A orientação ao contabilista é o princípio da valorização


Com o objetivo de permanecer na busca pelo completo desenvolvimento profissional, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás volta a realizar em 2015 palestras, cursos e seminários para esclarecer o profissional contábil sobre as atualizações que envolvem a nossa área.
A palestra sobre a Resolução nº 1.445/2013, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), à luz da Resolução nº 24/2013 do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), concede uma orientação técnica e bem elaborada ao contabilista, no procedimento de informar ao Conselho operações atípicas realizadas pelos clientes durante o ano de 2014. Esta é uma forma de o profissional da contabilidade contribuir, como cidadão, para o fim da lavagem de dinheiro em uma parceria transparente com o COAF. Aliás, quero ressaltar que esta é uma tendência mundial, porque a transparência cabe tanto à iniciativa pública quanto à privada.
Conforme comunicado do CFC, fica prorrogada até 28 de fevereiro de 2015 a comunicação negativa obrigatória dos profissionais da Contabilidade e/ou Organizações Contábeis que realizaram, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência.
A nível nacional, participamos da prévia do evento que será de suma importância à classe contábil, em especial para as contabilistas mulheres, que a cada ano abrilhanta mais a categoria, levando valorização, encargo nos trabalhos e distribuição de conhecimento. O X Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que será realizado em agosto de 2015, busca aplicar orientações às colegas contabilistas com o novo tema “Mulher: energia, conhecimento e arte”, com o fim de incentivar a maior participação das mulheres contabilistas na vida social e política do País.


Como relatado, 2015 será um ano de muito trabalho e o realizaremos com a mesma satisfação de poder levar à classe contábil informações pertinentes, atualizações da área, proteção ao contabilista, e, acima de tudo, valorização profissional.

Confira lista de cursos programadas. Clique aqui (Cursos e Eventos )




O Conselho Federal de Contabilidade comunica que, conforme acordado com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, fica prorrogada até 28 de fevereiro de 2015 a comunicação negativa obrigatória dos profissionais da Contabilidade e/ou Organizações Contábeis que realizaram, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência.

A decisão de prorrogação deve-se a impropriedades decorrentes do cadastramento dos profissionais da Contabilidade e/ou Organizações Contábeis e o tempo exíguo para a comunicação.

É importante esclarecer que a decisão de prorrogar o prazo é uma excepcionalidade decorrente da realização da primeira comunicação por parte dos profissionais da Contabilidade e/ou Organizações Contábeis.

Segue nesse comunicado, link da cartilha elaborada pelo Sistema CFC/CRCs em parceria com a Fenacon e o Ibracon para esclarecimentos relacionados a comunicação ao COAF.

Ressalta-se que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade mantém à disposição dos profissionais e das Organizações Contábeis diversos canais de comunicação por meio dos quais podem ser encaminhadas manifestações, analisando e respondendo a cada uma das demandas recebidas.

No mais, acrescentamos que os Conselhos de Contabilidade não se furtarão em auxiliar os profissionais da melhor maneira possível.


Atenciosamente,


José Martonio Alves Coelho
Presidente do CFC


Leia mais




Até a próxima sexta-feira (30), as micro e pequenas empresas brasileiras, com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, podem optar pelo Simples Nacional, regime de tributação que unifica o pagamento de oito tributos em um documento único de arrecadação, além de reduzir a carga tributária e a burocracia.


Leia mais








A Educação Profissional Continuada (EPC) é regulamentada pela Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 12, de 21 de novembro de 2014. Segundo a norma, no dia 31 de janeiro encerra-se o prazo para os profissionais da Contabilidade comprovarem o cumprimento da pontuação exigida no programa de EPC do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Considerando que o dia 31 de janeiro será um sábado, serão aceitos relatórios protocolados nos CRC’s no primeiro dia útil seguinte, ou seja, dia 2 de fevereiro de 2015. 


Leia mais








Durante plenária realizada no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), no dia 23 de janeiro, foram empossados os novos delegados regionais do CRC-GO em Águas Lindas e Jussara, Rivaldo Luiz Jorge dos Santos Martins e José Ribeiro da Silva, respectivamente.


Leia mais







O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, esteve reunido com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Walter Carlos Lemes, na tarde desta segunda-feira (19) para tratar sobre uma parceria que visa oferecer cursos e treinamentos referentes às Resoluções do TSE 23.406/2014 e 23.432/2014, as quais preveem, respectivamente, a obrigatoriedade do contador na prestação de contas eleitorais e a quebra do sigilo bancário dos partidos políticos.


Leia mais






O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) recebeu no dia 15 de janeiro o contador Fernando de Jesus na apresentação de sua tese de pós-doutorado com o seguinte tema: Crimes de colarinho branco e corrupção. Mecanismos Subjacentes de Inteligência Jurídica na Produção de Prova Subjetiva.


Leia mais






A Associação Comercial Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG) convidou o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a classe de empresários de Aparecida de Goiânia para uma reunião no dia 13 de janeiro, onde foi apresentado o procedimento para implantação do LAD (Licença Ambiental Declaratória).

Leia mais


Anuidade: Desconto para quitação em janeiro
Contabilista, por meio da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.467/2014, que dispõe sobre os valores das anuidades, taxas e multas devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade, o CRC-GO informa que haverá desconto no pagamento da anuidade caso a quitação seja feita até o dia 31 de janeiro de 2015. Os valores reais para pagamento são:


Leia mais

 

Superintendente da Receita fala sobre a Nota Fiscal Goiana
Mais de 15 mil empresas varejistas de Goiás estão credenciadas pela Secretaria da Fazenda no Programa Nota Fiscal Goiana. O cadastro foi automático para todas as empresas que entregam à Sefaz a Escrituração Fiscal Digital (EFD), exceto as empresas do Simples Nacional, explica o superintendente da Receita, Glaucus Moreira.


Leia mais

 

Amortização das parcelas no Parcelamento do Simples Nacional
Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) das prestações do parcelamento amortizaram diretamente os débitos mais antigos que se encontravam em cobrança no âmbito da Receita Federal.


Leia mais

 

Micro e pequenas empresas ficam de fora da alta de impostos
A sinalização do governo federal sobre o aumento da carga tributária sobre pequenas empresas prestadoras de serviços—que pagam hoje cerca de4%a 6%de impostos—ficou de fora da primeira grande mexida que o ministro da Fazenda Joaquim Levy promoveu ontem, com foco no aumento da arrecadação.


Leia mais


 

Curso  Lavagem de Dinheiro e Compliance - GOIÂNIA/GO
Datas:
05  de fevereiro de 2015- 08h30 ás 17h30h
12 fevereiro de 2015-08h30 ás 17h30h

Horário08:30h ás 17:30h  Carga Horária  16hs
LocalSede do CRC-GO , Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: R$ 180(cento e oitenta reais)


Anapólis-GO-Palestra: “IRPF 2015: Como Evitar Erros e Penalidades”

Data: 09/02/2015
Horário:14:30hs às 16:30hs – Carga Horária 02 horas
Local Auditório da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 – Anápolis-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)


Goiânia-GO-Palestra “IRPF 2015: Como Evitar Erros e Penalidades”

Data: 09/02/2015
Horário 09h às 11hs
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Jataí-GO-Palestra: “IRPF 2015: Como Evitar Erros e Penalidades”

Data: 10/02/2015
Horário:09h às 11h – Carga Horária 02 horas
Local:Associação Comercial e Industrial de Jataí-ACIJ, Rua José Manoel Vilela nº 483- Setor Central CEP. 75800-008 Jataí-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)