Contabilista vive momento em evidência na sociedade



Faltando praticamente um dia para o prazo final da entrega de Imposto de Renda (IR), mais de 25% dos goianos ainda não fizeram a declaração deste ano. De acordo com os dados da Receita Federal do Brasil em Goiânia, das 850 mil declarações esperadas em Goiás, apenas 634 mil foram entregues até o final da tarde desta última terça-feira.

No Brasil, segundo a Receita Federal, quase 25% dos contribuintes também não entregaram o documento. Até as 17h de ontem, 20.776.574 declarações foram encaminhadas à RF. O número representa 75,6% do total de 27,5 milhões de declarações esperadas.

Cerca de 8,5 milhões de brasileiros deixaram para prestar contas com o leão na última hora, e o prazo está ficando apertado. O papel do contabilista é fundamental, e a cada dia tem seu espaço preservado e ampliado. É ele o profissional mais indicado para orientar o contribuinte a fazer o levantamento correto da documentação necessária, como informes de rendimento e recibos de gastos dedutíveis, para envio do formulário. Porém, esse comportamento de deixar tudo para a última hora, apesar de ainda existir, vem mudando gradualmente ano a ano. Muitos contribuintes já estão adeptos ao planejamento tributário, do levantamento diário de despesas e receitas, boa parte com orientação contábil.

Reforço essa importância, de acompanhar e reunir documentos no decorrer do ano e usar este período apenas para fazer o envio da declaração. Com a aproximação do encerramento do prazo, minha sugestão é cautela e atenção.

O momento é bastante favorável ao contabilista também com o lançamento, este ano, da Nota Fiscal Goiana, pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Além de incrementar as vendas do comércio, a Nota possibilita aumento na arrecadação fiscal do Estado, controla a fiscalização e combate a informalidade. Ações estas que só serão possíveis com a contabilidade. Este programa garantirá a transferência de muitas empresas à formalidade e isso abrirá um leque de novos contratos para os profissionais da contabilidade.

Se cresce a economia do Estado, cresce também a carta de clientes para os contabilistas e assim promovemos o reconhecimento da nossa classe.








 

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, publicou artigo no dia 25 de abril, dia do Profissional da Contabilidade, no jornal O Popular, com o objetivo de parabenizar os contabilistas. No texto, ele fala da importância deste profissional para a tomada de decisão dentro das organizações, seja ela pública ou privada.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) disponibiliza em seu site o link para acesso aos currículos. Acessando Banco de empregos/Currículo, o contabilista ou o estudante poderá incluir seu currículo profissional, gerenciá-lo, e ter acesso a várias ofertas de emprego. As empresas também podem se cadastrar e inserir as vagas disponíveis para contratação, no entanto, as próprias empresas devem fazer a manutenção de inserir e excluir alguma oportunidade.

Não perca tempo, e mostre ao mercado de trabalho as suas qualificações profissionais. O CRC-GO deseja a todos boa sorte e sucesso na carreira!

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise








O presidente e o vice-presidente de Fiscalização do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva e Wagner Felipe Filho, receberam na manhã do dia 28 de abril a Frente Parlamentar da Microempresa, representada pelo presidente e deputado estadual, Virmondes Cruvinel, e pela secretária geral, Eliane Brito Otto. Além de estreitar parcerias, a Frente está elaborando o estatuto estadual da microempresa e por isso pretende contar com o apoio e sugestões do Conselho. Na ocasião, Elione afirmou que a atual gestão do CRC-GO caminha na mesma direção aos projetos do governo, e nesta linha, atua preocupada em ir rumo ao progresso e neste sentindo, intensificar a importância dos serviços prestados pelo profissional da contabilidade à sociedade.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves








A Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás (Sefaz) realizou reunião no dia 27 de abril, na sede da Fecomércio, para divulgar a Nota Fiscal Goiana, criada para incentivar o consumidor a exigir a nota fiscal nas suas compras, além de agir no combate à informalidade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves








No sábado em que foi comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade, dia 25 de abril, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, e o vice-presidente de Registro, Rangel Francisco Pinto, estiveram em Ceres para acompanharem ações ligadas à categoria. Entre elas, realizaram o descerramento da placa da delegacia regional do CRC-GO na cidade, que funciona na Avenida Brasil, nº 902, Centro.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




Representando o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), a conselheira Analberga Morais da Silva participou no dia 24 de abril da homenagem da Câmara dos Deputados aos profissionais da contabilidade. Oficialmente, o Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado em 25 de abril. A iniciativa da homenagem foi do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), que também é profissional contábil.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise






A conselheira do CRC-GO, Josenilda Ribeiro, esteve no dia 24 de abril, participando do 1º Fórum das Causas Contábeis de Goiás, que aconteceu na Faculdade Araguaia. O evento nasceu de uma parceria entre o Movimento de Acompanhamento das Causas Contábeis de Goiás (MACCGO) e a Faculdade Araguaia. Na ocasião, representados pelo presidente e diretores do MACCGO, Itamar Cerqueira, Piterson Galdino e Hugo Vinhal, respectivamente, e pelo coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Cláudio da Silva.


Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves








O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, esteve presente na cerimônia de posse, no dia 24 de abril, do mais novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM GO), Joaquim Alves de Castro Neto, que agora ocupa o cargo deixado por Virmondes Cruvinel, nomeado em 2000, para a vaga destinada à Assembleia Legislativa, e se aposentou no último dia 14 de abril.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




O vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Rangel Francisco, ministrou uma palestra no dia 22 de abril para aproximadamente 50 alunos do 7º e 8º períodos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Araguaia.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise


INTRODUÇÃO
Dispõe o artigo 75 do Decreto 3.048/99 que o auxílio-doença é um benefício concedido pela Previdência Social ao segurado que ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual, desde que cumprida a carência exigida pela legislação, se for o caso.


Leia mais

Autor:  Luciano Vieira Carvalho, Coordenador da Área Trabalhista e Previdenciária da Tributanet Consultoria Tributária


Conheça mais sobre os serviços e produtos, acessando o portal: ww.tributanet.com.br, e solicite sua senha teste, através do representante: Carlos Correia (62) 9933-1730


1º Exame de Suficiência de 2015: publicado o resultado no DOU
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) neste dia 29 de abril – na seção 3, páginas 188 a 245 –, o resultado da 1ª edição de 2015 do Exame de Suficiência. As provas para as categorias Bacharel em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade foram aplicadas no dia 22 de março, em mais de 120 cidades de todas as unidades da Federação.


Leia mais

 

Novo aumento da carga tributária
No contexto do ajuste fiscal, o Decreto 8.426, de 1º de abril de 2015, trouxe novo aumento da carga tributária e tira o sono dos empresários, que já enfrentam um ano difícil. A partir de 1º de julho próximo, as empresas que apuram o PIS e a Cofins no regime não cumulativo previsto nas leis 10.637/2002 e 10.833/2003 terão as receitas financeiras sujeitas à incidência destas contribuições às alíquotas de 0,65% e 4%, respectivamente.


Leia mais


 

Não envie sua declaração do IR sem checar estes 7 pontos
Antes de enviar sua declaração do Imposto de Renda (IR) 2015, é importante revisar alguns itens para evitar a malha fina da Receita. Na pressa para preencher o documento durante os últimos dias para entrega da declaração (o prazo encerra nesta quinta-feira, dia 30), omissões e erros podem ser cometidos pelo contribuinte por falta de atenção.

Leia mais


 

Goiânia-GO – Dia do Profissional da Contabilidade

Data: 08/05/2015
Horário: das 8h30 às 18h – Carga horária: 8h
Local: Auditório do CRC-GO - Rua 107 nº 151 - Setor Sul - Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Porangatu-GO- Curso e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento
Data: 13 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Porangatu - Rua 06 Quadra D9 Nº14 Setor Central - Cep.76550-000-Porangatu-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais)

 

Rio Verde-GO Palestra Holding Familiar e Proteção Patrimonial
Data:15 de maio de 2015, das 09h às 12h – Carga horária:3h
Local:Auditório do Sescon Sudoeste,Av.José Walter nº 766 Setor Morada do Sol Cep 75908-740 Rio Verde-GO.
Investimento:05 Kg de Alimentos de alimentos não Perecíveis ( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO/ Curso e-Social

Data: 18 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Sede do CRC-GO- Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Cristalina-GO- Curso SPED EFD Contribuições
Data:19 de maio de 2015, das 08h30min às 17h30min  – Carga horária:8h
Local: Auditório do Câmara Municipal de Cristalina Praça Otto Mohn- Palácio José Rodrigues de Queiroz-GO, Centro  CEP-73.850-000- Cristalina-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Caldas Novas-GO -Curso e-Social
Data: 22 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório da ACICAN-Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas – Rua Prof Josino Bretas n°350,  Centro Cep 75.690-000 -Caldas Novas-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Águas Lindas-GO Curso-ICMS Substituição Tributária
Data: 26 de Maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Faculdade Mauá  QD C 08 S/N LT 07 a 16. Bairro-Mansões Village- Águas Lindas-GO.
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam Registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Goiânia-GO -Curso SPED FISCAL/ ICMS/IPI
Data:29 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório do CRC-GO,Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep 74085-060. Goiânia-GO
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.