A contabilidade e a transparência


Ao passo em que firmamos novas parcerias e nos reunimos com a categoria para ouvir seus anseios, fica claro o quanto a prestação de contas e a transparência está evidente. Tanto nas organizações públicas quanto nas privadas.

Estamos vivendo um momento inusitado: a despeito de toda a indignação com os casos de corrupção, demos o primeiro passo para a construção de uma institucionalidade forte. Não somente em termos de marcos regulatórios e legais, mas também com a valorização da integridade e da transparência dentro das organizações.

Desde o advento da Lei Anticorrupção, o que vem evoluindo é a cultura da clareza e lisura das ações financeiras junto à sociedade em geral. E o contabilista tem seu papel nessa mudança de comportamento e de visão. Os treinamentos contínuos, a repetição de nossas ações, a linha que debatemos nos nossos incansáveis discursos sobre o tema levam a reflexão para o âmbito pessoal e mostra que, como cidadãos, devemos combater situações antiéticas dentro e fora das organizações.

Sabemos que ainda há uma longa caminha pela frente, mas o reconhecimento e a valorização do profissional da contabilidade já são notórios.

Um Brasil para nos dar orgulho é o que queremos. E para alcançarmos este sonho, aí está a contabilidade.







O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) comunica a classe contábil que não haverá expediente na sede do CRC-GO em Goiânia e nas delegacias regionais nos dias 04 (quinta-feira) e 05 de junho, devido ao feriado nacional de Corpus Christi.

O retorno das atividades acontecerá no dia 08, a partir das 8h. Por essa razão, o profissional deve ficar atento ao calendário de funcionamento do CRC-GO e suas delegacias, para que não tenha seus serviços comprometidos.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO





A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) esclarece aos contribuintes goianos que o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) deve ser feito até sexta-feira (5). Não haverá prorrogação por causa do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira.

O imposto deve ser pago pelo contribuinte do comércio, indústria, prestador de serviço e de transporte, entre outros. A antecipação do ICMS, em vigor desde o mês passado, somente não atinge as empresas que estão sob o regime do Simples Nacional.

Leia mais

Fonte: Comunicação Setorial – Sefaz




A ser lançado nesta segunda-feira, dia 8, às 9 horas, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), o Programa Nota Gyn visa combater a sonegação por meio de estímulo à emissão de documentos fiscais. A inclusão de CPF em Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) garante ao consumidor a participação em sorteio de casas e carros, além de desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Leia mais

Fonte: Giselle Vanessa Carvalho - editoria de Finanças, Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)




Estreitar relacionamento, reforçar parceria, levar anseios da classe e manter a proximidade com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Foi com este objetivo que a diretoria do CRC-GO – na ocasião representada pelo presidente Elione Cipriano da Silva, a vice-presidente de Controle Interno, Maria Luzia Rodrigues, e a coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucional, Gislane Genuíno – se reuniu na manhã desta terça-feira, 2 de junho, com a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão. Na ocasião, eles estiveram acompanhados do deputado estadual Virmondes Cruvinel, que também é um apoiador das causas contábeis.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves





Cerca de dez mil jovens universitários deverão estar reunidos entre os dias 3 e 7 de junho na capital goiana para o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 2 de junho, no Palácio das Esmeraldas, ocasião em que também foram empossados os novos conselheiros do Conselho Estadual da Juventude (Conjuve-GO) e a outorga da Comenda Honestino Guimarães. A cerimônia foi acompanhada pelo vice-presidente de Registro do CRC-GO e coordenador da Comissão Jovens Lideranças, Rangel Francisco Pinto, e pela coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais, Gislane Genuíno.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves






Alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Jussara (FAJ), sob a coordenação das professoras Denise Gomes e Graciele Araújo, lançaram no dia 1º de junho o livro Contabilidade Ambiental. Os estudantes e as coordenadoras doaram um livro ao Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), e outro ao presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva. Dentre os participantes, estava o delegado do CRC-GO em Jussara, José Ribeiro.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




Veículos de comunicação impresso e digital em Goiás divulgaram o prazo final para os técnicos em contabilidade se registrarem nos Conselhos Regionais de Contabilidade, que se encerrou no dia 1º de junho. O parágrafo 2° do artigo 12 do Decreto Lei n.º 9.295/46, incluído pela Lei n.º 12.249/10, dispõe que a data se refere à solicitação de registro pelos técnicos em contabilidade, e não ao exercício da profissão. Após essa data, será permitida o requerimento de registro somente de bacharéis em Ciências Contábeis, mediante aprovação no Exame de Suficiência. Sendo assim, os técnicos em contabilidade registrados até a data acima informada poderão continuar a exercer suas atividades normalmente.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





O tema SPED Fiscal EFD ICMS/IPI foi ministrado no dia 29 de maio no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) pela especialista Magna de Jesus. O conselheiro do CRC-GO, Julio César Carlos, fez a abertura do curso para um público de mais de 90 pessoas. A palestrante enfatizou a atualização perante as legislações, como sendo um fator preponderante para o correto procedimento do profissional da contabilidade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




Dando prosseguimento às ações de educação continuada, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) realizou no dia 29 de maio, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) o Seminário de Contabilidade de Rural na cidade de Ipameri, com a presença do presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, a delegada do CRC-GO na cidade, Clenice Cesário, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas do município, José Celestino Paim.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




Durante o período em que o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) esteve em Ipameri para realização do Seminário de Contabilidade Rural, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, fez o descerramento da placa da delegacia do CRC-GO no município, com a presença da delegada do CRC-GO, Clenice Cesário, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ipameri, José Celestino Paim, a prefeita da cidade, Daniela Vaz Carneiro, e o delegado titular da Polícia Civil em Ipameri, Diogo Andrade Ferreira.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano, se reuniu no dia 28 de maio com o diretor do Centro de Desenvolvimento de Competências (CDC) em Rio Verde, Klayton Fernandes, com o objetivo de fechar mais uma parceria voltada para a educação continuada e o desenvolvimento profissional.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




Durante a XIII Semana Contábil da UniAnhanguera, que durou entre os dias 26 e 28 de maio, o vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Rangel Francisco Pinto, ministrou uma palestra sobre as jovens lideranças contábeis, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-GO, Marciel Augusto Lima, ministrou no dia 27 de maio uma palestra sobre “Planejamento Tributário nas Empresas. Questão de ser chique ou plena necessidade”.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




O tema Gestão e Empreendedorismo Construindo a Identidade de Líderes Contemporâneos foi debatido em mesa redonda realizada na Faculdade de Itapuranga, no dia 27 de maio, com a presença da coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), Gislane Genuíno, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Itapuranga, Gildeone de Carvalho, os professores Danilo, da Faculdade de Itaberaí, e o professor Jair, do Sebrae.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




Anápolis sediou a reunião do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) Elione Cipriano da Silva, com o delegado da Secretaria da Fazenda na cidade, Redner Teixeira no dia 27 de maio. Entre os assuntos, o mais discutido foi acerca da necessidade de os profissionais da contabilidade manterem seus próprios dados e os dados dos contribuintes atualizados no sistema da Sefaz.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




O termo de cooperação assinado entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) e o Ministério Público Estadual (MP-GO) já levou capacitação aos conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais (FUNDEB), nas cidades de Cristalina, Orizona, e no dia 27 de maio foi a vez do município de Santo Antônio do Descoberto.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





O Comitê do Terceiro Setor do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), na pessoa do coordenador Carlos Roberto Fernandes, participou da abertura do debate sobre o novo marco regulatório das organizações da sociedade civil, abordando a Lei 13.019/14, que cria regras a respeito da relação entre as organizações não governamentais e o poder público. O evento foi promovido no dia 26 de maio pela Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), em parceria com a Escola Superior da Advocacia (ESA).

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise, com informações da OAB-GO




O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, se reuniu com ex-presidentes do CRC-GO no dia 26 de maio, para tratar da divulgação do Concurso de Trabalhos Técnicos promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o tema "Resgate da Memória Contábil nos Estados". Estiveram presentes na reunião os ex-presidentes do CRC-GO, Alexandre Francisco e Silva, Liviel Floresta, e Arnaldo Marinho.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




Pelo terceiro ano consecutivo, o Sistema Fenacon Sescap/Sescon lança a sua Agenda Política e Legislativa. A entrega do documento foi realizada na noite de quarta-feira (27) em Brasília e contou com a presença expressiva de vários parlamentares e representantes de órgãos governamentais e entidades de classe.

Leia mais

Fonte: Fenacon


 

- DESENVOLVIMENTO DE CAPITAL HUMANO E TECNOLÓGICO;

- A VARIÁVEL “RISCO” E O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL.
- A TEORIA DA AGÊNCIA COMO PRIORIDADE PARA AÇÃO.

 

QUESTÃO
O Desenvolvimento do Capital Humano associado à evolução do Capital Tecnológico é a missão da área de gestão de pessoas no século XXI? A Gestão de Pessoas baseada no Risco e voltada a teoria da agência em ação.

Leia mais

Fonte: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL


Receita abre segunda-feira, 8 de junho, consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF/2015

A partir das 9 horas de segunda-feira, 8 de junho, estará disponível para consulta o primeiro lote de restituição do IRPF/2015, que contempla 1.495.850 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões.

Leia mais


Governo vai agilizar o 'simples doméstico'


O governo se comprometeu a lançar o Simples Doméstico, que reunirá numa mesma guia todas as contribuições que devem ser pagas pelos patrões de empregados domésticos, antes do prazo máximo de 4 meses estipulado na lei sancionada na segunda-feira, 1, pela presidente Dilma Rousseff.

Leia mais


 

Itaberaí-GO -Palestra Simples Nacional novas Regras para 2015 com as atualizações Lei Complementar nº147/2014

Data:10/06/2015
Horário: 19h ás 22h- (Carga Horária 03 Horas)
Local: Auditorio da ACIAP/CDL – Camara Dirigentes Logistas de Itaberaí- Rua Mestre Virgilio nº 52  CeP  76.630.000 Centro -Itaberaí-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis

 

Anápolis-GO Palestra ECF-Escrituração Contábil Fiscal

Data: 12 de junho de 2015, das 14h às 17h – Carga horária:3h
Local: Auditório da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 – Anápolis-GO
Investimento: 05 Kg de Alimentos ( Exceto Sal e Fubá)


Goiânia-GO E-Social: O novo desafio do RH - Sexta do Conhecimento

Data:12/06/2015
Horário: 19h ás 22h- (Carga Horária 03 Horas)
Local: Auditorio do CRC-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis

 

Uruaçu-GO-Curso-Atualização sobre a Legislação do ICMS

Data: 13 de junho de 2015, das 8h às 16h-Carga horária:7h
Local:Associação Comercial e Industrial de Uruaçu,Rua 04 Qd 07 Lt01 Setor Copacabana, Uruaçu-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis.

 

Aparecida de Goiânia-GO -Palestra ECF-Escrituração Contábil Fiscal

Data: 15 de junho de 2015, das 14h às 17h – Carga horária:3h
Local: ACIAG-Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Próximo ao Hospital São Silvestre)- Av.das Nações.Bairro Vera Cruz- Cep 74.976-190 Aparecida de Goiânia-GO
Investimento:05 Kg de Alimentos ( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO II Simpósio de Perícia Contábil de Goiás

Data:18/06/2015 a 19/06/2015
Local: Auditorio do CRC-GO
Investimento:

Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais). Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.


Anápolis-GO Curso-Planejamento Tributário-Conceitual e Prático- 6ª Turma

Data:23 de junho de 2015, das 8h30min às 17h30min – Carga horária:8h
Local:Auditorio da Sefaz Av. Senador José Lourenço Dias n°1459 Centro Cep 75.020-160 – Anápolis-GO
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais). Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.

 

Goiânia-GO XI Convenção de Contabilidade de Goiás

Data:17/09/2015 a 18/09/2015