O crescimento profissional realizado por meio do SINCASP


A classe contábil está a um dia de presenciar o maior evento da contabilidade pública realizada no Estado. O III Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público vai ao encontro das principais necessidades do profissional contábil e também de todos envolvidos no setor público, que de forma direta ou indireta, mantém contato com o contabilista e precisa da ajuda deste para o desenvolvimento do setor público.

Os dias 12 e 13 novembro prometem trazer nomes especializados na contabilidade pública brasileira, como o professor Jorge Lopes, Rodrigo Zanzoni, Paulo Tafner dentre outros grandes especialistas. Temas como "O patrimonialismo Cartorial, Origens e suas Ingerências na Política da Contabilidade Pública no Brasil", além dos "Desafios na Implantação da Nova Contabilidade Aplicada no Setor Público", e "Fraudes, Corrupção e a Contabilidade Criativa: A Importância da Auditoria na Contabilidade Pública", reforçam o peso do evento para o profissional da contabilidade.

Como a contabilidade está em constante atualização, o colega profissional que não se envolve pode se prejudicar e colocar em risco o serviço prestado à sociedade. Com essa preocupação, o CRCGO considera o III SINCASP um evento de inestimável valor em meio a contabilidade, tendo em vista que esta área faz o devido levantamento e composição de dados contábeis, registra a previsão da receita e fixação de despesa, além de mostrar o valor do patrimônio e revelar as variações patrimoniais.


Sem dúvida, estes atos alinham corretamente as atribuições do setor público, sejam ações financeiras, patrimoniais ou orçamentárias. A tomada de decisão depende de um adequado preparo profissional. Caro contabilista, não fique de fora desta grande oportunidade de se aperfeiçoar e de ter mais contato com o melhor da contabilidade aplicada ao setor público no Brasil. Participe Conosco!






Empresas que há mais de 10 anos não fizeram nenhuma alteração nos registros e informações cadastrais devem protocolar na Junta Comercial de Goiás (Juceg) um documento informando que se encontram em atividade, sob pena de perderem a proteção do nome empresarial. “Cerca de 40 mil empresas estão nessa situação e, por isso, correm o risco de perder a proteção do nome empresarial”, alerta o presidente da Juceg, Rafael Lousa. A lista de empresas que se encontram nessa situação está disponível no site da Juceg.

Leia mais

Fonte: Comunicação Juceg





Profissionais da contabilidade e estudantes poderão participar do concurso do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado em parceria com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). Com o tema “Resgate da Memória Contábil nos Estados”, o projeto pretende reunir, em um livro, 27 trabalhos com os principais fatos históricos da profissão contábil no País. Os interessados poderão se inscrever até 31 de dezembro de 2015, conforme edital publicado no dia 14 de maio (seção 3, página 140) no Diário Oficial da União.

Leia mais

Fonte: Comunicação CFC, por Fernanda Angelo





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás realizou na noite desta terça-feira, 10, a quarta edição de Entrega de Carteiras Profissionais deste ano. A solenidade aconteceu no auditório do CRCGO e contou com a presença de cerca de 50 profissionais da contabilidade acompanhados de seus familiares e amigos.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





Promover debates, realizar análises e estudos de questões comuns, de cunho jurídico, administrativo ou político, relacionados aos Conselhos Profissionais e aos seus associados regularmente inscritos, bem como exercer a eventual defesa dos direitos e interesses coletivos dos profissionais e da sociedade. Esses foram os principais objetivos propostos pela primeira reunião do Fórum Goiano de Conselhos Profissionais que aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, e nasce com a iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, por meio da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico, e conta com o apoio de outras 11 entidades de classe regionais, entre elas o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, representado pelo presidente e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Elione Cipriano da Silva e Marciel Augusto Lima.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou, em parceria com o IEPG, nesta terça-feira, 10, das 9h às 12h, a palestra Governança Corporativa no Contexto da Controladoria. No intuito fazer o profissional contábil abrir os olhos para a importância da controladoria, o evento ocorrido no auditório do CRCGO foi ministrado pela professora Sônia Covaciuc, graduada em Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, especialista em Finanças, Controladoria, Gestão de Qualidade, Controladoria e Econometria. Sônia já esteve no Conselho em junho deste ano. Na ocasião, ministrou sobre A gestão das organizações dentro de um processo de mudanças fiscais.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro







O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, participou do III Encontro de Peritos Contadores do Estado da Bahia, no dia 06 de novembro. O evento teve como tema “A Perícia Contábil como Instrumento de Realização da Justiça”. Profissionais e acadêmicos da contabilidade participaram no evento, que aconteceu na capital Salvador. O presidente do CRCBA, Wellington do Carmo Cruz, recepcionou o presidente no evento.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





