A contabilidade a serviço do cidadão e do controle social

 

A contabilidade pública é um importante instrumento para conter irregularidades e fraudes junto aos cofres públicos. Ela tem passado por significativas mudanças nos últimos cinco anos, tendo importância fundamental, pois evidencia o patrimônio público das entidades.

Antes a contabilidade pública se preocupava com o orçamento público, com a prestação de contas, com a questão dos empenhos e orçamentos, mas agora não. Está voltada ao seu objetivo principal, que é fornecer informações úteis e relevantes para tomadas de decisões. Mostra o quanto realmente cada município possui de bens patrimoniais e, isso exige um esforço grande da gestão pública, em estar capacitando e adotando essas novas regras dos órgãos competentes.

A falta de conhecimento de quanto se tem a pagar e de quanto a receber é a principal falha cometida hoje pelas gestões municipais. Quando não se tem um registro, não se consegue controlar. A contabilidade participa do processo nesse momento: ela certifica o que aquele órgão tem a receber e quanto tem a pagar. Por isso, o papel da transparência e do controle social para o combate da corrupção no Brasil são fundamentais para despertar no cidadão o interesse e o cuidado do patrimônio público.

A corrupção é uma das principais mazelas dos municípios. Junto ao Ministério Público do Estado de Goiás estamos debatendo como a contabilidade pode combater a corrupção. Uma vez que temos todas as informações registradas dentro de uma contabilidade, fica difícil os gestores desviarem patrimônios e recursos, pois a contabilidade é um instrumento de controle. Ela permite que a sociedade acompanhe o que está acontecendo.

Estamos ampliando os nossos serviços junto aos parceiros. A ideia é tratar essas questões novas e mudanças para o entendimento dos profissionais que atuam no setor público. Por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica de fortalecimento do controle social entre o CRC-GO e o MP-GO, pretendemos promover capacitação conjunta dos profissionais instalados em todo o Estado. Inicialmente, os treinamentos irão atingir os 13 grupos de trabalhos (GTs) já existentes, com planos de ações em desenvolvimento, já que cada grupo age para fortalecer o controle social. No dia 08 de maio, o projeto será mais ressaltado durante o evento em prol do Dia do Profissional da Contabilidade, realizado pelo CRC-GO, e com o convite estendido a toda classe contábil. Esse trabalho se dará por meio das 44 delegacias regionais do Conselho. Dessa forma, nosso objetivo será padronizar o envio da documentação na prestação de contas, uma vez que cada órgão estadual emite de uma forma diferente.

Mais uma vez estaremos desenvolvendo nossas ações em benefício da sociedade que merece saber e conhecer onde o dinheiro público é aplicado.




O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) comunica a classe contábil que não haverá expediente na sede do CRC-GO em Goiânia e nas delegacias regionais nos dias 20 (segunda-feira) e 21 de abril, devido ao feriado nacional de Tiradentes.

O retorno das atividades acontecerá no dia 22, a partir das 8h. Por essa razão, o contabilista deve ficar atento ao calendário de funcionamento do CRC-GO e suas delegacias, para que não tenha seus serviços comprometidos.


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO





O CRC-GO convida todos os profissionais da contabilidade a divulgar e incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda ao FUNCRIANÇA. Oriente seus clientes, familiares, amigos e a comunidade. A destinação aos Fundos de parte do Imposto devido apurado poderá ser efetuada diretamente do Programa Gerador da Declaração de Ajuste Anual.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves





Os Conselhos Regionais de Contabilidade, acompanhando a evolução tecnológica, entraram em uma nova fase. A Fiscalização do Sistema CFC/CRC’s passou a adotar uma nova ferramenta para a execução de suas atividades principais, substituindo os procedimentos que eram efetuados presencialmente nos escritórios de contabilidade.


Leia mais

 

 

Fiscalização Eletrônica: Tutorial e Acesso ao Sistema


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) disponibiliza em seu site o link para acesso aos currículos. Acessando Curriculos/Banco de Empregos, o contabilista ou o estudante poderá incluir seu currículo profissional, gerenciá-lo, e ter acesso a várias ofertas de emprego. As empresas também podem se cadastrar e inserir as vagas disponíveis para contratação, no entanto, as próprias empresas devem fazer a manutenção de inserir e excluir alguma oportunidade.

