2015: O ano da produtividade

 

Encerramos o ano de 2015 com a sensação de dever cumprido, mas com a intenção de fazer melhor em 2016. Iniciamos a gestão 2014-2015 com o compromisso de colocar a profissão contábil em Goiás de volta aos trilhos, e com a colaboração de cada colega contabilista, obtivemos êxito em nossa missão. Terminamos esse biênio não apenas regularizando situações pendentes na classe contábil, mas fazendo além, e colocando a contabilidade como uma das profissões mais requisitadas no momento atual.

A gestão do CRCGO tem mais dois anos pela frente, que serão aproveitados em todos os seus aspectos, na finalidade de lutar por mais direitos à categoria contábil, desenvolvendo cada profissional através da educação continuada e valorizando as quatro regiões do Estado, com visitas, diálogo e aprimoramento profissional.

Mais de 100 cursos foram realizados pelo CRC em Goiás durante o ano de 2015. Cidades próximas como Anápolis, Aparecida de Goiânia e Trindade, e as mais distantes, como Rio Verde, Catalão, Itumbiara, Mineiros, Santa Helena, Quirinópolis, Caiapônia, Uruaçu, Goianésia, Jataí, Luziânia, Cristalina, São Luís de Montes Belos, Ipameri, Piracanjuba, Jussara, Itapuranga, Caçu, Acreúna, Jaraguá, Goiatuba, Niquelândia, Caldas Novas, Morrinhos, Ceres, Águas Lindas, Piranhas, Itaberaí, Iporá, Pires do Rio, Valparaíso, Planaltina e Porangatu receberam treinamentos para os seus respectivos profissionais da contabilidade.

Quase 8 mil pessoas participaram dos simpósios, palestras e cursos promovidos pelo CRCGO, que juntamente com demais parceiros, levou professores, estudantes e profissionais contábeis a se desenvolverem profissionalmente, além de contribuir com doação de alimentos para Instituições de caridade, com a arrecadação de mais de 18 toneladas de alimentos não perecíveis durante 2015, superior ao arrecadado em 2014, quanto tivemos 11 toneladas doadas.

O ano de 2015 não foi apenas superior na arrecadação de alimentos, como também no número de participantes de cursos e na realização de eventos em prol da classe contábil. Eventos como o Dia do Profissional da Contabilidade, Simpósio de Perícia Contábil, XI Convenção de Contabilidade de Goiás, Encontro de Professores, Coordenadores e Estudantes de Ciências Contábeis e o Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público acolheram as mais diversas áreas de atuação na contabilidade, consolidando a missão do CRCGO.

Aproveitamos para comunicar que em dezembro o CRCGO entrará em período de recesso. Dia 18 de dezembro não haverá expediente na sede do Conselho devido ao evento de confraternização entre os colaboradores. Nos dias 21 e 22 de dezembro haverá expediente normal no CRCGO. A sede, os escritórios regionais e as delegacias entrarão em recesso a partir do dia 23 de dezembro, retomando as atividades normais a partir do dia 04 de janeiro de 2016. Desejamos a todos um feliz Natal, próspero Ano Novo, e que 2016 seja um ano de maiores conquistas para todos nós, profissionais da contabilidade.





 


O departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás disponibilizou o relato de processos da Câmara de Ética, Disciplina e Fiscalização referentes ao mês de dezembro. A Câmara de Fiscalização recebeu no último mês 14 processos relatados, enquanto que a Câmara de Ética e Disciplina apresentou 17 processos relatados. O procedimento de relatos processuais na Câmara de Ética, Disciplina e Fiscalização no CRCGO ocorre mensalmente.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO, com informações do Setor de Fiscalização






O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás comunica a classe contábil que em dezembro entrará em período de recesso. No dia 18 de dezembro não haverá expediente na sede do CRCGO, devido ao evento de confraternização entre os colaboradores. Nos dias 21 e 22 de dezembro haverá expediente normal no Conselho de Contabilidade. O recesso iniciará no dia 23 de dezembro na sede do CRCGO, nos escritórios regionais e delegacias. As atividades serão retomadas normalmente no dia 04 de janeiro de 2016.

Por essa razão, o contabilista deve ficar atento ao calendário de funcionamento do CRCGO e suas delegacias para que não tenha seus serviços comprometidos.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO




Profissionais da contabilidade de Jussara e região estiveram reunidos na última quarta-feira (16) com o gerente e a supervisora da agência local da Caixa Econômica Federal (CEF), Rafael Barbosa Marques e Eliana Soares Ribeiro, para tratarem sobre assuntos relacionados ao trabalho dos profissionais contábeis junto à instituição bancária, além de assuntos relacionados à união e valorização do contabilista.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





O Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO) realizou, nesta terça-feira, 15, no auditório da entidade, das 9h às 12h, a palestra Bloco K: desafios e oportunidades, ministrada pelos professores Rodrigo Romanato, Mestre em Controladoria Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Edilson Júnior, Mestrando em Ciências Contábeis pela Fucop Business School. A abertura da palestra foi feita pelo diretor do CRCGO, Saulo Gonçalves.

