A promessa de um ano novo cheio de realizações


Nos despedimos de 2015 com muitas realizações para a categoria contábil goiana. Sabemos que 2016 já se inicia com demandas tão grandes quanto as deste ano, mas haveremos de solucioná-las todas que estiverem ao alcance do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás.

Um exemplo diz respeito à apuração e vencimento do ICMS em janeiro de 2016. Após mais um diálogo com a Secretaria Estadual da Fazenda, conseguimos com que o pagamento seja feito todo dia 5 de cada mês, porém com a apuração baseada no mês anterior e a diferença quitada no dia 10 do mês corrente. Esse é o resultado de uma gestão que não cessa as suas atividades, e que busca resolver todas as pendências possíveis em tempo hábil para facilitar o trabalho do colega contabilista.

Concluímos o ano de 2015 desejando a todos um ótimo Natal, um próspero 2016, com mais feitos positivos para a classe contábil, de modo que nossas ações venham a impactar cada vez mais a sociedade como um todo, e a contabilidade seja continuamente reconhecida em todo o Estado pelos seus grandes atos.

Neste sentido, pedimos que o profissional da contabilidade continue mais próximo do CRCGO, traga seus anseios, suas experiências e reivindicações ligadas ao exercício da profissão, pois é essa aproximação que nos dá condições de ir em busca das conquistas em prol da categoria.

Que 2016 seja um ano de grandes colheitas e muito sucesso a todos nós!





Tendo em vista a dificuldade que os profissionais de contabilidade têm em recolher o ICMS no dia 5 de cada mês, por não se tratar do quinto dia útil, a secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão, garantiu que a apuração em janeiro e durante todo o ano de 2016 seja realizada com base no mês anterior de cada pagamento. O parágrafo único da Instrução Normativa nº 1.242/15-GSF, de 18 de dezembro, que está prestes a ser publicada no DOE é claro: “Fica o contribuinte autorizado a efetuar o pagamento do imposto no valor equivalente ao saldo devedor apurado no mês anterior da apuração, devendo efetuar eventuais ajustes até o 10º (décimo) dia do mês do pagamento”.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise







O CRCGO realizou, nesta segunda-feira, 21, das 14h às 18h, o curso Análise de Balancetes e Prestação de contas para a Comissão de Contas do Conselho Regional de Administração de Goiás (CRA-GO).

Ministrado pela vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Maria Luzia da Silveira, conselheiro Einstein Paniago e o coordenador contábil Lucas Machado, o curso ocorreu no auditório do CRA-GO e teve como objetivo mostrar aos participantes como analisar as demonstrações contábeis.

Leia mais
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro





O Conselho Diretor do CRCGO, gestão 2014/2015, composto pelo presidente Elione Cipriano da Silva, e pelos vice-presidentes Administrativo, Edson Bento, de Controle Interno, Maria Luzia Rodrigues, de Fiscalização, Wagner Felipe Filho, de Registro, Rangel Francisco, e de Desenvolvimento Profissional, Marciel Augusto Lima, se encontrou na manhã do dia 17 de dezembro para a 23ª reunião da gestão.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves





O CRCGO realizou no dia 17 de dezembro a última reunião Plenária de 2015, ocasião em que foram apresentados os relatórios das vice-presidências, das Câmaras de Controle Interno, de Fiscalização, Ética e Disciplina, Registro, Desenvolvimento Profissional, Administrativo e do departamento de Ouvidoria. A Plenária foi conduzida pelo presidente do CRCGO, Elione Cipriano da Silva.

Leia mais

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise