topo-info.jpg
ed-56.jpg
fotopalavra.jpg

Renovação: O lema da Classe Contábil

Tudo que se torna obsoleto perde a sua utilidade. Essa palavra não deve, de maneira alguma, fazer parte do vocabulário de um contabilista. O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás tem se empenhado diuturnamente para distanciar a classe contábil daquilo que é antigo e ultrapassado, para aproximá-la cada vez mais ao que é atual e pujante.

Não é por acaso que temos insistido na promoção da educação continuada, na realização de cursos, seminários, palestras e tira-dúvidas que têm percorrido os quatro cantos do Estado, com o fim de cumprir uma meta nunca antes estabelecida neste Conselho: a de promover pelo menos um curso nas 43 delegacias do CRC em Goiás no ano de 2015. Uma dessas metas já foi cumprida recentemente na cidade de Planaltina, ocasião em que foi realizado o descerramento da placa da delegacia regional no município, além de ter sido ministrado um curso sobre eSocial para a classe contábil da região.

Por outro lado, além da quantidade, o nosso foco também tem sido na qualidade dos temas oferecidos. Neste ponto, destaco a realização de um novo projeto do CRC Goiás, que se trata da Sexta do Conhecimento. A partir de abril, toda sexta-feira do mês haverá uma palestra do que tem o objetivo de promover, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento científico e técnico da Ciência Contábil.

O primeiro evento, tido como um sucesso, abordou a distribuição do lucro e seus impactos no lucro presumido. Há de se verificar o cuidado na ação, tendo em vista que devido à mudança da legislação em 2014, as empresas encaixadas no lucro presumido deverão apresentar a sua contabilidade ao Fisco. Tais regras devem estabelecer uma mudança de comportamento entre empresários, contabilistas e o Fisco.

Tive também a oportunidade de participar do evento Quintas do Saber, em Brasília, com palestras ministradas pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, pelo ministro interino do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy, e pelo subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gilvan Dantas. O evento também contou com a presença da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, e do presidente do CFC, José Martonio Coelho.

A necessidade de se aplicar a transparência na gestão pública foi um dos pontos mais ressaltados durante o evento. Ao se avaliar as prioridades, o país poderá voltar ao eixo do equilíbrio econômico, por meio de reanálise dos recursos financeiros e os projetos existentes a curto, médio e longo prazo que visam a sustentabilidade da economia e maior capacitação dos servidores no ato de prestação de contas transparentes para a sociedade. Com esse foco de valorização profissional, que também reitero o meu convite para que todos os profissionais contábeis estejam presentes, no dia 08 de maio, na sede do CRC-GO, em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, momento este em que serão concedidas palestras sobre Crédito de Carbono, Substituição Tributária do ICMS, SPED Fiscal, e as últimas alterações na Legislação do IRPJ.


titulo-056-001.png

info-056-001.jpg


O presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), José Evaristo dos Santos, convida o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e toda a classe contábil goiana para participar no próximo dia 27 de abril (segunda-feira), às 10h30, nesta Federação, de uma reunião com a Secretária Estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, oportunidade em que ela dará esclarecimentos sobre o funcionamento da Nota Fiscal Goiana.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO



titulo-056-002.png

info-056-003.jpg


Em virtude de o mês de abril ser considerado um período intenso na atividade contábil devido ao prazo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO) alterou a data em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade para o dia 08 de maio de 2015. O CRC-GO convida toda a classe contábil para um dia completo em palestras com os mais renomados profissionais da área contábil.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise


titulo-056-003.png

Recolhimento do ICMS em Favor da UF de destino. Alteração na Constituição

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17.04.2015, a Emenda Constitucional nº 87/2015, que altera os incisos VII e VIII do § 2º do artigo 155 da Constituição Federal, quanto à sistemática de cobrança do ICMS nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado. As disposições contemplam todas as operações interestaduais destinadas a não contribuintes, inclusive vendas por meio de comércio eletrônico, telemarketing e catálogos.


Leia mais


Fonte: Econet Editora Empresarial Ltda


titulo-056-004.png


info-056-004.jpg


Na primeira edição da Sexta do Conhecimento, realizada no dia 17 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), em parceria com o IPOG, recebeu o palestrante Mauro Fernando Gallo para a ministração do tema: Distribuição de Lucro e seus Impactos no Lucro Presumido. O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, realizou a abertura do evento para um público de mais de 80 pessoas, dentre elas a conselheira do CRC-GO, Josenilda Ribeiro, e o ouvidor assistente do CRC-GO, Otávio Martins Júnior. Com a mudança da legislação em 2014, as empresas encaixadas no lucro presumido deverão apresentar a sua contabilidade ao Fisco.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise


titulo-056-005.png

info-056-005.jpg


O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), na pessoa do vice-presidente administrativo do CRC-GO, Edson Bento dos Santos, e do diretor executivo do CRC-GO, Saulo Gonçalves, participou no dia 16 de abril do café da manhã realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás (OAB-GO) com o objetivo de discutir ações que serão executadas pela Campanha de Combate à Corrupção, idealizada pela Ordem. Além do presidente da OAB-GO, Enil Henrique de Souza Filho, do vice-presidente Antônio Carlos Monteiro, e do secretário-geral da OAB-GO, Júlio César Meirelles, também estiveram presentes aproximadamente 30 entidades, dentre elas, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), o Conselho Regional de Administração (CRA), Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), Associação Goiana dos Municípios (AGM), e o Conselho Regional de Economia.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa – CRC-GO – Izadora Louise, com a colaboração de Priscilla Rodrigues


