Transparência com responsabilidade


Este deve ser o norte orientador de todo profissional contábil. Após importantes conquistas, como a participação efetiva do contador no processo de prestação de contas eleitorais, ao lado do advogado, a missão da classe contábil deve ser a de manter tais avanços, fazendo-se lembrar a todo momento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Cobrar a transparência de candidatos e partidos políticos na prestação de contas nos faz protetores da sociedade, garantindo a participação do cidadão em todo processo eleitoral. Com os demonstrativos contábeis sendo realizados a cada mês, conforme a publicação da Nova Resolução do TSE nº 23.432, a fiscalização sobre essas contas se tornará cada vez mais intensa, e a participação do contador vai requerer mais encargo e profissionalismo.
Vale destacar que a Resolução nº 23.432 traz a obrigatoriedade de os partidos políticos atenderem às Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para que os recursos tenham uma origem bem identificada, com a apresentação mensal dos balancetes, e anualmente os balanços patrimoniais e demonstração de resultados, na forma de escrituração digital, através do Sistema Público de Escrituração Digital-SPED.
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás tem atuado incessantemente para qualificar os contabilistas diante deste novo processo eleitoral, tendo em vista que a assinatura do contador em todo o procedimento se faz obrigatória, assim como também é essencial o conhecimento às regras atualizadas. Nosso dever é levar aos eleitores informações precisas quanto à prestação de contas.


Não apenas a orientação aos políticos e partidos tem sido motivo de orgulho da classe contábil, como também as consequências dessas orientações fazem o profissional se sentir satisfeito, ao ver que as leis devem ser respeitadas e o pleito ser limpo, justo e democrático. Ser um agente de proteção à sociedade também exige do contabilista um conhecimento concreto das Normas Internacionais da Contabilidade, de maneira que ele tenha as devidas noções a respeito do ponto de referência para a prática contábil mundial conjunta e sem diferenciações.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), elaborado a partir de uma união entre CFC, Ibracon, Bovespa e demais entidades, se destaca pela sua importância ao emitir Pronunciamentos Técnicos da Contabilidade, com o fim de centralizar e uniformizar os processos contábeis em convergência aos padrões internacionais. O CRC-GO convoca o contabilista a se preparar mais, profissionalizar-se nesses principais quesitos, e se unir em classe para que a valorização cresça em nível exponencial.


Atenção contabilista, devido ao feriado de carnaval, compreendido entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 2015, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) informa que entrará em recesso durante o feriado, com a suspensão de todos os seus serviços. Os colaboradores do CRC-GO atenderão até as 18h de sexta-feira (13) e retornarão normalmente às suas atividades a partir do meio-dia de quarta-feira (18). O CRC-GO deseja a todos um bom feriado.


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO


Atenção contabilista! Devido ao novo Sistema de Fiscalização Eletrônica, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) teve a necessidade de adquirir um novo servidor no Datacenter. A nova máquina já está configurada, e a troca será realizada a partir das 14 horas do dia 19/02 (quinta-feira), com término previsto para às 12 horas do dia 20/02 (sexta-feira). Durante esse período, os serviços de Cadastro do Contabilista (Decore, Certidão de Regularidade, Acesso ao Cadastro do contabilista, e Requerimento de Registro Profissional), além dos cursos serão desativados. O CRC-GO solicita a sua colaboração.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO






Na primeira entrevista coletiva à imprensa desde que assumiu o cargo, a Secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, falou sobre dois programas que começam a vigorar neste mês, a Nota Fiscal Goiana e o desconto para pagamento antecipado do IPVA. “São medidas importantes do ponto de vista da arrecadação, mas que também trazem vantagem para a população”, explicou Ana Carla aos jornalistas hoje (11), no complexo fazendário. 

 

Fonte: Comunicação Setorial – Sefaz

 

Leia mais





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás realizou no dia 10 de fevereiro um curso sobre Declaração do Imposto de Renda na Fonte (DIRF/2015) e Desoneração do INSS na Folha de Pagamento, sob a instrução do contador e consultor Edione José dos Santos.


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves


Leia mais






Visando o aprimoramento do conhecimento e a constante reciclagem da classe contábil, o CRC-GO não tem medido esforços para atuar em um dos pilares de sustentação desta autarquia: o desenvolvimento profissional. Por meio de parcerias com diversas instituições do segmento, tem proporcionado aos contabilistas capacitação em diversos campos de atuação do contabilista.