O CRC-GO apenas promove a divulgação dos empregos, não havendo ligação com empresas anunciantes ou interessados pela vaga. Não perca tempo, e mostre ao mercado de trabalho as suas qualificações profissionais. O CRC-GO deseja a todos boa sorte e sucesso na carreira!


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





O CRC-GO realizou no dia 14 de abril o curso sobre Atualização em ICMS – Substituição Tributária, ministrado pelo contador Edione José dos Santos. Foram mais de 100 profissionais inscritos no curso que teve oito horas de duração, e “tratou da transferência da responsabilidade pelo pagamento do imposto de um contribuinte vinculado ao fato gerador da obrigação tributária para outra pessoa”, conforme esclarece Edione.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves





Esclarecimento a respeito do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foi o foco da entrevista que o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, concedeu à Rádio Vinha FM, no dia 13 de abril. Entrevistado pelo jornalista e apresentador Altair Tavares, o presidente do CRC-GO também tirou as principais dúvidas quanto à antecipação do recebimento da restituição.


Clique aqui e ouça a entrevista


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise







O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) esteve em Jussara no dia 11 de abril, para participação no curso de Atualização da Legislação Trabalhista tributária do ICMS, com a colaboração dos palestrantes Humberto Masatoshi Matsuda e Benjamim Gonçalves de Camargos. Em meio a uma turma de 47 participantes, também estiveram presentes o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, e o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC-GO, Wagner Felipe Filho.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise






A criação de grupos de controle social tem sido fomentada pelo Ministério Público do Estado de Goiás em todo território goiano, em cumprimento à meta do Plano Geral de Atuação do MP-GO para o biênio 2014-15, que é intensificar a atuação contra a corrupção, neste caso por meio de ações preventivas, com enfoque na aplicação das verbas públicas e no controle da qualidade e eficiência dos serviços públicos.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves





O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, recebeu parte do corpo docente do curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) no dia 10 de abril. O grupo, composto pelo coordenador Manoel Barbosa, e professores Alexandre Paranaíba, Elmon Porfírio, Antônio Torquato e Dorman Augusto Fleury, buscou firmar parceria junto ao CRC-GO referente ao desenvolvimento profissional, além de estreitar os laços e aproximar a autarquia do segmento acadêmico.


Leia mais


 Fonte:
Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves





Após passar por Goiânia, Caldas Novas e Trindade, o Tira-dúvidas do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) esteve na cidade de Itaberaí, no dia 09 de abril, com a palestra e colaboração do supervisor da Receita Federal em Goiânia, Jorge Francisco Martins. O evento ocorreu no auditório do Sebrae, para um público de cerca de 20 pessoas.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO - Izadora Louise





Desenvolvimento econômico, empreendedorismo, desburocratização, regulamentação e valorização dos pequenos negócios foram temas discutidos durante os debates do primeiro dia do Seminário Brasil Mais Simples, no dia 9 de abril, que reuniu cerca de 800 gestores municipais. O seminário foi um dos eventos parceiros do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de 7 a 9 de abril, em Brasília (DF).


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves



A implantação da nota fiscal eletrônica (NF-e), modelo 55, fora gradualmente, a partir de 2006 tomando o cenário dos contribuintes empresariais. Num passado recente, houve excessivas preocupações quanto a sua implementação... Substituir notas fiscais emitidas em talonário por uma nota fiscal digital? era a questão que se apresentava pelo empresariado em geral. Parecia muito aquém e distante, diante do incipiente conhecimento técnico, detido no momento. O cenário deveria mudar! E a era digital, bateu em nossas portas, impiedosa, sem avisar, muito embora sintomática. Seccionalmente, e, de forma muitas vezes seletiva, foi consolidando-se até meados do ano de 2010. Diante de sua importância como documento de natureza digital representa um dos pilares do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).


Leia mais


Fonte: Ademir de Almeida Machado, Advogado Tributarista atuante em causas pertinentes à legislação tributária. Especialista em Direito e Processo Tributário, em Araraquara-SP. Consultor Especialista em Tributos Indiretos: ICMS, IPI e ISS. Redator de publicações periódicas. Consultor Tributário da TRIBUTANET Consultoria Tributária.


