão Web    Recomendar    Editar subscrição    Remover !social_link_button  !printbutton
topo.jpg
edicao38.jpg
palavrapres.jpg

A responsabilidade do CRC-GO para com a gestão pública

Em mais uma oportunidade, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás ofereceu à classe contábil a possibilidade de se aprimorar no ramo profissional, em especial na contabilidade pública. O II Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, realizado na sede do CRC-GO, trouxe inovações, orientações e desenvolvimento aos contabilistas interessados neste importante setor.

A transparência da gestão pública no Brasil é um anseio de muitos e o CRC-GO não fugiu da responsabilidade de levar ao profissional contábil a importância dos resultados da contabilidade para a tomada de decisões em ações públicas. Vale ressaltar que o contabilista do setor público está intrinsicamente ligado às consequências geradas nas contas da gestão pública, e a abertura de espaço para que renomados palestrantes ministrassem conteúdo pertinente à ocasião foi de suma relevância para os bons resultados adquiridos.

A sociedade espera por um bom retorno dos impostos que são pagos aos governos, e com este aprimoramento contábil, certamente poderemos favorecer a população em todos os seus aspectos, com a boa qualidade na prestação de serviços, e na aptidão de contabilistas que valorizam os anseios do cidadão.

Temas que abordaram a quebra de paradigmas na administração pública brasileira, a concessão de diretrizes em relação às competências e habilidades profissionais, além de aspectos contemporâneos da contabilidade pública foram primordiais para o sucesso do evento.

As ações se refletem na garantia de que o CRC-GO continuará se empenhando no preparo contábil, e na realização de novas parcerias que, até o momento, já geraram 50 cursos e mais de 5 mil participantes inscritos.

Logo após o II SINCASP, embarquei para Itália com o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Marciel Augusto Lima, e os conselheiros Einstein Paniago e Mário Wilson, para cumprir compromisso de agenda, onde participamos da 19ª edição do Congresso Mundial de Contabilidade, que acontece em Roma, de 10 a 13 de novembro, e pela primeira vez em sua história, está na era digital, com material disponível online, fotos e notícias nas redes sociais e cobertura wi-fi.

O evento reúne cerca de 4 mil profissionais de 100 países e traz ideias que somam esforços comuns, como o papel do profissional contábil atuar na resolução de problemas financeiros que continuam a ter um impacto considerável na economia global, a importância do desenvolvimento profissional constante visando o aprimoramento e atendimento das expectativas das partes interessadas e ainda a necessidade de se focar na atuação da profissão com ética.

Está sendo um momento ímpar, proporcionando-nos interação e a rica troca de experiência. No próximo informativo traremos à classe goiana mais detalhes sobre os temas debatidos.


titulo-038-001.png


info-038-001.jpg

info-038-002.jpg

info-038-003.jpg

info-038-004.jpg


O controle sobre o orçamento, a valorização do patrimônio e a transparência das ações contábeis públicas foram temas do II Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SINCASP), realizado nos dias 6 e 7 de novembro no CRC-GO. O evento trouxe a Goiânia renomados palestrantes de todo País, entre eles Diogo Duarte, Rodrigo Zanzoni, Antônio Firmino Neto e o professor Jorge Lopes.


Leia mais


titulo-038-002.png


Para diminuir a incidência de erros nos documentos apresentados para abertura de empresas, a Junta Comercial de Goiás (Juceg) vai implantar, a partir da próxima terça-feira, dia 11/11, um novo procedimento para os atos constitutivos. Agora, será necessária a geração do DBE (Documento Básico de Entrada) antes da elaboração da FCN/RE (Ficha de Cadastro Nacional/Requerimento de Empresário), ou seja, os dados do *CadSinc (DBE) – Recibo e *CadSinc (DBE) – Identificador deverão ser inseridos para o preenchimento.


Leia mais


titulo-038-003.png


A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza concurso público para professor com contrato por tempo determinado. O cargo é para a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), nas áreas de Contabilidade Tributária, Prática Contábil, Seguros e Previdência.