titulo-056-006.png

info-056-006.jpg

info-056-007.jpg


O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, esteve presente no dia 16 de abril para o descerramento da placa da delegacia regional do CRC-GO em Planaltina. Na ocasião, também foi concedido um curso sobre eSocial para mais de 30 pessoas na Faculdade Fael, com o palestrante Edione José dos Santos.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise


titulo-056-007.png


info-056-008.jpg


A transparência na gestão pública foi tema da 12ª edição do Quintas do Saber, realizado nessa quinta-feira (16), na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF). As palestras sobre o tema foram ministradas pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, pelo ministro interino do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy, e pelo subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Gilvan Dantas. A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, mediou as palestras. O presidente do CFC, José Martonio Coelho, também participou do evento e abriu a atividade.


Leia mais

Fonte: Comunicação CFC


titulo-056-0008.png


info-056-009.jpg


Com o fim de apresentar propostas de desburocratização que envolvam a atuação do profissional da contabilidade, o secretário municipal do Trabalho, Indústria, Comércio e Serviços de Goiânia, Giovanny Bueno, se reuniu no dia 15 de abril com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise


titulo-056-008.png

info-056-010.jpg

info-056-011.jpg


A Escrituração Contábil Fiscal foi o tema do curso ministrado no dia 15 de abril no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, recebeu os dois palestrantes do dia, Rodrigo Romanato e Edilson Júnior. Cerca de 200 pessoas participaram do curso.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise


titulo-056-009.png

info-056-012.jpg


O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) realizou um curso sobre SPED Fiscal no dia 15 de abril em Mineiros. Com cerca de 30 pessoas, a palestrante Magna de Jesus esclareceu as dúvidas dos participantes para um tema que tem recebido cada vez mais demanda. De acordo com ela, profissionais experientes na área contábil estiveram presentes, mostrando a necessidade de contínua atualização na área de SPED Fiscal.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise


titulo-056-010.png


(A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO RISCO CONTÁBIL) ---- A INTEGRAÇÃO DA CONTABILIDADE AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO---- O SÉCULO XXI EM AÇÃO ----

1 - INTRODUÇÃO.
AS UNIVERSIDADES PRIVADAS OU PÚBLICAS FALHAM ---- NA FORMAÇÃO DE CONTADORES E DEMAIS PROFISSIONAIS INTERESSADOS NO CONSUMO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO CONTÁBIL ---- AO NÃO TRATAR / TRABALHAR O CONTEÚDO DISPONIBILIZADO POR DEMONSTRAÇÕES / RELATÓRIOS / SISTEMAS CONTÁBEIS COM A ÊNFASE NECESSÁRIA / A ABORDAGEM CORRETA QUANDO DOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO.


Leia mais


Fonte: AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL


Subtitulo_Noticias-01.png


X Encontro Nacional da Mulher Contabilista terá palestrantes de renome internacional

Profissionais de renome nacional e internacional, da área contábil e de outros importantes campos do conhecimento, estarão no X Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2015, no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas, em Foz do Iguaçu, Paraná. As inscrições para o evento, que irá reunir cerca dois mil participantes, estão abertas. Para se inscrever, clique aqui.


Leia mais

6º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade
Com o lema “Separados pelo Atlântico, unidos pela Contabilidade”, a 6ª edição do Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade acontecerá no dia 22 de maio, no auditório da Universidade de Évora, em Portugal.


Leia mais

Sessão solene na Câmara dos Deputados comemora Dia do Profissional da Contabilidade
A Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira (24), sessão solene em homenagem aos profissionais da contabilidade de todo o País. A sessão terá início às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães. Oficialmente, a data é comemorada no dia 25 de abril.


Leia mais


Subtitulo_cursos-01.png

Ceres-GO Curso-Atualização sobre a Legislação do ICMS
Data: 25/04/2015
Horário:das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: UNIDERP.Av.Brasil nº 1606. Setor Nova Vila Cep 76300-00 Ceres-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

Goiânia-GO – Dia do Profissional da Contabilidade

Data: 08/05/2015
Horário: das 8h30 às 18h – Carga horária: 8h
Local: Auditório do CRC-GO - Rua 107 nº 151 - Setor Sul - Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

Porangatu-GO- Curso e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento
Data: 13 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Porangatu - Rua 06 Quadra D9 Nº14 Setor Central - Cep.76550-000-Porangatu-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais)

Rio Verde-GO Palestra Holding Familiar e Proteção Patrimonial
Data:15 de maio de 2015, das 09h às 12h – Carga horária:3h
Local:Auditório do Sescon Sudoeste,Av.José Walter nº 766 Setor Morada do Sol Cep 75908-740 Rio Verde-GO.
Investimento:05 Kg de Alimentos de alimentos não Perecíveis ( Exceto Sal e Fubá)

Águas Lindas-GO Curso-ICMS Substituição Tributária
Data:26 de Maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Faculdade Mauá QD C 08 S/N LT 07 a 16. Bairro-Mansões Village- Águas Lindas-GO.
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam Registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

Goiânia-GO -Curso SPED FISCAL/ ICMS/IPI
Data:29 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório do CRC-GO,Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep 74085-060. Goiânia-GO
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

convenios.jpg