O empenho do CRC-GO para valorização da perícia contábil e ações de voluntariado


O mês de fevereiro se iniciou com novos desafios para o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás. A primeira reunião do Comitê de Perícia Contábil do CRC-GO foi marcada pela composição dos novos membros que cumprirão qualquer tarefa incumbida com comprometimento e profissionalismo. Vale ressaltar que as atividades da Perícia Contábil são essenciais para auxiliar os processos da Justiça, com a transparência e lisura devidas.

Prosseguindo paralelamente às ações do Comitê também está a Associação de Peritos Contadores do Estado de Goiás (ASPECON), que terá nova diretoria composta na próxima sexta-feira, dia 6. O CRC-GO se consolida como parceiro da Associação, que não mede esforços para trazer mais valorização a toda classe contábil.

Também estivemos reunidos com o Comitê de Contabilidade Pública, para tratar os assuntos inerentes ao segmento e ainda estreitar os laços com os integrantes. Avaliamos o quanto é importante estarmos mais próximos aos profissionais atuantes nesta área. É salutar trabalharmos a nova contabilidade pública sobre todos os aspectos, por essa razão precisamos nos preocupar com as ações e focar onde vamos atuar. Goiás possui 246 municípios e 246 Câmaras de vereadores, isso sem falar das demais entidades do Estado.

O resultado disso é mais de mil profissionais lidando com contabilidade pública. Porém, acredito que desse total, menos que 50% seja um profissional da área, com formação, experiência, competência e preparo para atender as novas regras da contabilidade pública. Em razão disso, precisamos nos empenhar para trazer reconhecimento a nossa categoria e valorizar a importância da atuação do profissional habilitado para os devidos cargos. E será neste sentido que trabalharemos dentro do Comitê.

Ainda durante a visita do sub coordenador do Comitê de Contabilidade Pública, Ary Lellis, tive o privilégio de assinar e realizar a entrega da nova carteira de identidade profissional (com chip). Ele, que possui a carteira contábil de registro nº 5196, muito contribuiu e continua auxiliando para as atividades ligadas a categoria contábil. Moderna e segura, a nova carteira traz, com a certificação digital, benefícios perante a Receita Federal, Juntas Comerciais, Livro Diário Eletrônico, Nota Fiscal Eletrônica, Escrita Fiscal Digital, acesso ágil às contas bancárias, entre outras vantagens.

Por último, mas não menos importante, vemos a eficiência trazida pelo Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) que em Goiás também tem a sua coordenação. O Programa, que tem a finalidade de conscientizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, vem se empenhando para unir todos os profissionais contabilistas, em busca da disponibilização de mais conhecimentos em ações sociais de voluntariado. Essa é uma marca do Conselho de Contabilidade. Cremos que as motivações para essa grande ajuda são inteiramente nobres.




A TV Anhanguera, em seu programa Bom Dia Goiás, noticiou na manhã desta quarta-feira, 4, que o posto da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), do Vapt-Vupt de Catalão, encontra-se sem funcionários nos serviços de atendimento e analista.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves

Leia mais



A Associação dos Peritos Contadores do Estado de Goiás (ASPECON-GO) convida a classe contábil para solenidade de posse da nova diretoria da entidade, biênio 2015/2016, a realizar-se no dia 6 de fevereiro, às 19h, no auditório do CRC-GO.

Na oportunidade, o contador/perito João Luis Aguiar lançará seu livro O Laudo Pericial Contábil Judicial: análise patrimonial, econômico e financeira. A obra é resultado de um incessante período de trabalho, onde dados técnicos, práticos e teóricos se uniram para dar forma ao livro.

Após o lançamento do livro, será servido um coquetel.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves






O coordenador e sub coordenador do Comitê de Contabilidade Pública do CRC-GO, Leandro Rodrigues e Ary Lellis, estiveram reunidos na manhã do dia 3 de fevereiro com o presidente desta autarquia, Elione Cipriano da Silva, para dar início às atividades do grupo.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves

Leia mais





O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que conta atualmente com cerca de cinco mil profissionais da Contabilidade atuando em todo o Brasil, realiza ações por meio dos subprogramas de assistência às organizações da sociedade civil, de mobilização para doações, de ações localizadas em políticas sociais, de controle social e orçamento familiar, além de sustentabilidade ambiental. Um dos projetos institucionais atendidos pelos voluntários do PVCC é o de Mobilização social para doações ao Funcriança e ao Fundo do Idoso.

Fonte: Comunicação CFC

Leia mais




O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, participou no dia 30 de janeiro, da colação de grau da turma de Ciências Contábeis da Faculdade Aliança, de Itaberaí. Ao todo, 29 graduandos se tornaram os novos contadores em Goiás.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise

Leia mais





O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) promovem, no próximo dia 13 de fevereiro, mais uma edição do Seminário de Contabilidade Rural. Desta vez, o município que sediará o encontro será Rubiataba e as inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, na sede do Sindicato Rural da cidade.

