A salutar parceria com o CFC  


O Conselho Federal de Contabilidade tem como premissa garantir a valorização dos profissionais contábeis, contando sempre com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás. A integração entre os Regionais e o CFC é essencial para o fortalecimento da categoria em âmbito nacional.

Um dos projetos mais importantes do Federal é o CFC em Um dia, ocasião em que há a promoção e participação, por meio de sorteio, de colaboradores, delegados, conselheiros e presidente nas discussões pertinentes ao Sistema CFC/CRCs. Na última edição do Projeto, fui agraciado enquanto presidente do CRCGO para participar da reunião de Conselho Diretor e Plenária ordinária do CFC. Juntamente com colegas de demais Regionais, fiz questão de absorver todas as informações que serão de grande importância para a classe contábil da nossa região.

Essa via é de mão dupla, uma vez que a visita de funcionários, delegados, conselheiros e presidentes ao CFC reforça a valorização que se deve ter pelo Conselho Federal, diante de todos os desafios que esta autarquia enfrenta em prol do profissional da contabilidade. Por outro lado, o CFC demonstra o seu apreço pelos representantes de Regionais de diversos lugares do País, como uma forma de investimento em sua capacitação profissional.

O CRCGO caminha ao lado do CFC, e não será diferente na gestão dos próximos dois anos. Estreitamos os nossos laços com o Federal neste último biênio, o que proporcionou muitos resultados positivos ao CRCGO e principalmente ao profissional contábil.






A Associação dos Empresários de Serviço Contábil (Assesc-GO) traz para a classe contábil no próximo dia 4 de dezembro, das 9h às 11h, no auditório do CRCGO, a palestra “Uma nova estratégia para materializar milhares de clientes para os escritórios de contabilidade”. O assunto será ministrado por Paulo Mamede, presidente da ASSESC-GO, sócio do escritório contábil, MaisVezes Contabilidade, Analista de Sistemas, desenvolvedor de softwares para escritório contábil.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves




O departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás disponibilizou o relato de processos da Câmara de Ética, Disciplina e Fiscalização referentes ao mês de novembro. A Câmara de Fiscalização recebeu no último mês 24 processos relatados, enquanto que a Câmara de Ética e Disciplina apresentou 37 processos relatados. O procedimento de relatos processuais na Câmara de Ética, Disciplina e Fiscalização no CRCGO ocorre mensalmente.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações do Setor de Fiscalização





O Projeto de Lei nº 7512/2014, de autoria do Deputado Federal Laércio Oliveira (SD/SE) e que prevê a anistia de débitos tributários referentes à Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), foi aprovado por unanimidade hoje (25) na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Agora, o projeto será encaminhado para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e, caso aprovado, segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). Após aprovada, segue para o Senado Federal e, caso não haja alteração, é encaminhada à sanção presidencial.

Leia mais

Fonte: Fenacon



O Plenário do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, em reunião realizada na sede da entidade, em Brasília (DF), no mês de outubro, a Resolução CFC n.º 1493/2015, que altera a Resolução CFC nº 987/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Contrato de Prestação de Serviços (Distrato). A Resolução foi publicada no Diário Oficial da União, na seção 1, no dia 23 de novembro.

Leia mais



O Conselho Federal de Contabilidade alterou a resolução nº 1.364, que trata da emissão Decore. Veja as mudanças:
O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, resolve:
Art. 1º Altera o § 1º do art. 2º da Resolução CFC n.º 1.364/2011, publicada no D.O.U., em 02/12/2011, Seção 1, páginas 175, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 2º […]
[…]
§ 1º A Decore será emitida, mediante assinatura com certificação digital, em 1 (uma) via destinada ao beneficiário, ficando armazenado no Banco de Dados do CRC o documento emitido, à disposição para conferências futuras por parte da Fiscalização e para envio à Receita Federal do Brasil”.


Leia mais





O movimento de contribuintes no Shopping Estação Goiânia, onde a Secretaria da Fazenda realiza o Mutirão da Negociação Fiscal, dentro da Semana Nacional de Conciliação, até sexta-feira (27/11), continua grande. O atendimento foi estendido e também está sendo feito na Delegacia Regional de Fiscalização da Capital, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste.

