A informação a favor do contador e do empresário


Apesar de já termos abordado este assunto no Informativo anterior, quero aqui mais uma vez ressaltar a importância da escrituração contábil. Uma empresa que não possui o sistema de escrituração é uma organização sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou de planejar seu crescimento.

São estas informações, geradas pela Contabilidade, úteis e de interesse de uma extensa gama de usuários internos (administradores em todos os níveis) ou externos (investidores, Fisco, instituições financeiras, etc.), que vão reunir documentos de todas as movimentações realizadas pela empresa durante o mês, inclusive as que envolvam o Departamento Pessoal.

Entretanto, este procedimento tão comum e necessário no mundo empresarial, algumas vezes não é realizado da forma correta por empreendedores ou colaboradores responsáveis.  Muitos, na verdade, desconhecem na sua plenitude esta ferramenta, embora seja a partir dela que se torna possível conhecer o resultado patrimonial e por fim o balanço da entidade.

 

A transformação de todos esses dados em relatórios contábeis permite que o contador apresente relatórios gerenciais para as tomadas de decisões. Esta é uma das funções do profissional de contabilidade, porém ele não terá como fornecer os resultados anuais se não receber as informações. Ou seja, a qualidade do balanço está diretamente ligada à qualidade dos documentos enviados pelo empresário e por sua equipe. E é aí que surge outro papel fundamental da escrituração: as informações nela contidas serão também utilizadas em negociações ou cadastros do estabelecimento junto a clientes, fornecedores e outras instituições, principalmente financeiras.

A escrituração contábil é uma prerrogativa exclusiva do contabilista, o que mostra à sociedade sua importância no âmbito em que atua. No Brasil já houve casos de empresas que não se preocuparam efetivamente com a organização de sua contabilidade e, por motivos diversos, acabaram com problemas junto aos órgãos reguladores. Desde que feita de forma responsável e correta, a contabilidade reflete a realidade de uma empresa e desobriga os empresários e contadores de responderem com bens pessoais em processos diversos.


Por fim, os serviços de contabilidade devem ser vistos pelas empresas como ferramenta de gestão para conquistar bons resultados e ser bem sucedido no negócio. Enquanto para o profissional da contabilidade, deve ser visto primeiro como atributo exclusivo de proteção a sociedade no que tange a transparência nos demonstrativos, sejam de entidades públicas ou privadas, e consequentemente como forma de aumento da remuneração pelo trabalho executado. 







Perguntas sobre Como gerir um escritório de forma eficiente e segura, gerando resultados para seus clientes e seu negócio; Como ter uma carteira de clientes satisfeitos e funcionários motivados; Qual o melhor método de trabalho para lidar com a complexidade do dia a dia dos escritórios de contabilidade; foram respondidas durante a palestra Como Aumentar a Rentabilidade e Produtividade do seu Escritório Contábil, com Gabriel Gaspar, presidente da Nibo.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves






A Controladoria é considerada um campo de conhecimento híbrido, pois utiliza conhecimentos e conceitos da Contabilidade e Administração. Com a finalidade de debater sobre a profissão e mercado de trabalho, a Faculdade de Goiânia, mantida pela Anhanguera Educacional, realizou no dia 6 de março a palestra Semana da Pós-Graduação Controladoria.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves










Novidades sobre a declaração do Imposto de Renda foi o assunto principal da palestra Imposto de Renda Pessoa Física 2015 ministrada pelo vice-presidente Administrativo do CRC-GO, Edson Bento dos Santos, no dia 6 de março, em Cristalina e Águas Lindas.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise e Naiara Gonçalves









Para comemorar “o dia delas”, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e a Comissão da Mulher Contabilista de Goiás, promoveram no dia 6 de março uma palestra com o tema: “Mulheres de Resultado”, abordado pela psicóloga e coach, com MBA em Gestão de Pessoas, Adriana Albuquerque.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise e Naiara Gonçalves











O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, participou no dia 5 de março, do lançamento do programa do governo federal “Bem Mais Simples”, que possibilita a baixa automática de empresas por meio da internet. O evento contou com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, o então presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg), Alexandre Caixeta, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, governador do Mato Grosso, Pedro Taques, governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, governador do Paraná, Carlos Alberto Richa, além de demais representantes de entidades goianas e do governo de Goiás.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





Os professores da graduação e da pós-graduação de Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc), Eurípedes Bastos Siqueira e Daniel Hilário da Silva, estiveram reunidos com o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, no dia 5 de março para estudarem a possibilidade um convênio entre as duas instituições.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves





O dia 4 de março foi marcado pela solenidade de entrega das carteiras profissionais dos novos técnicos em contabilidade e contadores registrados no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). Ao todo, mais de 60 profissionais tiveram a oportunidade de receber a carteira do CRC, na companhia da família e amigos. Também estiveram presentes o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, os conselheiros do CRC-GO Marciel Augusto Lima, Wagner Felipe Filho, Rangel Francisco Pinto, e o presidente do sistema Sicred Goiânia, José Antônio Schimit.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO - Izadora Louise









Indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás, (OAB-GO), o advogado tributarista Masayuki Missao se tornou o novo componente do Conselho Administrativo Tributário (CAT). O evento de posse ocorreu no dia 03 de março, na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), com a presença do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO - Izadora Louise


Com publicação do Decreto 8.393/2015 (DOU 29/01/2015), a partir de Maio, inclui como estabelecimento equiparado a industrial os atacadistas que comercializam perfumes, produtos de beleza ou de maquiagem, preparações capilares e preparações para barbear.


Leia mais


Fonte:
Raphael Barbosa, consultor especialista nas legislações de ICMS e IPI pela TRIBUTANET CONSULTORIA TRIBUTÁRIA.