Fonte: Comunicação Sistema FAEG/SENAR, por Catherine Moraes

Leia mais





A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) orienta os empresários e sociedades empresárias constantes na relação disponibilizada no site da Juceg (www.juceg.go.gov.br), que no período de 2011 a 2014 completaram dez anos de inatividade, a ficarem atentos ao prazo de 30 dias, que se encerra no dia 26 de fevereiro de 2015, para requererem o arquivamento de “Comunicação de Funcionamento” ou “Comunicação de Paralisação Temporária de Atividades”, sob pena de serem declaradas inativas, além de terem seus registros cancelados.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO, com informações da Juceg

Leia mais



A tarde da última sexta-feira (30) foi marcada pela primeira reunião do Comitê de estudos relacionados a Perícia Contábil do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás do ano. Na ocasião, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, esteve presente e destacou que para se agir com transparência e lisura, é preciso que cada um faça a sua parte. “Principalmente em um momento em que assistimos tantos escândalos ligados à corrupção”, afirma. Em seguida, o grupo se reunião com os integrantes da Associação dos Peritos Contadores do Estado de Goiás (Aspecon), a qual tem como presidente o conselheiro Júlio César Carlos.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves

Leia mais





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) sediou no dia 29 de janeiro, a palestra sobre o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). Com o objetivo de conscientizar a classe contábil a colaborar na informação ao COAF sobre alguma operação ilícita da parte de empresas clientes, o CRC-GO convidou a vice-presidente de Ética e Disciplina do CRC-MG, Rosa Maria Abreu Barros, para ministrar uma palestra ao público presente.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise

Leia mais



O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade, Marciel Augusto Lima, concedeu uma entrevista no dia 29 de janeiro para a TV Goiânia, com o fim de esclarecer microempresários sobre os detalhes da adesão ao Simples Nacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise

Leia mais


Por Diego Marques Lora, advogado e consultor especialista nas legislações de ICMS e IPI pela TRIBUTANET CONSULTORIA TRIBUTÁRIA.


Ao longo dos anos que atuo como consultor em tributos indiretos, venho observando a enorme quantidade de consulentes que entram em contato buscando a solução mais viável e menos onerosa para a liberação de mercadorias que, durante o trajeto, ficaram “paradas” na barreira de alguma Unidade da Federação em decorrência de uma suposta falta, total ou parcial, de um tributo devido, seja o ICMS da própria operação, o ICMS das operações subsequentes (substituição tributária), o ICMS previsto no Protocolo ICMS 21/2011, O IPI, etc.

Fonte: Diego Marques Lora, advogado e consultor especialista nas legislações de ICMS e IPI pela TRIBUTANET CONSULTORIA TRIBUTÁRIA.

Conheça mais sobre os serviços e produtos, acessando o portal: www.tributanet.com.br, e solicite sua senha teste, através do representante: Carlos Correia (62) 9933-1730


Leia mais


Divulgadas as regras da Declaração do IRPF 2015
A Receita Federal publicou a Instrução Normativa 1.545/2015 (DO-U de 4-2-2015) que estabelece as regras para apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física referente ao exercício de 2015, ano-calendário de 2014.

Leia mais

 

Pequenas empresas geram 3,5 milhões de novas vagas em 4 anos
As micro e pequenas empresas brasileiras tiveram um crescimento real acumulado de 7,23% na arrecadação junto à Receita Federal, estados e municípios entre 2013 e 2014, contra um recuo de 1,9% na receita tributária geral neste período, informou nesta segunda-feira (2) o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos.

Leia mais

 

Comprovação de Regularidade Fiscal é pré-requisito para Convênio com o Estado
A comprovação de regularidade fiscal é pré-requisito para celebração de convênios com a Administração Pública. Com base nesse entendimento, a 17ª Vara Federal do Distrito Federal negou alegação de ilegalidade da exigência feita pelo Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista.

Leia mais


 

Curso  Lavagem de Dinheiro e Compliance - GOIÂNIA/GO
Datas:
05  de fevereiro de 2015- 08h30 ás 17h30h
12 fevereiro de 2015-08h30 ás 17h30h

Horário08:30h ás 17:30h  Carga Horária  16hs
LocalSede do CRC-GO , Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: R$ 180(cento e oitenta reais)


Anapólis-GO-Palestra: “IRPF 2015: Como Evitar Erros e Penalidades”

Data: 09/02/2015
Horário:14:30hs às 16:30hs – Carga Horária 02 horas
Local Auditório da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 – Anápolis-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)


Goiânia-GO-Palestra “IRPF 2015: Como Evitar Erros e Penalidades”

Data: 09/02/2015
Horário 09h às 11hs
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Jataí-GO-Palestra: “IRPF 2015: Como Evitar Erros e Penalidades”

Data: 10/02/2015
Horário:09h às 11h – Carga Horária 02 horas
Local:Associação Comercial e Industrial de Jataí-ACIJ, Rua José Manoel Vilela nº 483- Setor Central CEP. 75800-008 Jataí-GO
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)


Goiânia - DIRF-Teoria e Prática- Declaração do Imposto de Renda na Fonte 2015/Desoneração do INSS da Folha de Pagamento

Data: 10 de Fevereiro de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep. 74085-060. Goiânia-GO
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante:50,00 (cinquenta reais). Deverão apresentar Comprovante (Carteira de Estudante/ Comprovante de Matrícula)


Palestra: Atualização em Legislação Trabalhista e Previdenciária: Novas Regras MPs 664 e 665

Data: 12/02/2015
Horário:09h às 11h– Carga Horária 02 horas
Local: Auditório do CRC-GO – Rua 107 nº 151 Setor Sul – Goiânia-GO 74085-060
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Itumbiara - Reciclagem sobre a Legislação do ICMS

Data: 07 de Março de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Delegacia Regional do CRC-Rua José Alves Ribeiro Nº 175 Qd 07 lt 13 Bairro Senador Pedro Ludovico Teixeira- Itumbiara-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis