A contabilidade e a Reforma Política


Um dos fundadores da Escola de Economia de Londres, George Bernard Shaw, costumava dizer que "é impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada". E assim, para avançarmos, vivemos um processo de constante mudança em todos os sentidos.

Na semana passada fomos convidados para o Seminário sobre a Reforma Política, cuja proposta foi fazer com que o Estado de Goiás participe dos debates que estão ocorrendo em todo o País. Alguns pontos da reforma apresentam o fim da reeleição (para prefeito, governador e presidente da República) e mandato de cinco anos para todos os cargos, inclusive de senador, além da proibição de coligações proporcionais. Outros giram em torno do modelo de financiamento de campanhas e do sistema eleitoral (maneira de votar e apurar os votos, transformando-os em cargos).

As repercussões dessas mudanças para a classe contábil se verificam nas normas de escrituração contábil das receitas e despesas eleitorais, bem como as regras de prestação de contas. Dessa forma, a categoria poderá em muito contribuir com as prestações de contas dos candidatos e partidos políticos, já que adoção do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) para o registro da contabilidade dos partidos políticos está prevista na nova resolução do TSE (Resolução 23.432/2014) que regulamenta a prestação de contas dos partidos políticos, publicada no dia 30 de dezembro do ano passado.


Além de mais ágil, dará mais transparência para que a sociedade possa conhecer os gastos em campanha eleitorais e as despesas com os partidos políticos. A nova resolução prevê um período de transição para que os órgãos partidários se adaptem ao novo sistema. Os diretórios nacionais dos partidos políticos terão de adotar a escrituração digital para a prestação de contas deste ano, o que significa que as informações serão apresentadas por meio do novo sistema em abril do ano que vem. A aplicação do Sped para os órgãos estaduais está prevista apenas para o exercício de 2016, com a apresentação das prestações de contas em 2017. Já os órgãos municipais somente estarão obrigados a adotar o sistema a partir do exercício de 2017, com entrega da prestação de contas em 2018.

A utilização do Sped garantirá um ganho de performance muito grande, já que a contabilidade que hoje é examinada fisicamente, com os livros contábeis, passará a ser analisada em meio digital. A nova resolução exige que os partidos passem a utilizar o sistema para a escrituração digital a ser encaminhada ao Fisco, inicialmente, e a Receita Federal, por sua vez, encaminhará essas informações para análise da Justiça Eleitoral.

A apresentação da prestação de contas anual pelos partidos políticos é determinada pela Constituição Federal (artigo 17, inciso III) e pela Lei dos Partidos Políticos. Conforme a legislação, cabe à Justiça Eleitoral fiscalizar as contas dos partidos e a escrituração contábil e patrimonial, para averiguar a correta regularidade das contas, dos registros contábeis e da aplicação dos recursos recebidos, próprios ou do Fundo Partidário.

Aí está mais uma de nossas inúmeras prerrogativas alcançadas. Neste sentido, vamos promover, no decorrer deste ano, aprimoramentos profissionais junto ao TRE-GO, OAB-GO e outras instituições, com intuito de manter a classe atualizada e informada sobre as principais mudanças que ocorrem na economia e na política brasileira.


 

O CRC-GO comunica a classe contábil que na quinta-feira, 2 de abril, terá atendimento até as 12h, ou seja, meio período. O retorno das atividades acontecerá na próxima segunda-feira, 6 de abril, no horário habitual, das 8h às 18h.


 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da UCDB Virtual (Universidade Católica Dom Bosco). A UCDB Virtual oferece formação nas seguintes áreas: Bacharéis em Ciências Contábeis, Administração e Teologia. Licenciaturas em História, Pedagogia e Letras. Tecnólogos em Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão de Cooperativas, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Secretariado. Os profissionais registrados e em dia com o CRC-GO possuem até 20% de desconto. Mais informações sobre o processo seletivo da UCDB no site: www.virtual.ucdb.br ou pelo telefone 0800 6473335.




