A importância da contabilidade pública para a tomada de decisão

Estamos caminhando para o fim de mais um ano, o empenho do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás para levar a educação continuada aos profissionais da contabilidade de todo o Estado continua a todo vapor. Tendo isso como fato, destacamos aqui a realização do III Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SINCASP), evento que será realizado na sede do CRCGO, nos próximos dias 12 e 13 de novembro.

A terceira edição contará com palestras como a “Evidenciação (disclosure): Requisito Essencial para o Objetivo da Ciência Contábil", "O patrimonialismo Cartorial, Origens e suas Ingerências na Política da Contabilidade Pública no Brasil", "Desafios na Implantação da Nova Contabilidade Aplicada no Setor Público", "Fraudes, Corrupção e a Contabilidade Criativa: A Importância da Auditoria na Contabilidade Pública", "Contribuição ao Modelo de Subsistema de Mensuração de Custos no Setor Público", "Entendendo resultados Primário e Nominal", "A Transparência e Gestão: Cumprindo o artigo 50 da LRF” e "A Reforma da Previdência: A Visita da Velha Senhora".

Palestrantes bem consolidados no mercado contábil estarão presentes para ministrar a riqueza de assuntos citados acima. O SINCASP é um dos maiores eventos voltados para a contabilidade pública, área profissional considerada de inestimável valor frente a contabilidade atual. A nova contabilidade pública tem demandado cada vez mais de nós, profissionais, no sentido de valorizarmos a qualidade da informação e da composição de dados contábeis, pois cada item interfere diretamente no processo de tomada de decisão.

A Contabilidade Pública tem a importante função de registrar a previsão da receita e a fixação da despesa, controlar as operações de crédito, a dívida ativa, os valores, os créditos e obrigações, além de revelar as variações patrimoniais e mostrar o valor do patrimônio.

Todos os atos praticados pelo administrador passam pelo crivo da contabilidade pública, sejam estes atos de natureza orçamentária, financeira ou patrimonial. Nesta linha, a contabilidade pública registra os atos praticados pelo administrador, que poderão alterar de forma qualitativa e quantitativa o patrimônio, fornecendo sempre informações atualizadas e exatas para as tomadas de decisões.

A construção da informação tem sido realizada a cada evento que acontece nas dependências do CRCGO. Por termos a consciência de que ela é fundamental para a capacitação enquanto profissionais, conclamo a todos os profissionais da contabilidade a estarem juntos nos dias 12 e 13 de novembro. Será uma importante troca de experiências entre palestrantes e participantes.

Elione Cipriano da Silva
Presidente do CRCGO



Governança corporativa no contexto da controladoria
 será tema de palestra a ser realizada no próximo dia 10 de novembro, das 9h às 12h, no auditório do CRCGO, com a economista e mestre em Ciências Contábeis, Sônia Covaciuc Aguado, também coordenadora dos MBAs em Gestão Tributária e Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria do IEPG, representante da Faculdade Oswaldo Cruz em Goiânia.

Sônica esteve no Conselho em junho. Naquela ocasião, abordou o tema A gestão das organizações dentro de um processo de mudanças fiscais. Agora é a vez de tratar sobre controladoria, considerada um dos instrumentos da governança corporativa, tendo como pilares básicos a transparência e a responsabilidade.

Segundo ela, a governança corporativa está intimamente relacionada com a controladoria, em função do sistema de informações e a tecnologia da informação. A governança corporativa tem como fundamento básico a solução do problema de agência. “As funções básicas da controladoria é a gestão e análise das informações, bem como o planejamento estratégico, tático e operacional. Está intimamente relacionada com as decisões, pois além de gerar as informações gerenciais, deve sugerir ações para geração de valor”, antecipa.

Para participar do evento, basta realizar a inscrição no site da entidade (www.crcgo.org.br) e levar 5Kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições de caridade locais.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





O primeiro recolhimento do Simples Doméstico deverá ser feito na primeira semana de novembro. Com algumas dificuldades, muitos patrões têm recorrido a ajuda de especialistas. E foi sobre esse aspecto que o vice-presidente de Registro do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, falou à jornalista Katherine Alexandria, de O Popular.

Segundo ele, a procura por profissionais deve mais que dobrar. Confirma matéria completa abaixo.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás realizou no dia 20 de outubro a oitava edição do Curso sobre Planejamento Tributário Conceitual e Prático, com o contador Pedro Roberto Silva Pinto. Ele esclarece que inicialmente o curso trouxe aos mais de 60 participantes a importância do planejamento tributário para as empresas.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





No último dia 15 o CRCGO trouxe para os profissionais da contabilidade uma palestra com o tema Débitos de um País sem crédito, ministrada pelo jornalista Alexandre Garcia. Na ocasião, ele deu entrevista aos jornalistas Libório Santos e Naiara Gonçalves. Alexandre antecipou que a confiança é crédito. Segundo ele, o País perdeu a confiança nele próprio. Mais ainda, mais exatamente, no governo. Todos os nossos males são decorrentes na falta de confiança no governo. No momento em que essa confiança for recuperada, se o governo fizer alguma coisa, que seja razoável, que seja digna de essa confiança voltar, ela vai voltar.

Confira entrevista na íntegra:


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Libório Santos e Naiara Gonçalves







O CRCGO realizou no dia 15 de outubro um evento especial para comemorar o Dia do Professor. Na tarde da quinta-feira reuniu profissionais da contabilidade em seu auditório para a realização de duas palestras. Uma delas, com o jornalista Alexandre Garcia, que na ocasião trouxe o tema Débitos de um País sem Créditos.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





A coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais do CRCGO, Gislane Genuíno, ministrou no dia 15 de outubro a palestra Exame de Suficiência, Rumos e Perfil do Profissional Contábil, para acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, do primeiro ao sétimo período, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) de Goiatuba. A palestra foi acompanhada pelo professor Joel Ferreira e o coordenador do curso, Rodrigo Barros. Além de Goiatuba, alunos de Morrinhos, Bom Jesus e outras cidades da região.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





Valparaíso de Goiás, Aparecida de Goiânia e Catalão receberam o Workshop “Gestão para Escritórios Contábeis”, nos dias 14 e 15 de outubro. Desenvolvido especialmente para gestores, gerentes e proprietários de empresas do segmento contábil, o curso conta com a realização do CRCGO e da CDC Consultoria, com apoio da Tron Informática. O evento foi ministrado pelo empresário, Klayton Fernandes.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





No dia 14 de outubro, mais uma delegacia regional do CRCGO recebeu a placa de identificação personalizada. Desta vez foi Valparaíso de Goiás. Na ocasião, o presidente do Conselho, Elione Cipriano da Silva, esteve na cidade para realizar o descerramento da placa.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves




Três dias de evento compuseram a programação da XXIX Contesc (Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina). Durante os dias 14, 15 e 16 de outubro, Florianópolis sediou diversos debates técnicos qualificados ligados ao segmento contábil daquele estado. O conselheiro goiano, Mário Wilson de Oliveira, participou do evento que contou com diversas lideranças contábeis do País.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves




Buscar saídas para a data de vencimento do ICMS deste ano e estudar todo o calendário de 2016. Estes foram os principais pontos discutidos durante reunião que aconteceu no dia 14 de outubro, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e reuniu o presidente e o vice-presidente de Registro do CRCGO, Elione Cipriano da Silva e Rangel Francisco Pinto, o conselheiro e a coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais do CRCGO, Djalma Arantes e Gislane Genuíno, o contador Danilo Neves, o chefe de Gabinete da Sefaz, Sérgio Augusto de Oliveira e o superintendente da Receita, Adonídio Vieira Júnior.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves




A convite do presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, no 13 de outubro o sócio responsável pela KPMG em Goiânia, Marcelo José de Aquino, esteve no Conselho para tratar sobre alguns dos principais desafios enfrentados pelos profissionais contabilistas para atender as normas internacionais de contabilidade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves


Quase 7 mil tiveram inscrição suspensa por falta de contador
A Secretaria da Fazenda suspendeu 6.912 inscrições no Cadastro de Contribuintes do Estado, pelo mesmo motivo – falta de contador. A portaria nº 63/15 – Gief foi publicada no Diário Oficial do Estado de 16 de outubro. De acordo com o gerente interino de Inteligência e Informações Econômicos-fiscais (Gief), Vanderley Caetano de Almeida, é a primeira vez que a Sefaz suspende por esse motivo. “Chamou atenção o grande número de empresas que não prestaram essa informação, conforme determina a lei” afirmou o gerente.

