E que venham os novos desafios do segundo semestre


Encerramos o primeiro semestre de 2015, e hoje damos início ao segundo período do ano que será marcado pela realização de importantes eventos para o público contábil. De janeiro a junho tivemos mais de 4 mil participantes em cursos, seminários e palestras no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás. Até o momento, mais de 9 toneladas de alimentos foram arrecadados para doações às entidades carentes e religiosas. Por meio de mais de 60 cursos, o profissional da contabilidade pôde desenvolver seus conhecimentos, e colocá-los em prática na defesa de uma categoria cada vez mais eficiente.

Para o segundo semestre de 2015, nosso objetivo é fortalecer mais os pilares do CRCGO, no sentido de registrar, fiscalizar e promover a educação continuada. Por outro lado, também ressaltamos a proximidade que o CRCGO tem obtido com as entidades públicas e privadas, que têm convidado o Conselho de Contabilidade a sempre estar presente nos eventos que enaltecem a categoria. Uma destas solenidades foi o lançamento da Agenda Goiás, que promoveu o planejamento estratégico para o desenvolvimento do Estado para a próxima década.

Nesta mesma linha, destacamos a presença do desembargador Paulo Teles (que também é profissional da contabilidade) em palestra proferida por ele no II Simpósio de Perícia Contábil de Goiás, e na homenagem feita pelo CRCGO ao nobre colega durante a última Plenária, pelo seu empenho em valorizar a classe contábil, e pelo reconhecimento de que a contabilidade foi um dos principais pilares que permitiu com que ele exercesse uma excelente gestão enquanto presidente do Tribunal de Justiça de Goiás. O TJGO esteve presente na abertura oficial do II Simpósio, ocasião em que a desembargadora Maria Elizabeth da Silva elogiou a estrutura do Conselho e o trabalho desempenhado pelo CRCGO para valorização do profissional.

Outra brilhante palestra durante o II Simpósio foi ministrada pelo Dr. Felicíssimo Sena, ex-presidente da OABGO, esta importante entidade que muito tem contribuído para uma parceria com o Conselho, aproximando advogados e profissionais contábeis. A realização destes marcantes eventos, aliada a aproximação cada vez mais contínua do CRCGO para com órgãos públicos e empresas privadas têm feito com que o Conselho de Contabilidade de Goiás volte aos trilhos certos, consolidando-se como defensora do profissional da contabilidade, e dedicando todo o sucesso dessa empreitada a cada colega que tem disseminado os valores e os princípios contábeis para a sociedade em geral.

A atual gestão tem se firmado com ações em todo o Estado de Goiás, por meio do descerramento de placas das delegacias do CRCGO, o direcionamento de cursos para capacitação profissional, o fechamento de parcerias com demais profissões, o apoio às ações sociais, bem como a disponibilidade completa às Instituições de Ensino Superior, no sentido de incentivar a formação de mais turmas de Ciências Contábeis, por meio de assinaturas de convênios que permitam descontos na mensalidade. Paralela a essas ações também destacamos a aprovação da prestação de contas de 2014 sem ressalvas, onde mais uma vez o CRCGO cumpre seu papel como entidade transparente, proba, e agraciada por defender uma categoria de nome tão significativo como a contabilidade.





Os informativos semanais voltados ao público contábil serão suspensos no decorrer do mês de julho, tendo suas publicações retomadas normalmente no mês de agosto. O CRCGO agradece a compreensão do colega profissional.


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO







As ações do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) só se mantêm eficazes devido à colaboração dos profissionais da contabilidade para o fortalecimento da profissão. A sociedade também tem visto com maior clareza a importância da tomada de decisão do profissional contábil, e que tais decisões sempre refletem, direta ou indiretamente, na rotina do cidadão.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) Elione Cipriano da Silva, participou no dia 30 de junho, no Sebrae Goiás, da 2ª edição do programa Café com CBN, com a discussão do tema Empreendedorismo. Ao lado do superintendente do Sebrae GO, Igor Montenegro, do presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado de Goiás (FEMPEG) Hélio Rodrigues de Almeida, e do presidente da Associação Goiana da Pequena Empresa (AGPE) Marcelo Moura, o apresentador da CBN Goiânia, Luiz Geraldo, conduziu a edição.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise  





