Mais um passo de conquista para a contabilidade


O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás tem buscado junto ao governo estadual e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), desde o ano passado, a liberação do acesso dos profissionais da contabilidade aos autos dos Processos Administrativos de Dívida Ativa, para que os colegas contabilistas possam auxiliar seus clientes na defesa e acompanhamento dos referidos processos.

Em resposta a essa reivindicação da classe contábil, a Sefaz respondeu ao CRCGO com esclarecimentos técnicos da Superintendência da Receita, informando que o acesso está permitido ao profissional da contabilidade, que é incluído como responsável pela escrituração fiscal ou contábil de empresa cadastrada no Cadastro de Contribuintes do Estado de Goiás (CCE) aos processos administrativos tributários que se encontram na Dívida Ativa.

O acesso do contabilista aos processos inscritos na Dívida Ativa abre consequentemente novas possibilidades para que o profissional amplie a sua prestação de serviços, bem como ampliar os seus honorários. Para isso, o CRCGO orienta o colega contabilista para que esta possibilidade de acesso aos processos administrativos da Dívida Ativa esteja consignada no Contrato de Prestação de Serviços, onde o profissional poderá cobrar pela defesa de cada processo que vier a fazer, desde que o valor do serviço seja negociado para cada processo que o contabilista defender.

Esta é mais uma conquista da categoria contábil goiana, uma vez que a ação valoriza as atividades do profissional, bem como garante ao seu cliente a devida defesa mediante tais processos. Iniciamos essa gestão com diversos desafios, principalmente aqueles que necessitam diálogo constante com o governo de Goiás. Ampliamos o nosso contato junto a secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão, que prontamente tem ouvido os anseios da classe e atendido às reivindicações de acordo com a legislação.

A autonomia contábil em Goiás tem alcançado novos patamares, e o sucesso alcançado no decorrer desses dois anos coloca o profissional da contabilidade em uma posição de crescimento exponencial tanto na profissão como no reflexo à sociedade.








O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Elione Cipriano da Silva, participou nos dias 08 e 09 de dezembro da reunião das gestões 2014/2015 dos 27 Regionais com o Conselho Diretor do CFC. No início de janeiro, novas diretorias serão eleitas e irão começar o trabalho das gestões 2016/2017.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO e Comunicação CFC





A delegada regional do CRCGO em Piranhas, Floraci Mendes, recebeu nesta segunda-feira, 07, certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados ao município. A pesquisa realizada pela Master Informática com a opinião pública local apontou a profissional como a melhor contadora da cidade em 2015.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro





O Conselho Regional de Contabilidade sediou no dia 05 de dezembro a reunião do Observatório Social de Goiânia, com a presença da presidente do OS Goiânia, Lorena Silvério, da conselheira do CRCGO e membro do OS, Josenilda Ribeiro, além de demais membros do Observatório.
Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações do Observatório Social de Goiânia





Foi ministrada nesta sexta-feira, dia 4 de dezembro, a palestra Uma nova estratégia para materializar milhares de clientes para os escritórios de contabilidade, proferida pelo presidente da Associação dos Empresários de Serviço Contábil (ASSESC-GO), Paulo Mamede.
Leia mais:

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, e a coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais, Gislane Genuíno, participaram no dia 03 de dezembro do jantar da diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). Na ocasião, houve uma transferência de comando da entidade, marcando a despedida de Helenir Queiroz para a entrada do novo presidente, Euclides Barbo Siqueira. O evento contou com a participação do governador Marconi Perillo, a diretora da Acieg, Eliene Feitosa, e demais representantes políticos.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, com informações da Imprensa Acieg





Mais de 50 pessoas participaram no dia 03 de dezembro do curso “Contrato de Prestação de Serviços Contábeis e Aspectos Jurídicos”, ministrado pelo contador e professor João Carlos Rafael. O evento foi uma realização do Sindicato dos Contabilistas de Goiânia e Região Metropolitana, teve a presença do presidente do Sindicontábil, Leonardo Lobo, e deu ênfase ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), e detalhes pertinentes do Código Civil e Código Penal. Contratos com correções de acordo com o salário mínimo, bem como a diferença existente entre o Contrato Cível e o Contrato de Consumo também foram explicados durante o curso.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