Leia mais

Fonte: Comunicação Setorial – Sefaz





O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, recebeu na manhã desta terça-feira, 24, em visita de cortesia, o candidato à presidência da OAB-GO, Lúcio Flávio, da chapa OAB que Queremos.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





Os alimentos que foram arrecadados durante as palestras As novas regras da desoneração da folha de pagamento de acordo com a Lei nº 13. 161/2015 e Abertura de empresas em 03 dias com alvará de funcionamento – Utilizando a Redesim – Junta Comercialrealizadas nos dias 19 e 21 de novembro, no auditório do CRCGO, alcançaram quase 1 tonelada.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro e Izadora Louise





Quem pretende abrir uma empresa e não sofrer com a papelada burocrática, que causa dor de cabeça em muitos empreendedores de primeira viajem, pôde assistir no último sábado, 21, das 9h às 11h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO), o workshop Abertura de empresas em 3 dias, com alvará de funcionamento – Utilizando a Redesim – Junta Comercial.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro






A Faculdade Santa Rita de Cássia (UNIFASC), de Itumbiara, realizou no último sábado, 21, um café da manhã e uma mesa redonda que tratou do tema “Empregabilidade e os aspectos da competitividade no mercado de trabalho”, que esteve sob a condução do coordenador do curso de Ciências Contábeis e Administração da UNIFASC, Paulo Roberto Carvalho de Sousa. Na ocasião, esteve presente a convite da Instituição de Ensino o presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, que compôs a mesa juntamente com demais convidados, entre eles empresários e gestores de RH. O delegado regional do CRCGO, Danglariston Junqueira, e os conselheiros Hosni Mendonça e Ranier Pereira também prestigiaram o encontro.
Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, participou nos últimos dias 19 e 20 de novembro, da reunião do Conselho Diretor e Plenária Ordinária do CFC, respectivamente. A participação do presidente ocorreu após uma escolha por sorteio, que aconteceu na Plenária do dia 23 de outubro. O sorteio faz parte do Projeto CFC em um dia, que busca proporcionar maior interação entre funcionários e representes dos CRCs com o Conselho Federal de Contabilidade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações da Comunicação CFC





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou, nesta quinta-feira, 19, a palestra As novas regras da desoneração da folha de pagamento de acordo com a Lei nº 13. 161/2015. Ministrado pelo professor Luciano Vieira Carvalho, graduado em Administração, Direito e Técnico em Contabilidade, o evento trouxe as contradições que existem na Lei 13.161/2015 sancionada pela Presidente Dilma Rousseff em agosto deste ano que aumentou as alíquotas que incidem sobre a receita bruta das empresas na tentativa de ampliar a arrecadação e equilibrar as contas públicas.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro



Mutirão: Sefaz já recebeu mais de R$ 44 milhões em dívidas

Quase 31 mil pessoas já negociaram suas dívidas de ICMS, IPVA e ITCD com a Secretaria de Estado da Fazenda desde o dia 16, quando teve início o Mutirão de Negociação Fiscal. Nesse período, foram arrecadados R$ 44,8 milhões, valor que contabiliza os pagamentos à vista e da primeira parcela daqueles que dividiram o débito. 

Leia mais

Fonte: Comunicação Setorial – Sefaz


 

Comprovação de rendimentos de pessoas físicas terá maior segurança
A partir de janeiro de 2016, a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) ficará mais confiável. O documento é utilizado por profissionais para comprovação de renda na hora de abrir conta em banco, solicitar financiamentos e outras formas de crédito. A novidade é do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que publicou neste dia 23 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução 1.492/2015, que altera a forma de emissão da Declaração. Com a medida, o profissional da contabilidade deverá fazer o upload dos documentos que comprovem o rendimento aferido na declaração na hora da emissão da Decore.

Leia mais

 

Fisco esclarece tributação de 13º salário
As empresas que voltarão ao sistema de contribuição previdenciária sobre a folha de pagamentos não devem recolher o tributo por meio deste regime na antecipação do 13º salário neste mês. Como a mudança será efetuada em dezembro, o valor a ser pago deve ser proporcional a apenas um mês do ano. Segundo a Receita Federal, "essas empresas deverão recolher a contribuição sobre o 13º na proporção de 1/12, independentemente do pagamento do 13º ser efetuado em novembro".

Leia mais


Goiânia-GO Palestra Retenção INSS na Prestação de Serviços – IN RFB nº nº 971/2009

Data: 11 de dezembro de 2015, das 14h às 17h – Carga horária:3h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Seminário- Auditoria de Entidades de Pequeno e Médio Portes

Data: 16 de dezembro de 2015, das 8h às 12h- Carga horária:4h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 01 Brinquedo.