Com público de 270 participantes e inscrições esgotadas, o 2º Fórum do SPED Goiânia, realizado no dia 26 de junho no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), apontou as principais informações concernentes ao SPED, com palestras de profissionais de referências nacionais. Profissionais da contabilidade, empreendedores, e envolvidos direta ou indiretamente nos processos de uma empresa na área contábil, tributária, financeira, recursos humanos e tecnologia da informação, puderam aproveitar os temas aplicados no decorrer do evento.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





O vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) Rangel Francisco Pinto, participou no dia 26 de junho do 2º Fórum SPED no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), onde houve ampla discussão a respeito do Bloco K do SPED Fiscal ICMS/IPI. O evento também contou com a participação do auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais e integrante do grupo técnico 48 da Comissão Técnica Permanente do ICMS (Cotepe), José Eduardo Franca Neto, e o representante do CFC no Fórum, Paulo Roberto da Silva.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, com informações da Comunicação CFC





Em mais uma ação de promoção da educação continuada, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) firmou um convênio no dia 24 de junho com a Instituição de Ensino Superior e Pós-graduação UniAnhanguera, com o objetivo de fazer com que técnicos em contabilidade possam ter acesso ao curso de graduação em Ciências Contábeis, por meio do oferecimento de descontos nas mensalidades. A ação ocorre principalmente devido ao fim do registro técnico, que teve o seu prazo final no último dia 1º de junho.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise





A cidade de Goianésia se tornou a segunda do Estado, após Aparecida de Goiânia, a receber a implantação do sistema Redesim. Após reunião entre representantes da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Sebrae Goiás, prefeitura de Goianésia, Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), e Câmara de Dirigentes Lojistas em Goianésia, foi assinado no dia 19 de junho o convênio para aplicação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, a Redesim. Estiveram presentes o presidente da Juceg, Rafael Lousa, o prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, o superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, o delegado do CRCGO na cidade, Alessandro Almeida, a vereadora Ana Lúcia Siqueira, o representante da CDL no município, Paulo Luís da Silva, o secretário de desenvolvimento econômico e social de Goianésia, João Pedro Braollos Neto, e o coordenador da Redesim da Juceg, José Oscar Alves.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, com informações da Juceg



No presente artigo, iremos analisar os aspectos tributários do ICMS, para ter uma melhor base de entendimento do seu fato, quando ocorre, e não gerara dúvidas em sua tributação.  O ICMS pode ser dividido em 5 aspectos, o aspecto material, aspecto espacial, aspecto temporal, aspecto pessoal e o aspecto quantitativo.

Leia mais


Fonte: Raphael Barbosa, consultor especialista nas legislações de ICMS e ISS pela TRIBUTANET CONSULTORIA TRIBUTÁRIA


Conheça mais sobre os serviços e produtos, acessando o portal: www.tributanet.com.br, e solicite sua senha teste, por meio do representante: Carlos Correia (62) 9933-1730.



28% dos brasileiros maiores de 18 anos querem abrir o próprio negócio

O Data Popular, instituto de pesquisa voltado para as classes C, D e E no Brasil, revelou estudo que indica que 28% da população adulta do país, ou 38,5 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, têm intenção de empreender. Esse percentual era de 23% em 2013, o que significa um crescimento de 22% em dois anos no desejo de ter um negócio próprio.

Leia mais

 

Confiança do comércio cai 1,4% em junho
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) da Fundação Getulio Vargas (FGV) registrou queda de 1,4% em junho de 2015, em comparação a maio. Com o resultado, o índice atingiu 90,7 pontos, o menor nível da série iniciada em março de 2010.

Leia mais

 

MTE vai implantar processo eletrônico nas multas do FGTS
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai implantar o processo eletrônico de multas administrativas e notificação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A mudança visa facilitar a consulta aos documentos e diminuir a duração dos procedimentos administrativos e foi determinada pela Portaria N° 854, de 2015, publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (26), assinada pelo ministro Manoel Dias.

Leia mais


 

Sexta do Conhecimento - Palestra: Empreendedorismo Contábil: Sendo Lider de Si Mesmo

Data: 17/07/2015

Horário.: 09h às 12h

Local: Auditório CRC-GO

05 Kilos de alimentos não perecíveis

 

Goiânia-GO XI Convenção de Contabilidade de Goiás

Data:17/09/2015 a 18/09/2015