Conheça mais sobre os serviços e produtos, acessando o portal: www.tributanet.com.br, e solicite sua senha teste, por meio do representante: Carlos Correia (62) 9933-1730.


XXXI Conferência Interamericana de Contabilidade (CIC)

Será em Punta Cana, na República Dominicana, de 17 a 20 de setembro de 2015, a XXXI edição da Conferência Interamericana de Contabilidade. O evento é organizado pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e patrocinado pelo Instituto de Contadores Públicos da República Dominicana e por 21 países da América que integram a AIC, incluindo o Brasil. Esta edição, que traz como lema “Por uma profissão regulamentada com qualidade e valores éticos”, tem por objetivo discutir e analisar temas atuais da profissão no contexto mundial por meio da exposição de trabalhos nacionais e internacionais.


Leia mais

 

Comitê gestor do Simples alerta para a redução de multas a partir de 2016

O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou no último dia 8/4 a Recomendação nº 5, que chama atenção para a necessidade de redução de multas relacionadas à incorreção do cumprimento de obrigações acessórias, que não apresentem em suas regras o tratamento diferenciado para os microempreendedores individuais e para às micro e pequenas empresas. A redução é de 90% para os MEIs e de 50% para MPES e EPPs. A medida vale para as multas aplicadas em âmbito federal, estadual e municipal.


Leia mais

 

Câmara exclui empresas públicas do projeto da terceirização

O Plenário da Câmara dos Deputados retirou as empresas públicas, as sociedades de economia mista e suas subsidiárias da proposta que amplia a terceirização para todas as áreas das empresas (PL 4330/04). O projeto valerá apenas para a iniciativa privada.


Leia mais


 

Planaltina-GO Curso e-Social/ Desoneração da Folha de Pagamento
Data: 16 de abril de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Faculdade Fael. Endereço – QA 6 MC Lote 01 Setor Leste  Cep. 73752-106 Planaltina-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Porangatu-GO IRPF/2015
Data: 17 de abril de 2015, das 19h às 22h – Carga horária:3h
Local:Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Porangatu.Rua 06. QD9 Nº14 Setor Central. Cep.76550-000-Porangatu-GO
Investimento:02 Kg de Alimentos

 

Catalão-GO Tira Dúvidas IRPF/2015

Data:17/04/2015
Horário:09h às 12h – Carga Horária 03 horas
Local:Associação Comercial e Industrial de Catalão-ACIC-CDL,AV.Raulina F.Paschoal,nº2773 Centro-CEP 75.701-480-Catalão-GO.
Investimento:05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO Palestra: Distribuição de Lucro e seus Impactos no Lucro Presumido
Data: 17/04/2015
Horário: 09h às 12h
Local: Auditorio do CRC-GO - Rua 107 nº 151 - Setor Sul
Investimento:05 kg de Alimentos não Perecíveis (exceto Sal e Fubá)

 

Ceres-GO Curso-Atualização sobre a Legislação do ICMS
Data: 25/04/2015
Horário:das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: UNIDERP.Av.Brasil nº 1606. Setor Nova Vila Cep 76300-00  Ceres-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Porangatu-GO- Curso e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento
Data: 13 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Porangatu - Rua 06 Quadra D9 Nº14 Setor Central - Cep.76550-000-Porangatu-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais)

 

Rio Verde-GO Palestra Holding Familiar e Proteção Patrimonial
Data:15 de maio de 2015, das 09h às 12h – Carga horária:3h
Local:Auditório do Sescon Sudoeste,Av.José Walter nº 766 Setor Morada do Sol Cep 75908-740 Rio Verde-GO.
Investimento:05 Kg de Alimentos de alimentos não Perecíveis ( Exceto Sal e Fubá)

 

Águas Lindas-GO Curso-ICMS Substituição Tributária
Data:26 de Maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Faculdade Mauá  QD C 08 S/N LT 07 a 16. Bairro-Mansões Village- Águas Lindas-GO.
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam Registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Goiânia-GO -Curso SPED FISCAL/ ICMS/IPI
Data:29 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório do CRC-GO,Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep 74085-060. Goiânia-GO
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.