A REDESIM e a dedicação do CRCGO para sua completa implantação


No início desta semana o CRCGO teve a satisfação de acompanhar em Aparecida de Goiânia o lançamento formal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, também conhecida como REDESIM. Esta é a concretização de um trabalho árduo exercido pela Junta Comercial do Estado de Goiás, com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade e a sensibilização da prefeitura de Aparecida, por meio do prefeito Maguito Vilela.

Não há dúvidas de que a REDESIM vem para descomplicar. A desburocratização decorrente da aplicação do sistema facilitará o trabalho de muitos empresários, e principalmente o de profissionais da contabilidade. A REDESIM é um programa que permite a abertura, o fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas do Brasil, pois simplifica os procedimentos ao reduzir a burocracia. Costumo ressaltar que a Redesim é um sonho que está se tornando realidade. Já temos o programa nas cidades de Goianésia e Aparecida, e trabalharemos para que mais municípios possam obter tal sistema que objetiva tanto o processo de registro mercantil em Goiás.

Cidades como Senador Canedo, Trindade, Nerópolis e a nossa capital Goiânia devem receber em breve a consolidação da REDESIM, tendo em vista que é o trabalho da Rede integra todos os processos de órgãos responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas. A redução de etapas com a REDESIM será considerável, gerando otimização do tempo e menor risco de erros.


É dever do CRCGO trabalhar pela melhoria do dia a dia do profissional da contabilidade, e todo projeto lançado por entidades parceiras sempre terá a devida prioridade de apoio, principalmente quando se tratar de aprimoramento do trabalho do profissional contábil, defesa do contribuinte e desenvolvimento de uma sociedade com acesso mais justo e simplificado aos processos.

E por falar em desenvolvimento, ressalto aqui o empenho do CRCGO em apresentar ao profissional da contabilidade o melhor do conceito de Contabilidade Pública no Brasil, através da realização do III Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SINCASP), que será realizado nos próximos dias 12 e 13 de novembro. Caro colega, não fique de fora deste evento que muito tem a contribuir para a profissão contábil.




Nos próximos dias 12 e 13 de novembro a classe contábil e a sociedade goiana poderão ter acesso a um dos maiores eventos em torno da Contabilidade Pública no País. Trata-se do III Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SINCASP), que será realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO).

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO - Izadora Louise






Governança corporativa no contexto da controladoria será tema de palestra a ser realizada no próximo dia 10 de novembro, das 9h às 12h, no auditório do CRCGO, com a economista e mestre em Ciências Contábeis, Sônia Covaciuc Aguado, também coordenadora dos MBAs em Gestão Tributária e Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria do IEPG, representante da Faculdade Oswaldo Cruz em Goiânia.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





Informamos a possibilidade de quitação de até 70% dos débitos de natureza tributária perante a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), vencidos até 30 de junho de 2015, com a utilização de créditos da pessoa jurídica provenientes de prejuízos fiscais e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), no âmbito do PRORELIT - Programa de Redução de Litígios Tributários.

Leia mais

Fonte: Ministério da Fazenda





Empresas que há mais de 10 anos não fizeram nenhuma alteração nos registros e informações cadastrais devem protocolar na Junta Comercial de Goiás (Juceg) um documento informando que se encontram em atividade, sob pena de perderem a proteção do nome empresarial. “Cerca de 40 mil empresas estão nessa situação e, por isso, correm o risco de perder a proteção do nome empresarial”, alerta o presidente da Juceg, Rafael Lousa. A lista de empresas que se encontram nessa situação está disponível no site da Juceg.
Leia mais

Fonte: Comunicação Juceg





Na tarde desta terça-feira, 27, o delegado Manoel Vanderic recebeu das mãos do conselheiro do CRC-GO, Alessandro Polonial, doação de alimentos arrecadados no Workshop Gestão de Escritórios Contábeis, realizado em Anápolis.

Leia mais


Fonte: Hélia Maria





A vice-presidente de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Maria Luzia da Silveira Rodrigues, concedeu entrevista ao programa O mundo em sua casa, da Rádio Brasil Central, na terça-feira, 27, para falar sobre o Simples Doméstico.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro





Foi formalizado em Aparecida de Goiânia no dia 26 de outubro, o lançamento da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). O evento foi realizado na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG), e contou com a presença do presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, o conselheiro do CRCGO, Djalma Arantes, o delegado regional Elias José da Silva, o presidente da Juceg, Rafael Lousa, o prefeito Maguito Vilela, entre outros participantes.
Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





Membros do Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil do CRCGO estiveram juntos para mais uma reunião no dia 23 de outubro. Participaram do encontro o coordenador do Comitê, Heli Aparecido Borges, e os demais peritos Hélio Carlos de Rezende, Valdeci Ribeiro, João Luís Aguiar, Derli Terezinha de Assis e Elton Rocha Ramos. Dentre os assuntos tratados, estava a realização do 5º Congresso Nacional de Perícias Judiciais (CONAPE), a ocorrer nos dias 3 e 4 de novembro de 2015, no Rio de Janeiro. Os peritos contadores Valdeci Ribeiro e João Luis Aguiar representarão o Comitê nos dois dias do Congresso.
Leia mais
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise







A cidade de Luziânia recebeu no dia 23 de outubro o Seminário de Contabilidade Rural, com o tema Pessoa Física e Jurídica, ministrado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marciel Augusto Lima. A iniciativa busca levar mais conhecimento aos profissionais da contabilidade que trabalham com produtores rurais, resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/Goiás) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), com apoio do Sindicato Rural de Luziânia. O Seminário também contou com a presença da delegada regional, Shirlei de Castro, e do conselheiro do CRCGO, Lucas Tadeu Leite.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise






Jaraguá, Porangatu, Luziânia e Niquelândia entraram na lista de cidades que receberam em 2015 a placa de identificação da delegacia regional do CRCGO. No dia 22 de outubro, o presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, visitou os municípios de Jaraguá e Porangatu. Já no dia seguinte (23) foi a vez das cidades de Luziânia e Niquelândia receberem o descerramento.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO), Elione Cipriano da Silva, concedeu entrevista no último dia 23 ao programa Diário RM, da Rádio Mantiqueira, em Niquelândia, a 307 quilômetros de Goiânia. Elione falou sobre o descerramento da placa da delegacia do CRCGO na cidade que dará referência para a contabilidade local.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro




O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou uma palestra no último dia 23 de outubro, em Águas Lindas de Goiás. O tema Retenção de Tributos, Imposto de Renda, PIS, Cofins e CSLL foi ministrado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Marciel Augusto Lima, na Faculdade Mauá.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro




Profissionais contábeis anapolinos apresentaram suas reivindicações ao poder público municipal durante audiência pública realizada pela vereadora Mirian Garcia (PSDB), na manhã na última quinta-feira, 22.

Leia mais


Fonte: Hélia Maria




A coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais do CRCGO, Gislane Genuíno, ministrou no dia 22 de outubro uma palestra aos alunos de todos os períodos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Uruaçu, com o tema: “Exame de Suficiência e Perfil do Profissional Contábil”. Cerca de 30 estudantes participaram do encontro, que também contou com a presença do coordenador do curso de Ciências Contábeis da UEG de Uruaçu, Washington Luiz de Paulo e dos professores Cleomar Martins, Milton Evaristo de Lima, Vanildo Loiola Chagas e Ana Paula Rezende.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




Porangatu recebeu no dia 22 de outubro a palestra “A Contabilidade Sob Uma Visão Empreendedora”, ministrada pelo conselheiro do CRCGO, Mário Wilson Oliveira de Aguiar. Com cerca de 20 participantes, a palestra contou com a interação dos presentes em relação ao assunto abordado.

http://crcgo.org.br/novo/?p=8715

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise






O sucesso do Workshop Gestão para Escritórios Contábeis se estendeu para outras cidades em Goiás. A capital Goiânia e as cidades de Anápolis, Jaraguá, Goianésia, Uruaçu e Niquelândia receberam, entre os dias 21 e 23 de outubro, os cursos com a ministração do empresário Klayton Fernandes. Desenvolvido especialmente para gestores, gerentes e proprietários de empresas do segmento contábil, o curso conta com a realização do CRCGO e da CDC Consultoria, com apoio da Tron Informática.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise






A conselheira do CRCGO, Josenilda Ribeiro, tem dado continuidade ao trabalho de capacitação nas cidades do interior do Estado, por meio de uma cooperação técnica existente entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás e o Ministério Público Estadual (MPGO) para o combate à corrupção. No dia 19 de outubro as cidades de Cavalcante e Teresina de Goiás receberam a visita para capacitação acerca da Prestação de Contas do FUNDEB. Dia 22 de outubro foi a vez das cidades de Águas Lindas e Novo Gama receberem a visita para tratar da Prestação de Contas na área da Saúde.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, realizou no dia 21 de outubro uma palestra aos alunos do curso de Técnico em Administração e Contabilidade do Instituto Federal Goiano em Rio Verde. No dia 22 de outubro foi a vez da conselheira Silvana Carneiro ministrar aos alunos do IF Goiano. Os encontros fazem parte da VIII Jornada Técnica Científica e Cultural do Instituto.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




O coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil de Goiás (PVCC), Vilmar de Faria, representou o CRCGO na XVIII Semana Acadêmica da Faculdade de Jussara, no dia 20 de outubro, em um evento que contou com cerca de 200 participantes, entre eles alunos de todos os períodos do curso de Ciências Contábeis. Na ocasião, Vilmar participou, como palestrante, da mesa de debates acerca do tema “Crise na Economia e seus Reflexos nas relações de trabalho”. Também estiveram presentes o professor Edson Santana e a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da FAJ, Denise Gomes.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




Foi realizada no dia 14 de outubro, no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), a palestra Sped Contábil com Pablo Pereira Neves. O evento foi destinado a profissionais da área, estudantes e pessoas interessadas no tema. O palestrante abordou a história Sped falando do decreto 6.022 de 22 de janeiro de 2007, além de explicar as mudanças ocorridas. “O Sped é um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações”, explica o palestrante.

Leia mais

Fonte: Imprensa Soluti – Iara Nunes



Dois terços dos empregadores fizeram cadastro no Simples Doméstico
A cinco dias do fim do prazo, cerca de dois terços dos patrões de empregados domésticos fizeram o cadastro no Simples Doméstico, regime simplificado de recolhimento de impostos e encargos trabalhistas para a categoria. Até as 14h desta segunda-feira (26), cerca de 652 mil empregadores e 560 mil empregados aderiram ao sistema, de acordo com a Receita Federal.

Leia mais


Nova etapa do Sped Fiscal ainda gera dúvidas
Há pouco mais de 60 dias para o início da inclusão do controle de estoques das indústrias - o chamado Bloco K - no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) Fiscal, advogados afirmam ainda existirem dúvidas sobre a obrigação.

Leia mais

 

Proteção ao Emprego deverá ser aprovado sem atender o empresário

O texto final da Medida Provisória (MP) 680/2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), deverá ser aprovado nesta semana, concluindo tramitação no Congresso, sem atender às principais demandas das empresas em relação ao tema.

Leia mais



 

III SINCASP- Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

12 e 13 de novembro de 2015