IRPF – Não deixe para última hora


O período de 2 de março a 30 de abril de 2015 é um dos mais atribulados para os profissionais da contabilidade, que se dedicam à elaboração e à entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). E a Receita Federal está mais afiada do que nunca. Tudo com base na comparação dos dados enviados. De um lado os que pagam, do outro os que recebem, no meio a malha fina.

A Receita está cada vez mais eficiente no cruzamento automático de dados que podem levar o contribuinte à malha fina. Por isso, o meu conselho é não omitir nada e nem mentir na declaração do Imposto de Renda, porque hoje não tem mais como se esconder. As empresas declaram todos os pagamentos de impostos retidos na fonte. As imobiliárias declaram aluguel recebido e aluguel pago com nome e CPF. Enfim, hoje há um cruzamento e uma gama de informações que vai para os computadores da Receita. E aquela história de que “não vou declarar porque não vai aparecer” não existe mais.

Neste sentido, é fundamental a orientação de um profissional da contabilidade de confiança. E ter toda documentação idônea e satisfatória em mãos ajuda muito na hora de imitir os dados. Mais uma vez, não tente pleitear deduções que não sejam cabíveis, porque hoje existe um critério muito apurado com respeito a deduções, especialmente com despesas médicas e de dentistas.

Neste ano, a Receita espera receber mais de 27,5 milhões de declarações, portanto quem se adiantar na entrega tem maiores chances de receber a restituição primeiro. Além disso, não estará sujeito a multas e penalidades por imprevistos na hora de transmitir o documento.

O papel do profissional contábil ganha uma importância ainda maior, além de orientar corretamente o contribuinte, ele está munido de informação, de modo que os contabilistas devem estar sempre atentos às inúmeras alterações na legislação tributária para que possam fazer um trabalho ético e competente. Com dedicação e força de vontade, conseguiremos realizar um trabalho eficiente.



O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) alerta os aprovados no 1º Exame de Suficiência de 2013 sobre o prazo final para solicitação de registro junto ao Conselho. Conforme Art. 12, § 1º da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os aprovados na prova de Bacharel em Ciências Contábeis terão o prazo de 2 (dois) anos, e os aprovados na prova de Técnico em Contabilidade terão o prazo até 1º de junho de 2015, a contar da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, para requererem os registros profissionais em CRC.


Leia mais

 

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




O presidente e o vice-presidente Administrativo do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva e Edson Bento dos Santos, foram homenageados no último dia 7 de abril, na Câmara Municipal de Goiânia, em sessão especial pelo Dia do Profissional da Contabilidade. A proposta é do vereador Thiago Albernaz (PSDB), que concedeu o título a 28 contadores em reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




Após uma parceria entre os professores Edgar Madruga e Fábio Almeida, o CRC-GO realizará no próximo dia 17 de abril, das 9h às 12h, a primeira edição do projeto Sexta do Conhecimento, que pretende realizar palestras na área tributária.

O tema da próxima edição será Distribuição de Lucro e seus Impactos no Lucro Presumido, ministrado pelo especialista Mauro Fernando Gallo.

A iniciativa tem parceria do IPOG. Para participar do evento, o interessado deve doar 5 quilos de alimentos não perecíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO





O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Marciel Augusto Lima, concedeu uma entrevista à TV Serra Dourada no dia 06 de abril, com esclarecimentos a respeito da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, participou nos dias 25 de março e 1º de abril das sessões plenárias do Colégio de Vogais da Junta Comercial de Goiás (Juceg), onde integra o grupo como um dos vogais.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves, com informações Comunicação Juceg






O supervisor da Receita Federal em Goiânia, Jorge Francisco Martins, esteve nos dias 31 de março e 1º de abril em Caldas Novas e Trindade, respectivamente, para esclarecer as principais novidades sobre Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para este ano.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves








O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC-GO, Wagner Felipe Filho, e o chefe do departamento de Fiscalização do CRC-GO, Louis de Oliveira Silva, participaram nos dias 31 de março e 1º de abril, no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), do Seminário de Vice-presidentes e chefes de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise







Durante a Plenária do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) no dia 31 de março, Alessandro Almeida Jorge foi empossado como novo delegado regional do CRC-GO em Goianésia. Na ocasião, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, juntamente com os demais conselheiros presentes, também prestaram uma homenagem ao ex-delegado regional do CRC-GO em Jussara, André Luiz Ribeiro da Silva.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise






Na manhã do dia 31 de março foram empossados os conselheiros da nova composição do Conselho Estadual de Previdência (CEP), da Goiás Previdência (GOIASPREV), entidade que garante a aposentadoria dos servidores Públicos do Estado de Goiás.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) tem promovido a arrecadação de alimentos não perecíveis para a participação em palestras, cursos e seminários disponibilizados aos profissionais da contabilidade, estudantes, e demais participantes. Os alimentos arrecadados são doados para Igrejas, Casas de Recuperação, Entidades religiosas, Creches, dentre outras atividades voltadas ao trabalho social.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





A conselheira do CRC-GO, Josenilda Ribeiro, juntamente com a presidente do Observatório Social de Goiânia, Lorena Silvério, estiveram no 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (Enos), que aconteceu nos dias 26 a 28 de março, e reuniu representantes de todos os Estados brasileiros. O evento é realizado anualmente, e tem como objetivo tratar da qualificação da metodologia de trabalho dos Observatórios Sociais (OS) – que compõem a rede Observatório Social do Brasil (OSB).


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves


O presente artigo visa tratar sobre o bloco K do SPED FISCAL, porém antes de adentrar ao tema será explicado, de forma objetiva, o que é a EFD ICMS/IPI. A Escrituração Fiscal Digital foi implantada por meio do Convênio ICMS n° 143, de 15 de Dezembro de 2006 e Ajuste SINIEF 02, de 03 de abril de 2009. No estado de Goiás, a EFD ICMS/IPI foi implantada por meio do Decreto nº 6.981, de 11 de setembro de 2009, tendo sua obrigatoriedade definida de acordo com a Instrução Normativa n° 975/09-GSF, de 22 de dezembro de 2009. As especificações técnicas do layout da EFD ICMS/IPI estão definidas em Ato COTEPE /ICMS n° 09/2008.


Leia mais


Fonte: Cleverson Ricioli Alves, consultor especialista nas legislações de ICMS, IPI e ISS, pela TRIBUTANET CONSULTORIA TRIBUTARIA.


Conheça mais sobre os serviços e produtos, acessando o portal: www.tributanet.com.br, e solicite sua senha teste, por meio do representante: Carlos Correia (62) 9933-1730.


X Encontro Nacional da Mulher Contabilista: mais de 1.500 inscrições efetuadas
Um dos eventos mais aguardados pela classe contábil brasileira será realizado de 12 a 14 de agosto de 2015, em Foz do Iguaçu (PR). Com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte”, o X Encontro Nacional da Mulher Contabilista pretende transformar a bela Foz do Iguaçu no centro do saber contábil. E motivos para isso não faltam: a rica programação contempla temas importantes como no painel “O novo mercado para a área contábil: como se manter neste mercado competitivo”, com a presença da presidente da Ifac, Olívia Kirtley.


Leia mais

 

Contribuintes têm até o fim do mês para declarar o Imposto de Renda
O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2015, ano base 2014, termina no dia 30 de abril. A expectativa do Fisco é que 27,5 milhões de pessoas apresentem a declaração – 500 mil a mais do que no ano passado. O contribuinte que não entregar o documento fica sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.


Leia mais

 

CFC participa de posse do novo ministro da Educação
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, participou, na manhã desta segunda-feira (6), da posse do novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. A solenidade foi realizada no Palácio do Planalto com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, de ministros, deputados, senadores e de representantes de universidades de todo o País.


Leia mais


Itaberaí-GO -Tira Duvidas IRPF/2015

Data:09/04/2015
Horário:09h às 12h – Carga Horária 03 horas
Local:Auditório do Sebrae. Rua Ministro Guimaraes Natal Nº 50 Bairro Centro-Itaberaí-GO
Investimento:05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)

 

Jussara-GO Curso-Atualização sobre a Legislação do ICMS
Data:11 de abril de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Faculdade de Jussara-GO Rodovia BR 070 S/N km 24  Zona Rural Cep 76270-000 Jussara-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis

 

Goiânia-GO Curso ICMS-Substituição Tributária
Data: 14 de abril de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Sede do CRC-GO- Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registroProfissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Goiânia-GO Palestra-ECF-Escrituração Contábil Fiscal
Data: 15 de abril de 2015, das 08h30 às 12h30 – Carga horária:4h
Local:Auditório do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep.74085-060 Goiânia-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos ( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO Palestra-Como se Preparar para a eSocial? Não Caia na Malha Fiscal!
Data: 15 de abril de 2015, das 14h30 às 17h30 – Carga horária:3h
Local:Auditório do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep.74085-060 Goiânia-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos( Exceto Sal e Fubá)

 

Mineiros-GO Curso SPED FISCAL/ ICMS/IPI-
Data: 15/04/2015
Horário: 08h30min às 17h30min
Local: Auditório Ademir dos Anjos- Centro Universitário de Mineiros-UNIFIMES.Rua 22 Setor Aeroporto Cep 75.830-00 Mineiros-GO

 

Planaltina-GO Curso e-Social/ Desoneração da Folha de Pagamento
Data: 16 de abril de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Faculdade Fael. Endereço – QA 6 MC Lote 01 Setor Leste  Cep. 73752-106 Planaltina-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Porangatu-GO IRPF/2015
Data: 17 de abril de 2015, das 19h às 22h – Carga horária:3h
Local:Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Porangatu.Rua 06. QD9 Nº14 Setor Central. Cep.76550-000-Porangatu-GO
Investimento:02 Kg de Alimentos

 

Catalão-GO Tira Dúvidas IRPF/2015

Data:17/04/2015
Horário:09h às 12h – Carga Horária 03 horas
Local:Associação Comercial e Industrial de Catalão-ACIC-CDL,AV.Raulina F.Paschoal,nº2773 Centro-CEP 75.701-480-Catalão-GO.
Investimento:05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)

 

Ceres-GO Curso-Atualização sobre a Legislação do ICMS
Data: 25/04/2015
Horário:das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: UNIDERP.Av.Brasil nº 1606. Setor Nova Vila Cep 76300-00  Ceres-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)