Leia mais


titulo-038-004.png


info-038-005.png

info-038-006.png


Apesar da educação financeira começar em casa, o profissional da contabilidade pode ajudar bastante na hora de apertar os gastos, dando dicas de como gastar com segurança, poupar e economizar. Foi com este propósito que o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, se reuniu na manhã do dia 5 de novembro, com o coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRC-GO, Vilmar de Faria, o professor da UFRJ, Luiz Antônio Ochsendorf Leal, que também é conselheiro e integrante do PVCC do CRC-RJ, a superintendente do Programa Bolsa Universitária, Kellen Belucci e o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, que representou a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Carlos Sérgio Souza Pinto de Almeida Franco. O assunto prosseguiu entre o presidente e o professor Luiz Antônio por mais três dias, com a finalidade de se definir uma minuta para assinatura do convênio.


Leia mais


titulo-038-005.png

info-038-007.png


A Receita Federal do Brasil disponibilizou no dia 3 de novembro de 2014, mais uma ferramenta que auxiliará o contribuinte Pessoa Física. Trata-se do aplicativo "Rascunho IRPF”, que possibilita às pessoas físicas a elaboração do rascunho da declaração do IRPF ano calendário 2014, exercício 2015. Acredita-se que o aplicativo contribuirá de forma significativa para agilizar a prestação de contas com o Fisco.


Leia mais


titulo-038-006.png


O delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás em Cristalina, Hélio Carlos de Rezende, enviou comunicado informando que o escritório regional da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) retomou as atividades.


Leia mais


Subtitulo_Noticias-01.png

Representante do CFC faz palestra no 19º Congresso Mundial de Contabilidade
O representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb) da International Federation of Accountants (Ifac), Leonardo Silveira do Nascimento, fez palestra no 19º Congresso Mundial de Contabilidade (World Congress of Accountants – WCOA), que está sendo realizado de 10 a 13 de novembro, em Roma, Itália. Nascimento falou sobre a experiência do Brasil na área de contabilidade pública.


Leia mais

Câmara aprova PEC do Comércio Eletrônico em 1º turno

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (11), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 197/12, do Senado, que fixa novas regras para incidência do ICMS nas vendas de produtos pela internet ou por telefone. A matéria foi aprovada por 337 votos a 3, e ainda precisa ser votada em segundo turno.


Leia mais

Receita Federal estabelece tributação sobre férias e horas extras

A Receita Federal divulgou três soluções de consulta esclarecendo como devem ser tributados os valores das férias gozadas, das férias indenizadas, do terço de férias e das horas extras. As explicações foram publicadas no Diário Oficial da União - DOU do dia 6 de novembro.


Leia mais


Empresa pode ser punida em até 20% do faturamento

A Lei Anticorrupção Empresarial (nº 12.846) foi debatida ontem pelos advogados Daltro Borges, Hanna Mtanios e Luciano Hanna na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). A legislação está em vigor desde fevereiro de 2014 e as infrações cometidas por empresas já são passíveis de punição.


Leia mais


Subtitulo_cursos-01.png


Palestra: Bloco K no Sped Fiscal e a ECF (escrituração contábil fiscal – antiga EFD-IRPJ - JATAI-GO
Data:13/11/2014 das 09h ás 11hs Carga Horária 02hs
Local: FAJA-Faculdade Jataiense . Av.Perimetral nº 1075-Centro Cep 758000-001 Jataí-GO
Investimento 05 kg alimentos não Perecíveis (Exceto Sal e Fubá)

Palestra: Bloco K no Sped Fiscal e a ECF (escrituração contábil fiscal – antiga EFD-IRPJ) - GOIÂNIA/GO
Data: 14/11/2014
Horário: 14h30 às 16h30 (Carga Horária 02hs)
Local: Sede CRC-GO – Rua 107 nº 151 Setor Sul Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)


Curso Retenções Federais e INSS - IPORA/GO
Data: 14de novembro de 2014, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório da Câmara Municipal de Iporá, Rua São José Nº 01 Iporá-GO Cep-76200-000
Investimento: R$ 100,00 (cem reais)


Palestra: Bloco K no Sped Fiscal e a ECF (escrituração contábil fiscal – antiga EFD-IRPJ) - ANÁPOLIS/GO
Data: 14/11/2014
Horário: 09h ás 11h (Carga Horária 02h )
Local: Auditorio da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 – Anápolis-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

Curso de Escrita Fiscal (Direto no Validador SPED FISCAL ICMS/IPI - CRISTALINA-GO
Data: 14 de novembro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local: Auditório do Câmara Municipal de Cristalina Praça Otto Mohn Palácio José Rodrigues de Queiroz-GO, Centro CEP-73.850-000- Cristalina-GO
Investimento: 100,00 (Cem reais)



Curso de Escrita Fiscal (Direto no Validador SPED FISCAL ICMS/IPI – Visão teórica e prática de como escriturar os documentos corretamente para não cair na malha fina fiscal) - AGUAS LINDAS DE GOIÁS
Data: 18 de novembro de 2014, das 08h30m às 17h30m - Carga horária:8h
Local: Faculdade Mauá, QC 8 Lt 7a 16 S/Nº Mansões Village. Águas Lindas de Goiás-GO
Investimento: 100,00 (Cem reais)

SEMINÁRIO LEI 12.973/2014 (MP 627) - VAGAS ESGOTADAS
Data: 19 de novembrode 2014- 14:00
Carga horária: 3h30
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis

Curso e Social e Desoneração da Folha de Pagamento - ANÁPOLIS/GO
Data: 20 de novembro de 2014
Horário:08:30h ás 17:30h (Carga Horária 08 horas)
Local Auditório da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 – Anápolis-GO
Investimento:100,00 (Cem reais)

Curso Preparação para o e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento - POSSE/GO

Data: 24 de novembro de 2014, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Centro de Juventude Domingos José Valente Rua Robson Ricardo Barbosa Cep 73900-000 Posse-GO
Investimento: R$ 100,00 (cem reais)

Palestra: Dicas Inteligentes sobre o uso do 13º Salário - GOIÂNIA/GO
Data: 25/11/2014
Local: Auditório CRC-GO – Rua 107 nº 151 Setor Sul Goiânia
Horário 1º Turma: 14h30 às 16h


Curso Simples Nacional - GOIÂNIA/GO
Data:25 de novembro de 2014, das 08h30m às 17h30m – Carga horária:8h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento:100,00 (Cem reais)

Curso Simples Nacional - CRISTALINA/GO
Data
:28 de novembro de 2014, das 08h30m às 17h30m – Carga horária:8h
Local:Auditório do Câmara Municipal de Cristalina Praça Otto Mohn Palácio José Rodrigues de Queiroz-GO, Centro CEP-73.850-000- Cristalina-GO
Investimento:100,00 (Cem reais)

Curso e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento - JUSSARA/GO
Data
: 11 de dezembro de 2014, das 08h30m às 17h30m – Carga horária:8h
Local: Faculdade de Jussara-FAJ Rodovia BR 070 S/N km 24 Zona Rural Cep 76270-000 Jussara-GO
Investimento:100,00 (Cem reais)

Curso Lavagem de Dinheiro e Compliance - GOIÂNIA/GO

Datas

05 de fevereiro de 2015- 08h30 ás 17h30h
12 fevereiro de 2015-08h30 ás 17h30h

Horário: 08:30h ás 17:30h Carga Horária 16hs
Local: Sede do CRC-GO , Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: R$ 180(cento e oitenta reais)

convenios.jpg



Esta mensagem foi enviada para por crcgo@crcgo.org.br
Rua 107 nº 151 SETOR SUL 74085-060 Goiânia GO Brasil

Versão Web    Recomendar    Editar subscrição    Remover
!social_link_button  !printbutton