As cidades de Itumbiara e Jussara ganharam mais profissionais da contabilidade para o mercado. No dia 05 de novembro, o CRCGO realizou a entrega de uma carteira na delegacia regional do CRCGO em Itumbiara, com a participação do delegado regional Danglariston Junqueira, o conselheiro do CRCGO, Hosni Mendonça e do presidente da Associação dos Contabilistas de Itumbiara e Região Sul de Goiás, Odeilton Alves.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise









O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou, na última quinta-feira, 05, o descerramento de placas nas delegacias de São Luis de Montes Belos, Caiapônia e Piranhas. O diretor executivo, Saulo Gonçalves, o vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização, Wagner Felipe Filho, representaram o CRCGO nas solenidades.

Leia mais

 Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro





O vice-presidente de Registro do CRCGO, Rangel Francisco, participou nos dias 06 e 07 de novembro da palestra realizada pela empresa Floresta Treinamentos e Consultoria. EFD-SPED e ICMS foram os assuntos abordados na ocasião.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise







Para uma turma de 120 estudantes de Ciências Contábeis, o vice-presidente de Registro e o vice-presidente Administrativo do CRCGO, Rangel Francisco e Edson Bento, ministraram no dia 05 de novembro duas palestras para os alunos do 3º e 4º período do Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC). Edson Bento apresentou aos alunos o tema Contabilidade de Custos, que aborda os conceitos que a envolvem, desde sua origem e evolução histórica, além de oferecer um plano de contas com ênfase na atividade industrial e um modelo de registro contábil da fábrica, contemplando as contas que envolvem os materiais, a folha de pagamento, os impostos recuperáveis, o controle de estoque, preço de transferência e a elaboração das demonstrações da contabilidade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





O delegado regional do CRCGO de Trindade, José Maria Vieira, participou nesta quinta-feira, 5, da formalização do lançamento da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) no município. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Trindade, às 15h, e reuniu ainda o gestor de projetos do Sebrae, Claudio Laval, o Secretário da Fazenda e Planejamento, Wagner Alves, que representou o prefeito Jânio Darrot, o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Dr. Dyego Marques, além de várias autoridades do município e secretários.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro









O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Elione Cipriano da Silva, participou de uma mesa redonda na Semana Científica da Faculdade Fibra em Anápolis, nesta quarta-feira, 4, às 19h. Também prestigiou o evento o conselheiro do CRCGO, Alessandro Polonial.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro





Em mais uma matéria, o vice-presidente de Registro do CRCGO, Rangel Francisco, comentou sobre o prazo para emissão da guia do Simples Doméstico. No dia 04 de novembro, Rangel concedeu entrevista à TV Brasil Central, após o governo federal ter prorrogado o prazo para pagamento do Simples Doméstico até o último dia útil de novembro.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise









Na manhã da última quarta-feira, dia 4 de novembro, uma comitiva formada por lideranças da contabilidade, entre elas, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Elione Cipriano da Silva, esteve reunida com a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves



Prefeitura adota horário extraordinário de funcionamento

Medida foi definida em conjunto com representantes de sindicatos dos servidores públicos municipais e começa a valer a partir de segunda-feira, 16. Órgãos da prefeitura passam a funcionar das 7 às 13 horas, exceto os que prestam serviços considerados essenciais à população, como saúde e educação. Objetivo é economizar cerca de R$ 7 milhões. Outros locais do país já adotaram medidas semelhantes como forma de minimizar os impactos da crise nacional

Leia mais


Mutirão de Negociação da Sefaz começa segunda-feira
A partir da segunda-feira (16) o contribuinte terá oportunidade de negociar a dívida com a Fazenda Estadual se beneficiando de medidas facilitadoras no Mutirão da Negociação Fiscal da Sefaz. O evento ocorrerá de 16 a 21 deste mês no shopping Estação Goiânia. Além da negociação de créditos tributários, outras Secretarias terão mesas de atendimento no local para a prestação de diversos serviços, como a emissão da Carteira de Trabalho, regularização de CPF, acesso ao Banco do Povo, entre outros (veja a lista de serviços abaixo).

Leia mais



Receita abre consulta ao sexto lote de restituição do IRPF de 2015
A partir das 9 horas de terça-feira, 10 de novembro, estará disponível para consulta o sexto lote de restituição do IRPF de 2015, que contempla 2.107.191 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões. O lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2014.

Leia mais



 

III SINCASP- Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Data.: 12 e 13 de novembro de 2015
Local.: Auditório do CRC-GO