Leia mais

Fonte: Comunicação Setorial – Sefaz

 

PIS 2015: Entenda as principais mudanças
Com a crise financeira afetando a economia brasileira desde o segundo semestre de 2014, o governo federal, visando economizar 18 bilhões de reais (0,3% do PIB) e reduzir o prejuízo previdenciário, fez mudanças em alguns benefícios trabalhistas. Essas mudanças começaram com o PIS (Programa de Integração Social) e com o seguro-desemprego já em 2015, afetando o planejamento de milhões de trabalhadores que foram pegos desprevenidos e contavam com esses benefícios — e agora podem não recebê-los.

Veja o que mudou nas regras do abono salarial do PIS 2015

 

Empresas de serviços devem preparar adesão ao Simples
Desde o ano passado, o Simples Nacional foi ampliado para empresas de serviços e outros ramos, possibilitando a inclusão de 142 atividades no regime que visa a facilitar a vida de micro e pequenas empresas. Com essa mudança, a adesão ao regime tributário Simples Nacional cresceu 156% em 2015 em comparação ao mesmo período de 2014.

Leia mais


 

Anápolis-GO – Workshop Gestão para Escritórios Contábeis

Data: 21/10/2015 - 14:00 as 18:00 - Carga horário: 4 horas
Local: SEFAZ - Av. Senador José Lourenço Dias, 1459 Sala 108 – Centro

Investimento: 5Kg de alimentos não perecíveis

 

Jaraguá-GO – Workshop Gestão para Escritórios Contábeis

Data: 22/10/2015 - 08:30 as 12:30 - Carga horário: 4 horas
Local: UEG - Av. Diva de Freitas Rios Qd. 22 Lt. 04, Setor Aeroporto

Investimento: 5Kg de alimentos não perecíveis

 

Goianésia-GO – Workshop Gestão para Escritórios Contábeis

Data: 22/10/2015 - 14h às 18h - Carga horário: 4 horas
Local: CDL Goianésia - Camara de Dirigentes Logistas de Goianésia - Av. Brasil, 363 A - Centro - Goianésia-GO

Investimento: 5Kg de alimentos não perecíveis

 

Porangatu-GO - Palestra: A Contabilidade Sob uma  Visão Empreendedora

Data: 22/10/2015
Horário: 14h às 17h
Local: Faculdade Anhanguera – Av. Adelino Américo de Azevedo Qd. 14 Lts. 17 e 18 Centro Porangatu-GO
Investimento: 02 Kg de Alimentos não Perecíveis

 

Águas Lindas GO – Palestra: Retenções de IRPF/PIS/CONFINS/CSLL

Data:23/10/2015
Horário: 19h30 às 22h30- (Carga Horária 03 Horas)
Local: Faculdade Mauá – Terceira Avenida QD C 8 S/N LT 7 a 16 Bairro Mansões Village- Águas Lindas-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis

 

Uruaçu-GO – Workshop Gestão para Escritórios Contábeis

Data: 23/10/2015 - 08:00 ás 12:00 - Carga horário: 4 horas
Local: UEG - Rua 607 nº 42 - Sul I

Investimento: 5Kg de alimentos não perecíveis

 

Niquelândia-GO – Workshop Gestão para Escritorios Contábeis

Data: 23/10/2015 - 14h ás 18h - Carga horário: 4 horas
Local: SITIEN - Salão do Sindicato dos trabalhadores de Niquelândia - Praça do Niquel Qd.01 Lt.04 - St. Bela Vista

Investimento: 5Kg de alimentos não perecíveis