A ótima expectativa do CRCGO e da classe contábil goiana


Falta apenas um dia para a realização do maior evento da classe contábil em Goiás. Após um período de muita dedicação, o Conselho Regional de Contabilidade, por meio de sua equipe de colaboradores, preparou o cronograma da XI Convenção de Contabilidade do Estado pensando em todos os detalhes, desde o momento da abertura oficial, o decorrer das palestras, até o encerramento com o direito a um delicioso jantar.

Preparamos cada item para demonstrar a preocupação do CRCGO com a categoria de profissionais da contabilidade. Nesta edição, fizemos questão de trazer para Goiânia os mais valorosos profissionais da área econômica, contábil, analítica e motivacional, por acreditarmos que o profissional contábil completo não é apenas aquele que tem domínio da contabilidade em si, mas também o que consegue aprender com as demais ciências e experiências de profissionais da comunicação, economia, administração, psicologia e afins.

As parcerias também são salutares para a realização do evento. Uma delas, que será apresentada durante a Convenção, é o Termo de Cooperação Técnica feita entre o CRCGO e o Ministério Público de Goiás (MP-GO), que visa a consolidação da cooperação científica e operacional entre as partes, com vistas ao desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à capacitação e ao aprimoramento do trabalho de controle social entre as duas instituições.

A medida em que a contabilidade em Goiás cresce, maior se torna a responsabilidade do CRCGO pelos profissionais, e pelo desenvolvimento de suas carreiras. Acredito que a XI Convenção de Contabilidade está à altura da classe contábil goiana e de suas necessidades. Este é um trabalho que não vai perder o ritmo nem o seu foco, que é o de colocar o profissional da contabilidade cada vez em maior destaque na prestação de serviços para a sociedade.







A Cúpula do Conselho Temático das Micro e Pequenas Empresas (COMPEM – FIEG) se reuniu novamente no dia 14 de setembro para revisar as sugestões que viabilizam o favorecimento e maior competitividade das MPE’s locais. Estiveram na reunião o vice-presidente do CRCGO e membro do COMPEM, Wagner Felipe Filho, e o conselheiro do CRCGO e membro do Comitê que revisa o Projeto de Lei Complementar do Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Júlio César Carlos. A ex-presidente do CRCGO, Luci Melita Vaz, participou da primeira reunião do dia 11/09.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com a colaboração da Assessoria de Comunicação Fieg – Nathalya Toaliari





A UNIP realizou nos dias 9, 10 e 11 de setembro a Semana Acadêmica de Negócios UNIP 2015, no teatro da Instituição, para os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Recursos Humanos e Marketing.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





O Conselho Regional de Contabilidade realizou no dia 11 de setembro a sexta edição do Sexta do Conhecimento, desta vez com a palestra “A problemática dos créditos de ICMS das glosas oriunda da guerra fiscal, aos créditos acumulados”. O tema foi ministrado pela especialista em direito tributário Cláudia Marchetti. Estiveram presentes o vice-presidente administrativo do CRCGO, Edson Bento, e os conselheiros do CRCGO, Júlio César Carlos e Djalma Arantes.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marciel Augusto Lima, participou no último dia 10 de setembro de mais uma edição do Seminário de Contabilidade Rural, que desta vez aconteceu em Goianésia. Ele, que é contador e advogado tributarista, ministrou a palestra e tirou dúvidas dos participantes sobre como fazer o planejamento para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para quem trabalha na área rural, tendo bem vista que esta é uma das maiores dificuldades apontadas pelo produtor.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





A delegacia regional do CRCGO em Acreúna recebeu a placa de identificação do Conselho de Contabilidade para atendimento ao público contábil do município. Independente do horário, o CRCGO não deixa de cumprir as suas atividades, por essa razão, o descerramento da placa, ocorreu no dia 10 de setembro no período noturno, na ocasião, contou com a presença do presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, do delegado do CRCGO, Vanderlei Garcia, e demais profissionais da contabilidade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, representado pela vice-presidente de Controle Interno, Maria Luzia da Silveira Rodrigues, participou no dia 10 de setembro da solenidade de nomeação e posse dos membros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) de Rio Verde. Também estiveram presentes no evento a conselheira do CRCGO, Silvana Carneiro, e a delegada regional Marina Jacinta.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO - Izadora Louise, com informações do Ministério da Fazenda e da Secretaria Municipal da Fazenda de Rio Verde







