O compromisso de atuar na legalidade das informações e na proteção da classe contábil


Caros colegas, esta palavra será dedicada a um importante tema que vai ao encontro da responsabilidade do profissional contábil, em virtude de manifestações que tomamos conhecimento através de e-mails recebidos. Trata-se da contribuição sindical. Diferentemente do que vem sendo publicado e divulgado de forma deturpada por um Sindicato da categoria, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás não age com falta de decoro e em momento algum esta gestão afirmou que a contribuição sindical seja indevida.

Tanto que no dia 4 julho de 2014 publicamos no jornal Diário da Manhã um artigo sobre o assunto, onde ressaltamos que a contribuição sindical está estatuída nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). No artigo também destacamos a importância de diferenciarmos associação de sindicato, registro em conselho de classe e pagamento de contribuição sindical. Ainda elencamos que existem duas formas para a cobrança do valor da contribuição. No caso de contabilista empregado, é equivalente a 1/30 avos, que corresponde a um dia de trabalho, respeitando o salário normativo da categoria para apuração do recolhimento mínimo. Já no caso do profissional contábil autônomo, existe uma tabela para cálculo da contribuição sindical vigente, creditados à Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL). A contribuição deve ser uniforme, sendo mesmo valor, seja o contribuinte filiado ao respectivo sindicato ou não.

De lá para cá nenhuma mudança ocorreu, ou seja, a lei continua vigente nestes mesmos moldes. E mais, continuamos com o mesmo posicionamento, baseado na lei e no que é legal. Não mudamos nossos discursos. A imposição de dupla contribuição sindical, a profissional liberal, ou mesmo ao portador de CTPS assinada, configura-se inadmissível, por representar, em suma, verdadeiro confisco e ferimento direto e frontal à própria Constituição Federal. Assim entendemos que o profissional da contabilidade deve recolher a sua contribuição junto à entidade contábil que tiver maior proximidade.

Sabemos que a contribuição sindical, a todo profissional inscrito no CRCGO, é legítima, mas compete aos sindicatos fazerem a gestão da cobrança de forma amigável e respeitosa, o que somos a favor. Neste sentido, não estamos faltando com a informação correta e legal perante a classe contábil.

Como no artigo publicado em 2014, reforçamos mais uma vez que o CRCGO é a casa do contabilista goiano. Além de registrar, fiscalizar o exercício profissional e oferecer educação continuada, asseguramos que a sociedade e os próprios contabilistas sejam protegidos contra o exercício ilegal e antiético do trabalho.

Para ler novamente o artigo do CRCGO publicado na página do jornal Diário da Manhã, acesse: Diário da Manha






O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás tem a satisfação de divulgar o Balanço Socioambiental 2014. O CRCGO se preocupou em colocar neste conteúdo todas as informações pertinentes ao trabalho em prol da classe contábil goiana. É a avaliação dos resultados advindos de uma dedicação em disseminar as ações realizadas junto à sociedade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO






O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás vai sediar no próximo dia 3 de dezembro, numa de suas salas de treinamento, a partir das 19h, o curso Contrato de Serviços Contábeis, ministrado pelo contador e professor João Carlos Rafael. O evento é uma realização do Sindicato dos Contabilistas de Goiânia e Região Metropolitana (Sindicontábil).

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves




A Associação dos Empresários de Serviço Contábil (Assesc-GO) traz para a classe contábil no próximo dia 4 de dezembro, das 9h às 11h, no auditório do CRCGO, a palestra “Uma nova estratégia para materializar milhares de clientes para os escritórios de contabilidade”. O assunto será ministrado por Paulo Mamede, presidente da ASSESC-GO, sócio do escritório contábil, MaisVezes Contabilidade, Analista de Sistemas, desenvolvedor de softwares para escritório contábil.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





O IPECON realiza no próximo dia 4 de dezembro, na sede do CRCGO, a aula do MBA em Contabilidade e Auditoria Aplicada ao Setor Público. O curso terá início às 18h00, e finalizará às 23h00, tendo continuidade no sábado (08h00 às 19h00) e domingo (08h00 às 13h00). O IPECON tem por coordenador o professor Nivaldo José Mendes, contador e economista, com mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO






O Conselho Federal de Contabilidade emitiu uma Resolução que dispõe sobre o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, além de dar outras providências. Considerando que o CFC detém a competência para instituir e legislar os documentos pertinentes ao Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), confira no link abaixo todas as informações referentes à Resolução nº 1.495/2015:

Leia mais



Com relação ao Registro Profissional dos Contadores, o Conselho Federal de Contabilidade determinou por meio de Resolução algumas disposições acerca do exercício da profissão contábil. Confira no link logo abaixo a Resolução nº 1.494/2015:

Leia mais



O Conselho Federal de Contabilidade publicou no Diário Oficial da União (DOU) no dia 25/11/2015, a Resolução nº 1.491, de 23 de outubro de 2015, e no dia 27/11/2015, foi publicada uma retificação relacionada ao conteúdo. A Resolução dispõe sobre os valores das anuidades, taxas e multas devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) para o exercício de 2016.