A cidade de Catalão recebeu no dia 02 de dezembro o Seminário de Contabilidade Rural, Pessoa Física e Jurídica, com a participação de 60 profissionais. Ministrado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Marciel Augusto Lima, o evento também teve a presença do coordenador do curso de Ciências Contábeis do CESUC, professor Eurípedes Bastos, e do delegado regional do CRCGO, Marcelo Cordeiro.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise






O contador Adilso Oliveira, participou da inauguração da unidade do Serviço Social do Comércio (SESC) em Jataí, a 320 quilômetros de Goiânia, no dia 02 de dezembro. Com serviços voltados para a saúde, educação, cultura, lazer e assistência, a unidade, localizada na Rua Dep. Manoel da Costa, no setor Vila Maria, oferecerá uma programação diversificada para atender a população jataiense.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro





O vice-presidente de Registro do CRCGO-GO, Rangel Francisco Pinto, representou o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás na cerimônia do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil 2015), no Sebrae Goiás, realizado no dia 30 de novembro. Na ocasião, foram premiadas as boas práticas de gestão das micro e pequenas empresas goianas. O MPE Brasil é uma iniciativa do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e apoio estadual do Movimento Goiás Competitivo (MGC).

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves, com informações MPE Brasil





A Soluti Certificação Digital realizou na sexta-feira, 4 de dezembro, o Segundo Encontro Top 100 Soluti, no K Hotel. Com o tema Oscar, o evento reuniu os 100 maiores clientes da Soluti para uma noite de comemorações e reconhecimento pela parceria ao longo do ano. O presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, compareceu ao evento.

Leia mais

Fonte: Imprensa Soluti, com informações da Imprensa CRCGO





Voltada à profissionais autônomos não cadastrados no município e pessoas jurídicas de outras cidades que prestem serviço na Capital de Goiás, a Prefeitura de Goiânia lança a Nota Fiscal de Prestação de Serviços Avulsa Eletrônica (NFPSA-e), já disponível no site www.goiania.go.gov.br. O objetivo é estimular a regularização de operações excepcionais e, concomitantemente, reduzir a sonegação fiscal, além de, por meio desse comprovante de realização da prestação de serviço, aumentar a segurança jurídica para o cidadão contratante.

Leia mais

Fonte: Giselle Vanessa Carvalho, da editoria de Finanças, Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)



O Conselho Federal de Contabilidade publicou no Diário Oficial da União, no dia 07 de dezembro, a Resolução CFC n.º 1.499/15, que altera o art. 3º; o caput do art. 6º; § 4º do art. 7º; e os artigos 11; 12; 14; e revoga o art. 13, todos da Resolução CFC n.º 1.369/2011, e que dispõe sobre a posse de conselheiros eleitos e eleições da Diretoria dos Conselhos de Contabilidade e dá outras providências.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO



A Secretaria da Receita Federal do Brasil alterou a Instrução Normativa RFB nº 1.422, de 19 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Fiscal (ECF). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e XXVI do art. 280 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 203, de 14 de maio de 2012, e tendo em vista o disposto no art. 16 da Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, resolveu:
Art. 1º Os arts. 2º e 3º da Instrução Normativa RFB nº 1.422, de 19 de dezembro de 2013, passam a vigorar com a seguinte redação:

Leia mais

Fonte: Diário Oficial da União



A Instrução Normativa (IN) nº 1571/2015 que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações financeiras de interesse da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) começou a valer a partir do mês de dezembro de 2015. As informações deverão ser prestadas mediante apresentação da e-Financeira, formada por um conjunto de arquivos digitais referentes a cadastro, abertura, fechamento e auxiliares, e pelo módulo de operações financeiras.

Leia mais

Fonte: Confederação Nacional das Instituições Financeiras



A Instrução Normativa (IN) nº 1571/2015 que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações financeiras de interesse da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) começou a valer a partir do mês de dezembro de 2015. As informações deverão ser prestadas mediante apresentação da e-Financeira, formada por um conjunto de arquivos digitais referentes a cadastro, abertura, fechamento e auxiliares, e pelo módulo de operações financeiras.

Leia mais

Fonte: Confederação Nacional das Instituições Financeiras



A Secretaria da Receita Federal do Brasil alterou a Instrução Normativa RFB 1.420, de 19 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e XXVI do art. 280 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 203, de 14 de maio de 2012, e tendo em vista o disposto no art. 16 da Lei nº 9.779, de 19 de janeiro de 1999, resolveu:
Art. 1º Os arts. 3º e 5º da Instrução Normativa RFB nº 1.420, de 19 de dezembro de 2013, passam a vigorar com a seguinte redação:

Leia mais

Fonte: Diário Oficial da União



A atual I.N altera a Instrução Normativa RFB nº 1.436, de 30 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB), destinada ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), devida pelas empresas referidas nos arts. 7º e 8º da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011.

Leia mais


Fonte: Diário Oficial da União



Projeto de lei que amplia Simples Nacional é aprovado em comissão e encaminhado para votação no Senado

O Diretor Político-Parlamentar da Fenacon, Valdir Pietrobon, acompanhou na manhã de hoje a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que aprovou o aumento dos limites de enquadramento no Simples Nacional. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 125/2015 eleva de R$ 360 mil para R$ 900 mil o teto da receita bruta anual da microempresa (ME) e de R$ 3,6 milhões para R$ 14,4 milhões o da empresa de pequeno porte (EPP). A comissão aprovou também um pedido de urgência para o exame do projeto em Plenário. É possível que o PLC 125/2015 seja incluído na pauta de votação amanhã.

Leia mais


Fonte: Fenacon

 

TOTVS lança serviços e palestras para preparar as empresas para o Bloco K
Companhia lança ofertas de serviços, consultoria e dá palestras online gratuitas para apoiar as empresas na nova obrigatoriedade fiscal, que passa a valer a partir de janeiro de 2016
A TOTVS se preparou para o Bloco K e, além das funcionalidades nativas nos seus softwares de gestão, consolidou uma série de serviços para apoiar as empresas clientes e não clientes na entrega da obrigatoriedade, incluindo duas novas ofertas: o Diagnóstico de Sistemas e o Diagnóstico de Processos e Dados.


Leia mais



MINIARTIGO “GESTÃO E AUDITORIA DA GESTÃO NO SÉCULO XXI”


QUALIDADE / RISCO /  SUSTENTABILIDADE ---- (REDESENHO DO PROCESSO / PRODUTO) --A PARTICIPAÇÃO ECUMÊNICA ORGANIZACIONAL--


AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL


1 – INTRODUÇÃO.


A PARTICIPAÇÃO ECUMÊNICA ORGANIZACIONAL

“O ENTENDIMENTO (COM CONHECIMENTO ADEQUADO) ---- DO “REDESENHO DE PROCESSO / PRODUTO” ---- POR E COM A PARTICIPAÇÃO DOS EXECUTIVOS, GESTORES E PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS ---- DAS DIVERSAS ÁREAS ORGANIZACIONAIS, COM A UTILIZAÇÃO DO FUNDAMENTO “QUALIDADE DO RISCO DA SUSTENTABILIDADE”, É DETERMINANTE PARA MODELOS / METODOLOGIAS DE GESTÃO E DE AUDITORIA DA GESTÃO PARA NEGÓCIOS DE SUCESSO NO SÉCULO XXI”.

Leia mais



 

Goiânia-GO Palestra Retenção INSS na Prestação de Serviços – IN RFB nº nº 971/2009

Data: 11 de dezembro de 2015, das 14h às 17h – Carga horária:3h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Goiânia-GO Palestra-Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e Escrituração Contábil Digital (ECD)Alterações para 2016 – Obrigatoriedade e Prazos de Entrega

Data: 14 de dezembro de 2015, das 14h30 às 17h30 – Carga horária:3h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151, Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 01 brinquedo.

 

Goiânia-GO Palestra- Bloco K Desafios e Oportunidades

Data: 15/12/2015
Horário: 08h30 às 12hs
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 05 kg alimentos não Perecíveis( Exceto Sal e Fubá)

 

Seminário- Auditoria de Entidades de Pequeno e Médio Portes

Data: 16 de dezembro de 2015, das 8h às 12h- Carga horária:4h
Local: Auditório do CRC-GO, Rua 107 Nº 151,Setor Sul CEP-74.085-060- Goiânia-GO
Investimento: 01 Brinquedo.