Leia mais


Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro



O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás se reuniu nesta terça-feira, 15 de dezembro, com a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), na presença do presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, do conselheiro Lucas Tadeu Leite e da delegada regional em Luziânia, Shirlei de Castro, que na ocasião levaram algumas solicitações ao presidente da Juceg, Rafael Lousa.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





O palestrante Israel Ferreira de Lima ministrou uma palestra no dia 14 de dezembro sobre as atualizações da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e Escrituração Contábil Digital (ECD) para o ano de 2016. O evento foi aberto pelo coordenador do PVCC, Vilmar de Faria. Para um público de 40 pessoas, o especialista apontou as alterações que vão ocorrer nos prazos de entrega da ECF e ECD. “A Escrituração Contábil Digital é entregue até o último dia útil de junho, mas em 2016 deverá ser entregue no último dia útil de maio. A Escrituração Contábil Fiscal se entregava no último dia útil de setembro, e passou para o último dia útil de junho. Além disso, houve uma mudança na obrigatoriedade”, explica Israel Ferreira.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás participou na última sexta-feira, 11 de dezembro, do jantar de confraternização dos Conselheiros e diretores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, os vice-presidentes Wagner Felipe Filho e Maria Luzia da Silveira Rodrigues e a coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais, Gislane Genuíno.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás recebeu no dia 11 de dezembro o especialista nas áreas Trabalhista e Previdenciária, Luciano Vieira (Tributanet), para a ministração de duas palestras ao profissional contábil. No período da manhã, o tema em destaque foi “A Importância da Prevenção para evitar Complicações Judiciais Trabalhistas”, e a tarde, com a abertura do encontro feita pelo presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva, o palestrante tirou dúvidas sobre a Retenção INSS na Prestação de Serviços.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise





O contador Adilso Oliveira representou o CRCGO no Encontro de Empresários do Sudoeste Goiano, ocorrido em Jataí no dia 10 de dezembro. Com o tema “Estratégias alternativas e criativas para os momentos de crise”, o encontro teve como objetivo discutir as perspectivas do Brasil para o ano de 2016.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise




A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), em parceria com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), realizou a 16ª edição do projeto Quintas do Saber, na quarta-feira (9/12), em Brasília. O tema do encontro foi o Novo Código Comercial, em discussão na Câmara dos Deputados. Foram convidados o presidente da Comissão Especial para Análise do Código, deputado Laércio Oliveira, e o relator do projeto, deputado Paes Landim. Durante o encontro, o CFC entregou suas contribuições ao novo Código. Goiás foi representado pelo conselheiro e diretor de Planejamento e Transparência do CRCGO, Einstein Almeida Paniago.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO com informações da Comunicação do CFC





Um grupo de profissionais contábeis anapolinos se reuniu com o secretário de Gestão e Planejamento de Anápolis, Jorge Bazi, e sua equipe, na última quinta-feira, 10 para conhecer o novo sistema de solicitação e emissão da Certidão de Uso do Solo.

Leia mais

Fonte: Hélia Maria, do Escritório Regional do CRCGO em Anápolis





O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás se reuniu no último dia 10 de dezembro com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Caldas Novas, com o objetivo de tratar sobre as doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente por meio da declaração do Imposto de Renda. Participaram da reunião a secretária do Conselho Municipal de Caldas Novas, Dayana Gonzaga, o diretor do CRCGO, Saulo Gonçalves e o coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Vilmar de Faria.

 

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise, com informações do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Caldas Novas





O Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO) realizou, nesta quarta-feira, 09, a palestra IFRS e CPC´s: a percepção dos contadores do estado de Goiás em relação ao processo de adoção das normas internacionais de contabilidade, na sala de treinamento da entidade, ministrada pelo professor Fábio da Silva de Almeida, pesquisador e doutorando pela Wisconsin University, nos Estados Unidos.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro



Folha de pagamento de dezembro no eSocial estará disponível a partir do dia 21

A Receita Federal informou que a folha de pagamento do mês de dezembro no eSocial estará disponível no site www.esocial.gov.br a partir do dia 21. O Fisco orienta ainda que, caso o empregador constate erros de informação ou de cálculos para a geração do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), reabra a folha de pagamento, corrija os valores e a encerre para só então emitir o novo DAE. De acordo com a Receita, a simples reemissão do DAE não corrige o problema.

Leia mais

 

Empresas com benefícios fiscais regularizam débitos
Aumentou o índice de regularização de empresas que gozam de benefícios fiscais e tinham dívidas com o Estado. Motivadas pela realização do Mutirão de Negociação Fiscal, de 52 empresas notificadas em setembro, 34 quitaram ou parcelaram seus débitos e evitaram que os benefícios a que têm direito fossem suspensos. No último mês de novembro, outras 36 empresas foram notificadas e terão o prazo de 30 dias para regularizarem as dívidas.

Leia mais

 

“Declaração negativa” ao Coaf deve ser feita em janeiro
Todos os profissionais e organizações contábeis que prestem, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contadoria, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza, conforme previstos na Resolução CFC nº 1.445/13, devem comunicar ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a não ocorrência de eventos suspeitos de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo. A “Declaração negativa” ao Coaf pode ser feita durante o mês de janeiro de 2016.

Leia mais