Leia mais









O vice-presidente de Registro do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, esteve na abertura da solenidade de premiação da 8ª edição do Programa Agrinho 2015, evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), que aconteceu na manhã desta quarta-feira (2), no CEL da OAB.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves



“Como deve ser de conhecimento de muitos, a Lei nº 13.097 de 2015, em seu Art. 49, anistiou as multas da GFIP lançadas até a publicação dessa Lei desde que as declarações tenham sido entregues até o último dia do mês subsequente ao previsto para entrega:

Leia mais





Os profissionais da contabilidade que não votaram na eleição para escolha de conselheiros dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), cuja votação ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro, precisam apresentar justificativa até o dia 18 de dezembro.

Leia mais

Fonte: Comunicação CFC





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás apoiou o lançamento da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) na cidade de Porangatu. O evento, que ocorreu na tarde do dia 1º de dezembro, contou com a presença do delegado regional do CRCGO, David Paulo Moura Silva, do prefeito de Porangatu, Eronildo Valadares, e de representantes da Juceg, Sefaz, Corpo de Bombeiros, Sebrae, Receita Federal, Câmara Municipal e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (Aciap).

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




O Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil se reuniu no dia 27 de novembro na sede do CRCGO para tratar de detalhes específicos dos profissionais peritos contadores em Goiás. Durante a reunião, que contou com a presença do coordenador do Comitê, Heli Aparecido Borges, e dos membros Valdeci Ribeiro, João Luis Aguiar, Hélio Carlos de Rezende, Derli Terezinha de Assis e Elton Rocha Ramos, estavam assuntos como a relação de peritos e a possibilidade de haver um Congresso de Perícias na região Centro-Oeste.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




Com a finalidade de demonstrar as parcerias salutares feitas pela atual gestão, e preocupado em trabalhar por maior transparência e economia nos processos licitatórios, o CRCGO enviou os colaboradores Saulo Gonçalves, Fabrício Santos, Admilton Silva e Ubiratan da Silva Moreira para participarem no dia 25 de novembro de um treinamento sobre o processo de abertura e finalização da licitação na modalidade Pregão Eletrônico. O treinamento, que ocorreu das 14h00 até às 17h00, foi ministrado pelo instrutor Leonardo Oliveira, foi realizado na sede da Associação Goiana dos Municípios (AGM).

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, com informações da AGM




A delegada regional do CRCGO em Valparaíso de Goiás, Luciana Rodrigues, participou no dia 24 de novembro, terça-feira, da posse do Comitê Gestor do Simples Nacional no município. Os novos conselheiros do Comitê terão a responsabilidade de gerir o tratamento diferenciado e favorecido aos micro e pequenos empresários da cidade.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro




O Conselho Regional de Contabilidade permanece com o firme propósito de disseminar a educação continuada pelo Estado. Cidades dos quatro cantos de Goiás têm recebido palestras, treinamentos e cursos intensificados nos últimos dois anos, com a finalidade de preparar o profissional e acadêmicos da contabilidade. No dia 24 de novembro foi a vez do município de São Miguel do Araguaia receber a palestra “A Contabilidade sob um Visão Empreendedora”, ministrada pelo conselheiro do CRCGO, Mário Wilson Oliveira de Aguiar.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise



Mutirão atende mais de 56 mil contribuintes
Em onze dias de Mutirão de Negociação Fiscal, a Secretaria da Fazenda negociou um total de R$ 395 milhões em débitos de impostos. Foram oferecidas durante o período condições especiais para restabelecimento do crédito pelo contribuinte, com descontos de até 98% nas multas para os débitos de IPVA, ITCD e ICMS. “O resultado está mais do que o dobro acima da meta que era de R$ 150 milhões, refletindo o esforço dos servidores e a oportunidade dada pelo Estado ”, avaliou o delegado regional de fiscalização de Goiânia, Fernando Bittencourt.

Leia mais

 

Recessão econômica se aprofunda
O comércio teve o mais forte recuo, de 9,9% no ano, em linha com a queda de 3,2% do PIB no período. A saída da recessão passa pela solução da crise política. De janeiro a setembro deste ano, a economia brasileira declinou 3,2% - na comparação com igual período do ano passado - e já chegou ao número que os analistas do Relatório Focus, do Banco Central, esperam para o encerramento deste ano: uma queda de 3,19% para o Produto Interno Bruto (soma de bens e serviços produzidos pelo país). 

Leia mais


Micro e pequenas empresas terão dificuldade para pagar 13º

Uma em cada dez micro e pequenas empresas não terão recursos para pagar o 13º salário de seus funcionários. E das que têm empregados registrados, 12% recorrerão a um empréstimo bancário para pagar total ou parcialmente o benefício. É o que aponta o relatório 13º salário em 2015, divulgado pelo Sebrae a partir de entrevistas realizadas em outubro.

Leia mais



Goiânia-GO Palestra-IFRS e CPC’s

Data: 09 de dezembro de 2015 - 09h
Local: Sede CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 01 Brinquedo.

 

Goiânia-GO Palestra Retenção INSS na Prestação de Serviços – IN RFB nº nº 971/2009

Data: 11 de dezembro de 2015, das 14h às 17h – Carga horária:3h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO Palestra- Bloco K Desafios e Oportunidades

Data: 15/12/2015
Horário: 08h30 às 12hs
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Seminário- Auditoria de Entidades de Pequeno e Médio Portes

Data: 16 de dezembro de 2015, das 8h às 12h- Carga horária:4h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 01 Brinquedo.