Os relevantes detalhes acerca da obrigatoriedade da escrituração contábil


Com a finalidade de trazer inovação para a classe contábil, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás tem se intensificado na valorosa importância da atualização de todo profissional contábil. Nesta órbita está a obrigatoriedade da Escrituração Contábil, respaldada pelo Código Civil Brasileiro, por meio da Lei 10.406/2002, onde na sessão administrativa é ressaltado que os administradores são obrigados a prestar aos sócios contas justificadas da administração, apresentando-lhes o inventário a cada ano, assim como o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Neste giro, denota-se que tanto o empresário quanto a sociedade empresária possuem o dever de seguir um sistema pautado pela contabilidade, baseando-se na escrituração uniforme dos livros. Aliás, as Normas Brasileiras de Contabilidade, a exemplo da NBC TG 1000, aprovada pela Resolução CFC 1259/09, normatiza a obrigatoriedade de escrituração contábil das pequenas e médias empresas. Neste âmbito, a escrituração contábil dessas referidas empresas estará de acordo com ITG 2000, onde se estabelece critérios e procedimentos a serem adotados pela entidade para escrituração contábil de seus fatos patrimoniais, assim como a guarda e manutenção da documentação e dos arquivos contábeis e a responsabilidade do profissional da contabilidade. Já as demonstrações contábeis das pequenas e médias empresas estão conforme a NBC TG 1000.  

É importante lembrar que a responsabilidade do profissional contábil é essencial para um bom proceder das normas, situação em que o contabilista se baseará nas legislações referentes ao Decreto-Lei nº 9.295/46, Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.445/13, e na Lei 12.249/10, art. 76, com o relevante fim de exercer efetivamente o seu labor, além de ajudar o país no processo de transparência de entes públicos e empresas privadas. Vale ressaltar que o procedimento baseado nas legislações melhora o seu ganho, com honorários mais atraentes, a altura de sua capacidade profissional e da prestação de serviço entregue aos seus clientes.

É cônscio que uma contabilidade bem estruturada, dentro das normas e preceitos legais, auxilia o gestor nas tomadas de decisões, pelo fato de se conhecer com segurança o resultado da atividade, além de servir para que os sócios possam fazer retiradas pró-labore, distribuição de lucros e dividendos, os quais já foram tributados na pessoa jurídica. Dentro deste contexto, é evidente que ao fazer sua declaração de Imposto terá mais segurança em fornecer tais informações ao “Leão”, evitando em muitas vezes a nova tributação. Deste modo, verifica-se que a escrituração contábil é forte instrumento de gestão administrativa e tributária, tanto para as empresas quanto para seus sócios.

Desta feita, o contabilista deve exercer com profissionalismo a sua função também na preparação e envio das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física, mesmo porque, é uma fonte de “renda” extra anual.  Neste contexto, vale frisar que em 2015, a declaração iniciou-se dia 02 de março, e se encerra no dia 30 de abril. Uma novidade para esse ano é que a declaração poderá ser feita online, através do e-Cac, desde que acessado com certificado digital.

Cerca de 27 milhões de contribuintes devem prestar contas ao fisco em 2015, e a atuação do profissional da contabilidade se torna imprescindível no decorrer no procedimento. Vale ressaltar que a multa por atraso de entrega será de 1% ao mês-calendário, até 20%, com valor mínimo de R$ 165,74. Se requisitado, o contabilista tem a responsabilidade de orientar o cidadão conforme a Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil, de nº 1545, de 03 de fevereiro de 2015.




Para mostrar a importância da participação feminina na área contábil e celebrar “o dia delas”, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) irá promover no próximo dia 6 de março, às 8h, em sua sede localizada na Rua 107, nº 151, Setor Sul, um café da manhã e em seguida uma palestra cujo o tema será “Mulheres de Resultado”, ministrada pela especialista no assunto, Adriana Albuquerque.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





Participe do Lançamento do Programa Bem Mais Simples Brasil e do Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, no dia 05 de março, próxima quinta-feira, às 14h, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.


Leia mais

Fonte: Juceg








Perguntas sobre Como gerir um escritório de forma eficiente e segura, gerando resultados para seus clientes e seu negócio; Como ter uma carteira de clientes satisfeitos e funcionários motivados; Qual o melhor método de trabalho para lidar com a complexidade do dia a dia dos escritórios de contabilidade; serão respondidas durante a palestra Como Aumentar a Rentabilidade e Produtividade do seu Escritório Contábil, com Gabriel Gaspar, presidente da Nibo.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves









Durante a solenidade de posse de Masayuki Missao (OAB-GO) junto ao Conselho Administrativo Tributário (CAT), no dia 03 de março, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva, aproveitou o ensejo para cumprimentar a secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, e fortalecer a parceria já existente entre o CRC-GO e a Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (Sefaz).


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise






Os novos integrantes do Comitê de Contabilidade Pública do CRC-GO estiveram reunidos durante a manhã do dia 2 de março para tratar das ações e atividades da equipe, além de apresentar os novos integrantes.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves







Além de promover o desenvolvimento profissional dos contabilistas de Goiás, o CRC-GO apoia iniciativas que promovem o conhecimento e o aprimoramento, o que reflete no comprometimento e bom desempenho do exercício da profissão. Tanto que no dia 27 de fevereiro, o presidente da autarquia, Elione Cipriano da Silva, esteve na abertura do módulo Tributos Estaduais, do MBA em Auditoria e Gestão de Tributos, do Ipecon Ensino e Consultoria.

