Caminhamos juntos para o reconhecimento da contribuição do profissional da contabilidade à sociedade


Falta apenas um dia para o nosso evento de comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade. Este ano resolvemos fazer algo diferente. Vamos promover a participação efetiva dos contabilistas. E, ao invés de comemorarmos no dia 25 de abril, decidimos prorrogar este encontro para o dia 8 de maio. Assim, foi possível a finalização das declarações de Imposto de Renda que acontece no final do mês e toma o tempo de boa parte destes profissionais.

Teremos um encontro bem diferente e um assunto que merece destaque está relacionado à forma que o contabilista pode contribuir nos assuntos referentes ao crédito de carbono. Dez presidentes do Sistema CFC/CRCs confirmaram presença. Isso demonstra nossos avanços tanto organizacional quanto técnico, por meio de investimentos às atividades de desenvolvimento profissional.

No mesmo dia assinaremos o Termo de Cooperação Técnica de Fortalecimento do Controle Social juntamente com o Ministério Público Estadual (MP-GO). Essa parceria visa a consolidação da cooperação científica e operacional entre as partes, com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à capacitação dos contabilistas das delegacias regionais do Conselho de Contabilidade, dos membros dos Grupos de Trabalho de Controle Social do MP-GO e dos Conselhos de Direitos, aprimorando o trabalho de controle social nas duas instituições. A parceria contará com o apoio integral das comissões e comitês do CRC-GO, entre eles Terceiro Setor, Relações Públicas e Institucional e PVCC.

Graças a esses esforços e empenho de cada um dos integrantes é possível caminhar rumo à conscientização e ao reconhecimento sobre o papel e da importância do profissional da contabilidade à sociedade.







A Contabilidade Sustentável será o tema do VII Encontro dos Acadêmicos de Ciências Contábeis (Enacon) da PUC Goiás, que acontece dias 7 e 8 de maio.

O evento terá abertura na quinta-feira, às 19h, com a palestra magna do especialista em motivação, Janderson Santos, ocasião também em que será feito o lançamento do Jubileu de Diamante do curso de Ciências Contábeis da PUC.

Na sexta-feira as palestras acontecerão durante os turnos matutino e noturno. O VII Enacon é uma realização dos acadêmicos e conta com patrocínio do CFC e CRC-GO.


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves






Em virtude de o mês de abril ser considerado um período intenso na atividade contábil devido ao prazo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO) alterou as atividades em razão da comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade para o dia 8 de maio de 2015. Das 8h30 às 18h, realizará uma programação recheada de temas diversos, com a presença de palestrantes de renome nacional que, na ocasião, darão destaque para assuntos atuais na contabilidade, como SPED Fiscal, Substituição Tributária do ICMS para empresas do Simples Nacional, Últimas alterações na Legislação do IRPJ, Lei 12.973 e IN 1515/14, além de uma palestra sobre Crédito de Carbono, ministrada pelo especialista Thierry Andre Raoul Acanthe.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) alerta os aprovados no 1º Exame de Suficiência de 2013 sobre o prazo final para solicitação de registro junto ao Conselho. Conforme Art. 12, § 1º da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os aprovados na prova de Bacharel em Ciências Contábeis terão o prazo de 2 (dois) anos, assim como os aprovados na prova de Técnico em Contabilidade, a contar da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, para requererem os registros profissionais em CRC.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise








Entre as principais modificações no segmento contábil para este ano está o fim da emissão de registro pelos Conselhos Regionais de todo País aos técnicos em contabilidade. Portanto, quem deseja entrar para a área a partir de junho deste ano, terá que cursar graduação de nível superior em Ciências Contábeis, além é claro, de ser aprovado no Exame de Suficiência aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




Na manhã do dia 5 de maio, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, esteve reunido com os membros das comissões e comitês do Conselho para tratar sobre assuntos inerentes à profissão contábil, entre eles os trabalhos que podem ser desenvolvidos junto ao MP-GO e a contribuição da contabilidade nas prestações das contas públicas.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves







O impacto dos impostos no caixa das pequenas, médias e grandes empresas e a nota fiscal goiana foram os principais assuntos discutidos no programa Momento Sindilojas, do dia 2 de maio, na Rádio 730. O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, foi um dos convidados e esclareceu ao apresentador e jornalista Marcelo Nogueira, os principais impactos da economia com a implantação do Simples Nacional, além de destacar a importância do planejamento tributário para o empresário.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves





Um balanço da Receita Federal feito na última quinta-feira (30) mostrou que cerca de 162 mil contribuintes ainda não haviam entregue a declaração de Imposto de Renda 2015, a quatro horas do limite final. Para falar sobre esse assunto e orientar o contribuinte, a vice-presidente de Controle Interno do CRC-GO, Maria Luzia Rodrigues, foi entrevistada pela TV Brasil Central, na manhã do dia 30 de abril.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves


 




O vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Rangel Francisco, participou do Fórum Sped em Brasília, ocorrido no dia 29 de abril, onde estiveram presentes os representantes da Coordenação do Sped na Receita Federal do Brasil, Luiz Fernando e José Jaime Junior. Dentre os assuntos, foi tratado o prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), como informa o vice-presidente, Rangel Francisco. “O que mais foi pedido e pressionado foi a respeito da prorrogação do prazo de entrega da ECF, e nesse ponto a Receita Federal não abre mão, a entrega será mesmo em setembro de 2015” assegura.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise






Os trabalhos de parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás e o Ministério Público do Estado de Goiás já começaram. Nos dias 28 e 29 de abril, a conselheira do CRC-GO, Josenilda Ribeiro, esteve em Cristalina para levar capacitação aos membros do Controle Interno da prefeitura da cidade e conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Julio César Carlos, proferiu uma palestra no dia 29 de abril a mais de 100 alunos do curso de Ciências Contábeis e Administração da Unicaldas, na cidade de Caldas Novas, durante a XII Semana Científica Cultural Unicaldas – O Uso da Tecnologia em favor da Cidadania.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




Cerca de 90 participantes estiveram na reunião do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) realizado no último dia 27 de abril, na cidade de Águas Lindas, com a presença do delegado regional do CRC-GO na cidade, Rivaldo Luiz Jorge dos Santos Martins, do auditor fiscal Cristóvão Nóbrega, o idealizador do NAF, Clóvis Belbute, a coordenadora regional para a Educação Fiscal, Márcia Rabello, o representante para a Educação Fiscal da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Anápolis, Robert Julien Santos, o diretor acadêmico da Faculdade Mauá, Francisco Cardoso Mendonça, e o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Mauá, Flávio Luiz Alves Lara.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise






Com um público de 145 participantes, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) participou da sétima edição do Congresso Aphonsiano de Contabilidade (Conacon), realizado em Trindade no dia 26 de abril. Estiveram presentes o delegado regional do CRC-GO no município, José Maria Oliveira Vieira e os coordenadores educacionais da Instituição, Maria José e Helder Daniel da Silva.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise



No presente artigo iremos promover análise sobre o tema da classificação fiscal da mercadoria no regime da substituição tributária.

Como muitos já sabem, os Estados regulamentam internamente as mercadorias sujeitas ao regime de substituição tributária, que seria o recolhimento antecipado das saídas subsequentes. Essas classificações ocorrem em sua maioria por NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL), que são classifica as mercadorias em números de acordo com a TIPI - Tabela da IPI. Essa classificação tem 08 dígitos e traz o que é a mercadoria em seus termos em sua maioria técnicos e não específicos para leigos em mecânica ou química.

Leia mais

Por Raphael Barbosa, consultor especialista nas legislações de ICMS e IPI pela TRIBUTANET CONSULTORIA TRIBUTÁRIA.

Conheça mais sobre os serviços e produtos, acessando o portal: www.tributanet.com.br, e solicite sua senha teste, por meio do representante: Carlos Correia (62) 9933-1730.


CFC apresenta sugestões ao projeto de lei do Novo Código Comercial
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou, nesta terça-feira (5), de audiência pública sobre o projeto de lei (PL) 1572/2011, que trata do Novo Código Comercial Brasileiro. Foi a sexta reunião da comissão especial que analisa o PL na Câmara dos Deputados. O representante do CFC, José Nilton Junckes (na foto abaixo, ao centro), compôs a mesa ao lado do presidente da comissão, deputado Laércio Oliveira, e da representante do Conselho Federal de Administração, Jéssica Feitosa.

Leia mais

 

CFC e Sebrae unem forças em prol dos pequenos negócios
A otimização dos processos contábeis para as pequenas empresas foi um dos principais temas discutidos nessa terça-feira (6), entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), em Brasília. As entidades têm trabalhado em parceria com intuito de contribuir para o crescimento dos micro e pequenos negócios por meio da troca de informações e experiências, além de estimular o empreendedorismo no País.

Leia mais


 

Receita anuncia nova versão de aplicativo do Carnê-Leão
A Receita Federal anunciou hoje a aprovação da nova versão do aplicativo para smartphones e tablets do Carnê-Leão, que também vai auxiliar profissionais liberais a identificar, por meio do CPF, cada usuário de seus serviços perante o Fisco.

Leia mais


 

Goiânia-GO – Dia do Profissional da Contabilidade

Data: 08/05/2015
Horário: das 8h30 às 18h – Carga horária: 8h
Local: Auditório do CRC-GO - Rua 107 nº 151 - Setor Sul - Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Porangatu-GO- Curso e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento
Data: 13 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local: Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Porangatu - Rua 06 Quadra D9 Nº14 Setor Central - Cep.76550-000-Porangatu-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais)

 

Rio Verde-GO Palestra Holding Familiar e Proteção Patrimonial
Data:15 de maio de 2015, das 09h às 12h – Carga horária:3h
Local:Auditório do Sescon Sudoeste,Av.José Walter nº 766 Setor Morada do Sol Cep 75908-740 Rio Verde-GO.
Investimento:05 Kg de Alimentos de alimentos não Perecíveis ( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO/ Curso e-Social

Data: 18 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Sede do CRC-GO- Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Cristalina-GO- Curso SPED EFD Contribuições
Data:19 de maio de 2015, das 08h30min às 17h30min  – Carga horária:8h
Local: Auditório do Câmara Municipal de Cristalina Praça Otto Mohn- Palácio José Rodrigues de Queiroz-GO, Centro  CEP-73.850-000- Cristalina-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Goiatuba-GO/ Curso e-Social e Desoneração da Folha de Pagamento

Data: 21 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:  Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Goiatuba-CDL, Rua Mamoré nº 537-Centro Cep 75600-000-Goiatuba-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante:50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Caldas Novas-GO -Curso e-Social
Data: 22 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório da ACICAN-Associação Comercial e Industrial de Caldas Novas – Rua Prof Josino Bretas n°350,  Centro Cep 75.690-000 -Caldas Novas-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudante: 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Águas Lindas-GO Curso-ICMS Substituição Tributária
Data: 26 de Maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Faculdade Mauá  QD C 08 S/N LT 07 a 16. Bairro-Mansões Village- Águas Lindas-GO.
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam Registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Goiânia-GO -Curso SPED FISCAL/ ICMS/IPI
Data:29 de maio de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditório do CRC-GO,Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep 74085-060. Goiânia-GO
Investimento:
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.