Prezado(a)  !fname


Parcerias resultam em reconhecimento da classe contábil

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás vem se firmando como uma autarquia dedicada em defender a profissão contábil, bem como todos os seus profissionais. Essa defesa beneficia, de forma indireta, toda a sociedade, pois com a realização de um adequado serviço contábil, a população de modo geral é favorecida com o profissionalismo em questão.

Ao publicar uma nota pública sendo contrário a volta da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), expomos uma decisão em conjunto, decidida em plenário, com aprovação unânime dos conselheiros presentes. Inclusive, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás se manifesta contrário a toda e qualquer legislação ou norma que venha dificultar o trabalho do profissional da contabilidade.

Diante da discussão do retorno do tributo, entendemos que as organizações privadas e a população não podem mais assumir encargos tributários cujo retorno tem sido ínfimo, e que em muitas das vezes, não são sequer aplicados nos programas para os quais foram criados.

No que diz respeito a proteção a classe e, consequentemente, a defesa da sociedade, estamos trabalhando em conjunto com autarquias como Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Prefeitura e Câmara Municipais de Goiânia para instituir o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte, o qual estabelece normas sobre direitos, garantias e obrigações aplicáveis na relação tributária do contribuinte com a administração tributária do município de Goiânia. Será, sem sombra de dúvidas, mais um avanço que merece reconhecimento e destaque.

E mais uma vitória se dá com a aprovação do Estatuto Estadual das MPEs, na Assembleia Legislativa de Goiás. Um marco histórico para o empreendedorismo em Goiás. Sempre apoiamos a Frente Parlamentar das MPEs, presidida pelo Deputado Estadual Virmondes Cruvinel, que lidera com firmeza este processo desde o princípio, dentro da ALEGO, cumprindo o seu compromisso com o empreendedorismo goiano.

Mais uma vez, colhemos os frutos das parcerias realizadas em prol da classe contábil, que merece o devido reconhecimento pela sua contribuição e relevância para o crescimento da economia do País.







Catalão foi mais uma das cidades a receber o curso Atualização sobre a Legislação do ICMS, ministrado pelos instrutores Humberto Masatoshi Matsuda e Benjamim Gonçalves de Camargos, auditores fiscais da Receita Federal do Brasil e da Receita Estadual, respectivamente. Além do presidente do CRCGO, Elione Cipriano, também estiveram presentes o delegado regional Marcelo Cordeiro, o presidente do  Sindicato dos Empregados no Comércio de Catalão, Everton Alves Laurindo e o diretor do Sindicato Patronal do Comércio, Chahadeh Damach.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise e Naiara Gonçalves





A importância da controladoria na gestão das empresas
foi tema de palestra no último dia 25 de setembro, no auditório do CRCGO, com o palestrante Volnei de Castilhos. Ele trouxe aos participantes que a origem da controladoria no Brasil e que hoje é uma das áreas mais procuradas no País, pois gera informações qualificadas para tomada de decisões e avaliação do negócio. Ele também comentou a controladoria e a vinda das multinacionais, do contador como o profissional que mais ocupa essa área no Brasil e ainda citou exemplos de empresas e os modelos de controladoria que são adotadas no País. 

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





Benefício foi apresentado na sede da Faeg
No sentido de discutir temas de interesse dos produtores rurais e profissionais da área agrícola, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) realizaram, nesta sexta-feira (25), a 5ª edição do Faeg Senar Interage. O eixo temático desta edição foi o Imposto Sobre a Propriedade (ITR), além de destacar outros assuntos como análises de mercado da soja, do milho e do boi gordo.

Leia mais

Fonte: Comunicação Sistema FAEG/SENAR, por Rodolfo Cardoso. Foto: Larissa Melo




O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, esteve no dia 25 de setembro na cidade de Pires do Rio para prestigiar o curso ministrado pelo palestrante Pablo Pereira Neves sobre Escrituração Contábil Fiscal (ECF), e também para lançar a placa de identificação da delegacia regional da cidade.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