Contador, você sabia que o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) também está no Facebook?


Acesse a Fanpage do CRC-GO no link https://www.facebook.com/ConselhoRegionalDeContabilidadeDeGoias?ref=hl e tenha acesso às últimas ações desta autarquia em prol da valorização da classe contábil.

E curta a página! Assim você receberá as atualizações do Conselho em sua rede social.

O objetivo é manter a atual gestão cada vez mais próxima do profissional da contabilidade, mostrando as atividades realizadas na capital, região metropolitana e no interior do Estado.

Esta é uma gestão fora do gabinete, mantenha-se informado e confira as notícias voltadas ao segmento.





A classe contábil será homenageada na Câmara de Vereadores de Goiânia no próximo dia 7 de abril, às 20h, em pré-comemoração ao Dia Nacional do Profissional da Contabilidade, que ocorre no dia 25 de abril. A sessão foi proposta pelo vereador Thiago Albernaz (PSDB).

Por esta razão, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), convida todos os contabilistas a comparecerem no evento em homenagem à profissão, a saber que a sociedade tem dado cada vez mais reconhecimento à categoria contábil, tendo em vista que o trabalho deste profissional serve como fator de proteção às empresas públicas, privadas e ao próprio cidadão. Sua presença é fundamental.







A Assembleia Legislativa sediou, na manhã do dia 27 de março, no Auditório Costa Lima, o evento da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados – Seminário sobre a proposta de Reforma Política. A iniciativa é do deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO), com a participação do gabinete do deputado José Nelto (PMDB).


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves






Cerca de 600 pessoas, entre profissionais da contabilidade, autoridades e conselheiros do Sistema CFC/CRCs participaram da solenidade de abertura do IV Seminário Internacional de Contabilidade Pública e 5º Fórum Nacional de Gestão e Contabilidade Públicas, ocorridos no dia 25 de março, e seguiu até o dia 27, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte. O evento, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG), teve como lema “Contabilidade Pública, Gestão e Cidadania”.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), representado pelo vice-presidente Administrativo do CRC-GO, Edson Bento dos Santos, e pelo conselheiro/ouvidor, Djalma Silva Arantes de Ávila, levou no dia 25 de março as reivindicações da classe contábil até o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (eCAC). Também estiveram presentes o delegado do CRC-GO em Aparecida de Goiânia, Elias José da Silva, o 2º vice-presidente de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Sindicato dos Contabilistas de Goiás (SCESGO) e ouvidor assistente do CRC-GO, Otávio Martins de Oliveira Júnior, e os colaboradores da Receita Federal do Brasil em Goiânia, Lorena Cipriano de Assis Marques e Casimiro de Araújo Neto.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





Tomaram posse na manhã do dia 25 de março os novos conselheiros do Colegiado de Recursos Tributário (CRT) de Aparecida de Goiânia. Durante a posse, foi criada a 3ª Câmara Julgadora. O Presidente do Colegiado será o servidor Floriano Carlos Batista, representante da Fazenda Pública Municipal, e os novos membros ocuparão as três câmaras julgadoras do município.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves, com informações da Secom de Aparecida




 

Representantes dos 27 Conselhos Regionais participaram do curso de Formação de Pregoeiros e Contratação Direta (Dispensa e Inexigibilidade), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em Brasília-DF nos dias 24, 25 e 26 de março.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




 

Com foco na educação continuada, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), realizou no dia 25 de março um curso para mais de 40 participantes sobre ICMS e Substituição Tributária, com esclarecimentos da palestrante Magna de Jesus.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise



 

Em mais um momento de comemoração, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) participou no dia 24 de março da colação de grau de 34 alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Padrão – Aparecida de Goiânia. Além dos graduandos em Contabilidade, também colaram grau mais de 50 alunos do curso de Administração.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO




O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, se reuniu no dia 24 de março com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Enil Henrique de Souza Filho, para avaliar propostas de parceria entre as duas entidades. Também estiveram presentes na reunião o vice-presidente da Ordem, Antônio Carlos Monteiro, o secretário-geral, Júlio César Meirelles, e o conselheiro Douglas Dalto Messora.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise, com informações da Assessoria de Comunicação Integrada da OAB-GO




 

O contador e perito contábil, Paulo Cordeiro de Mello, publicou recentemente o livro Perícia Contábil, pela Editora Senac São Paulo. A obra, que tem cunho prático, didático e atualizado, dá explicações sobre os procedimentos técnicos necessários para que o profissional da contabilidade aprimore o conhecimento na área.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO



GESTÃO ORGANIZACIONAL -- “A VISÃO DE CONSELHEIROS E DA ALTA ADMINISTRAÇÃO” (A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS) ---- A INTEGRAÇÃO DA ENGENHARIA DO PRODUTO / ENGENHARIA DO PROCESSO / ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO “DIFERENCIAL COMPETITIVO” É A CHAVE DO SUCESSO DO CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL.


O HORIZONTE “PRESENTE / FUTURO” É O FOCO DA GESTÃO E RESPONSABILIDADE DE CONSELHEIROS, EXECUTIVOS E GESTORES DE ORGANIZAÇÕES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS.


Leia mais


Fonte: Professor Doutor Antonio de Loureiro Gil


Crise acelera entrega da declaração do IR
O ano do aperto no orçamento tem feito consumidores deixar para trás a fama de “última hora” e acelerar a entrega da declaração de Imposto de Renda (IR) de 2015 numa tentativa de antecipar a restituição.


Leia mais

 

Falta de informações e dificuldades levam contribuintes à malha fina
Falta exatamente um mês para o prazo final da entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física 2015, que vai até o dia 30 de abril.


Leia mais

 

Fisco intensificará fiscalizações antes da implantação do eSocial
O ano de 2015 marca o fim do prazo prescricional das informações transmitidas pelas empresas ao governo, por meio do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.


Leia mais


 

Jussara-GO Curso-Atualização sobre a Legislação do ICMS
Data:11 de abril de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Faculdade de Jussara-GO Rodovia BR 070 S/N km 24  Zona Rural Cep 76270-000 Jussara-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis

 

Goiânia-GO Curso ICMS-Substituição Tributária
Data: 14 de abril de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Sede do CRC-GO- Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registroProfissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Goiânia-GO Palestra-ECF-Escrituração Contábil Fiscal
Data: 15 de abril de 2015, das 08h30 às 12h30 – Carga horária:4h
Local:Auditório do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep.74085-060 Goiânia-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos ( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO Palestra-Como se Preparar para a eSocial? Não Caia na Malha Fiscal!
Data: 15 de abril de 2015, das 14h30 às 17h30 – Carga horária:3h
Local:Auditório do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep.74085-060 Goiânia-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos( Exceto Sal e Fubá)

 

Mineiros-GO Curso SPED FISCAL/ ICMS/IPI-
Data: 15/04/2015
Horário: 08h30min às 17h30min
Local: Auditório Ademir dos Anjos- Centro Universitário de Mineiros-UNIFIMES.Rua 22 Setor Aeroporto Cep 75.830-00 Mineiros-GO

 

Planaltina-GO Curso e-Social/ Desoneração da Folha de Pagamento
Data: 16 de abril de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Faculdade Fael. Endereço – QA 6 MC Lote 01 Setor Leste  Cep. 73752-106 Planaltina-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Porangatu-GO IRPF/2015
Data: 17 de abril de 2015, das 19h às 22h – Carga horária:3h
Local:Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Porangatu.Rua 06. QD9 Nº14 Setor Central. Cep.76550-000-Porangatu-GO
Investimento:02 Kg de Alimentos

 

Ceres-GO Curso-Atualização sobre a Legislação do ICMS
Data: 25/04/2015
Horário:das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: UNIDERP.Av.Brasil nº 1606. Setor Nova Vila Cep 76300-00  Ceres-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)