Leia mais

Fonte:
Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves





Representantes do Sistema Sicred Goiânia estiveram presentes no dia 27 de fevereiro durante plenária no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). Na ocasião, a instituição financeira cooperativa buscou reforçar a parceria com o CRC-GO.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise







Um dos assuntos do momento no segmento contábil é a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, ano base 2014. Neste ano, algumas novidades como o Rascunho da Receita, vieram para facilitar a vida do contribuinte. Visando esclarecer as dúvidas da sociedade e compartilhar conhecimento, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima, foi um dos convidados para participar do programa Mesa dos Notáveis, da rádio Vinha FM, na última quinta-feira (26), apresentado por Altair Tavares e produção da jornalista Honória Dietz.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves



Representantes da Receita Federal do Brasil visitaram o município de Águas Lindas no dia 26 de fevereiro, com a finalidade de avaliar possíveis locais para a instalação do posto da Receita Federal na cidade. O auditor da RFB de Anápolis, Roberto, e a diretora da ouvidoria da RFB de Brasília, Márcia, foram recebidos pelo delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Rivaldo Luiz Jorge dos Santos Martins.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise



O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Julio César Carlos, representou a classe contábil na solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Administração (CRA), no dia 25 de fevereiro. Segundo o conselheiro, a ocasião permitiu estreitar os laços profissionais entre o CRC-GO e o CRA. “Bem antes da solenidade de posse nós tivemos contato com o atual presidente do CRA, Samuel Albernaz, que deixou bem claro que quer firmar uma parceria, e que nós somos imprescindíveis, tanto o contador como o administrador. Eu acredito que vai dar certo, inclusive a nova diretoria ficou de entrar em contato para marcar o agendamento de uma reunião de contadores na nossa Casa ou na deles”, destaca.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise



No dia 23 de fevereiro, representando o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), a conselheira Maria Luzia da Silveira Rodrigues participou da solenidade de posse do Sebrae, realizada no Teatro Sesi, no setor Santa Genoveva, em Goiânia.



Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise


Apartadas as questões relativas aos direitos, obrigações e relação de dependência na seara civil, a legislação tributária, relativamente ao Imposto de Renda das pessoas físicas, tem posicionamento bastante claro quanto a sua abrangência e limitações.


Leia mais


Fonte: Tributanet Consultoria Tributária


Reforma do PIS/Cofins vai elevar alíquota, diz Fazenda
A ampla reforma que será promovida na Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e no Programa de Integração Social (PIS) deve provocar um aumento de alíquota para garantir o mesmo volume de arrecadação, segundo estudos que estão sendo feitos pelo Ministério da Fazenda. O novo índice, hoje em 9,25%, ainda não foi fechado.


Leia mais

 

Receita divulga cronograma de pagamento de restituição do IR
A Receita Federal divulgou o cronograma de pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física deste ano. O pagamento do primeiro lote será feito no dia 15 de junho.


Leia mais


 

Pesquisa mostra que fechar uma empresa custa mais caro que abrir
Uma pesquisa realizada pela Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) mostra que fechar uma empresa custa 44% mais caro do que abrir.


Leia mais


Goiânia-GO Palestra: Mulheres de Resultado

Data: 06 de março de 2015
Local: Sede CRC-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos


Águas Lindas-GO- Palestra IRPF/2015
Data: 06 de março de 2015, das 19h às 22h – Carga horária:3h
Local: Faculdade Mauá  QD C 08 S/N LT 07 a 16. Bairro-Mansões Village- Águas Lindas-GO.
Investimento:05 Kg de Alimentos


Itumbiara - Reciclagem sobre a Legislação do ICMS

Data: 07 de Março de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Delegacia Regional do CRC-Rua José Alves Ribeiro Nº 175 Qd 07 lt 13 Bairro Senador Pedro Ludovico Teixeira- Itumbiara-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis


Goiânia-GO Café com Contadores

Data: 10 de março de 2015
Local: Sede CRC-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos


Goiânia-GO Curso IRPF/2015

Data: 13 de março de 2015, das 08h30 às 12h30 – Carga horária:4h
Local:Auditório do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep.74085-060 Goiânia-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos de Alimentos não Perecíveis ( Exceto Sal e Fubá)


Catalão-GO Curso- ICMS Substituição Tributária

Data: 17 de março de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Associação Comercial e Industrial de Catalão-ACIC-CDL, Av.Raulina F.Paschoal,nº2773 Centro-CEP 75.701-480-Catalão-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registroProfissional no Sistema CFC/CRCs.


Goiânia-GO Curso-ICMS Substituição Tributária

Data: 25 de Março de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório do CRC-GO,Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep 74085-060. Goiânia-GO
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Graduação/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Caldas Novas -GO Tira Duvidas IRPF/2015

Data: 31/03/2015
Horário:09h às 12h – Carga Horária 03 horas
Local:Auditório da ACICAN-Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas – Rua Prof Josino Bretas n°350,  Centro Cep 75.690-000 -Caldas Novas-GO.
Investimento:05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)

 

Trindade-GO Tira Duvidas IRPF/2015

Data: 01/04/2015
Horário:09h às 12h – Carga Horária 03 horas
Local:Auditório das Faculdades APhonsiano. Av.Manoel Monteiro Nº 55 Bairro Santuário-Trindade-GO
Investimento:05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)