O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Elione Cipriano da Silva, participou da abertura II da Semana de Administração e IX Encontro de Contabilidade no dia 09 de setembro, evento realizado pelas Faculdades FACER e pela UEG de Jaraguá, e que contou com cerca de 200 estudantes universitários.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




Com o objetivo de realizar ensaios técnicos em conformidade com as normas vigentes, a Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, criada, mantida e administrada pelo SENAI – Departamento Regional de Goiás, implantou um Laboratório de Ensaios Físicos e Mecânicos de Móveis de Madeira, onde os ensaios são logo em seguida disponibilizados para empresas, entidades e órgãos das administrações públicas e organizações privadas.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO




Membros do Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil do CRCGO e da Associação dos Peritos Contadores de Goiás (ASPECON) se reuniram no dia 28 de agosto na sede do Conselho para discutir ações que promovam a atualização do perito contábil com respeito à nova legislação ligada ao Código de Processo Civil (CPC), que entrará em vigor em março de 2016.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise


 

Atraso na declaração da ECF pode gerar multa de 10% no lucro líquido das empresas, alerta Soluti

O prazo para entrega das informações termina no próximo dia 30
Falta menos de um mês para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), no entanto muitas empresas ainda não reuniram as informações necessárias para se adequar à nova obrigatoriedade.  A pessoa jurídica que não apresentar o documento, ou não o fizer dentro do prazo, fica sujeita a multa equivalente a 0,25% (vinte e cinco centésimos por cento), por mês-calendário ou fração, do lucro líquido antes da incidência do imposto sobre a renda e da contribuição social sobre o lucro líquido, no período a que se refere a apuração, limitada a 10% (dez por cento).

Leia mais

Fonte: Soluti Certificação – por Iara Nunes

 

Soluti Responde: Sua empresa terá que declarar a ECF?

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014
Uma dúvida muito comum entre os empresários é se sua empresa terá que declarar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), a nova obrigação acessória implantada pela Receita Federal, a partir dos dados do ano-calendário de 2014. No geral, todas as pessoas jurídicas existentes no Brasil terão que fazer a declaração da ECF.

Leia mais

Fonte: Soluti Certificação – por Iara Nunes

 

Brasil tem IR menor que o da OCDE, mas carga tributária total maior

Enquanto aqui a alíquota máxima é de 27,5%, nos 30 países que fazem parte da organização – a maioria considerados desenvolvidos – a média é de 41,58%. Levantamento da consultoria KPMG mostra que o país cobra também menos que a média da América Latina (31,87%), União Europeia (33,78%) e América do Norte (34,3%).

Leia mais

 

No modelo de concessão governo fatura mais com menos burocracia, diz especialista

“No modelo de concessão, o governo pode faturar mais com muito menos burocracia”, afirma o professor do MBA em Gestão de Negócios na Indústria Naval e Offshore da Fundação Getúlio Vargas, Alberto Machado Neto.

Leia mais


Mercado prevê alta de dólar e juros
Na avaliação de profissionais do mercado financeiro ouvidos pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o rebaixamento da nota de risco do Brasil trará forte viés de alta para o dólar e para os juros nesta quinta-feira, 10, enquanto a BMF&Bovespa tende a cair num primeiro momento.

Leia mais


 

Goiânia-GO XI Convenção de Contabilidade de Goiás

Data:17/09/2015 a 18/09/2015

Local.: Centro de Convenções de Goiânia - Rua 4 nº 1.400 - Centro - Goiânia/GO

 

Rio Verde-GO-Palestra Escrituração Contábil Fiscal-ECF

Data:22/09/2015

Local.: Auditório da ACIRV - Rua Dona Maricota nº 199 - Jardim Marconal

 

Goiânia-GO Palestra “Emenda Constitucional 87/2015 : Impactos Tributários no Comércio Eletrônico”

Data: 24 de setembro de 2015, das 08h30 às 11h30 – Carga horária:3h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 nº 151 Setor Sul Cep.74085-060 Goiânia-GO
Investimento: 01 brinquedo

 

Catalão-GO Curso-Atualização sobre a Legislação do ICMS

Data: 26 de Setembro de 2015, das 8h às 16h-Carga horária:8h
Local: Centro de Ensino Superior e Profissional- SESPI-IFUTURA Av.Raulina Fonseca Cep 75.701-480 -Catalão-GO.
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis.