A defesa feita pelo CRCGO ao contabilista perante o Estado


O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás tem feito um trabalho de aproximação com as entidades do Estado de Goiás. A Secretaria Estadual da Fazenda é uma das nossas principais parceiras para as demandas que envolvem o profissional da contabilidade. No decorrer dessa gestão, tivemos importantes reuniões com a Sefaz para tratar de assuntos pertinentes à classe contábil.

Em todas as ocasiões ficou evidente o valor da contabilidade como instrumento de gestão, e não somente ferramenta para apuração de impostos. Durante a reunião desta quarta-feira (04), tratamos sobre a data de apuração do ICMS, que tem gerado um desconforto nos colegas contabilistas, devido à dificuldade de se apurar no dia 5 de cada mês, tendo em vista que não se trata do quinto dia útil. Reiteramos à secretária da Fazenda e aos técnicos a nossa proposta de que o ICMS seja pago no dia 5 de cada mês, com base ne apuração no mês anterior. Em caso de saldo a recolher, que seja possibilitado o pagamento sem multa nem juros. No caso de pagamento a mais, que seja compensado em crédito na apuração seguinte. Reconhecemos que a apuração do ICMS é um trabalho que necessita de tempo hábil para a contabilidade, e que a manutenção da atual forma pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho do profissional contábil.

Ainda no encontro com a Sefaz, o CRCGO foi convidado pela Secretaria para participar do Mutirão de Negociação Fiscal de Goiás, tratando-se de débitos que tramitam tanto na esfera administrativa quanto na judicial. O Mutirão, promovido por meio de uma adesão ao Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais, será realizado em Goiânia e demais municípios entre os dias 16 e 21 de novembro de 2015, ocasião em que o CRCGO disponibilizará uma equipe para dar suporte aos contabilistas que procurarem o serviço para atendimento aos seus clientes. As condições de negociação estarão de acordo com o tipo de pagamento. Para o acerto à vista, o contribuinte terá um desconto de 98% nos valores das multas. As medidas facilitadoras do projeto de negociação fiscal abrangem os débitos com referência até 30 de abril de 2015.

Para finalizar, reforçamos à Sefaz a necessidade da não-obrigatoriedade da parte do profissional contábil pela guarda dos livros fiscais dos clientes, no caso de descontinuidade do trabalho, mas que seja algo optativo. São tais ações que aproximam o CRCGO do profissional da contabilidade.





Pelo terceiro dia seguido, o site oficial do Simples Doméstico apresentou problemas e mais de um milhão de patrões não emitiram a guia de pagamento do sistema, que reúne todos os benefícios em um só boleto.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves




Os profissionais contábeis que ainda não se regularizaram no Conselho devem ajustar a situação até o dia 06 de novembro, data final para regularização. O pagamento, assim que realizado, leva 48 horas para liberação no sistema junto a Sefaz, e 24 horas no CRCGO.

O período da eleição ocorrerá das 08h00 do dia 17 de novembro de 2015 até às 18h00 do dia 18 de novembro de 2015. O prazo de dois dias se dá para o profissional que tiver dificuldades no princípio da votação, tenha um tempo mais extenso para se esclarecer e efetuar sua escolha. O período será sem interrupções, no horário local estadual.

Leia mais





Governança corporativa no contexto da controladoria será tema de palestra a ser realizada no próximo dia 10 de novembro, das 9h às 12h, no auditório do CRCGO, com a economista e mestre em Ciências Contábeis, Sônia Covaciuc Aguado, também coordenadora dos MBAs em Gestão Tributária e Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria do IEPG, representante da Faculdade Oswaldo Cruz em Goiânia.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





Empresas que há mais de 10 anos não fizeram nenhuma alteração nos registros e informações cadastrais devem protocolar na Junta Comercial de Goiás (Juceg) um documento informando que se encontram em atividade, sob pena de perderem a proteção do nome empresarial. “Cerca de 40 mil empresas estão nessa situação e, por isso, correm o risco de perder a proteção do nome empresarial”, alerta o presidente da Juceg, Rafael Lousa. A lista de empresas que se encontram nessa situação está disponível no site da Juceg.

Leia mais

Fonte: Comunicação Juceg





A Coordenadora Financeira do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Simone José da Silva, participou da 10ª Convenção Mato-grossense de Contabilidade realizada nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em um Hotel-fazenda, no estado do Mato Grosso.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro





À véspera do prazo final para cadastro no Simples Doméstico, a vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Maria Luzia da Silveira Rodrigues, concedeu uma entrevista no dia 30 de outubro à Rádio CBN Goiânia, no programa apresentado pelo jornalista Luiz Geraldo, dando mais detalhes sobre o sistema de pagamento que reúne em uma mesma guia todas as contribuições que devem ser pagas pelos patrões de empregados, garantido aos domésticos os direitos trabalhistas e previdenciários.


Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





A Plenária do dia 29 de outubro trouxe aos conselheiros presentes um rico material. Trata-se do primeiro exemplar da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) com a data de 1912. A publicação foi presenteada ao CRCGO pelo diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Luiz Grimm. Na ocasião, ele repassou a primeira edição para as mãos do vice-presidente de Registro do CRCGO, Rangel Francisco, que por sua vez apresentou o raro material ao regional goiano.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





Mais uma parceria vai fortalecer o ensino e a educação continuada em Goiás. Durante a sessão Plenária do dia 29 de outubro, o CRCGO firmou um convênio de cooperação mútua com o Instituto de Especialização e Pós-Graduação para concessão de palestras e treinamentos aos colaboradores do CRCGO e aos profissionais da contabilidade que estiverem ativos no Conselho.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





Durante Plenária do dia 29 de outubro, o presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva e demais conselheiros, receberam o presidente da Associação dos Empresários de Serviços Contábeis (ASSESC) Pedro Paulo Mamede e o vice-presidente Carlos Copatti para apresentação da entidade ao Conselho, no sentido de demonstrar aos presentes a missão da Associação para a classe contábil goiana.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, juntamente com a coordenadora e o subcoordenador da Comissão de Relações Públicas e Institucionais, Gislane Genuíno e Mario Wilson Oliveira, além do coordenador do Programa Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Vilmar de Faria, o professor de Teoria da Contabilidade da Faculdade Alves Faria (ALFA), Marcelo Mesquita, o coordenador do Comitê de Contabilidade Pública, Leandro Rodrigues e os representantes do UNIDESC, os professores Marcos da Silva Nascimento e Derli Antunes se reuniram no dia 30 de outubro em busca de novas formas de praticidade para a contabilidade atual.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Renan Castro





Depois de passar por várias cidades de Goiás, o Seminário de Contabilidade Rural chegou a Mineiros, a 439 quilômetros de Goiânia, no dia 29 de outubro. Com os temas Tributação, Atividade Rural, Pessoa Física e Jurídica, o evento contou com a participação de 44 pessoas entre estudantes e profissionais contábeis.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro







A 1ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FEMEP-GO) definiu no dia 28 de outubro quais entidades irão disputar a eleição para a escolha do responsável de cada Comitê Temático das Micro e Pequenas Empresas. Outra reunião será agendada para definir o representante de cada Comitê. Estiveram presentes no primeiro encontro o vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização do CRCGO, Wagner Felipe Filho, e o conselheiro do CRCGO, Júlio César Carlos, ambos membros do Comitê de Desoneração e Desburocratização do FEMEP-GO.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro







O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou nos dias 27, 28 e 29 de outubro, o descerramento das placas das sedes das Delegacias Regionais de Trindade, Piracanjuba, Mineiros e Jataí.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro





O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) realizaram entre os dias 22 e 24 de outubro a 57ª Convenção de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CONCERJ) com o tema “A contabilidade como instrumento da democracia”. O vice-presidente de Registro, Rangel Francisco, representou o CRCGO no evento, que ocorreu na cidade de Petrópolis.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise



Já diz o velho ditado: “O que a gente não vê o coração não sente!”
Isto leva a maioria dos clientes que adquirem um certificado digital a pensar que o ato de entrar em um site, pagar eletronicamente, escolher um local mais próximo e emitir o certificado é totalmente eletrônico. Mas não é!

Leia mais

Michel Medeiros, CEO da Soluti Certificação Digital




Manual de Contabilidade: Comissão do CFC discute aplicação do Plano de Contas do Setor Público
 
A Comissão de Revisão do Manual de Contabilidade, cuja finalidade é abordar temas que impactam diretamente no trabalho dos profissionais do Sistema CFC/CRCs, bem como de outras entidades afins que desejem buscar apoio e padronização nos processos, esteve reunida nos dias 28 e 29, na sede do CFC, em Brasília (DF), para avaliar e discutir, entre outros assuntos, o detalhamento do Plano de Contas a ser utilizado pelo Sistema CFC/CRCs para efetivação da estrutura básica de escrituração contábil.

Leia mais

 

Saiba onde estão as principais oportunidades de trabalho na área da Perícia Criminal
A Perícia Criminal ficou conhecida mundialmente depois da popularização de seriados de TV em que os personagens se envolvem em crimes fictícios. É claro que essas histórias não reproduzem totalmente a realidade da área, que busca melhorar a percentagem de casos solucionados. Só no Brasil, o índice varia entre 30% e 70% dependendo do estado, segundo a Associação Brasileira de Criminalística (ABC).

Leia mais


20º CBC: submissão de trabalhos começa no dia 16
Profissionais da Contabilidade, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores em Contabilidade, pesquisadores da área contábil e estudantes de Ciências Contábeis (na condição de coautores) podem, a partir do dia 16 de novembro, submeter os trabalhos científicos ou técnicos para avaliação do Comitê Científico do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC).  Os melhores artigos serão selecionados para serem apresentados no 20º CBC, que acontecerá de 11 a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza (CE).

Leia mais



GOIÂNIA-GO Palestra: Controladoria e Governança Corporativa

Data.: 10/11/2015
Horário.: 9 às 12 horas
Local.: Auditório do CRC-GO

 

III SINCASP- Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Data.: 12 e 13 de novembro de 2015
Local.: Auditório do CRC-GO