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves

Leia mais







O resultado de uma parceria com a Wolters Kluwer Prosoft permitiu ao Conselho Regional de Contabilidade realizar uma palestra na manhã do dia 9 de fevereiro sobre IRPF 2015: Como evitar erros e penalidades, ministrada pelo gerente de desenvolvimento tributário da empresa parceira, Danilo Lollio. O assunto também foi abordado em Anápolis, na tarde do dia 9 e em Jataí, no dia 10 de fevereiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO - Naiara Gonçalves, com informações de Hélia Maria (Delegacia Regional do CRC-GO de Anápolis)


Leia mais








Estreitar laços com o Judiciário. Este foi um dos pontos mais comentados pelos peritos contadores durante a posse da nova diretoria da Associação dos Peritos Contadores do Estado de Goiás (Aspecon), realizada no dia 6 de fevereiro, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO).

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise

Leia mais




Os conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás estiveram reunidos no dia 6 de fevereiro para um treinamento com o conselheiro do CRC-SP, Mauro Manoel Nóbrega, cujo tema foi Regulamento de Procedimentos Processuais – Resolução CFC 1.309/2010. O curso visou trazer uma reciclagem referente às informações sobre base e fundamento legal para abertura, formalização e relatos de processos de fiscalização na esfera regional, federal e judicial.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves

Leia mais


A partir do dia 18 (quarta-feira) o portal de serviços da Junta Comercial de Goiás será integrado. O usuário terá um cadastro único para acessar todos os serviços prestados pela Juceg através do portal Redesim.

Fonte: Comunicação Juceg

Leia mais


A Prefeitura de Anápolis, através da Diretoria de Recuperação de Crédito, divulgou aos profissionais contábeis da região, o calendário de vencimento dos principais tributos e taxas municipais em vigência no ano de 2015:

Fonte: Delegacia Regional CRC-GO de Anápolis – Hélia Maria

Leia mais


COMUNICADO COAF – Resolução CFC 1.445/13 – prazo até 28 de fevereiro
O Conselho Federal de Contabilidade comunica que, conforme acordado com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, fica prorrogada até 28 de fevereiro de 2015 a comunicação negativa obrigatória dos profissionais da Contabilidade e/ou Organizações Contábeis que realizaram, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência.


Leia mais


CFC alerta sobre o prazo para retirada do registro profissional nos CRCs


Leia mais


 

BNDES já dá sinais de restrição na concessão de crédito às empresas
Desde o final de 2014, as concessões de crédito do BNDES e dos bancos comerciais já começaram a cair. E para entidades empresariais, o cenário tende a ser pior neste ano, principalmente para os micro e pequenos negócios.

Leia mais

 

Governo prepara um novo Simples Nacional
O governo federal trabalha em um projeto que pretende tornar o Simples Nacional mais abrangente. Pela proposta será ampliado o limite de faturamento anual para enquadramento no regime.

Leia mais


Novas alíquotas do PIS-Pasep e da Cofins sobre a importação entram em vigor a partir de 1º de maio
A Medida Provisória nº 668, publicada no Diário Oficial da União – DOU em 30 de janeiro de 2015, instituiu o aumento das alíquotas das contribuições do Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), e da Cofins sobre a importação de produtos e insumos de produção, a partir de 1° de maio de 2015.

Leia mais


DIRF 2015 –prazo de entrega encerra 27/FEV
A Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF – é uma obrigação tributária acessória devida por todas as pessoas jurídicas – independentemente da forma de tributação perante o imposto de renda.

Leia mais



Palestra: Atualização em Legislação Trabalhista e Previdenciária: Novas Regras MPs 664 e 665

Data: 12/02/2015
Horário:09h às 11h– Carga Horária 02 horas
Local: Auditório do CRC-GO – Rua 107 nº 151 Setor Sul – Goiânia-GO 74085-060
Investimento: 5 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)


Águas Lindas-GO- Palestra IRPF/2015

Data: 06 de março de 2015, das 19h às 22h – Carga horária:3h
Local: Faculdade Mauá  QD C 08 S/N LT 07 a 16. Bairro-Mansões Village- Águas Lindas-GO.
Investimento:05 Kg de Alimentos


Itumbiara - Reciclagem sobre a Legislação do ICMS

Data: 07 de Março de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Delegacia Regional do CRC-Rua José Alves Ribeiro Nº 175 Qd 07 lt 13 Bairro Senador Pedro Ludovico Teixeira- Itumbiara-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis