Versão Web    Recomendar    Editar subscrição    Remover !social_link_button  !printbutton


A evolução da profissão contábil e a era digital


Não tenho dúvidas de que vivemos a era digital em todos os seus sentidos. E nessa onda tecnológica, nos deparamos com um oceano de informações. O volume de dados aos quais temos acesso é imensurável, porém temos que estar atentos aos detalhes, para que o fenômeno nos beneficie, nos auxilie no dia a dia, e assim a modernização nos ajude em novos investimentos de maneira menos burocrática.

Foi exatamente isso que eu, e os colegas vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marciel Augusto, e os conselheiros Einstein Paniago e Mário Wilson, presenciamos durante o 19º Congresso Mundial de Contabilidade (WCOA), que aconteceu de 10 a 13 de novembro, em Roma, na Itália.

O Congresso, pela primeira vez, trouxe aos participantes uma experiência digital, estruturado em três sessões plenárias, 31 sessões paralelas, áreas de rede e uma galeria inovadora de projetos dedicados a iniciativas de desenvolvimento. Foi uma experiência única que aqui compartilho com vocês, colegas contabilistas.

Também ficou claro que os profissionais da contabilidade desempenham um papel fundamental de consultoria empresarial em termos de estratégia de crescimento e desenvolvimento de novos mercados, garantindo o acesso ao financiamento, o cumprimento das leis e regulações locais, além de introduzir mudanças organizacionais.

Aqui faço uma ressalva. Me orgulho em ver que não estamos nadando contra a corrente quando o assunto é acesso às linhas de créditos, que tem o objetivo de modernizar os escritórios dos contabilistas de nosso Estado. A exemplo disso, nossa recente parceria com a Goiás Fomento é a prova de que estamos caminhando juntos rumo ao futuro da contabilidade.

Dentro dos diversos temas abordados, pude conferir os benefícios e avanços com a maior transparência nos relatórios de auditorias, a importância da convergência para um único conjunto das Normas Internacionais de Contabilidade de alta qualidade, visando apoiar a estabilidade financeira global, os aspectos desafiadores da contabilidade em instituições sem fins lucrativos, e, por fim, a prestação de contas e a tomada de decisão para gestão de gastos públicos.

A conclusão foi simples: num futuro relativamente próximo, vivenciaremos um cenário no qual será possível atualizar, em tempo real, as mais diversas informações empresariais nos mais variados ambientes. No entanto, a integridade, a ética e a transparência serão fortes fundamentos sobre os quais, se edificam a profissão contábil.







Em parceria com o contador, especialista em auditoria e análises de balanços, Alessandro do Prado Marins, o vice-presidente Administrativo do CRC-GO, Edson Bento do Santos, está publicando seu primeiro livro sobre Contabilidade de Custos, pela Editora Kelps.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO






Geralmente, a única comunicação que vem espontaneamente é a reclamação. Visando estar mais próximo do profissional da contabilidade, o Sistema CFC/CRC's está realizando uma pesquisa de satisfação com o intuito de conhecer o contabilista, saber suas perspectivas, descobrir o que deseja e avaliar como os profissionais se sentem em relação ao CRC-GO, especialmente no que se refere às condições físicas e ambientais, atendimento, desempenho dos setores, e, ainda, quanto à comunicação, programas e projetos relativos ao 2º semestre de 2014.

Os resultados irão permitir que o CRC-GO implemente suas ações e, dessa forma, busque contribuir para a melhoria dos serviços prestados, corrija as falhas e eleve o nível de satisfação. Por isso, é muito importante que cada profissional participe respondendo de forma sincera ao questionário que ficará disponível no site (link) até o dia 14 de dezembro.


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO






Com o objetivo de firmar uma parceria com a classe contábil goiana, para a formalização de uma linha de crédito especial aos contabilistas do Estado, elaborada pela Agência de Fomento de Goiás, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) sediou no dia 18 de novembro, o evento que tratou da assinatura do Termo de Parceria entre a Goiás Fomento e demais entidades contábeis goianas.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO, com a colaboração da GoiásFomento








O vice-presidente Administrativo do CRC-GO, Edson Bento dos Santos, esteve prestigiando a noite de abertura da II JOCON - Jornada de Ciências Contábeis da UniEvangélica, em Anápolis, no dia 18 de novembro.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO






O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) viabilizou a realização de mais uma palestra para a classe contábil. O tema Bloco K no SPED Fiscal e a ECF (Escrituração Contábil Fiscal) – antiga EFD – IRPJ, ministrado porDanilo Lollio, foi discutido em dois períodos: dia 13 de novembro em Jataí, com a presença de mais de 60 pessoas, e no dia 14 de novembro na sede do CRC-GO em Goiânia, com a presença de mais de 100 pessoas no auditório.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO




Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os profissionais contábeis do interior do Estado, o vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização do CRC-GO, Wagner Felipe Filho, e o chefe de Fiscalização, Louis Oliveira e Silva, estiveram em Goianésia no último dia 14. Eles se reuniram com os proprietários do Grupo Labor, para tratarem sobre diversos assuntos inerentes à contabilidade, entre eles a instalação de uma delegacia regional do Conselho na cidade.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO


Foto: Leo Iran


O Grupo TRON Informática inaugurou a sua nova sede no dia 13 de novembro e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) foi um dos convidados para conhecer o novo espaço, localizado na Avenida Arumã, Quadra 176, Lote 09, no Parque Amazônia, em Goiânia.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO






Com o propósito de aperfeiçoar os conhecimentos na área da contabilidade rural, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, realizou no dia 12 de novembro o Seminário Regional de Contabilidade Rural, no Salão Verde do Sindicato Rural de Rio Verde.


Leia mais


Fonte: Gerência de Comunicação Sistema FAEG/SENAR








No dia 12 de novembro, o auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás abriu espaço para a realização de mais um curso de Escrita Fiscal, com o objetivo de desenvolver a educação continuada aos profissionais da contabilidade. Esta foi a terceira vez, neste ano, que o assunto foi abordado pela palestrante Magna de Jesus Ferreira. Nesta edição o curso contou com a participação de um público de mais de 80 pessoas, confirmando o sucesso da palestra. Dias 14 e 18 de novembro o curso foi ministrado, pela primeira vez este ano, no interior do Estado, tendo passado pelas cidades de Cristalina e Águas Lindas, respectivamente.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO


Grupo de Trabalho Confederativo discute implementação do eSocial
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sediou, nesta segunda-feira (17), em Brasília, mais uma reunião do Grupo de Trabalho Confederativo (GTC), criado com o objetivo de apresentar sugestões para implementar, juntamente com governo e sociedade, o eSocial. A plataforma faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e tem como objetivo unificar, em um único sistema, o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais.


Leia mais

Simples poderá ter menos faixas de tributação e limite maior para indústria


O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, informou nesta terça-feira (18) que estudo encomendado pelo governo à Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Fundação Dom Cabral e apoio da Fipe e do Insper, propõe a ampliação do limite de enquadramento das empresas no Simples Nacional e a redução do número de faixas de tributação.


Leia mais

Pesquisa do BC aponta causas do endividamento excessivo
Fatos inesperados, falta de planejamento e empréstimo para outra pessoa são os principais motivos citados por consumidores para início do endividamento excessivo. É o que apontam resultados preliminares de pesquisa divulgada hoje (19) pelo Banco Central (BC). Para o estudo, que tem caráter qualitativo e não quantitativo, foram formados oito grupos de discussão, tendo, cada um, de oito a dez pessoas em situação de endividamento. Os grupos debateram o assunto em quatro capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre.


Leia mais


Curso e Social e Desoneração da Folha de Pagamento - ANÁPOLIS/GO
Data: 20 de novembro de 2014
Horário:08:30h ás 17:30h (Carga Horária 08 horas)
Local Auditório da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 – Anápolis-GO
Investimento:100,00 (Cem reais)

Curso Preparação para o e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento - POSSE/GO

Data: 24 de novembro de 2014, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Centro de Juventude Domingos José Valente Rua Robson Ricardo Barbosa Cep 73900-000 Posse-GO
Investimento: R$ 100,00 (cem reais)


Curso Simples Nacional - GOIÂNIA/GO
Data:25 de novembro de 2014, das 08h30m às 17h30m – Carga horária:8h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento:100,00 (Cem reais)

Curso Simples Nacional - CRISTALINA/GO
Data
:28 de novembro de 2014, das 08h30m às 17h30m – Carga horária:8h
Local:Auditório do Câmara Municipal de Cristalina Praça Otto Mohn Palácio José Rodrigues de Queiroz-GO, Centro CEP-73.850-000- Cristalina-GO
Investimento:100,00 (Cem reais)

Curso Simples Nacional - URUAÇU/GO

Data: 02 de dezembro de 2014, das 08h30m às 17h30m – Carga horária:8h
Local:Auditório da UEG, Rua 607 nº 42, Setor Sul Cep 76.400-000 -Uruaçu-GO
Investimento:100,00 (Cem reais)

Curso Retenções Federais e INSS - IPORÁ/GO

Data: 05 de dezembro de 2014, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório da Câmara Municipal de Iporá, Rua São José Nº 01 Iporá-GO Cep-76200-000
Investimento: R$ 100,00 (cem reais)

Curso e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento - JUSSARA/GO
Data
: 11 de dezembro de 2014, das 08h30m às 17h30m – Carga horária:8h
Local: Faculdade de Jussara-FAJ Rodovia BR 070 S/N km 24 Zona Rural Cep 76270-000 Jussara-GO
Investimento:100,00 (Cem reais)

Curso Lavagem de Dinheiro e Compliance - GOIÂNIA/GO

Datas

05 de fevereiro de 2015- 08h30 ás 17h30h
12 fevereiro de 2015-08h30 ás 17h30h

Horário: 08:30h ás 17:30h Carga Horária 16hs
Local: Sede do CRC-GO , Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: R$ 180(cento e oitenta reais)



Esta mensagem foi enviada para por crcgo@crcgo.org.br
Rua 107 nº 151 SETOR SUL 74085-060 Goiânia GO Brasil

Versão Web    Recomendar    Editar subscrição    Remover
!social_link_button  !printbutton