O cheque moradia fora instituído pelo Governo do Estado de Goiás, com intuito de incentivar e viabilizar a construção, ampliação e reforma de moradias populares. Trata-se de um instrumento que visa ao menos diminuir a desigualdade social, tendo como um princípio o direito fundamental à moradia, elencado no texto constitucional da Carta Magna de 1.988.

Leia mais

Fonte: Ademir de Almeida Machado, Advogado Tributarista atuante em causas pertinentes à legislação tributária. Especialista em Direito e Processo Tributário, em Araraquara-SP. Consultor Especialista em Tributos Indiretos: ICMS, IPI e ISS. Redator de publicações periódicas. Consultor Tributário da TRIBUTANET Consultoria Tributária.


Receita Federal alerta sobre golpe eletrônico do programa de declaração do IR
A Receita Federal alertou os cidadãos sobre mensagens eletrônicas (e-mail) que estão sendo enviadas em nome do órgão com o falso propósito de divulgar facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015.


Leia mais


Prazo para recolher contribuição previdenciária de fevereiro/2015 vence dia 16-3
Dia 16-3-2015 vence o prazo para recolhimento, sem os acréscimos legais, da contribuição previdenciária relativa à remuneração de fevereiro2015.


Leia mais


 

Seminário de vice-presidentes e chefes de Registro do Sistema CFC/CRCs

Durante os dias 11 e 12 de março, os vice-presidentes e chefes de Registro dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) do Brasil estarão reunidos no CFC. O seminário foi aberto na manhã desta quarta-feira (11), pelo vice-presidente de Registro do CFC, Nelson Zafra. Os demais membros da Câmara de Registro do CFC também participaram da abertura do evento.


Leia mais


Goiânia-Go Palestra: Desoneração da Folha de Pagamento

Data: 12 de março de 2015, das 09h às 11h – Carga horária:2h
Local: Auditório do CRC-GO  Rua 107 nº 151 Setor Sul Goiânia-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos

 

Goiânia-GO Curso IRPF/2015

Data: 13 de março de 2015, das 08h30 às 12h30 – Carga horária:4h
Local:Auditório do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep.74085-060 Goiânia-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos de Alimentos não Perecíveis ( Exceto Sal e Fubá)

 

Águas Lindas-GO Palestra Micro Empreendedor Individual

Data: 17 de março de 2015, das 16h às 19h – Carga horária:3h
Local: Faculdade Mauá  QD C 08 S/N LT 07 a 16. Bairro-Mansões Village-Águas Lindas-GO.
Investimento:05 Kg de Alimentos( Exceto Sal e Fubá)


Itapuranga-GO SPED FISCAL/ ICMS/IPI

Data: 17/03/2015
Horário: 08h30min às 17h30min -Carga Horária 08h
Local: Auditório do Antigo Fórum Av.Anhanguera S/nº-Próximo Praça Castelo Branco. Cep. 76.680-000 Itapuranga-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes: 50,00 (cinquenta reais).


Catalão-GO Curso- ICMS Substituição Tributária

Data: 17 de março de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Associação Comercial e Industrial de Catalão-ACIC-CDL, Av.Raulina F.Paschoal,nº2773 Centro-CEP 75.701-480-Catalão-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registroProfissional no Sistema CFC/CRCs.



Goiânia-GO Tira Dúvidas IRPF/2015

Data: 19/03/2015
Horário:09h às 11h – Carga Horária 02 horas
Local Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento:5kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)Data:

 

Itumbiara-GO Palestra-IRPF/2015

Data: 20 de março de 2015, das 09h às 12h – Carga horária:3h
Local:Delegacia Regional do CRC-Rua José Alves Ribeiro Nº 175 Qd 07 lt 13 Bairro Senador Pedro Ludovico Teixeira- Itumbiara-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos

 

Aparecida de Goiânia-GO/ Curso- Atualização sobre Legislação do ICMS

Data: 21 de março de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: ACIAG-Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Próximo ao Hospital São Silvestre)- Av.das Nações.Bairro Vera Cruz- Cep 74.976-190 Aparecida de Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis

 

Goiânia-GO Palestra-Holding Familiar e Proteção Patrimonial

Data: 23 de março de 2015, das 08h30 às 12h30 – Carga horária:4h
Local:Auditório do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep.74085-060 Goiânia-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos ( Exceto Sal e Fubá)

 

Anápolis-GO Tira Dúvidas IRPF/2015

Data: 24/03/2015
Horário:09h às 11h – Carga Horária 02 horas
Local: Delegacia da Receita Federal em Anápolis- Av.Presidente Wilson nº  710- Bairro Jundiaí Industrial- Cep 75 115-100 Anápolis-GO.
Investimento:5kg de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá)

 

Goiânia-GO-Palestra IFRS e CPC
Data: 24/03/2014
Horário 09h às 12hs Carga Horária 03h.
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO Curso-ICMS Substituição Tributária

Data: 25 de Março de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório do CRC-GO,Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep 74085-060. Goiânia-GO
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Graduação/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.


 

Luziânia-GO – Palestra IRPF/2015

Data: 27de março de 2015, das 09h às 12h – Carga horária:3h
Local:Auditório da Câmara Municipal de Luziânia- Travessa Nirson Carneiro Lobo, nº 34- Luziânia – GO,72800-060
Investimento:05 Kg de Alimentos

 

Caldas Novas -GO Tira Duvidas IRPF/2015

Data: 31/03/2015
Horário:09h às 12h – Carga Horária 03 horas
Local:Auditório da ACICAN-Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas – Rua Prof Josino Bretas n°350,  Centro Cep 75.690-000 -Caldas Novas-GO.
Investimento:05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)