A diretora do curso de Ciências Contábeis da UniEvangélica, Edna Barbosa, participou nos dias 24 e 25 de setembro do VIII Seminário das Organizações da Sociedade Civil de Anápolis. Edna Barbosa também é membro do Comitê do Terceiro Setor do CRCGO, e acompanhou palestras relacionadas à Lei 13.019/14, bem como às últimas orientações para preparação no processo de gestão de parcerias, até a Lei entrar em vigor em janeiro de 2016. Além da presença do promotor de Justiça de Anápolis e diretor do curso de Direito da UniEvangélica, Marcelo Henrique dos Santos, também compareceu ao evento o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) Juarez Domingues Carneiro, que na ocasião fez o lançamento do Manual de Procedimentos para o Terceiro Setor.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




Um grupo de conselheiros do CRCGO representaram a autarquia goiana durante o VII Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal, sediado em Macapá, nos dias 24 e 25 de setembro.
O evento contou com a parceria dos Estados que compõe a Amazônia Legal, além de outros pólos adjacentes, como os CRCs do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além dos CRCs de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. De acordo com o presidente do CRCAP, Marcio Lélio da Paixão Nascimento, “o encontro é uma integração propositiva de 12 Conselhos que visam integrar ações de sustentabilidade no contexto sócio ambiental do século XXI”.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves




O advogado tributarista paranaense, Ademir de Almeida Machado, esteve em Goiânia nos dias 23 e 24 de setembro para ministrar o curso Intensivo de substituição tributária e antecipação do ICMS Goiás/2015 e a palestra sobre a Emenda Constitucional 87/2015: Impactos tributários no comércio eletrônico, respectivamente, no auditório do CRCGO.

Leia mais
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





A Faculdade Alves Faria realizou no dia 23 de setembro o seu IV Seminário de Contabilidade, com a ministração de palestra pelo professor Pablo Pereira Neves, e a abordagem do tema: “Os Principais Benefícios Trazidos às PME’s com a adição da IFRS-SME”. O Seminário também ocorreu de forma paralela na unidade da ALFA, com a participação de alunos de Ciências Contábeis e corpo docente.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise






O Dia do Contador, 22 de setembro, foi comemorado por diversas instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis, tanto na capital quanto no interior. O CRCGO recebeu diversos convites para ministrar palestras aos acadêmicos e levar informações aos futuros profissionais sobre o mercado de trabalho, empreendedorismo, Exame de Suficiência, entre outros.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




O departamento de Contabilidade da Faculdade de Anicuns realizou, entre os dias 20 e 26 de setembro, a XIII Semana Contábil, evento que ocorreu no Centro de Convenções da cidade e que teve o objetivo de integrar professores, alunos, servidores e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprenda CRCGO – Izadora Louise



Mais de 43 mil bacharéis em Contabilidade se submeteram, na manhã deste domingo (20), ao 2º Exame de Suficiência de 2015. Requisito obrigatório para a obtenção de registro profissional de Conselho de Contabilidade, o Exame é amparado pela Lei n.º 12.249/10 e regulamentado pela Resolução CFC n.º 1.486/15.

Leia mais

Fonte: Comunicação CFC



 


1 – INTRODUÇÃO.

A empregabilidade e o padrão salarial e de vida do Contador (a) estão diretamente relacionados à gestão do risco no século XXI. O risco associado a Demonstrações e Índices Contábeis e correspondente utilidade quando do processo decisório organizacional é determinante para a previsibilidade patrimonial ---- projeção (não recorrência) e simulação (acaso).

Leia mais


Prazo para empresas entregarem a ECF termina amanhã
Amanhã, 30 de setembro, é o último dia para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), obrigação criada pelo Governo Federal para que todas as pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, lucro arbitrado ou lucro presumido informem suas operações que influenciam a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Em caso da não entrega ou atraso, a empresa será multada.

Leia mais


Juceg torna emissão de certidões empresariais um serviço 100% on line

Com lançamento de certidão específica pela internet nesta segunda (28), todas as certidões emitidas pela Juceg serão solicitadas pela web

Leia mais



Goiânia-GO Curso-Planejamento Tributário Conceitual e Prático 8ª Turma

Data: 20 de Outubro de 2015, das 8h30min às 17h30min- Carga horária:8h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151, Cep 74085-060. Setor Sul-GO.
Profissionais/Outros: 100,00 (cem reais)
Estudantes 50,00 (cinquenta reais).Deverão apresentar comprovante de Matrícula/carteira de Estudante  *(Estudantes de Gradução/Pós-Graduação que não possuam registro Profissional no Sistema CFC/CRCs.