Prazo para envio do Sped Contábil termina dia 30 de junho


O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás vem de uma sequência altamente positiva na realização de eventos que contribuem para a troca de experiências e aprimoramento da classe contábil. A realização do II Simpósio de Perícia Contábil de Goiás foi de absoluto sucesso, onde houve a oportunidade de renomados palestrantes da perícia contábil e área jurídica contribuírem para com o desenvolvimento da parceria entre juízes, advogados e peritos contadores, tendo em vista que o Novo Código de Processo Civil – que entra em vigor em março de 2016 - prevê a valorização das ações periciais no decorrer do processo a ser avaliado pelo juiz. Seguindo a linha de cumprimento de prazos, gostaria de também dar enfoque no prazo para entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD).

Em virtude da Receita Federal do Brasil não ter prorrogado o prazo para entrega da ECD – conforme solicitação da Fenacon – a orientação é que os empresários fiquem atentos ao prazo limite - último dia útil do mês de junho – para procederem de forma correta com relação ao assunto, no que se refere a Certificação Digital.

O envio à Receita Federal dos dados da Escrituração Contábil Digital (ECD) deve ser feito com assinaturas digitais tanto do responsável legal quanto do contador.

Cerca de 300 mil organizações sociais sem fins lucrativos do País que usam o sistema de Lucro Presumido ou de Lucro Real têm o prazo limite para envio das informações ao Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) até o dia 30 de junho.

Como já mencionado, a entrega do Sped Contábil no prazo indicado é uma determinação da Receita Federal. As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.

Conforme Instrução Normativa DNRC nº 107/08, o Livro Digital deve ser assinado somente com certificados digitais e-CPF do tipo A3, padrão Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Para este procedimento podem ser indicados, no mínimo, dois signatários: a pessoa física que, segundo os documentos arquivados na Junta Comercial, tiver poderes para a prática de tal ato, e o contabilista.

No próximo dia 26 teremos o II Fórum Sped Goiânia, oportunidade única para sanar muitas dúvidas e ainda obter novos conhecimentos sobre o assunto. Aos que fizeram a inscrição, o CRC-GO solicita ao participante o investimento de 05 Kg de alimentos não perecíveis. Participe!







No próximo dia 26 de junho, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) irá realizar em sua sede o II Fórum SPED Goiânia, que tem como objetivo compartilhar conhecimento sobre o tema, principalmente devido às mudanças frequentes, com a presença de professores de referências nacionais para apresentar todas as novidades sobre o SPED.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO






Com foco na educação continuada, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), em parceria com o IEPG pós-graduação, realizou no dia 23 de junho mais uma palestra com o tema voltado para a “Gestão das organizações dentro de um processo de mudanças fiscais”, ministrado pela especialista Sônia Covaciuc Aguado. A palestrante abordou os principais métodos para lidar com a crise econômica atual dentro de uma visão de planejamento tributário.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





“Planejamento Tributário” foi o tema do curso realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) ministrado dia 23 de junho em Anápolis, no auditório da Sefaz, pelo especialista Pedro Roberto Silva Pinto. Tendo em vista que muitas empresas possuem dificuldades na questão do pagamento de tributos, o planejamento tributário é um caminho para que profissionais da contabilidade possam prestar orientação às empresas e a sociedade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





Abordando detalhes do Simples Nacional, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, concedeu entrevista no dia 19 de junho à Rádio Brasil Central, com esclarecimentos a respeito da revisão da nova tabela do Supersimples. A proposta prevê a redução de faixas de tributação de 20 para 7, com mudança gradativa, para que o empresário não perca o benefício.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





“A Perícia Mediante ao Novo Código de Processo Civil – CPC”. Com base neste tema, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) deu início no dia 18 de junho ao II Simpósio de Perícia Contábil de Goiás, com a abertura oficial do evento e o lançamento do livro “O Laudo Pericial Contábil Judicial. Análise Patrimonial, Econômico e Financeira”, do autor João Luis Aguiar. A solenidade também contou com a presença do presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, a desembargadora Elizabeth Maria da Silva, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Leobino Valente Chaves, o presidente da Associação dos Peritos Contadores do Estado de Goiás (ASPECON) e conselheiro do CRC-GO, Julio César Carlos, o coordenador do Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil, Heli Aparecido Borges, a vice-presidente de Controle Interno do CRC-GO, Maria Luzia da Silveira Rodrigues, a presidente do CRC-DF, Sandra Maria Batista, o ex-presidente do CRC-GO, Liviel Floresta, os conselheiros do CRC-GO Adilso Oliveira, Elias Machado Costa e Ivam Pugas, os delegados do CRC-GO de Trindade e Goianésia, José Maria Vieira e Alessandro Almeida (respectivamente), os membros do Comitê de Perícia Contábil do CRC-GO, representantes de entidades do governo de Goiás, CORECON, SICRED, SCESGO, e Ministério Público de Goiás (MP-GO).

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





Foi lançada no dia 19 de junho a segunda edição do projeto Agenda Goiás, Participação e Competitividade, na sede do Grupo Jaime Câmara, em Goiânia. O projeto é uma realização do POPULAR com apoio da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás (Segplan), do governo de Goiás e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves, com informações de O POPULAR





Com o fim de aproximar a classe contábil com a gestão pública, o coordenador do Comitê de Contabilidade Pública do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Leandro Augusto Rodrigues, se reuniu no dia 18 de junho com o gerente regional da Controladoria Geral da União em Goiás (CGU), Valmir Dias, e o membro do Comitê e servidor da CGU, Ricardo Fontenele. Entre os temas tratados, estava o fortalecimento da parceria entre o CRC-GO e CGU.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





A coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Gislane Genuíno, participou no dia 18 de junho do evento de apresentação da logomarca e sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescon Sudoeste). Durante a solenidade, foram apresentados novos convênios, com a palestra sobre o Cenário Econômico Regional e Brasileiro. Estiveram presentes o presidente do Sescon Sudoeste, Denimarcio Borges, a delegada do CRC-GO em Rio Verde, Marina da Costa, a conselheira do CRC-GO, Silvana Carneiro, e o presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise




Como parte da parceria junto ao Ministério Público do Estado de Goiás, a conselheira do CRC-GO, Josenilda Ribeiro, esteve em Orizona no último dia 18 de junho para levar capacitação sobre prestação de contas da contabilidade pública para integrantes do Grupo de Controle Social de Orizona e membros do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Esta foi a segunda parte do treinamento, que anteriormente aconteceu em maio.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




O delegado de Goianésia, Alessandro Almeida Jorge, esteve no dia 18 de junho passando por um treinamento oferecido pelo CRC-GO. Na ocasião os coordenadores dos departamentos de Registro, Fiscalização, Financeiro e Jurídico relataram as principais atividades de cada setor para orientar o novo delegado sobre as suas contribuições na função que ocupa desde que foi empossado, em 31 de março deste ano.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves




O vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Wagner Felipe Filho, participou entre os dias 17 e 19 de junho da 10ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais, realizada na cidade de Uberlândia. Com um público de cerca de 750 pessoas, o evento abordou temas relacionados à Contabilidade como meio de Informação, Conhecimento e Habilidade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise, com informações da Comunicação CRC-MG




Cerca de 46 pessoas participaram no dia 15 de junho do curso sobre SPED ministrado aos profissionais da área contábil na Associação Comercial Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG). Além dos palestrantes Rodrigo Romanato e Edilson Júnior, também estiveram presentes o delegado do CRC-GO em Aparecida de Goiânia, Elias José da Silva e o conselheiro do CRC-GO, Djalma Arantes.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise



Educação Profissional Continuada: prazo para justificativa encerra-se em 30 de junho

No dia 30 de junho encerra-se o prazo para que os auditores inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) que não tenham cumprido a pontuação mínima do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), durante o exercício de 2014


Leia mais

 

MEIs já são 5 milhões, mas há pontos a serem revistos
Na última semana, o Brasil comemorou a marca de 5 milhões de microempreendedores individuais (MEIS). Na ocasião, a presidente brasileira, Dilma Rousseff, e o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, ressaltaram a importância e os números apresentados por este projeto

 

Leia mais

 

Pedido relativo à prorrogação do prazo de entrega da ECD é indeferido
A Receita Federal do Brasil (RFB) divulgou no site do Sped, na última sexta, que o pedido de prorrogação para entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD), feito pela Fenacon, não foi aceito

 

Leia mais


Receitas dos ministérios ultrapassam metade do total registrado em 2014
Para especialistas, os aumentos de impostos e desonerações estão compensando, em parte, queda da atividade econômica; dividendos e concessões não ajudarão contas públicas em 2015


Leia mais


Especialistas sugerem mudanças na crise enfrentada no Brasil
Em tempos de crise e impasse econômico, a saída é não estacionar. Pelo contrário. “O momento é de mudança, de rever parâmetros e culturas dentro das empresas”

 

Leia mais



Goiânia-GO 2º Fórum do Sped – Goiânia

Data: 26/06/2015 - Carga horária - 8 horas

Local: Auditorio do CRC-GO
Investimento: Investimento:05 Kg de Alimentos ( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiatuba-GO- Palestra: Tributação das Pessoas Jurídicas pelo Lucro Real e Presumido atualizado com as alterações da Lei 12.973/2014 e Extinção do Regime Tributário-Transição – RTT (Pis, Cofins, IRPJ e CSLL)

Data:30 de junho de 2015, das 08h às 12h – Carga horária:4h
Local:Auditório do Sebrae.Av.Presidente Vargas nº 529. Bairro-Cep. 75600-000 Centro-Goiatuba-GO.
Investimento:05 Kg de Alimentos não Perecíveis ( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO XI Convenção de Contabilidade de Goiás

Data:17/09/2015 a 18/09/2015